Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
JoãoLucas

Como fazer uma caixa?

Recommended Posts

Bem, andei lendo um bucado esses dias, li alguns artigos.

Queria que vocês tirassem umas duvidas minhas quanto a produçao de caixas para Auto-falantes..

 

Por exemplo se eu for fazer uma caixa dutada, quando for calcular o volume q quero para deixar de acordo com a curva q eu queria eu aumento o volume da caixa de acordo com oque o duto tiver?

exemplo: quero uma caixa de 40 litros, e o duto ocupa 2 litros, ai eu aumento a caixa para 42 e ponho o duto ?

 

e por exemplo, estou usando o BassBox para calcular, numa caixa de 35 litros de acordo com o meu sub, ele me propoe um Fb de 36,6 Hz.

Esse realmente seria um bom Fb para calcular o duto? o grave sairia bem redondo? Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem, andei lendo um bucado esses dias, li alguns artigos.

Queria que vocês tirassem umas duvidas minhas quanto a produçao de caixas para Auto-falantes..

 

Por exemplo se eu for fazer uma caixa dutada, quando for calcular o volume q quero para deixar de acordo com a curva q eu queria eu aumento o volume da caixa de acordo com oque o duto tiver?

exemplo: quero uma caixa de 40 litros, e o duto ocupa 2 litros, ai eu aumento a caixa para 42 e ponho o duto ?

 

e por exemplo, estou usando o BassBox para calcular, numa caixa de 35 litros de acordo com o meu sub, ele me propoe um Fb de 36,6 Hz.

Esse realmente seria um bom Fb para calcular o duto? o grave sairia bem redondo? Obrigado!

Beleza !Já tentei baixar este programa ainda não consegui, pode mandar o endereço e como baixou!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, o espaço considerado é sem contar o duto!

 

Um bom Fb é o que te agrada a resposta, normalmente ao redor da Fs do falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O programa é o bass box .

 

Sobre tuas duvidas é seguinte tudo que tu colocar dentro da caixa vai ter quer ser acresceentado no volume final certo ,só não os materiais absorvente como lã de vidro e outro revestimento

Então fica assim !Acrescenta o volume do duto +o volume ocupado pelo falante +os reforços estruturais que sempre são bem vidos

 

Use de preferencia MDF de maior espessura que tiver 19 para frete ,sempre use parafusos nunca pregos ,coloque bastantes reforços estruturais ,faça a vedação da caixa com pó de serragem e cola ou areia bem fina ,monte o falante com massa de calafetar nunca silicone ,use plug para ligar o falante,os dutos não pode ficar a menos de 2,5 cm da paredes da caixa e a menos de 5 cm do fundo ,escolha dutos maiores se o falante for de 12 ,escolha 4 polegadas (10cm)

 

E sobre FB frequencia de resonancia caixa/duto ,conhecido como frequencia de sitonia do duto com uns 30HZ esta otimo

Espero ter contribuido qualquer duvida é só postar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Barão, eu nao posso te dar nada aqui pois poderei estar comprometendo o forum, pois o programa eh pago! Mas procure no Pirate Bay q voce acha concerteza.

Guilherme, fiz aqui no Bass Pro os calculos de um Pioneer IMPP de 8'' ficou assim.. > Vb = 35 / Volume total 36, 05

Fb = 37,18

Duto = 7,5 de Diametro x 22,1 de comprimento,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU não conheço o sub em questão, mas tente um fb mais baixo... Costuma fazer o sub descer mais!

 

É importante olhar a xmax e o delay, além da resposta. Reposta não é tudo numa caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas por exemplo, eu mesmo posso escolher um fb que eu quero? e tipo, claro tenho que olhar até onde o xmax permite o falante descer + como vou ter essa noçao? Vlw !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas como eu vou saber uma fb que nao ultrapace a xmax do auto-falante? Porque o auto-falante so deve descer até onde o Xmax permitir não é isso? ou isso é na doida? oO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que estou embaralhando tudo ó cara D: hahha

o Descer que você fala é atingir as baixas frequencias né?

Xmax é o maximo q a bobina se move sem distorcer é isso?

Delay é oque? e A ''Resposta'' oque seria exatamente isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

descer é tocar frequencias baixas, sim =P

 

Xmax é onde a bobina meche sem problemas... Sem superaquecimento e tal...

 

Delay é o tempo de resposta, se for grande de mais, o sub embola... Onde é para ser BUM BUM BUM ele toca BUMMMMMMMMMM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E o espaço que o auto-falante ocupa na caixa seria o ''displacement'' que tem aqui no manual? que está em cu.ft?

Esta em pé cubicos , é só transformar para cm cubicos, depois para litros .Vou te manda uma tabela.

Da apostila de lacerda com volumes dos falantes de 8,10,12,15 não foge muito do fabricante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E o espaço que o auto-falante ocupa na caixa seria o ''displacement'' que tem aqui no manual? que está em cu.ft?

Agora é só transformar (fazer uma regra de tres )

 

1 LITROS = 0.0352 CU.FT

 

Volume genérico de um subwoofer instalado em caixa acústica

 

Diâmetro em polegadas Volume deslocado em litros

 

8 1.10 l

 

10 2.00 l

 

12 2.70 l

 

15 5.30 l

 

Como te falei não foge muito dessa relação ,tu acrescenta o volume de acordo com o diâmetro do falante, bem bacana

precisando é só postar

 

Resposta rápida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...