Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

KSoneca

Esse som ficará com uma boa fidelidade?

Recommended Posts

Postado em

Um pouco mais de litragem no porta-mala não me incomoda... o que me incomoda é aquele conjunto de 4 cornetas, 2 tweeters e 2 sub que eu vejo em quase todo carro e que toma o porta-mala todo!

Eu quero que o som fique alto desde que se ouça com qualidade, tem gente que só põe só a corneta pra tocar e chega a doer o ouvido.

Olha o que um vendedor me passou visando o que eu quero:

Bravox Coaxial HI-END CX60B 6" 60Wrms cada (ligado diretamente no player)

Kit 2 vias Bravox CS60B 6" 65 Wrms (par)

Bravox UXP 12" 2x2 500Wrms

Taramps Amp T170.2 2x85Wrms 4 Ohms (p/ kit 2 vias)

Módulo dB600 600Wrms 1x2 Ohms (p/ sub - módulo recém lançado)

O player é o Midi MD-3000, não tem como mudar pq eu já tenho essa bosta.

O que muda pra lista anterior é o sub que não é mais o Bicho-papão, e o triaxial de 120Wrms Bravox cada boca por esse Coaxial de 60Wrms cada boca. Coaxial porque ele me disse que o triaxial deixa o som muito estridente.

O que vcs acharam?

E qdo se monta um trio, os Wrms são de quanto aproximadamente?

Postado em
Um pouco mais de litragem no porta-mala não me incomoda... o que me incomoda é aquele conjunto de 4 cornetas, 2 tweeters e 2 sub que eu vejo em quase todo carro e que toma o porta-mala todo!

Eu quero que o som fique alto desde que se ouça com qualidade, tem gente que só põe só a corneta pra tocar e chega a doer o ouvido.

Olha o que um vendedor me passou visando o que eu quero:

Kit 2 vias Bravox CS60B 6" 65 Wrms (par)

Módulo dB600 600Wrms 1x2 Ohms (p/ sub - módulo recém lançado)

O player é o Midi MD-3000, não tem como mudar pq eu já tenho essa bosta.

O que muda pra lista anterior é o sub que não é mais o Bicho-papão, e o triaxial de 120Wrms Bravox cada boca por esse Coaxial de 60Wrms cada boca. Coaxial porque ele me disse que o triaxial deixa o som muito estridente.

O que vcs acharam?

ok uma configuração boa tbem

mais uma coisa é certa sem trocar o player vc jamais terá a qualidade desejada

se vc naum ker mesmo trocar

da pra investi mais nos falantes e modulos

não intendi a ultima pergunta sobre trio

Postado em

KSoneca beleza!Cara estou só acompanhando os post acima. Você tem que fazer essa pergunta para você ! O que eu quero de verdade?Tem uns artigos bem legais na auto som. Net registra e acessar, esses artigos vão te ajudar muito, tu adquirires mais conhecimento técnico, tira a maioria das duvidas. Te falo isso porque aconteceu a mesma coisa comigo.Já gastei muito dinheiro comprado coisa que depois vi que não era bem aquilo que queria foi tipo apanhado pra aprender se tu gosto do assunto procura artigos sobre som automotivos vai te ajudar bastante.Só voltando ao assunto vou te fazer algumas perguntas? Beleza!

Qual tipo de musica que gosta de ouvir?

Só escuta musica dentro do carro ou de vez enquanto abre a mala e aumenta o som?Pra curtir um pouquinho?

Um abraço espero que tenha contribuído um pouquinho qual quer duvida é só postar a gente tai.

Postado em
Qual tipo de musica que gosta de ouvir?

Só escuta musica dentro do carro ou de vez enquanto abre a mala e aumenta o som?Pra curtir um pouquinho?

Um abraço espero que tenha contribuído um pouquinho qual quer duvida é só postar a gente tai.

É uma boa pesquisar nesses lugares citados mesmo cara, vlw pelos conselhos, ainda mais de alguém q passou pelo q eu to passando.

O que eu curto?

Hip-hop como estes: :pirou:

http://www.youtube.com/watch?v=GnVFKD_X2cY

E um pagode quando tem que ser mais sociável ¬¬

A maioria das vezes é dentro do carro, mas com ele no talo (tanto que o que eu tenho no carro ta tudo estourado, só funciona o da porta esquerda), de vez em nunca eu escuto com ele parado.

Postado em
A maioria das vezes é dentro do carro, mas com ele no talo (tanto que o que eu tenho no carro ta tudo estourado, só funciona o da porta esquerda), de vez em nunca eu escuto com ele parado.

E ai! Beleza! Eu não entendi!Mas vamos lá!KSoneca quando tu menciona sobre se "Esse som ficará com uma boa fidelidade"Tu tens que entender muito bem o que é este termo "fidelidade" em som automotivo!Fidelidade é ser fiel ao original é que toda copia que ser. É também o que os sistemas seja ele residencial ou automotivo buscam constantemente em seus projetos ,mas o que acontece é que ouvimos musica de forma diferente.Tem pessoas que ouvi sem compromisso nenhum,tem aquelas ouvi pra relaxar e aqueles audiofilos que busca ouvir Maximo de riqueza de detalhes em uma musica ou show .Esses buscam incansavelmente a perfeição a tal fidelidade !!!

Postado em (editado)
E ai! Beleza! Eu não entendi!Mas vamos lá!KSoneca quando tu menciona sobre se "Esse som ficará com uma boa fidelidade"Tu tens que entender muito bem o que é este termo "fidelidade" em som automotivo!Fidelidade é ser fiel ao original é que toda copia que ser. É também o que os sistemas seja ele residencial ou automotivo buscam constantemente em seus projetos ,mas o que acontece é que ouvimos musica de forma diferente.Tem pessoas que ouvi sem compromisso nenhum,tem aquelas ouvi pra relaxar e aqueles audiofilos que busca ouvir Maximo de riqueza de detalhes em uma musica ou show .Esses buscam incansavelmente a perfeição a tal fidelidade !!!

[""]

Sou audiófilo então, eu não escuto músicas sem compromisso nem pra relaxar, até pq é a música q me dá disposição pro dia.

Sem música eu mal dirigo direito kkkk, essas músicas q eu ouço tbm tem alguns efeitos q vc pode perceber que são diferentes dos q todo mundo ouve, não são "modinhas". Esse termo de "fidelidade" q vc explicou sobre som automotivo é o que eu tenho em mente qdo venho aqui postar ou quando falo em montar o som pro meu técnico.

Vc deve pensar do mesmo jeito que eu sobre isso.

Editado por KSoneca
Postado em (editado)

Quase definido:

Kit 2 vias Bravox CS60B 6" 65 Wrms cada

Módulo dB600 600Wrms 1x2 Ohms

Bateria 65A, qual marca?

Caixa de 12" selada ou dutada?

Total sem cabeamento, caixa, bateria e mão-de-obra: R$1400,00.

Editado por KSoneca
Postado em
Quase definido:

Bateria 65A, qual marca?

KSoneka,

Bateria vc pode compara Moura com Prata, não precisa comprar estas "especiais" para som. Compra a de 60A/h que é bem mais barata que a de 70A/h e, com certeza, vai resolver seu problema.

Acho que vc já definiu que vai comprar uma bateria auxiliar, pois realmente é muuuuuito melhor do que MC. Eles possuem funções diferentes, mas se for para escolher um, não tenha nenhuma duvida, compre uma auxiliar, aí depois, se vc achar que precisa compra um MC, mas normalmente não precisa. Eu tenho uma auxiliar e um MC.

Este modulo que vc citou é DB Drive?

E, para finalizar, com estes equipamentos que vc citou, vc vai ter um bom sistema de som (ainda mais pra vc que diz ser leigo no assunto). Mas estará muito longe de ter um sistema com FIDELIDADE de som. Para vc ter um sistema Hi-fi vc precisará gastar muito mais do que isso..... Não que quanto mais caro melhor, mas que equipamentos hi end custam muito caro mesmo....

[]s

RUI

Postado em
Quase definido:

Bateria 65A, qual marca?

Gostei da configuração vai ficar bem legal custo beneficio!

Sobre a bateria a única função dela é a mais importante em minha opinião e armazenar energia quanto mais melhor, outras características são importantes mais o que interesse mesmo é a amperagem hora (AH) é o que o sistema elétrico consome. Então compra a bateria com maior amperagem que couber no local original ou então compra a bateria mais barata que tiver com a amperagem hora maior e monta em paralelo com a original .

Não esquece do alternador se for de baixa amperagem não adianta colocar mais de uma bateria, pois ele não vai carregar. Observa no alternador qual a sua amperagem!E faz também um big 3 vai ajudar muito !Recomendo.

Beleza!!!!

Postado em
Quase definido:

Bateria 65A, qual marca?

Projeto com bons equipamentos, tem tudo para tocar muito bem!

Só fiquei curioso, que módulo é esse "dB600 600RMS 1x2ohm"

Bateria iria de Moura.

Caixa dutada.

Postado em (editado)

Rui

Carlos.Som

Só fiquei curioso, que módulo é esse "dB600 600RMS 1x2ohm"

O dB600 seria esse do link:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...p;#entry1981296

Módulo que o boardbrasil me indicou, recém lançado.

Segundo o autofórum, ele é um ótimo vendedor.

Quanto ao alto gasto pra ter "O" som, não é a minha idéia (pelo menos agora), eu não quero nada extravagante kkk.

Se vocês já dizem que vai ficar bom, eu vou montar e ver se é o que eu tenho em mente mesmo.

Caixa dutada, tem alguma especificação apropriada, tipo diâmetro do duto, litragem da caixa ou pode ser qualquer medida desejada?

Logo menos informo a amperagem da bateria q tem no carro e do alternador também...

Editado por KSoneca
Postado em

Módulo imaginei que seria este mesmo amigao, lembre-se que a versão que você precisa do módulo é de 1ohm, depois que instalar o som, posta suas impressões sobre o módulo, já que é novo no mercado

E sobre a litragem da caixa dutada para o UXP Power 12" bobina dupla 2+2, não me recordo de cabeça qual a litragem que o pessoal usa e toca bem, como estou no trampo não tem como simular pra você aqui, mas se ninguém te ajudar, depois dou uma olhada pelo forúm e te passo alguma coisa, para você encaixar no seu gosto musical

Postado em (editado)
Módulo imaginei que seria este mesmo amigao, lembre-se que a versão que você precisa do módulo é de 1ohm

depois que instalar o som, posta suas impressões sobre o módulo, já que é novo no mercado

depois dou uma olhada pelo forúm e te passo alguma coisa, para você encaixar no seu gosto musical

1 Ohm? Num seriam 2 Ohms?

Qdo instalar, eu digo se o módulo é realmente bom!

Meu gosto musical? Vc viu lá nos links do youtube? kkk

http://www.youtube.com/watch?v=GnVFKD_X2cY

Vlw cara, abraço

Editado por KSoneca
Postado em

Se você está comprando ou já possui o UXP Power 12" bobina dupla de 2ohm, as ligações possíveis que você pode fazer é, em série 2+2 = 4ohm final ou em paralelo 2/2 = 1ohm final

No caso para você utilizar toda potência do módulo, você precisa "casar" a impendância final do sub com a do módulo, no seu caso tem disponibilidade do módulo modelo 1ohm e 2ohm

Então para liberar os 600RMS do módulo a escolha certa para "casar" com o sub seria modelo 1ohm.

Postado em
Se você está comprando ou já possui o UXP Power 12" bobina dupla de 2ohm, as ligações possíveis que você pode fazer é, em série 2+2 = 4ohm final ou em paralelo 2/2 = 1ohm final

No caso para você utilizar toda potência do módulo, você precisa "casar" a impendância final do sub com a do módulo, no seu caso tem disponibilidade do módulo modelo 1ohm e 2ohm

Então para liberar os 600RMS do módulo a escolha certa para "casar" com o sub seria modelo 1ohm.

Entendi :legal:

Postado em

KSoneca,

Quanto ao modulo, eu não posso opinar pois não conheço....

Quanto ao set, então vai fundo que vai ficar bacana, acho que vc ficara contente :legal:

[]s

RUI

Postado em

Qual a caixa?

selada ou dutada?

selada volumes menores qtc mais baixos .(resposta mais planas )para qualidade no maximo 0,9

dutada volumes maiores para conseguir um baixo qtc(resposta mais planas )

Postado em (editado)

UXP 12 D2

Caixa para um subgrave 56,6L Duto de 4'' x 40 comprimento

Grave mais forte:

56,6L 4'' x 20cm comprimento

Medida externa da caixa 43,2 x 45,7 x 38,1 ( sugestão)

Caixa selada fica entre 20L e 40L.

Ainda da pra fazer com 56,6L duto de 4" por 33 de comprimento. ( eu faria esta )

Abss

Editado por boardbrasil
Postado em

Se vocês já dizem que vai ficar bom, eu vou montar e ver se é o que eu tenho em mente mesmo.

Caixa dutada, tem alguma especificação apropriada, tipo diâmetro do duto, litragem da caixa ou pode ser qualquer medida desejada?

Logo menos informo a amperagem da bateria q tem no carro e do alternador também...

E ai cara beleza !Primeiro tem calcular EBP para saber se teu alto falante vai tocar melhor em caixa selada ou dutada beleza (entre no saite neste link:http://www.autosom.net/artigos.asp).Certo!

Caixa seladas são mais praticas já as dutadas vai ter que calcular o comprimento do dutos (eles que sitonisa o conjunto caixa alto falantes

espero ter ajudado.Pega calculadora,papel,caneta e é só calcular

Postado em (editado)
Primeiro tem calcular EBP para saber se teu alto falante vai tocar melhor em caixa selada ou dutada beleza (entre no saite neste link:http://www.autosom.net/artigos.asp).Certo!

O programa pede "Vas, Fs e Qts", e na fórmula de baixo ele pede "QES e Fs".

Eu não consegui achar o Fs na especificação abaixo,creio eu que seja "frequência de ressonância":

Tamanho: 12"

Impedância: DVC 1,0 (ohms)

Sensibilidade: 87 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância : 32(Hz)

Gama de Resposta: 25 - 1,2K (Hz)

Potência Máxima: 1000 Wmax

Potência Nominal: 500 Wrms

Qts: 0,48

Qms: 4,25

Qes: 0,54

Vas: 53 Litros

Re: 0,85 ohms

Sd: 0,051 m²

XMáx: 8,0 mm

BI (T.M): 7,3

Mms (g): 170

Levc (mH): 0,64

Krm (m): 2,8 (ohms)

Kxm (mH) 46

Erm: 0,78

Exm: 0,51

Eu achei "Fo" no manual, que é de 32Hz.

coloquei na fórmula QES: 0,51 e Fs: 32 e deu:

EBP = NaN

Caixa = Dutada

No cálculo da dimensão da caixa, usando os valores "Vas": 61 litros, "Fs": 32 Hz e "Qts": 0,47, deu:

Caixa dutada (Vb): 100,99 litros

Fb (Hz): 27,36

O comprimento do duto, usando "Fb": 27,36, "Vb": 100,99 e "diâmetro do furo" de 4", deu 24,6 cm.

Perguntas:

O que é "NaN"?

Vcs estranharam o volume da caixa? (101 litros) No manual está uma caixa de 56,6 litros, como o BoardBRasil disse.

Pq no manual, os valores são disferentes aos do site?

Ex.: no site está 500Wrms, e no manual está 400Wrms.

Quase todos os valores estão diferentes com os do manual, por isso usei os valores deste, ao invés dos valores do site.

Editado por KSoneca
Postado em (editado)
O programa pede "Vas, Fs e Qts", e na fórmula de baixo ele pede "QES e Fs".

Eu não consegui achar o Fs na especificação abaixo,creio eu que seja "frequência de ressonância":

Tamanho: 12"

Impedância: DVC 1,0 (ohms)

Sensibilidade: 87 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância : 32(Hz)

Gama de Resposta: 25 - 1,2K (Hz)

Potência Máxima: 1000 Wmax

Potência Nominal: 500 Wrms

Qts: 0,48

Qms: 4,25

Qes: 0,54

Vas: 53 Litros

Re: 0,85 ohms

Sd: 0,051 m²

XMáx: 8,0 mm

BI (T.M): 7,3

Mms (g): 170

Levc (mH): 0,64

Krm (m): 2,8 (ohms)

Kxm (mH) 46

Erm: 0,78

Exm: 0,51

Eu achei "Fo" no manual, que é de 32Hz.

coloquei na fórmula QES: 0,51 e Fs: 32 e deu:

EBP = NaN

Caixa = Dutada

No cálculo da dimensão da caixa, usando os valores "Vas": 61 litros, "Fs": 32 Hz e "Qts": 0,47, deu:

Caixa dutada (Vb): 100,99 litros

Fb (Hz): 27,36

O comprimento do duto, usando "Fb": 27,36, "Vb": 100,99 e "diâmetro do furo" de 4", deu 24,6 cm.

Perguntas:

O que é "NaN"?

Vcs estranharam o volume da caixa? (101 litros) No manual está uma caixa de 56,6 litros, como o BoardBRasil disse.

Pq no manual, os valores são disferentes aos do site?

Ex.: no site está 500Wrms, e no manual está 400Wrms.

Quase todos os valores estão diferentes com os do manual, por isso usei os valores deste, ao invés dos valores do site.

Ksoneka,

o "nan" significa que tem algum valor errado, deu erro no calculo, o valor de EBP tem que ficar entre 0 e 100 (teoricamente).

Que programa vc usou? Se for programas para calculo de caixas acusticas, eles sempre dão um valor de litragem alta, pois, para os valores daquele determinado falante, o programa calcula a resposta mais plana possivel, e isso sempre resulta em caixas com grandes litragens....

Vc precisa ir mexendo no valor do volume, da sintonia e do duto (se for dutada, é claro) até vc achar algo razoavelmente bom para o que vc quer. Calcular caixas acusticas, apesar de muitos acharem que não, é muito complexo....Então eu recomendaria a vc a usar as especificações do fabricante, e depois, vc vai estudando e pesquisando, até adquirir um mínimo de conhecimento para daí vc tentar projetar caixas melhores....Lambendo que é só a minha opinião....

[]s e boa sorte aí no seu projeto :legal:

RUI

Editado por Rui
Postado em (editado)
Ksoneka,

o "nan" significa que tem algum valor errado, deu erro no calculo, o valor de EBP tem que ficar entre 0 e 100 (teoricamente).

Pois então, eu coloquei outro valor e apareceu "infinity".

Pensei que a caixa ia ser o mais fácil, me enganei.

Acho que eu vou mesmo pelo que tá no manual, ja queimei muito neurônio hoje!

Só mais uma última pergunta, Corzus Amplificador HT-600 600WRMS 1ohm [HT600].

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...roducts_id=3290

***Esse amp é bom?

Editado por KSoneca

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...