Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Erik Ramos

Sub B&W 8" com um rasgo na borda.

Recommended Posts

Olá amigos.

Estou com um sub B&W de 8" que está com um corte na borda. Ele tem aproximadamente 2cm, e estou pensando em usar alguma cola, ou algo parecido.

Alguem pode me indicar alguma cola, ou outra solução para resolver este problema.

Valeu, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma fina lamina de silicone por dentro e outra por fora, compra silicone preto. espera 24hs pra secar em locar bem arejado, mas bem arejado mesmo pois os gases do silicone sao prejudiciais as colas usadas no falante. fica bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode colar um pedaço de borracha de bexiga (essas de festa mesmo, comuns) por dentro, usando cola de contato.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela dica amigo, obrigado.

Mas no meu caso, a borda está tipo rasgando mesmo. Ela não está soltando da carcaça do sub, e sim rasgando onde termina a carcaça, e começa a borda. Ou seja, não tem nenhum apoio para eu colar.

Estava pensando em pegar aqueles isolantes termicos, e cortar um tira bem fina, com uns 2mm mais ou menos, e colar ao redor da borda. Será q dá certo?

Valeu, abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Hummmm... aí complica.

Talvez o ideal seja substituir a borda. Geralmente a famosa "borda pioneer", de espuma (butyl, na verdade) fica perfeita pra maioria dos subs, já que permite boa excursão e é BEM leve.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas. Vou postar uma foto hoje a noite, para facilitar.

Se possível, eu nao queria trocar a borda, para manter a originalidade do sub.

Agradeço a todos pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizer a troca, provavelmente os parâmetros não sofrerão não, vai ficar dentro do tolerado, com boa chance de até melhorar, já que bordas de espuma tendem a ser melhores que borda de borracha.

Compartilhar este post

Link para o post
Se fizer a troca, provavelmente os parâmetros não sofrerão não, vai ficar dentro do tolerado, com boa chance de até melhorar, já que bordas de espuma tendem a ser melhores que borda de borracha.

Kleber,

Respeito demais vc aqui no forum mas tem hora que vc diz umas coisas que não dá pra acreditar. Dizer que os parametros nao vao sofrer é no minimo impunidade e dizer que bordas de espuma tendem ser melhores que as de borracha, o que vc quis dizer com "tendem"? Cada falante tem seu projeto, nao usam borracha ou espuma por pura opção de usar, claro que tem marcas que sim, mas B&W certamente nao. Nâo to dizendo que nao vai ficar bom. só to dando umas resalvas ai.

Depois de ver as fotos eu tbm acredito que a troca da borda seja a unica opção, mas eu trocaria por uma mais similar possivel, ou seja, de borracha.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou usar estes subs em uma torre 3 vias. Como moro em apto pequeno, não tem como aumentar muito, e eu tb nem curto som alto. Curto mais jazz, bossa nova, samba, ou seja, nada que tenha po***. Acredito que o sub não irá excursionar quase nada.

Mais uma vez, gostaria de salientar que quero tentar fazer algua coisa para colar a propria borda, e se não der certo eu troco depois.

Alguem ja fez algo parecido, que pode me dar uma luz.

Valeu pela força galera, brigadão.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber,

Respeito demais vc aqui no forum mas tem hora que vc diz umas coisas que não dá pra acreditar. Dizer que os parametros nao vao sofrer é no minimo impunidade e dizer que bordas de espuma tendem ser melhores que as de borracha, o que vc quis dizer com "tendem"?

Não vão sofrer MUITO. Qualquer alteração de peso influi sim nos parâmetros. Porém há alterações que trazem impactos, outras não.

Aliás, dentro de um mesmo lote de falantes, te garanto que nenhum deles terá exatamente os mesmos parâmetros, nem entre eles, nem com o valor de referência publicado pelo fabricante. Há diferença, mas não é uma diferença significativa.

Como já diz o ditado, um cabelo na cabeça não é nada, mas na sopa é muito.

E sim, independente da aplicação, projeto, o que for: borda de espuma é melhor que a de borracha, a não ser quando o fabricante opta por uma borda de borracha extremamente fina (o que é MUITO pior) ou quando ele precisa que o conjunto móvel trabalhe trabalhe com uma carga muito maior pra compensar erros de projeto, como é bem comum em subs de SPL.Ainda há o aspecto da resistência ao tempo, o que obrigou a JL a abandonar estas bordas.

Tem coisas que eu falo que são difíceis de aceitar porquê vão contra o "saber popular"...

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post
Não vão sofrer MUITO. Qualquer alteração de peso influi sim nos parâmetros. Porém há alterações que trazem impactos, outras não.

Aliás, dentro de um mesmo lote de falantes, te garanto que nenhum deles terá exatamente os mesmos parâmetros, nem entre eles, nem com o valor de referência publicado pelo fabricante. Há diferença, mas não é uma diferença significativa.

Como já diz o ditado, um cabelo na cabeça não é nada, mas na sopa é muito.

E sim, independente da aplicação, projeto, o que for: borda de espuma é melhor que a de borracha, a não ser quando o fabricante opta por uma borda de borracha extremamente fina (o que é MUITO pior) ou quando ele precisa que o conjunto móvel trabalhe trabalhe com uma carga muito maior pra compensar erros de projeto, como é bem comum em subs de SPL.Ainda há o aspecto da resistência ao tempo, o que obrigou a JL a abandonar estas bordas.

Tem coisas que eu falo que são difíceis de aceitar porquê vão contra o "saber popular"...

Kleber na boa, respeito demais como eu ja disse, vc tem topicos muito bons, ja opinou em topicos meus que me ajudaram muito, mas vc fala como se fosse engenheiro da B&W ou da JL. E generalizar desse jeito dizendo que borda de espuma é sempre melhor. sei nao. há muito mais entre o ceu e a terra e vc dizendo isso faz parecer que a B&W usou bordas de borracha pra corrigir erro de projeto, o que seria no minimo uma piada de sua parte. Quanto ao tempo a resistencia ao tempo, quantas vezes ja nao vi pioneers impp com 15 anos de uso e a borda 100%.

Quanto ao que vc disse sobre um mesmo lote de falantes terem parametros diferentes, sim claro, obvio. Mas tudo dentro de um limite, ou vc pensa que uma b&W da vida nao tem uma certificação de qualidade sinixtra? O que eu to falando é mudar uma borda de material, ou seja, mudar todo o comportamento da borda.

Se o falante do cara fosse um bravox da vida eu ia ter sua mesma opniao. Mas um falante que é inclusive usado como monitor do Abbey Road, isso dai meu caro, vc nao tem como discordar.

abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Eae galera, me dá uma luz por favor...

Olá, se nao vai trocar a borda, passe silicone, como eu ja havia dito. Não há solução melhor que interfira menos nos parametros.

Caso vc nao se importe com perda de alguns parametros, caso vc nao queria usar para um sistema hi-fi, usa um pedaço de balao, neh kleber?

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber na boa, respeito demais como eu ja disse, vc tem topicos muito bons, ja opinou em topicos meus que me ajudaram muito, mas vc fala como se fosse engenheiro da B&W ou da JL. E generalizar desse jeito dizendo que borda de espuma é sempre melhor. sei nao. há muito mais entre o ceu e a terra e vc dizendo isso faz parecer que a B&W usou bordas de borracha pra corrigir erro de projeto, o que seria no minimo uma piada de sua parte. Quanto ao tempo a resistencia ao tempo, quantas vezes ja nao vi pioneers impp com 15 anos de uso e a borda 100%.

Sim, borda de espuma é sempre melhor em termos de comportamento. A espuma tem maior elasticidade, deforma menos com a excursão, tem menor peso... Porém tem sérios problemas de resistência. Tenta fazer uma borda realmente larga com espuma pra ver a mer** que dá. Além disto, em muito falante a borda extra grossa de borracha ajuda a segurar o cone no lugar durante o funcionamento, por problemas de projeto.

Leia direito, não disse que é erro de projeto da B&W... você anda lendo o que eu escrevo pela metade.

Se a B&W usa borda de borracha, é uma decisão do departamento de engenharia deles. Não quer dizer que seja o melhor material. Kevlar é péssimo pra falantes de médios, e a B&W usa. Não é a toa que é dona dos médios mais artificiais entre as caixas da mesma faixa de preço. Tem quem goste, ué, não é porquê usa que é melhor. Tanto é que quase ninguém usa, e ela mesma não usa no modelo top Nautilus.

Questão física mesmo. Materiais ressonam, e quanto mais duros, mais alta é a frequência de ressonância. Ou o cone ressona acima da faixa de utilização, ou abaixo dela, NUNCA dentro dessa faixa. E os de kevlar (seja B&W, NAR, Bravox, etc) todos ressonam.

Quanto ao que vc disse sobre um mesmo lote de falantes terem parametros diferentes, sim claro, obvio. Mas tudo dentro de um limite, ou vc pensa que uma b&W da vida nao tem uma certificação de qualidade sinixtra?

E o que foi que eu falei lá em cima?

Compartilhar este post

Link para o post
Olá, se nao vai trocar a borda, passe silicone, como eu ja havia dito. Não há solução melhor que interfira menos nos parametros.

Caso vc nao se importe com perda de alguns parametros, caso vc nao queria usar para um sistema hi-fi, usa um pedaço de balao, neh kleber?

Um pedaço de balão pra fechar o buraco, ou uma camada de silicone. Será que silicone também não afeta os parâmetros?

Brincadeira, viu... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a ignorancia, mas a dica do balão é zuação, ou estão falando sério? A borda do sub ~e de borracha bem fina...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

É sério. Você vai colá-lo por baixo do rasgo, senao logo logo ele abre de novo. Você irá colar um pequeno pedaço, apenas para cobrir o furo, por dentro (se não conseguir por dentro, pode ser por cima).

Se o corte for bem no extremo da borda (onde ela dobra) pode ser feito reparo usando só araldite mesmo. Aí fica 100%.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sim, agora que vi a foto.

Pode ser feito só com araldite mesmo, o local não é crítico. Achei que o corte fosse mais pro meio da borda, nesse caso fica mais complicado o reparo pela necessidade de flexibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei exatamente qual a melhor cola para esse caso.

Mas a minha dica pra você é: NÃO troque a borda deste sub por uma de outro material. Vai dar PT no falante. Palavra de quem conhece bem o sub em questão.

De resto, mesmo se for para uso residêncial e audições em volumes moderados, este sub tem suspensão bem mole e deve excursionar. Então é preciso que o ''remendo'' fique confiável.

Boa sorte no reparo.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Crasher.

Pensei em não trocar a borda, para manter os parametros do sub mesmo.

Você tem razão, a suspensão é bem mole mesmo, e certamente irá excursionar.

Eu não cheguei a testar o sub ainda. Você já ouviu? Sabe me dizer da qualidade?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eae moçada. Comprei um saco de balão daqueles comprido, que o povo usa pra bichin, tipo cachorro, etc. Vou meter araudite com uma tira desse balão, e vamo ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

putz.. o que 21 mil posts nao fazem neh.. o kleber, dá uma sugestao ai de colar com fita crepe, pintar de rosa, filmar e botar no youtube que eu vou adorar ver os videos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...