Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jlm

Caixa para JL 12W6 (antigo)

Recommended Posts

então.... instalei o outro sub hoje.... ficou forte pra caramba, bem mais que com os 10w6, porém, posso dizer q batida de um JL numa caixa não perfeitamente adequada, quase se equivale a batida de um sub da Pioneer, numa caixa totalmente adequada, ou seja, bate forte, seco e embola um pouco... pra frente terei que fazer outro box mesmo....

Aí, vejam só.... me surgiu outro problema e não sei aqui que devo descrever o mesmo.... mas.....

quando tocando com 1 sub somente, toca normal, a partir do momento que se ligou o 2º sub, veio o problema. O caso:

Meu amp trabalha em até 1ohm... os 2 JL estão ligados em paralelo as suas bobinas, totalizando 3ohms cada sub.... como tenho 2 ligados em paralelo, a impedância deles cai pra 1,5ohm. Correto? Correto. Então, até aí, sem problema algum.

Aconteceu que, quando o 2º sub foi ligado e não foi encaixado no box, tava td normal, a partir do momento que se colocava ele no box, os 2 saiam de controle, ou seja, parecia que entravam em espécie de ressonância e não paravam de mexer mais, até desligar o aparelho. Se desligasse o aparelho e ligasse novamente, tava td normal, mas a hora que a música proporcionasse uma batida, eles saiam de controle novamente... estranho que era só quando colocava na caixa, fora dela, não fazia nd.... e este sub afetava o outro e os dois estão em câmaras separadas.

O instalador mexeu e acabou aterrando o RCA do amp mono, que toca os 2 subs.... a principio parecia que tudo estava resolvido... tocou legal, normal e os subs não se descontrolaram... mas, no momnto que eu liguei o carro, começou tudo novamente e ainda por cima ele captava ruídos (como quando dava a seta, por exemplo).... o que fiz: Vim pra casa, emputiado e encabreirado com o que podia tar acontecendo.

A primeira coisa que fiz foi desligar o aterramento feito, porque ele melhorou com o carro desligado e piorou com ele ligado e fui fuçar no amp, nas regulagens dele....

Achei e ainda acho, que o amp. pode ter algum defeito de fabricação (talvez algum aterramento mesmo)... cabreiro com isso, queria tentar resolver... eis que: liguei, deixar o sub entrar em descontrole e comecei a mexer... "bass boost"; "sub sonic"; LPF... até que.... quando inverto a posição do botão que tem inversão de fase (acho que é isso) - 0º - 180º, parou e ficou normal.... se eu deixo em 0º, toca normal; se eu inverto e deixo 180º, eles perdem o controle...

Alguém sabe o porque disso?

Se deixar nesta posição e inveter a posição pelo rádio, dá uma interferência tb.... ou seja...... amp (0º) e radio (normal)... assim fica tudo normal, sem problema algum......

Conferiu a polaridade, tem certeza que as bobinas dos subs estão corretamente ligadas?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois de um tempinho afastado, em funçãs das festas.... to de volta hehe

cara.... eu não conferi, mas os cara lá mexeram nas ligações pra ver o que era.... mas será que isso, caso não estivessem corretamente ligadas, não iria interferir nos "2 sentidos" (0 e 180º)? Ele só dá o problema quando passado pra 180º... agora que está no zero, tá tudo perfeito.

Conferiu a polaridade, tem certeza que as bobinas dos subs estão corretamente ligadas?

Compartilhar este post

Link para o post

Ressucitando o tópico, com esse mesmo sub do josé (exatamente, eu comprei um dele!) está na caixa que eu fiz sob medida pro meu classic, com uns 42~45L livres, selada. Estou empurrando o 12W6 com o bridge de um JVC KS AX5500, está muito forte, porém achei ele um tanto seco.

Lendo os comentários, manuais, e o que mais tinha disponível, ví que o problema deve estar na minha caixa.

O que posso fazer com essa caixa pra melhorar o desempenho do sub? Já que a caixa fecha certinho no meu carro, e ainda é o suporte do meu módulo, não tem como fazer outra...

Obrigado, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ressucitando o tópico, com esse mesmo sub do josé (exatamente, eu comprei um dele!) está na caixa que eu fiz sob medida pro meu classic, com uns 42~45L livres, selada. Estou empurrando o 12W6 com o bridge de um JVC KS AX5500, está muito forte, porém achei ele um tanto seco.

Lendo os comentários, manuais, e o que mais tinha disponível, ví que o problema deve estar na minha caixa.

O que posso fazer com essa caixa pra melhorar o desempenho do sub? Já que a caixa fecha certinho no meu carro, e ainda é o suporte do meu módulo, não tem como fazer outra...

Obrigado, abraço!

Ih rapaz, ja tive o 10w6 e 0 12w6ae, eu senti a mesma coisa do 12w6ae, sempre pensei que ele era seco por ser uma edicao especial, mas pelo jeito é do modelo mesmo.

No meu caso eu estava utilizando uma caixa com 56 litros selada.

O 10w6 eu utilizava em uma selada de 28 Litros, e tocava bem mais "macio".

Compartilhar este post

Link para o post

Ih rapaz, ja tive o 10w6 e 0 12w6ae, eu senti a mesma coisa do 12w6ae, sempre pensei que ele era seco por ser uma edicao especial, mas pelo jeito é do modelo mesmo.

No meu caso eu estava utilizando uma caixa com 56 litros selada.

O 10w6 eu utilizava em uma selada de 28 Litros, e tocava bem mais "macio".

Segundo o fabricante a caixa recomendada para este sub é de 35 litros selada!

Vc colocou em uma 42 litros selada e o som ficou seco é caracteristico o sub...

Qual amp vc esta usando pra empurrar?

Qual a configuração de corte do sub?

Compartilhar este post

Link para o post

caracteristico não é....

eu vendi o sub à ele, e eu usava em uma caixa de 47lts +- dutada (q não era a ideal - visto que foi projetada para um 10W6, porém, só mandei alargar " boca" dele pra 12")... bem regulado, batia macio.... isso, pra mim, é caracteristica da caixa ou do proprio amp. (eu uso um amp. mono pra ele)...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, to com um JL 12w6v2 em uma selada de 35,4L (sem manta por dentro, mdf 19mm)sendo tocado por um alpine pdx1.1000. Gostei do som, desce bem, bate definido, controle do cone ok...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, to com um JL 12w6v2 em uma selada de 35,4L (sem manta por dentro, mdf 19mm)sendo tocado por um alpine pdx1.1000. Gostei do som, desce bem, bate definido, controle do cone ok...

O seu sub é o modelo novo, diferente dos aqui apresentados.

Eu tbm tenho um 12w6 antigo, e usava ele em dutada de 62 litros livres e com Fs em 31hz e gostava muito da resposta, achava ele bem macio e com bastante ataque no SPL.

Estou preparando um LT pra usar ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu andei conversando com o josé sobre o set.

bem o amp eh um jvc ks ax5500, usando um bridge dele pra empurrar o sub.

corte em 50hz no player, pioneer 9880bt, e o amp com boost de 3dB@45hz, cross em flat.

como eu disse, a caixa não foi projetada pra ele, ele foi posto lá de "gaiato".

estou sentindo que ele não está descendo legal, responde muito bem, muito forte, rápido e gostoso pra cima dos 40hz, mas esperava que ele respondesse melhor abaixo disso.

como já disse, não penso em fazer outra caixa, por isso gostaria de saber as mudanças ou testes que poderia fazer com a minha caixa pra "melhorar" a resposta do sub aos meus ouvidos.

Compartilhar este post

Link para o post

já experimentou tirar esta "diferença" que vc quer (do "seco" pro "macio"), através do EQ do pioneer? regula as bandas de grave dele... abaixa um pouco (não sei como estão hoje),,, o que pode estar acontecendo é que o amp. não essteja com potência suficiente pra empurrar o sub do jeito que vc quer (queria) e pra compensar esse grave faltante, as vezes acaba-se subindo muito as frequencia baixas do EQ pra dar a sensação de um grave mais forte... experimenta regular ele e veja como fica...

Compartilhar este post

Link para o post

estou regulando direto, tem regulagem em 20, 31,5, 50 e 80hz.

ontem tirei o ganho de 3dB @ 45hz, cortei o sub em 63Hz e mexi bastante no eq.

mas ele tá respondendo só acima de 40~45Hz...

o que eu queria saber se tem alguma coisa pra fazer na minha caixa pro sub descer mais.

abraço!

Editado por rickfvb

Compartilhar este post

Link para o post

é...

em questão de caixaa..... não sei dizer.... melhor esperar a opinião de outros mais entendidos...

ou abra um tópico voltado exclusivamente para este assunto... quem sabe te ajudam melhor

Compartilhar este post

Link para o post

estou regulando direto, tem regulagem em 20, 31,5, 50 e 80hz.

ontem tirei o ganho de 3dB @ 45hz, cortei o sub em 63Hz e mexi bastante no eq.

mas ele tá respondendo só acima de 40~45Hz...

o que eu queria saber se tem alguma coisa pra fazer na minha caixa pro sub descer mais.

abraço!

Fala parceiro posta aqui os parâmetros do sub, e as especificações da caixa ( Medidas, duto, preenchimento se existir ) que eu simulo pra você e dou minha opnião. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

caracteristicas do JL retiradas do manual:

Fs (free-air resonance):20.9 Hz

Qts (total speaker “Q”):0.433

Qes (electrical “Q”):0.462

Qms (mechanical “Q”):6.897

Vas (equivalent compliance):162.3liters

Xmax (linear excursion one-way):11.1mm

Efficiency (1W/1m)*:86.9 dB

Sd (effective piston surface area):0.0532m2

Re (DC resistance):10.8 Ω (in series)

Znom (nominal impedance):Dual 6 Ω

Pt (continuous thermal power handling):300 Watts

Minha caixa tem as seguintes dimensões internas:

1°compartimento - base maior 18cm base menor 11cm altura 41cm largura 44cm, que dá 26,15L

o segundo compartimento(tem um rebaixo pra encaixar o módulo): base maior 13cm base menor 6cm altura 41cm e largura 45cm que dá 17,5L

No total a caixa tem 43,65l livres, ainda por descontar o sub.

Caixa selada, em compensado de 18mm, sem preenchimento algum.

Barroso, aguardo sua análise e sugestão!

Abraço!

Editado por rickfvb

Compartilhar este post

Link para o post

Cara na simulação chegasse a -2Db já em 40Hz, "constatando" o que falou. Minha sugestão, se quer subgrave, é fazer uma boa dutada, visto que simulando esse sub na dutada o delay dele continua sendo muito bom ( chega a no máx. 13ms na faixa "auditivel", o que seria imperceptível para nós, enquanto esta selada de aprox. 40L tem no max. 7ms ). Se tiver interesse em dutada, e tiver espaço, claro, pois a dutada que simulei é bem generosa, e seria BEM forte em termos de SPL. Simulei 60L na dutada, com sintonia em 32Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...