Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Duzas87

Filtro de ar esportivo

Recommended Posts

Galera, boa tarde!!

Estou postando, pq fiz este fim de semana, a instalação do filtro esportivo Race Chrome Fluxo Duplo!

E gostaria de tirar umas duvidas!!

Primeiro a foto::

1.jpg

Dai as duvidas..

Os Corsas novos acho q 2005 pra cima ou antes, tem esse ( CAI ) pronto , acho que nao é necessário altera-lo neh, até mesmo pq, seria mto custoso e aumentaria alguns centimetors apenas correto? No maximo pensei em fazer uma prolongação pra ficar alguns cm mais afrente! o que acham?

Estou pensando em apenas fazer uma haste de supor ( em vermelho na foto ) pra apoiar o cai com o filtro, pra nao ficar pesando mto, ainda aproveitando o furo do carro!

(Em verde na foto), tem-se um outro cano q pega o ar vindo do filtro tbm, alguem sabe pq essa divisao pra entrar no motor? até mesmo por isso um cai caseiro seria dificultado certo?

E a ultima, o que me implica andar com esse filtro, achei alguns tutoriais na net de lavagem do mesmo, mas não sei se posso postar aqui? POSSO?

Tendo a noção que lavarei em 5000kms ou menos, e evitarei estradas de terra, mas se por ventura pegar uma, ja existe problema, ou só não é bom abusar??

Alguma dica, conselhor, pra manter a filtragem boa?

Obrigado, valew!

Impressões, gostei bastante do Som q ele faz ao puxar o ar, nao atrapalha nada ( dependendo do pé ), ja pontecia acho q ficou apenas na cabeça keake, mas talvez um giro subindo 1 pouco mais rapido nos 3 a 4,5krpm... Quando for trocar o escape vo aproveitar pra por uma ponteira maior, e tirar o catalisador pra ver se da um foleguinho a mais !!

Valew,

Espero as ajudas pra tirar duvida!

Att,,,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa divisão ae não é outra entrada!

É um ressonador para diminuir o barulho do carro!

Pode fazer o suporte sim, mas o interessante seria uma chapa de metal isolando o filtro do resto do motor.

Essa mangueira não chama CAI. o CAI é para pegar ar frio para o filtro... Essa mangueira só serve para conectar a TBI ao filtro.

Não é recomendável LAVAR. Pois o filtro tem um óleo dentro para ajudar a segurar as impurezas, a menos que você compre esse óleo, não é bom lavar.

De qualquer forma, se for rodar só em cidade ou estrada (de asfalto) não precisa lavar tão cedo... Acho que roda 50 mil km sem problemas.

Realmente, quando eu botei o filtro no meu carro, senti uma boa diferença... Ae fui cronometrar 0 a 100, 0 a 160 e 0 a 190.... Melhorou 1,5 segundos do 0 a 190 apenas, o resto se manteve igual....

Não acho uma diferença significativa! Considerando que o carro demora um bom tempinho para chegar a 190 :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente, quando eu botei o filtro no meu carro, senti uma boa diferença... Ae fui cronometrar 0 a 100, 0 a 160 e 0 a 190.... Melhorou 1,5 segundos do 0 a 190 apenas, o resto se manteve igual....

Não acho uma diferença significativa! Considerando que o carro demora um bom tempinho para chegar a 190 :vts

isso é psicológico hehehehe

eu não consegui sentir diferença nenhuma além do ronco.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então, dizem que o filtro sport, junto com um sistema livre de escape, melhora ai seus 2 3 cv, ainda assim imperceptivel, mas so o ronco ja ta valendo a graça!

Sim, exatamente, mas Jõao, o CAI nada mais é doque um extensor que prolonga esse cano da TBI ao filtro em busca de ar mais gelado correto??

Em busca de CAI na net, todos eles chegavam no maximo alguns centimetors mais longe q esse original do corsa, portanto, é por isso q acho q nao vale a pena gastar grana e tempo pra prolongar mais uns míseros cm's certo?? Se der to pensando em pegar outro cano de borracha mesmo pra aumentar um pouco mais, chegando no farol!! Como estão seus filtros??

Em relação a limpeza, até onde sei, é necessário a lavagem sim dentro de seus 5, 8K km, mas ai tem um processo de limpeza q consiste em sabao neutro e secagem a pressao de ar, ai fica zerado!! Eu li sobre esse oleo, mas custa mais caro q o FILTRO !!!, to fora!

Quão ruim vc acha q seria pegar uma estrada de terra uma vez ou outra?? q as vezes eu pego 1 pouco!!!

Estou enviando duvidas a RC, assim q tiver news respondo!

Se vcs tiverem fotos dos seus postem ae, e esssa parede divisória vc teria alguma idéia?? valeria a pena??

Obrigado, abs.!!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu filtro?

Está instalado igual o seu, mas de maneira mais porca :P Até por que o cofre do motor é o mesmo.

Essa parede vale a pena? Em baixas velocidades com certeza! Em altas não....

Compartilhar este post

Link para o post

O meu eu instalei esse suporte que vc falou, coloquei uma pecinha de aluminio em em furo já existente e ficou bacana.

No omega já tem uma peça que pega ar de cima do farol, então só deixei ela emsmo hehe

Sobre lavagem, uns dizem serem laváveis, mas o meu nunca lavei, arranquei antes disso...

Compartilhar este post

Link para o post

O que você pode fazer é usar uma mangueira (tem gente que usa até aquelas de maquina de lavar), pra captar o ar na entrada do parachoque e levar até o filtro, é muito mais barato é tem basicamente o mesmo efeito do Cold Air Intake, no suporte que você vai fazer para o filtro, vê se tem como fazer uma chapa em L (de preferencia em alumínio) pra isolar o filtro do calor do motor. (vai em um ferro velho, lá você compra a mangueira pro "fake CAI" hehe, e já descola a chapa de alumínio pro suporte, pode ser até "chão de busão", só dar um trato com limpador de alúminio que fica bacana!)

QUanto a lavar, tem filtros laváveis e não laváveis. A maioria é lavável. Pra lavar, tu enche um balde até a metade com sabão neutro, e um pouco de veja ou outro desengordurante não agressivo, deixa o filtro lá de molho por uma hora mais ou menos, de vez em quando da umas mexidas nele, depois tire bem os produtos na água corrente, e deixe secar, (eu seco ele no secador de cabelo hehe), após estar seco, borrife um óleo destes em spray (WD, White Lub, etc) no elemento filtrante e já era.

Não estabeleça um km pra limpar o filtro, sempre verifique de forma visual. Se o filtro estiver muito sujo, encardido, engordurado, é hora de lavar hehe...

Estradas de chão, terra, poeira, não tem problema, desde que o filtro esteja OK. E é altamente recomendável lava-lo após o uso prolongado nestas condições.

Experiência de quem já anda a mais de 10 anos com Filtro esportivo em diversos carros hehe... :legal:

Editado por Beto TunningWay®

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o que irei tentar fazer, é levar ele alguns cm mais adiante, e por um suporte pra nao forcar tanto a mangueira original de plastico!!

Ele tem uma tomada de ar ja, vou ver se levo ela até mais perto dele, ela pega em cima do radiador e vai até ele ( ia qdo original ) !!

É pelo q vejo são todos praticamente iguais, so vo tentar levar mais distante do motor!

Agora quanto a essa parede de metal nem sei, nem pensei em como seria possível, acho q seria mto trampo pra pouca coisa neh?

Compartilhar este post

Link para o post

to pensando em comprar um Simota que ta em promoção na street power por 62 reais, mas diz la que é pra motores até 1.4

sera q no 1.4 não vai ficar limitado?

Compartilhar este post

Link para o post

não conheco a marca, mas na duvida vá de Race Chrome que das Brasileiras deve ser a melhor!

gastei 55 no meu pelo ML, aparenta ter uma boa construção!

Compartilhar este post

Link para o post
não conheco a marca, mas na duvida vá de Race Chrome que das Brasileiras deve ser a melhor!

gastei 55 no meu pelo ML, aparenta ter uma boa construção!

com ctza Simota é melhor que Race Chrome...

na verdade eu queria um K&N ou um HPF... mas ai a grana não da...

minha duvida é o tamanho..

Compartilhar este post

Link para o post

1.4 pug = 1.0 :vts

Vá sem medo!

Se quiser comprar K&N me chama no msn... estou para pedir um para mim!

Compartilhar este post

Link para o post

gurizada preciso de ajuda... tenho um clio 1.0 2005 16v e botei filtro nele.

o ronco mudou qdo dou uma puxada forte apenas, mas logo volta ao normal.

como a caixa de filtro original nao sai inteira, tiramos metade, fizemos uma chapa e botamos nela e encima o filtro... soh q o problema eh q fica no lado do motor e fica pegando ar quente (foto 1):

p1402101201.jpg

entao botei o filtro esportivo original de fabrica pra testar... coube certinho e tal e foi la pra frente do motor pegando ar frio... mas dae fui testar e simplesmente nao mudou ronco nenhum... entao a solucao seria puxar o filtro antigo la pra frente do motor como nessa foto:

motorcomfiltro.jpg

mas pra fazer isso o cara dos escapamentos me cobra R$150 ... entao achei uma solucao fazer com mangueiras de ar condicionado (aquelas de aluminio), queria saber se eh recomendavel usar mangueira de ar condicionado, se fica bem preso, se nao fode com o tempo... e tambem se eh recomendavel deixar o filtro onde está (no lado do motor) pegando ar quente ou eh melhor mesmo puxar ele la pra frente?? e se alguem tiver outra solucao ae me avise

Editado por Pegeu

Compartilhar este post

Link para o post

A questão dos filtros "esportivos" é que eles possuem baixa restrição, "peneram" menos as impurezas, deixando o motor mais exposto a partículas nocivas. Dependendo da qualidade do filtro e de quanto restritivo for o sistema original de filtragem (dizem que o PTCruiser perde cerca de 10cv com o filtro OEM), até vale a pena. No meu caso, considero o ganho desprezível em relação ao risco.

Quanto à limpeza, não existe regra, vai depender do manual do produto, pois existem filtros com compostos diversos.

O CAI (Cold Air Intake) busca o ar na parte inferior do veiculo, mais longe possível do calor do motor, e mais próximo possível de alguma captação externa de ar. Muitos usam esta interrupção chamada "By Pass", que ajuda a evitar que líquidos entrem nos cilindros, causando um calço hidráulico.

my99cai470839227088540.jpg

aemCold-Air-Intake-copy.gif

O SRI (Short Ram Intake) é igual ao que você fez, apenas trocando o filtro OEM por um esportivo, numa posição semelhante. Neste caso, eu sugiro criar um "Heat Shield", que é este compartimento que ajuda a isolar o filtro.

intake_jimc_bosch_car_lg.jpg

Eu já vi um relato no HC destes filtros da Simota, dizem ser bons. Um usuário, apos um prolongado uso, abriu o motor e relatou que estava tudo ok, bem limpo.

Compartilhar este post

Link para o post

E ae galera...eu to usando um simota Uretano azul no meu focus 2.0

*o ronco só muda acima de 2000 giros - lindo! nos 3000 - fo**! de 4000 pra cima - MONSTRO!

*maior potencia?? só um pouquinho! quase nada... mas deu pra perceber q pego velocidade + rapido!

*O que ta pegando é q quando estou com 1/4 de tanque de gasolina começa a ficar estranho...

parece q o filtro começa a prender... e na medida q a gasosa vai acabando... vai ficando pior... agora só ando com tanque acima de 1/4 hehehe

acho que isso acontece porque ele é monofluxo :S não me atentei a isso na hora da compra :banghead

mas tá andando d boa... quando vc da uma acelerada tem gente q até para pra olha passando... hehe! isso sem flar na marginal q vc vai xegando e os carros já vao abrindo... não precisa de setas nem d farol! hehehe mas é um bom filtro! recomendo! :legal:

Mas... logo logo ele vai sair e vai entrar um CAI do Herrera... (assim esperamos!)

Seguem algumas fotos de como ficou!:

img1215j.jpg

img1214j.jpg

img1213r.jpg

* malz pelo tamanho das imagens ;)

vlw! :mac1

Editado por (((GusTavO)))

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...