Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rboj

Amp booster trabalhar em 8v

Recommended Posts

Pessoal, remontei o som aqui da república, ficou forte mas não consigo alimentar um dos amplificadores, um CL500, com mais de 8v em volume alto. Mesmo assim ele toca bem.

Pergunta: Tem problema deixar ele trabalhando nessa tensão? Sei que digital e mosfet não pode, mas e booster? Tá funcionando normal, só quero saber se posso deixar por longos períodos tocando assim.

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, remontei o som aqui da república, ficou forte mas não consigo alimentar um dos amplificadores, um CL500, com mais de 8v em volume alto. Mesmo assim ele toca bem.

Pergunta: Tem problema deixar ele trabalhando nessa tensão? Sei que digital e mosfet não pode, mas e booster? Tá funcionando normal, só quero saber se posso deixar por longos períodos tocando assim.

Obrigado!!

Tirando a distorção (que nos boosters já é bem alta e nessa tensão então...), outro problema é que a vida útil do seu amp vai ser bem encurtada, pois quando há queda de tensão, a corrente sobe (ele aquece bastante, não?)

Compartilhar este post

Link para o post

Outro detalhe é que a potencia final é diretamente proporcional à corrente/tensão fornecida!

Nunca esqueço o AB2000 tocando numa fonte de 14v... o bicho rendia BUNITO! :legal: rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Encurta a vida útil?

Isso é um problema...

O fato é que uso 3 fontes, uma AT e duas ATX, pra alimentar dois CL500 e um CD player. Eles tocam um driver, um ST, dois 6x9 e dois woofers 12"

Mas as fontes são originais, sem o esqueminha de 13,8v; e os 11,5v que elas dão caem pra 8 em volume alto, nos picos de grave.

O que fazer? Capacitores?

E se ligar as fontes com o + no 12v e o - no -5v, que resultaria em uns 16v, pode?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já toquei um setzinho com 1 driver + 1 ST + Sub num amp mosfet (com fuse de 30A) e alimentado numa fontezinha Troni (sem a modificação) e com o volume esgotado a tensão não baixou menos q 11V... acho q suas fontes são meio fraquinhas... tenta subir a tensão (vai d boa q funfa!) ou arrumar mais umas duas dessas e liga em paralelo, dessa forma, sustenta melhor a tensão... seu set vai tocar e durar mais! Faz e posta o resultado... boa sorte aê! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, quanto a usar o +12V e -5V não rola, a corrente dessa linha de tensão (-5V) é bem baixa, axo qem torno de 1A... não dá! Faz os outros q eu sugeri acima... :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Fato que não dá, testei e desarmou! heheheheh

Então, as fontes são genéricas mesmo... coloquei todas em paralelo e estão sustentando 10,5v, mas o player pisca muito nos graves se puser o volume no talo!

E não posso colocar mais fontes, porque acabou o espaço do gabinete...

O esquema de modificar, fiquei com medo de fazer porque uma vez tentei fazer em uma e um capacitor torrou à tôa... e a tensão ficou a mesma!

Compartilhar este post

Link para o post

Vc acondicionou as 3 num gabinete de pc?? Poderia postar as fotos? Quanto ao capacitor, eu tb já estourei um, mas foi pq quando eu tava testando (e ela funfando) acho q uma trilha do negativo tava meio corroída e quando aqueceu, rompeu, com isso, a tensão subiu (ficou em torno de 28V) e um capacitor da linha de 5V foi pro saco... identifquei a trilha q rompeu, restaurei e reforcei, troquei o capacitor por outro igual e pronto! Acho q vc deu uma vacilada em algum ponto... faço as alterações sempre e dá certo! Tenta fazer novamente com mais cautela e vc se rola...

Editado por Juriti

Compartilhar este post

Link para o post

É, nessa foto dá pra ver as duas na frente, e tem mais uma ali dentro, logo abaixo do player!

E aquele esquema de colocar as 3 com o 5v em série, será que rola?

spa0387.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
É, nessa foto dá pra ver as duas na frente, e tem mais uma ali dentro, logo abaixo do player!

E aquele esquema de colocar as 3 com o 5v em série, será que rola?

spa0387.jpg

Massa... esse esquema vai depender se o teu amp aguenta 15V na partida, pq quando vc aumentar o volume a tensão cai ligeiro pra uns 14V, q seria a tensão ideal... procure a especificação do amp ooooou... arrisque ligar assim mesmo o v no q dá... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
Massa... esse esquema vai depender se o teu amp aguenta 15V na partida, pq quando vc aumentar o volume a tensão cai ligeiro pra uns 14V, q seria a tensão ideal... procure a especificação do amp ooooou... arrisque ligar assim mesmo o v no q dá... pasmafaute

Os amps eu já testei e aguentam, mas as fontes suportam ser ligadas em série?

Compartilhar este post

Link para o post

parece que nao ,nunca testei ,só testando né

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ligar as fonte em série na boa... seus amps vão render bastante!... Prepara a bagaça e posta o resultado... flws!

Compartilhar este post

Link para o post
Pode ligar as fonte em série na boa... seus amps vão render bastante!... Prepara a bagaça e posta o resultado... flws!

Então me fala como você ligou as suas, porque eu torrei uma fonte ligando em série... ainda bem que tinha mais encostadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui usava 3 fontes em paralelo e sempre desarmava...

Esses dias (sabado) pensei em ligar elas em serie...

Peguei os 5V de uma e liguei no 12V de outra....

Junta todos os fios de 5V,12V e os Negativos...Tentei com um só e derreteu, ai abri as fontes e soldei fios mais grossos...

LEMBRANDO que as fontes tem que estar separadas ou isoladas umas das outras....Se tiverem encostando nao funciona msm!!!!

Esquema BEM MAL FEITO :P

imagemds.jpg

Espero ter ajudado!!!

EDIT:Opa...So mais uma coisa... Se for as tres em serie de 5V tem que ligar elas em tomadas SEPARADAS, nada de estabilizador ou beijamin pq eu ja tentei e nao da certo....Tem que ser separados

Editado por cenorasound

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos da gambi:

fotoa0017.jpg

Nao reparem a bagunça...Nao ajeitei as fontes ainda...

fotoa0019.jpg

Multimetro marcando a voltagem das fontes...

Editado por cenorasound

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, funcionou direito assim? Tá guentando o pau?

Compartilhar este post

Link para o post

Funciona normalmente........Aguenta bastante...

Nem da pra comparar a ligaçao em paralelo da linha 12V com essa ligaçao da 12V + 5V....

Nao sei se seu modulo aguenta os 16V...Se tiver medo liga os 12V + 3V de outra fonte ou tres fontes com 5V cada (em serie logico)

Esse esquema de ligar 3 fontes de 5V EM SERIE, acredito eu, que seria bem melhor que o esquema q eu fiz, so que pra mim nao é tao bom pois precisaria de uma tomada diferente pra cada fonte entao fica dificil pra mim sendo q minhas tomadas ficam longe umas das outras...

Nao sei se vc percebeu mais a linha de 3V da fonte possui maior amperagem que a de 5V que possui maior que a de 12V....Imagina só 5 fontes em série na linha de 3V??

:rolleyes::o

Ficaria BAO!!!

Qualquer duvida manda MP ou fala ai no topico msm pq to acompanhando...

flw

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...