Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rui

Duvida c/ o EQ Filter do Winisd Pro

Recommended Posts

Pessoal,

 

Tenho uma dúvida quando adiciono filtros (tanto HPF como LPF) no Winisd Pro.

 

Qualquer filtro que se adiciona, altera consideravelmente a curva de Group Delay para cima. Então como devo proceder?

 

Devo levar em conta a curva sem os filtros, ou colocar os filtros que pretendo usar no carro e considerar esta nova curva? Porque se for a segunda opção, as coisas se complicam um pouco....

 

Alguem poderia me informar qual o valor mínimo aceitável em m/s para que o falante não embole? Não sei onde vi, mas lembro que diziam ser 15m/s. É isso mesmo?

 

E se a curva apresentar um pico muito alto em frequencias muito baixas (tipo em 20hz ou 22hz, tem problema?

 

Muito Obrigado,

 

RUI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que alguém pode me ajudar....

 

Estou querendo saber sobre o group delay para poder projetar minha caixa com maior qualidade possível....

 

Estou no aguardo,

 

Obrigado.

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou aguardando a boa vontade de algum colega......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que isso aqui vai te ajudar bastante.

 

http://www.pcpaudio.com/pcpfiles/doc_altav...winISD/tut.html

 

Abraço :legal:

 

 

"L Consoli" muito obrigado!

 

Mas continuo com algumas dúvidas.

 

1ª: O Group Delay deve ser o mais plano possível, ou seja, não é recomendado picos, certo? Mas eu posso ter um pico fora da faixa "utilizavel" de frequencia? Ou seja, poderia ter um pico em 20 hz, por exemplo?

 

2ª: Ele estando razoavelmente plano, pode estar em qualquer valor, por exemplo, 20 m/s, ou temos algum limite que seja o aceitável para o sub não embolar? Ouvi falar que acima de 15 m/s não seria bom. Isso procede?

 

3ª: Porque que quando adiciono qualquer tipo de filtro a curva de Group Delay sobe? Quando analizar o projeto, devo analisar com os filtros ou sem os filtros?

 

Por favor, preciso que alguem me ajude, para que eu possa finalizar o projeto da minha caixa....

 

No aguardo de alguma "alma caridosa" .....

 

Obrigado,

 

RUI

Editado por Rui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao Rui, nao tenho tanta experiencia em WinISD mas vamos lá...

Quanto ao group delay

mta gente fala em delay até no maximo 15ms

Porém eu prefiro considerar abaixo de 8ms

Esse valor é aquele que esta dentro da faixa de corte escolhida

Mas esse lance dele subir nao sei dizer n

=P

 

 

 

"L Consoli" muito obrigado!

 

Mas continuo com algumas dúvidas.

 

1ª: O Group Delay deve ser o mais plano possível, ou seja, não é recomendado picos, certo? Mas eu posso ter um pico fora da faixa "utilizavel" de frequencia? Ou seja, poderia ter um pico em 20 hz, por exemplo?

 

2ª: Ele estando razoavelmente plano, pode estar em qualquer valor, por exemplo, 20 m/s, ou temos algum limite que seja o aceitável para o sub não embolar? Ouvi falar que acima de 15 m/s não seria bom. Isso procede?

 

3ª: Porque que quando adiciono qualquer tipo de filtro a curva de Group Delay sobe? Quando analizar o projeto, devo analisar com os filtros ou sem os filtros?

 

Por favor, preciso que alguem me ajude, para que eu possa finalizar o projeto da minha caixa....

 

No aguardo de alguma "alma caridosa" .....

 

Obrigado,

 

RUI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"L Consoli" muito obrigado!

 

Mas continuo com algumas dúvidas.

 

1ª: O Group Delay deve ser o mais plano possível, ou seja, não é recomendado picos, certo? Mas eu posso ter um pico fora da faixa "utilizavel" de frequencia? Ou seja, poderia ter um pico em 20 hz, por exemplo?

 

2ª: Ele estando razoavelmente plano, pode estar em qualquer valor, por exemplo, 20 m/s, ou temos algum limite que seja o aceitável para o sub não embolar? Ouvi falar que acima de 15 m/s não seria bom. Isso procede?

 

3ª: Porque que quando adiciono qualquer tipo de filtro a curva de Group Delay sobe? Quando analizar o projeto, devo analisar com os filtros ou sem os filtros?

 

Por favor, preciso que alguem me ajude, para que eu possa finalizar o projeto da minha caixa....

 

No aguardo de alguma "alma caridosa" .....

 

Obrigado,

 

RUI

 

 

E aí galerinha....

 

.....minhas duvidas continuam!

 

No aguardo de uma ajudinha.....

 

[]s

 

RUI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o dano do tal atraso, bem antes de começar a embolar é na qualidade do grave.

Esses milisegundos deixam assim, como se fosse, uma imagem fantasma na batida.

Vc ouve o sub dissociado lá atrás na mala. No caminho inverso do que seria, diagamos a batida perfeita.

Nem sei o sub que vc tá simulando, mas só compara o atraso dele em caixa selada e dutada.

 

O winisd trabalha com simulação matemática o tal atraso que ele coloca é baseado nisto.

Se vc não é engenheiro / matemático nem tente decifrar o porquê do porquê.

Sem entender de equações diferenciais, transformadas, etc não vai rolar mesmo.

 

Edit: Em relação do que seria o ideal considerar: coloca todos os filtros e compara como seria o atraso. O ideal é tudo tenha o menor atraso e que todos os demais falantes estejam com o atraso o mais próximo possível entre si.

Editado por dn_mosfet

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"L Consoli" muito obrigado! :legal:

 

Mas continuo com algumas dúvidas.

 

1ª: O Group Delay deve ser o mais plano possível, ou seja, não é recomendado picos, certo? Mas eu posso ter um pico fora da faixa "utilizavel" de frequencia? Ou seja, poderia ter um pico em 20 hz, por exemplo?

 

Certo. Pode sim (o Cyro respondeu), se 20hz não estiver dentro dessa faixa.

 

2ª: Ele estando razoavelmente plano, pode estar em qualquer valor, por exemplo, 20 m/s, ou temos algum limite que seja o aceitável para o sub não embolar? Ouvi falar que acima de 15 m/s não seria bom. Isso procede?

 

Se não me engano, em 25~30m/s vc não consegue perceber esse atraso, e 15m/s seria um valor de "segurança" por se tratar de uma simulação, mas qnt mais baixo melhor.

 

3ª: Porque que quando adiciono qualquer tipo de filtro a curva de Group Delay sobe? Quando analizar o projeto, devo analisar com os filtros ou sem os filtros?

 

Pq adicionando filtro vc está adicionando uma "resistência" entre o sinal e o falante.

 

Por favor, preciso que alguem me ajude, para que eu possa finalizar o projeto da minha caixa....

 

No aguardo de alguma "alma caridosa" .....

 

Obrigado, De nada, rsrs :legal:

 

RUI

 

Adiciona os gráficos aí, que talvez apareça alguém mais pra te ajudar.

 

Abraço :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...