Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Motta Slp

Duto retangular vai "soprar" ?

Recommended Posts

Postado em

Já li em muitos lugares que não há diferença entre o duto retangular e o cilidrico se ambos tivessem o mesmo volume.

No entanto optei pelo duto retangular por este ser mais firme q o cilindrico de pvc alem de eu gostar da estetica. A desvantagem é que nao vou conseguir mudar a frequencia da caixa que sempre vai ficar em 34Hz.

O sub vai ser um NAR 12sw2 com 59,12L decontanto o duto e o sub aproximadamente 55L feito em MDF 18(futuros upgrades de sub).

caixao.jpg

caixa2.jpg

O duto tem apenas 1cm de espessura ... Ha possibilidade dele "soprar" ?

E O duto percorrendo o fundo da caixa tem algum problema quanto a ondas estacionarias ou algo do genero ?

Obrigado pela ajuda,

Abraço

Postado em

Cara nunca vi esse sub...Portanto te aconselho pegar os parâmetros dele e simular no winisd...

Agora sobre os dutos...Cara da diferença sim...Pelo menos pra Woofer da muita...O som com duto retangular vai muito mais longe...O próprio Winisd mostra isso...

Postado em

Amigo, se os dois têm a mesma área de seção e o mesmo comprimento, vão gerar a mesma freqüência de ressonância (mesma sintonia p/ caixa), portanto, não dá diferença, a não ser que o projeto tenha sido mal feito ou mal executado. O que faz o grave "ir mais longe"é uma sintonia mais alta da caixa, o que gera mais SPL.

Qto ao sub acima, é muitíssimo conhecido pela galera daqui do forum, principalmente nas áreas de SQ. Um ótimo sub por sinal.

Motta Slp: Dá uma simulada no seu duto. Acho que 1cm vai ficar propenso a soprar sim, pois vai acelerar muito a saída de ar

Postado em

Com relação à área da seção, ok, mas a altura dele tá muito pouca (minha opinião), o que faz o ar aumentar a velocidade p/ ter vazão. Se ele fizesse um duto com 8.75m x 1mm, teria a mesma área de seção, mas a abertura seria ridícula

Postado em
Amigo, se os dois têm a mesma área de seção e o mesmo comprimento, vão gerar a mesma freqüência de ressonância (mesma sintonia p/ caixa), portanto, não dá diferença, a não ser que o projeto tenha sido mal feito ou mal executado. O que faz o grave "ir mais longe"é uma sintonia mais alta da caixa, o que gera mais SPL.

Qto ao sub acima, é muitíssimo conhecido pela galera daqui do forum, principalmente nas áreas de SQ. Um ótimo sub por sinal.

Motta Slp: Dá uma simulada no seu duto. Acho que 1cm vai ficar propenso a soprar sim, pois vai acelerar muito a saída de ar

Amigo teve gente que gastou umas 30 chapas fazendo caixas e testando no RTA...Aq do forum msm... Mesmo a caixa tendo a mesma freqüência com o duto regua e redondo...Com o regua vai mais longe... Isso para Woofer...

Postado em

Se as caixas forem fabricadas com o mesmo volume livre, mesmo material e mesmo formato interno, não há motivo p/ dar diferença. Isso é física. Como é quase impossível de acontecer isso (construção idêntica), pode vir daí a diferença

Postado em (editado)

Vlw pela ajuda pessoal...

Quanto a diferença acho que realmente seja na rigidez... Dutos feitos com cano de pvc tendem a ser menos rigidos podendo vibrar e vazar. Ja dutos feitos em mdf 18mm acredito que se bem construido podem ser muito rigidos nao ocorrendo tal problema.

A area da seção seria 87,5cm² no duto retangular e 80,2cm² no duto de 4" ... Agora a questao ainda continua sera que vai soprar ?

Outra duvida que me ocorreu foi o seguinte...

Primeiramente para equivaler a um duto de 4"x35cm as medidas deveriam ser 87,5x1x32.... Fui simular para caixa ficar sintonizada la pelos 34Hz... No winsd beta (mais simples) e ele me forneceu um duto de tamanho 87,5x1x8, ja no winsd pro ele me passou o valor de 87,5x1x38 :pirou:.

Certamente o valor do beta esta errado mas por que a diferença de 6cm (0,5L de difrença no volume) no tamanho do duto na versão pro ?

Ps: nao consigo ver a velocidade no duto na simulação... deve tar faltando alguns parametros TS ...

Abraço,

Motta

Editado por Motta Slp
Postado em
Se as caixas forem fabricadas com o mesmo volume livre, mesmo material e mesmo formato interno, não há motivo p/ dar diferença. Isso é física. Como é quase impossível de acontecer isso (construção idêntica), pode vir daí a diferença

Física?

Não é não!

É MECFLU!

E a forma, curvas, material, rugosidade entre outras coisas interfere, E MUITO.

Postado em

Acho show de bola esses dutos mais é muito mais pratico o duto redondo em PVC, não gostou da sintonia 10 min vc ja aumenta ou diminui, agora com duto retangular fica complicado ainda mais se vc pensa em trocar de sub pois mudando o sub ja vai modificar essa sintonia.

Postado em
Física?

Não é não!

É MECFLU!

E a forma, curvas, material, rugosidade entre outras coisas interfere, E MUITO.

Bom, qdo eu estudei isso, foi em física I, ressonância de helmholtz, onde estudamos os dutos

Postado em
Vlw pela ajuda pessoal...

Quanto a diferença acho que realmente seja na rigidez... Dutos feitos com cano de pvc tendem a ser menos rigidos podendo vibrar e vazar. Ja dutos feitos em mdf 18mm acredito que se bem construido podem ser muito rigidos nao ocorrendo tal problema.

A area da seção seria 87,5cm² no duto retangular e 80,2cm² no duto de 4" ... Agora a questao ainda continua sera que vai soprar ?

Outra duvida que me ocorreu foi o seguinte...

Primeiramente para equivaler a um duto de 4"x35cm as medidas deveriam ser 87,5x1x32.... Fui simular para caixa ficar sintonizada la pelos 34Hz... No winsd beta (mais simples) e ele me forneceu um duto de tamanho 87,5x1x8, ja no winsd pro ele me passou o valor de 87,5x1x38 :pirou:.

Certamente o valor do beta esta errado mas por que a diferença de 6cm (0,5L de difrença no volume) no tamanho do duto na versão pro ?

Ps: nao consigo ver a velocidade no duto na simulação... deve tar faltando alguns parametros TS ...

Abraço,

Motta

:+1

Não sei se é fisica I II III IV ou mec flu pasmafaute mas a duvida ainda continua...

Abraço

Postado em (editado)
:+1

Não sei se é fisica I II III IV ou mec flu pasmafaute mas a duvida ainda continua...

Abraço

É cara, estas diferenças que ocorrem entre o beta e o pro só freud explica!!!

No beta, na planilha "VENTS" qual o valor do VENT MACH ?

E esse seu duto, se vc fizer com 2 cm de espessura e um pouco mais estreito, vc ja tentou?

Acho que os dutos retangulares são melhores, agora não me pergunte se é fisica I, II, III ou XX, porque eu não sei!!! É só a minha opinião de "orelhudo", ou seja, de fazer e escutar....

Acho que se vc conseguir aumentar a espessura para pelo menos para 2cm (o ideal seria 3cm), e não esqueça de diminuir um pouco a largura, senão o comprimento do duto vai ficar enorme), o duto não vai soprar não, alias, pela minha pequena experiencia, é mais dificil soprar com dutos retangulares do que com circulares.

[]s

RUI

Editado por Rui

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...