Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Beto TunningWay®

Veneninho no Old Chevas + uma dúvida...

Recommended Posts

Fala povo, depois de ver inumeras receitas de outros motores pra por no Chevas, desencanei, e vou optar pela mais barata, fácil e antiga.

Vou mandar o motor original pra reforma (embora tenha ainda 98 mil km originais hehe), mandarei abrir o 1.4 pra 1.6 (se possível for, pra 1.7 usando pistão de Monza 1.8), dar um um pouco mais de taxa, já que a original é muito baixa, que era pra poder rodar com a gasola ruim da época, trocar o carbura DFV por um 2E, e montar o cambio clarkinho 5m. Isso mais a adoção de filtro esportivo, modulo de ignição, cabos e velas mais possantes, creio que já seja o suficiente pra dar uma animada no velho guerreiro (pelo meus calculos deve passar um pouco dos 90cv).

A minha dúvida é quanto ao escape. O original da conta do recado com a nova configuração, ou terei que fazer um outro mais bem dimensionado? No caso de usar o original e ele ser muito restritívo, se eu substituir os abafadores apenas por modelos esportivos resolveria?

Falo isso porque não tem quem faça escape sob encomenda aqui na região, e ir pra Sampa só pra fazer o escape, pra mim fica difícil... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Beto, o veneno ai pro Chevas está blz, já te adianto que no motor 1.4L original procurei me informar na época que estava retificando o meu, sobre passar para 1.7L utilizando pistões de monza 1.8 primeira fase, e também é necessário o uso do virabrequim dos motores 1.6 que são maiores, maior curso, e para encaixar o vira dos 1.6 no bloco 1.4 é necessário uma adaptação, "rasgar" um pouco próximo a um colo do bloco para caber o novo vira.

Nunca vi essa adaptação pessoalmente sobre esse "rasgo" no bloco Beto, na época, muitos me falaram para procurar um bloco 1.6 mesmo e só montar o conjunto nele, pistões de monza, bielas originais, virabrequim de 1.6 e colocar o cabeçote 1.4 em cima mesmo, que seria mais fácil que essa adaptação para caber o vira de 1.6 no bloco 1.4.

Compartilhar este post

Link para o post

Com um escape dimensionado com certeza tu já ganha alguns cvs. Será q não tem nenhuma especializada em escapes que faça o serviço e mande pra vc. A GIBA por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Aí era o canal mesmo! O lance de substituir o bloco já começa a complicar, aí prefiro já turbinar o 1.4 original mesmo. Mas vamos ver!

Turbinar o próprio 1.4 fica bem espertinho Beto, também está nos meus planos pendurar o caracol, mas antes preciso me capitalizar $$$ e ir comprando as coisas aos poucos para não sobrecarregar

Com R$2k a R$2.3k você coloca um kit mortadela, com uma T2 ou APL e paga a mão de obra do preparador

Compartilhar este post

Link para o post

Acho mais viável turbinar esse 1.4 ao invés de fazer um monte de adaptações!

Realmente Chevette 1.4 é muito manco! Parece ser pior que andar de 1.0.

Compartilhar este post

Link para o post

beto, ja pensei sobre a retifica e aumento da cilindrada do meu tb...

mas acaba nao compensando muito eu axo...

com menos de 400 reais vc tira um bloco de ap zero dos catalogos antigos.. 91..92.. (aki em sorocaba)

tudo bem, é ap no chevas... mas se vc ta pensando em malcriaçoes, sabe que futuramente sera a melhor opçao msm...

o meu projeto por enquanto esta para um ap1.9

mantenha contato

meu projeto foi adiado mais um poco pq minha namo invento de viajar começo do ano... =/

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou contra usar motor VW em carro GM, nem vice versa, mas a partir dessas mudanças acho que o custo vai lá em cima, só se por um acaso você já tiver um motor completo ai, só faltando pendurar o kit mesmo, caso contrário, se a intenção é só deixar o Chevas mais espertinho e divertido, só comprar o kit, acertar o carbura, fazer o escape e correr pro abraço!

Tração traseira sempre foi um ótimo divertimento, imagina se for turbo mesmo que não seja dos mais brutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou de caracol mesmo! Meu motor tá bem novinho ainda, monto uma t2 com 1 kilinho e boa, e posso fazer em duas etapas ainda, a primeira turbo carburada, e a segunda turbo injetada. Só quero dar um up no velinho mesmo hehe, se vier uns 120cv na primeira fase, pra mim já tá bom! Se bem que como a taxa de compressão dele é bem baixa, dava até pra andar com um pouco mais de pressão...

Compartilhar este post

Link para o post
Vou de caracol mesmo! Meu motor tá bem novinho ainda, monto uma t2 com 1 kilinho e boa, e posso fazer em duas etapas ainda, a primeira turbo carburada, e a segunda turbo injetada. Só quero dar um up no velinho mesmo hehe, se vier uns 120cv na primeira fase, pra mim já tá bom! Se bem que como a taxa de compressão dele é bem baixa, dava até pra andar com um pouco mais de pressão...

Bem que a T2 é meio limitada em pressão né Beto, mas até 1.5kg tranquilo

Acredito que turbinar com uma taxa de uns 8:1 - 9:1 está ótimo, já que a taxa original é muito baixa 7,8:1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Blz? Meu, esse é meu primeiro post mas espero q te ajude:

Ja montei Chevette turbo "com motor de chevette mesmo" rsrs e acho uma boa opção vc colocar o vira do 1.6, pistoes do Monza fase 1 e bielas do Uno turbo (da pra usar as do motor 1.4 Fiat tbm) mas em qq caso vc tera q fazer um trabalhinho nelas pra caber no vira do Chevas... Fora isso, a melhor opção é mesmo a "T2 de Spriter"... rs Eu ainda colocaria injeçaõ original do Gol Mi e ignição tbm, alem de um comandinho mais forte, algo em torno de 272 graus mais ou menos (se quiser te passo uma configuração do comando depois). Só com isso ele chega facil em 7000, 7500 RPM. Quanto ao escape, faz um 4x1 mesmo com saida de 2,5 polegadas, esquece o original pq senao ele vai trabalhar estrangulado, vai beber pra ca**** e andar pouco. Com essa receitinha ai, algo em torno de 120, 130 cavalos com toda certeza.

Abcs!

Compartilhar este post

Link para o post

AH! tava esquecendo: nao passe de 0.8kg de pressao ou seu investimento vai pro saco. Mantenha a taxa em torno 8, no max 8,5 e rode SO no alcool. Espero ter ajudado em alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no caso de usar a injeção Bosh original do Gol, como é feito com coletor, bicos, etc? Adapta os do gol também, ou manda fazer o coletor em inox sob medida já?

Compartilhar este post

Link para o post

Veja a possibilidade... apesar de não ser o que você busca fazer pelo que eu vi.... de colocar um motor de Opala 4cc. Fica bem esperto, com o cambio do chevette mesmo.

Apenas uma idéia.... boa sorte no projeto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! Blz? Meu, esse é meu primeiro post mas espero q te ajude:

Ja montei Chevette turbo "com motor de chevette mesmo" rsrs e acho uma boa opção vc colocar o vira do 1.6, pistoes do Monza fase 1 e bielas do Uno turbo (da pra usar as do motor 1.4 Fiat tbm) mas em qq caso vc tera q fazer um trabalhinho nelas pra caber no vira do Chevas... Fora isso, a melhor opção é mesmo a "T2 de Spriter"... rs Eu ainda colocaria injeçaõ original do Gol Mi e ignição tbm, alem de um comandinho mais forte, algo em torno de 272 graus mais ou menos (se quiser te passo uma configuração do comando depois). Só com isso ele chega facil em 7000, 7500 RPM. Quanto ao escape, faz um 4x1 mesmo com saida de 2,5 polegadas, esquece o original pq senao ele vai trabalhar estrangulado, vai beber pra ca**** e andar pouco. Com essa receitinha ai, algo em torno de 120, 130 cavalos com toda certeza.

Abcs!

Muito investimento com injeção, coletor, sensores, pra pouca potência... Chevas do meu camarada 1.7L (Vira de 1.6, mais Pistões de Monza) com uma .42.48 com 1.5kg, rodando com o 2e na alimentação, miolo original, rodando no alcool com taxa de quase 9:1, ta berando quase os 260cv no motor

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...