Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
douglas_tome

[Em Pauta] Speaker Cables

Recommended Posts

No mercado nacional,temos cabos excelentes e com um preço coerente!

(Cobre,é Cobre!)

Os parâmetros que realmente importam em um bom cabo,são: Indutância ,resistencia ,capacitancia,isolação,indução eletromagnética(EMI),boa conexão,tipo uma referencia com a marca “Neutrik”,Canare,etc...

Eu particularmente,gosto e uso algumas marcas,como Pirelli,Canare,Sto Angelo,Van Den Hull...

Tem tambem alguns cabos ,caros ,que foram “Benzidos pelo Papa,em noite de Lua cheia de ano bissexto....

Que só tem preço ,e marketing agregado!

Há um tempo atrás eu pensava muito assim... aí resolvi partir pra cabos DIY no meu sistema... e aí, pesquisando, vi que o buraco é bem mais embaixo.

Afastando os condutores, a capacitância diminui, mas a indutância aumenta (ruim)

Aproximando os condutores, a capacitância aumenta, mas a indutância diminui (Bom pela indutância, ruim dependendo do valor da capacitância).

Aí é que a receita do cabo pode mudar TODO o preço dele!

Entre os dois condutores vai o dielétrico. O dielétrico influencia diretamente na capacitância. Quanto menor o coeficiente, melhor, pois permite aproximar os condutores cada vez mais (reduzindo a indutância), porém com capacitância mais baixa. O problema é que existem muitos dielétricos, mas apenas 4 realmente bons: Ar (o melhor), Algodão, Teflon e PU expandido. O PVC, que é o "padrão" de mercado é dos PIORES. Chega a proporcionar valores de capacitância 10x maiores que o Teflon, e 20x maiores que o ar ou algodão.

E dielétrico de ar é impraticável. Quem é que faz a separação mecânica entre os condutores? Pois é, ninguém. O algodão é barato, mas difícil de trabalhar. PU expandido também. E teflon é caro e difícil de trabalhar, pois exige maquinário totalmente diferente do PVC.

E a sonoridade? Algodão é bem melhor que teflon, que tem um som mais duro. O PVC eu nem comento...

Ou seja... a tecnologia envolvida nesse sanduíche de condutor-dielétrico-condutor é que muda todo o resultado e o preço.

Semanaa que vem eu faço o par que vai pro estéreo... cheguei a um desenho (depois de muitos dias quebrando a cabeça, inclusive pra achar o material!) de cabo coaxial/litz com dielétrico de algodão... E ainda falta testar se isso vai prestar!

Simples não é... não mesmo!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei bem ,que o “buraco é mais embaixo”,inclusive,pq uso em alguns dos meus produtos!

Mas ao que me referi,é sobre os alguns cabos extremamente caros ,que não tem nenhuma tecnologia de ponta agregada,só o valor ,e o marketing, é que são fantásticos!

Tenho alguns cabos (DIY),que fiz eu mesmo,e outros “famosos”que comprei para testar este dilema!

Testei no meu laboratório a anos atrás ,e com vários tipos de formas de onda(senoidal,quadrada,triangular),e de materiais condutores, tipo: Prata,Ouro,Carbono,Cobre,Híbridos, e com dielétricos : Teflon,Kapton,Algodão,etc..., inclusive com com o “Skin effect”(Litz)orbital,calculado para a banda de audio tambem. Constatei que existe diferença no audio em geral,mas dependendo muito de outros parâmetros ,inclusive de impedâncias de entrada ,e saída dos Pre e amplificadores em teste!

Na minha opinião, não adianta voce usar um cabo excelente e caríssimo,se o layout dos circuitos(trilhas impressas dos aparelhos), são incompatíveis com esta diferença de custo total ;seria como usar uma Ferrari para uma estrada Off-road...

Citando um bom exemplo ,os cabos da Canare ,São excelentes para aplicações em audio,e custam em torno de R$18,00 o metro de RCAs, e +- R$10,00 o metro de Speaker cable “Starquad”.

Ja comparei estes cabos da Canare,com alguns cabos importados “fantásticos ”de nome expressivo no mercado ,que paguei uma boa quantia,e constatei que não valeu a pena pagar “tanto”,por algo uma diferença quase imperceptível!

Acho preferível,investir em outros “Gargalos’,para poder melhorar o resultado final.

Temos cabos muito bons no mercado,e a um valor justo!

Pode ser importado,ou não,desde que o valor esteja de acordo com o resultado!

Tenho inúmeros clientes ,que usam um simples cabo :RG56,RG06(para RCA)”,barato e que ja ganharam muitos campeonatos de qualidade de som ,alem de que estão satisfeitos até hoje , por terem pago em torno de R$1,00 ,o metro ...

Compartilhar este post

Link para o post

EUA, Canare 4s8 custa U$1,8 (R$3,24) o mt. e L-4E6S U$1,53 (R$2,75) o mt.

Basta um group by pois só enviam no rolo de 100m para cá.

Compartilhar este post

Link para o post

EUA, Canare 4s8 custa U$1,8 (R$3,24) o mt. e L-4E6S U$1,53 (R$2,75) o mt.

Basta um group by pois só enviam no rolo de 100m para cá.

O preço que falei que paguei,foi aqui em São Paulo,direto com o representante(EZAKI),comprando 20 metros de cada!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...