Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

Fusca SQ, 2 vias + mini Manifold

Recommended Posts

Como já disse em um outro tópico que criei (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=135839&hl=mini+manifold), vou apenas sitar mais ou menos o queremos desse som.

Irei montar um sisteminha tentando alcançar uma qualidade boa com equips simples e de custo não muito alto, o projeto está priorizando o genero de musica Rock, o dono só curte isso.

Para isso vou utilizar os seguintes equips:

1 Hu Kenwood KDC-MP7028

1 Módulo Stetsom PSM-4100

4 Mids Sony branquinhos em dorpods

2 Tw Selenium 3/4 (por enquanto será este)

Divisor de Frequencia

2 Sub Sony super branquinho em mini Manifold

Cabos RCA cat-5 com conectores CSR

A ligaçãop será: 2 Mids + TW em 1 canal do PSM, idem para o outro canal, nos dois restantes farei um bridge e ligarei os 2 sub em paralelo.

A mini Manifold já está pronta como mostrado no tópico apresentado a cima e hj inicio a confecção das portas com os dorpods, conforme o processo posto fotos.

Minha duvida neste momento é sobre o divisor, pensei em cortar os TW em 2Khz 3ª ordem com l-pad -3dB, mas fiquei com um pouco de receio de que possa queimar com a potência que irei aplicar neles.

Para os Mids será low-pass 2Khz 2ªordem.

Alguem pode me ajudar nisso?

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hj trabalhei a tarde inteira fazendo um molde em fibra nos locais onde se tem um vão na porta, vou usar ali como uma caixa para os mids.

A qualidade não está muito boa pois tirei de celular.

dsc00040dt.jpgdsc00039ry.jpg

A vitima.. :P

dsc00041uh.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

TW3/4 a 2kHz? Eu não ouvi para poder cravar, mas pela experiencia, esqueça. Pode pensar lá para 4 kHz ou mais viu.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao investiria em um corte de 3a ordem... Eh um corte muito agressivo, delimita muito o palco...

Bem, eu gosto muito de corte de apenas 6dB/8a, mas nao sao todos os tweeters que ficam bem com eles...

Eu apostaria em um corte de 2a ordem (12dB/8a) a 3/4 de 8a acima da FS do tweeter.

A Selenium nao divulga a FS deste tweeter, mas chutando que seja por volta de 2Khz, um bom corte seria a 3,5Khz 12dB/8a.

Apenas uma sugestao.

Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pad,

Pq vc diz que 2Khz esqueça?

Já vi gente cortando o 1TW1 nessa faixa de boa e a unica diferença deles é a pequena diferença de tamanho e o material do diafragma.

Abreu,

Vc diz que vou perder palco por causa do vale na resposta que talves tenha ai?

Qualquer coisa posso subir o corte dos mids para que a resposta dele nessa faixa não tenha muitas quedas.

Pensei em 3ª ordem pelo fato de ser um corte mais preciso, qto a dificuldade de fazer fazer um, da nada, é super de boa.

Estive pensando em cortar os mids um pouco mais alto, próximo ao 2500Hz

Então amigo no manual da Selenium diz que o 3/4TW1 responde de 1500-20000Hz já o 1TW1 de 1200-20000Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Ele tá com dínamo ou com alternador?

Abs

EDIT: É um belo 74...seria um Ocre Merajó?

Editado por Herweg

Compartilhar este post

Link para o post
Pad,

Pq vc diz que 2Khz esqueça?

Já vi gente cortando o 1TW1 nessa faixa de boa e a unica diferença deles é a pequena diferença de tamanho e o material do diafragma.

Ou seja, sao completamente diferentes!

Abreu,

Vc diz que vou perder palco por causa do vale na resposta que talves tenha ai?

Qualquer coisa posso subir o corte dos mids para que a resposta dele nessa faixa não tenha muitas quedas.

Pensei em 3ª ordem pelo fato de ser um corte mais preciso, qto a dificuldade de fazer fazer um, da nada, é super de boa.

Estive pensando em cortar os mids um pouco mais alto, próximo ao 2500Hz

Então amigo no manual da Selenium diz que o 3/4TW1 responde de 1500-20000Hz já o 1TW1 de 1200-20000Hz

Nao digo perder o palco.

Mas o corte de 3a ordem eh muito agressivo, nao eh um corte em que se faz uma transicao suave do mid-bass para o tweeter.

Para mim, quanto mais suave for esta transicao, melhor.

O corte o mid-bass deve ser feito no ponto em que o tweeter estiver a -3dB.

Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Você esta querendo som de qualidade. Tw, se nao for muito bom não fica legal cortado baixo. O bom é deixar alto para tocar correto, fazer um palco legal e detalhado.

Meu sistema é ativo, ja testei meu tweeter entre 2kHz-6kHz em vários slopes, e ficou legal em 4kHz. Muito baixo ele começa a tocar voz, e para meu gosto ficou horrível. Perde muito detalhamento e foco. E isso que o recomendado de fábrica é 5Khz para 2 vias e 6kHz para 3 vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Herweg,

Por enquanto está com dinamo, mas vou colocar um alternador. É um Ocre Marajó sim e 74...rsrsrrsrss

Abreu e Pad,

Amigos pensei que conseguiria bom resultados com esse TW, tenho em eu 3 vias no carro cortados em 8Khz e estão perfeitos, ai vi a curva de resposta dele e acreditei que ficaria bom, mas pensando bem e lendo a opnião de vcs vou sibistituir eles mesmo.

Tenho aqui como opção TW MTX e o Selenium 1TW1. O que vcs acham do MTX? O selenium já li muitos pós e contras dele aqui no forum.

Pensei em trazer uns HIVI mas como eles não tem telinha, ai fica fo**, sempre tem uns curiosos que vão enfiar o dedão ali.

TW HiVi

Me dem idéias de TW e cortes, são não pode ser cortes muito altos pois esses mids não sobem tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Das opções acho Hi-Vi interessante, ou vai ficando de olho nos classificados.

1TW1 é tweeter de troco, e MTX para SQ não sei não. O que mata trazer esses tw baratinhos é o frete :/

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um cara no ML que vende uns TW da Tinly, nunca ouvi falar, mas pela aparencia parace que tocam bem. Entrei no site deles e lá tem bastante TW bem interessantes.

Uns que achei bem interessante:

http://www.tinly.cn/eBusiness/EN/product_d...;productid=1376

http://www.tinly.cn/eBusiness/EN/product_d...p;productid=608

Diafragma de titanium [¨] rsrsrsrrss

http://www.tinly.cn/eBusiness/EN/product_d...p;productid=728

Como adoro testar coisas novas e diferentes, se o preço não for muito salgado vou arriscar nesses TW da Tinly.

Compartilhar este post

Link para o post
Você esta querendo som de qualidade. Tw, se nao for muito bom não fica legal cortado baixo. O bom é deixar alto para tocar correto, fazer um palco legal e detalhado.

O tweeter de titanio da NAR responde bem esta frequencia. Ele é cortado em 2K originalmente.

post-50054-1258043264_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que nunca ia quotar a mim mesmo, mas para salientar...

André, eu sei que não é impossível. Tem tw com Fs para baixo de 1kHz por aí. E de qualquer maneira, não citei a NAR, a não ser que seu quote serviu para exemplificar.

Compartilhar este post

Link para o post
Achei que nunca ia quotar a mim mesmo, mas para salientar...

André, eu sei que não é impossível. Tem tw com Fs para baixo de 1kHz por aí. E de qualquer maneira, não citei a NAR, a não ser que seu quote serviu para exemplificar.

Foi só um exemplo mesmo.

Aliás eu te citei porque concordo com você. Não adianta tentar tirar sangue do equipamento. É melhor respeitar as suas características. Devia ter escrito apenas "+1" no post.

Compartilhar este post

Link para o post

Então ótimo. É que esses dias o pessoal anda meio "nervoso" no forum, então resolvi esclarecer. Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

essa Fusca é de seu uso do dia-a-dia ou seria um carro de uso esporádico??

Bom, tb tenho um Fusca...e tenho a idéia de colocar um sub na frente...em frente ao banco do passageiro... Acho que dá pra tirar uns 20L ali na nos pés do passageiro sem atrapalhar muito. Tá aí uma idéia...he!he!

Compartilhar este post

Link para o post

O fusca é de um amigo, estou apenas montando o som para ele.

Será de uso no dia-a-dia.

Bem legal essa idéia, mas no caso dele não daria certo pois o cara é grande e o filho dele, que tbm é dono do carro, é alto, mas o chiqueiro não vai ter utilidade então vai p/ lá mesmo o sub.

Nas portas como mostra as fotos serão feitos dorpods (caixas na pota), medi o volume com água hj só desses moldes e consegui 6 Litros, mais a saliencia que ficara para fora direcionando os mids então terei aproximadamente de 8 a 9 Litros.

Compartilhar este post

Link para o post

O dono não tem muita idéia de qualidade sonora, sou eu mesmo que quero alcançar um nivel maior.

Esses Nar seriam um custo muito alto, quero algo mais barato, menos que R$100

Editado por gu_mazza

Compartilhar este post

Link para o post

Então,

mas vc que tem a prática de instalação... no "olhômetro" vc acha que é possível fazer uma caixa em fibra ali nos pés do passageiro e tirar uns 20L ?? Sem atrapalhar muito?

E os tweeters ficarão aonde?? Acho que o ponto negativo do Fusca é esse, pois não há muito espaço no painel pra fazer um palco legal e colocá-lo na porta acho que ficaria muito baixo...não sei.

Cara, desculpe fazer essa perguntas, mas é que tenho um projeto em mente para montar um Fusca... e aqui no Fórum é difícil ver esse tipo de som em Fuscas... não sei o motivo.

Outro local que penso em utilizar..seria embaixo do banco traseiro do lado esquerdo.... acho que ali cabe uns 2 amplificadores e a vantagem é que ficam ao lado da bateria....

Acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

parece que vai ficar mto bacana em... meu sonho é montar um SQPL em um fusca...

o PL nao seria o problema... eh facil ate neh... qlqr mid bass no tampao ja da grave no fusca! hehehe

na frente?? huuummm mid bass cortado baixo e um full range fostex( pq nao! rs) no painel... fazendo a caixa pra ele na frente... ficaria algo show... ou mesmo um bom mid bass no painel mesmo... hehehe

temos um em casa... mais na verdade é do meu irmao... eu que adotei.. hehehe

adoro esse fusca e ele me leva a pensar em logo logo eu tb ter um fusca pra rodizio e sabados a tarde.. rsrs motor forte, interior de couro e um belo SQPL... rs

enquanto isso curto o do meu irmao mesmo... ia ate montar um somzinho pra ele... mais ele nem liga pra som... entao vou apenas instalar um kit e amp sony xplod que ele tem...

olha o bichinho ai... Se Deus quiser terei o meu tb... eu amooo fusca... completamente diferente de dirigir do que qlqr outro carro e sim eu acho mtoo gosto!

http://img253.imageshack.us/i/papeldeparedefusca.jpg

Editado por Rodrigo_KBLO

Compartilhar este post

Link para o post

Herweg,

Cara tirar 20L dali é fácil, o problema é fazer isso sem atrapalhar o passageiro e tbm tem o risco de alguem meter o pesão ali.

Pq vc não fais uma caixinha no chiqueiro mesmo?

Qto aos TW eles vão ficar logo acima dos mids, não gosto de separar muito os componentes, perde palco.

Um lugar bom para os amplis é o chiqueiro tbm e o portamalas na frentem esse lugares tem espaço e bastante ventilação.

Rodrigo,

Cara sempre aconselho todo mundo a botar suas idéias em prática mesmo sabendo que pode ficar ruim, se tudor der errado blz, na próxima vc acerta e tbm vc aprende que aquilo não da certo, o unico inconveniente é que vc pode perder um pouco de dinheiro...rsrssr

Fusca para SPL, noss, demais, só os 2 superbranquinhos estão fazendo um estrago aqui....kkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

opa,

já ouvi resultados otimos de pezinhos + tw no fusca.

Em relaçao a amplis, vi muitos em racks de baixo do painel !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Davi,

Não serão pezinhos e sim dorpods.

O módulo vou colocar ele ali na frente mesmo, próximo ao tanque de gas.

Compartilhar este post

Link para o post

Como a internet em casa foi pro pau, as veses utilizo uma lan para atualizar o topico.

Dei uma adiantada legal na fusqueta e vou postar as fotos passo a passo de como vai indo o projeto.

Forro cortado e com o model já alinhado e fixado.

img1413e.jpgimg1412b.jpg

Como ficou certinho na porta.

img1416x.jpg

Os gabaritos do dor.

img1418qe.jpg

O módulo vai ficar meio no improviso desse jeito, vou esperar o tapeçeiro fazer todo o serviço e depois vou melhorar essa instalação do módulo.

img1404s.jpgimg1405y.jpg

A caixa no chiqueirinho.

img1409s.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...