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JosephClimber

Ford apresenta seu novo motor 1.6 Sigma

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Ford apresenta seu novo motor 1.6 Sigma

 

Carsale - A Ford apresentou nesta segunda (30) o seu mais novo propulsor fabricado na planta de Taubaté, no interior paulista. O bloco 1.6 litro Sigma, atualizado com a família europeia de motores da marca lançada em 2008, chega ao mercado brasileiro em breve para equipar o Focus argentino de nova geração - nas configurações hatch e sedã. Segundo a Ford, o motor, já dotado da tecnologia flex, chegará com índice elevado de nacionalização e pesa apenas 79 kg brutos - será o mais leve da cilindrada.

 

Em relação ao atual bloco 1.6 Zetec Rocam, o novo motor Sigma tem evoluções significativas. Bloco e carter, por exemplo, são feitos em alumínio enquanto o propulsor em uso tem a estrutura em ferro fundido. Outro avanço está no duplo comando no cabeçote, em vez do simples, com quatro válvulas por cilindro ante as duas válvulas do motor Zetec. O acionamento do comando também muda e passa a usar correia dentada no lugar da corrente de metal.

 

Entre outras mudanças, as bielas do bloco 1.6 Sigma são construídas em peça única e separadas por laser. E o acelerador passa a dispensar o cabo e usa controle eletrônico - o chamado 'drive-by-wire'. Com essas características, a montadora garante que o propulsor tem baixo nível de ruído quando trabalha na faixa entre 4 mil e 5 mil rpm. Por outro lado, o motor 1.6 Sigma, cujo desenvolvimento consumiu R$ 600 milhões, não impressiona nos números de potência e torque.

 

Habilitado a beber gasolina e álcool em qualquer proporção, o bloco da nova família de motores da Ford gera 110 cv de potência aos 6.250 giros com o combustível fóssil e 115 cv com o combustível vegetal aos 5.750 rpm. O torque é de 15,5 kgfm e 16 kgfm sempre aos 4.250 giros, na mesma ordem. Comprado ao atual 1.6 Zetec Rocam, a evolução, pelo menos em números, parece menor. São 105/113 cv aos 5.500 rpm e 15,1/16 kgfm de torque, liberados por inteiro aos 4.250 giros.

 

A Ford diz, porém, que em 1.500 rotações o motor Sigma já entrega 13 kgfm de torque, valor que representa 80% da força máxima do bloco 1.6 litro. Contudo, a evolução só poderá ser comprovada na prática com o propulsor sob o capô do Novo Focus. Aliás, a Ford não diz que modelos utilizarão o bloco 1.6 litro Sigma. Especula-se que somente o Focus oferecerá o motor em 2010, até a chegada da nova geração do Fiesta, em 2011. Até lá, Ka, o Fiesta atual e o EcoSport permanecerão equipados com a unidade de força 1.6 Zetec Rocam.

Fonte:http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11969.shtml

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A Ford não dorme no ponto em termos de motor, veio com o Zetec 1.816v que é um baita motor, depois lançou a versão 1.6 que tão boa quanto a 1.8, veio a Rocam 1.0, e os Duratec, e agora este novo 1.6 que promete muito!

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bom ver essas coisas.... motores novos e mais atuais...

 

mas ouvi dizer q na europa esse motor gera 125cv... pq sera q aqui baixou 10cv?

sera q vai equipar Fiesta, Ecosport e outros tbm?

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Editado por patric

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bom ver essas coisas.... motores novos e mais atuais...

 

mas ouvi dizer q na europa esse motor gera 125cv... pq sera q aqui baixou 10cv?

sera q vai equipar Fiesta, Ecosport e outros tbm?

 

Acredito que tenha a ver com adoção da injeção flexivel, e a taxa de compressão. Porque que no exterior só se usa gasolina, e a gasolina de lá é beeem melhor né...

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Acredito que tenha a ver com adoção da injeção flexivel, e a taxa de compressão. Porque que no exterior só se usa gasolina, e a gasolina de lá é beeem melhor né...

 

imaginei isso...

 

pena q no Brasil montadora q inova em motores não faz sucesso... aqui só vende bem se for motor velho e conhecido dos mexanicos..

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Pq não voltam de vez os V8 keakekea, ja q é pra beber, q beba e ainda ( Presidente da GM )

 

 

keakeakeakeak

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