Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

JoãoLucas

Como fazer uma caixa?

Recommended Posts

Postado em

Bem, andei lendo um bucado esses dias, li alguns artigos.

Queria que vocês tirassem umas duvidas minhas quanto a produçao de caixas para Auto-falantes..

Por exemplo se eu for fazer uma caixa dutada, quando for calcular o volume q quero para deixar de acordo com a curva q eu queria eu aumento o volume da caixa de acordo com oque o duto tiver?

exemplo: quero uma caixa de 40 litros, e o duto ocupa 2 litros, ai eu aumento a caixa para 42 e ponho o duto ?

e por exemplo, estou usando o BassBox para calcular, numa caixa de 35 litros de acordo com o meu sub, ele me propoe um Fb de 36,6 Hz.

Esse realmente seria um bom Fb para calcular o duto? o grave sairia bem redondo? Obrigado!

Postado em
Bem, andei lendo um bucado esses dias, li alguns artigos.

Queria que vocês tirassem umas duvidas minhas quanto a produçao de caixas para Auto-falantes..

Por exemplo se eu for fazer uma caixa dutada, quando for calcular o volume q quero para deixar de acordo com a curva q eu queria eu aumento o volume da caixa de acordo com oque o duto tiver?

exemplo: quero uma caixa de 40 litros, e o duto ocupa 2 litros, ai eu aumento a caixa para 42 e ponho o duto ?

e por exemplo, estou usando o BassBox para calcular, numa caixa de 35 litros de acordo com o meu sub, ele me propoe um Fb de 36,6 Hz.

Esse realmente seria um bom Fb para calcular o duto? o grave sairia bem redondo? Obrigado!

Beleza !Já tentei baixar este programa ainda não consegui, pode mandar o endereço e como baixou!!!

Postado em

O programa é o bass box .

Sobre tuas duvidas é seguinte tudo que tu colocar dentro da caixa vai ter quer ser acresceentado no volume final certo ,só não os materiais absorvente como lã de vidro e outro revestimento

Então fica assim !Acrescenta o volume do duto +o volume ocupado pelo falante +os reforços estruturais que sempre são bem vidos

Use de preferencia MDF de maior espessura que tiver 19 para frete ,sempre use parafusos nunca pregos ,coloque bastantes reforços estruturais ,faça a vedação da caixa com pó de serragem e cola ou areia bem fina ,monte o falante com massa de calafetar nunca silicone ,use plug para ligar o falante,os dutos não pode ficar a menos de 2,5 cm da paredes da caixa e a menos de 5 cm do fundo ,escolha dutos maiores se o falante for de 12 ,escolha 4 polegadas (10cm)

E sobre FB frequencia de resonancia caixa/duto ,conhecido como frequencia de sitonia do duto com uns 30HZ esta otimo

Espero ter contribuido qualquer duvida é só postar

Postado em

Barão, eu nao posso te dar nada aqui pois poderei estar comprometendo o forum, pois o programa eh pago! Mas procure no Pirate Bay q voce acha concerteza.

Guilherme, fiz aqui no Bass Pro os calculos de um Pioneer IMPP de 8'' ficou assim.. > Vb = 35 / Volume total 36, 05

Fb = 37,18

Duto = 7,5 de Diametro x 22,1 de comprimento,

Postado em

EU não conheço o sub em questão, mas tente um fb mais baixo... Costuma fazer o sub descer mais!

É importante olhar a xmax e o delay, além da resposta. Reposta não é tudo numa caixa!

Postado em

Acho que estou embaralhando tudo ó cara D: hahha

o Descer que você fala é atingir as baixas frequencias né?

Xmax é o maximo q a bobina se move sem distorcer é isso?

Delay é oque? e A ''Resposta'' oque seria exatamente isso?

Postado em

descer é tocar frequencias baixas, sim =P

Xmax é onde a bobina meche sem problemas... Sem superaquecimento e tal...

Delay é o tempo de resposta, se for grande de mais, o sub embola... Onde é para ser BUM BUM BUM ele toca BUMMMMMMMMMM

Postado em
E o espaço que o auto-falante ocupa na caixa seria o ''displacement'' que tem aqui no manual? que está em cu.ft?

Esta em pé cubicos , é só transformar para cm cubicos, depois para litros .Vou te manda uma tabela.

Da apostila de lacerda com volumes dos falantes de 8,10,12,15 não foge muito do fabricante!

Postado em
E o espaço que o auto-falante ocupa na caixa seria o ''displacement'' que tem aqui no manual? que está em cu.ft?

Agora é só transformar (fazer uma regra de tres )

1 LITROS = 0.0352 CU.FT

Volume genérico de um subwoofer instalado em caixa acústica

Diâmetro em polegadas Volume deslocado em litros

8 1.10 l

10 2.00 l

12 2.70 l

15 5.30 l

Como te falei não foge muito dessa relação ,tu acrescenta o volume de acordo com o diâmetro do falante, bem bacana

precisando é só postar

Resposta rápida

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...