Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

araojr

Cortes de frequencia estão corretos ? ? ?

Recommended Posts

Postado em

E ai pessoal . . .

Uma duvida tenho 4 D250X + 1 ST Selenium ligados em um Taramps T400 de 1 canal.

O meu Player é um Pioneer DEH-P9880BT e os Drivers e ST estão ligados no Front do Player.

Fiz os cortes no Player no HPF em 200Hz e -12db e no T400 o corte esta em 1250Hz e ele já é -12db e o ganho em 70% + ou - e ainda tenho os capacitores de 250v x 22 uF nos drivers.

Agora pergunto esta correto assim ou esta com muitos cortes ?

Postado em

No caso de corte HPF, o que conta é o corte de maior frequencia e de maior grau de atenuação, então o corte que está efetuando no cd player não está influenciando em nada mas não tem problema mante-lo. O corte no T400 é o mais efetivo neste sistema por ser de 12 dB/8ª, podendo ser baixado um pouco caso queira, eu faria se possivel a 1.000 Hz.

Quanto aos capacitores, eles estão cortando os drivers ou os supertweeters?? Se estiverem ligados nos drivers então está errado pois fazem o corte mto alto porem pouco preciso, ja que a atenuação com capacitor é de 6 dB/8ª. E os supertweeters estão sendo cortados pelo o q?

Sugestão, deixe os cortes dos drivers apenas para o T400 e coloque estes capacitores somente nos supertweeters. Ficará bom.

Abs

Postado em
No caso de corte HPF, o que conta é o corte de maior frequencia e de maior grau de atenuação, então o corte que está efetuando no cd player não está influenciando em nada mas não tem problema mante-lo. O corte no T400 é o mais efetivo neste sistema por ser de 12 dB/8ª, podendo ser baixado um pouco caso queira, eu faria se possivel a 1.000 Hz.

Quanto aos capacitores, eles estão cortando os drivers ou os supertweeters?? Se estiverem ligados nos drivers então está errado pois fazem o corte mto alto porem pouco preciso, ja que a atenuação com capacitor é de 6 dB/8ª. E os supertweeters estão sendo cortados pelo o q?

Sugestão, deixe os cortes dos drivers apenas para o T400 e coloque estes capacitores somente nos supertweeters. Ficará bom.

Abs

Os capacitores estão nos drivers, no st não olhei. E sim os capacitores estão ligados nos drivers. O st não sei qual é o capacitor.

Sobre deixar os drivers sem capacitores e ligar direto no T400 já fiz isso mas fica mto ruim pois parace que passa grave para os drivers entendeu ? Mesmo com o multiplicador x10 ativado e cortando a 1250hz.

Por isso coloquei os capacitores ai ficou blz mas os drivers ficam com pouca voz.

Postado em

Como estão as ligações dos drivers e st? estão todos em paralelo, um dr + st em paralelo, drivers em paralelo em um canal e st paralelos em outro canal?

Passa mais detalhes das ligações pra gente ver como podem ser feitos os cortes.

Abs

Postado em
Como estão as ligações dos drivers e st? estão todos em paralelo, um dr + st em paralelo, drivers em paralelo em um canal e st paralelos em outro canal?

Passa mais detalhes das ligações pra gente ver como podem ser feitos os cortes.

Abs

O meu T400 é de 1 canal em 2ohms. E esta tudo ligado resultando teoricamente em 1.6ohms mas como tem driver e st com capacitor me disseram que não da para saber qtos ohms estão realmente.

Mas como o T400 é 2ohms e os drivers e st estão ligados resultando teoricamente 1.6ohms ele deve estar liberando com certeza seus 400wrms.

Postado em

Estão estão todos ligados em paralelo.

Neste caso recomendo msm ligar os drivers todos sem capacitor e efetuar o corte pelo T400, e usar este mesmo capacitor apenas no st, como o st é de 8 ohms com este capacitor efetuará corte em aprox 6.000 Hz, ideal para st.

Os drivers sendo cortados somente pelo amp não é pra ficar ruim, como vc disse sair "grave", a menos que seu amp esteja com problema e não esteja fazendo o corte corretamente.

Abs

Postado em

Na dúvida, coloque capacitor e indutor no driver, fazendo um corte segunda ordem. Existe mais informações nos artigos autosom...

Mas também acho que o ideal seja cortar como o pessoal está falando.

Postado em
Estão estão todos ligados em paralelo.

Neste caso recomendo msm ligar os drivers todos sem capacitor e efetuar o corte pelo T400, e usar este mesmo capacitor apenas no st, como o st é de 8 ohms com este capacitor efetuará corte em aprox 6.000 Hz, ideal para st.

Os drivers sendo cortados somente pelo amp não é pra ficar ruim, como vc disse sair "grave", a menos que seu amp esteja com problema e não esteja fazendo o corte corretamente.

Abs

Como disse já liguei os drivers sem o capacitor no T400 e passou "grave". Agora como posso fazer um teste para saber se esta ou não com problemas o T400 ? ? ?

Postado em
Na dúvida, coloque capacitor e indutor no driver, fazendo um corte segunda ordem. Existe mais informações nos artigos autosom...

Mas também acho que o ideal seja cortar como o pessoal está falando.

Onde posso encontrar mais detalhes para fazer esse corte de indutor no drive ?

Postado em
Como disse já liguei os drivers sem o capacitor no T400 e passou "grave". Agora como posso fazer um teste para saber se esta ou não com problemas o T400 ? ? ?

grave um Cd com faixas de frequencias fixas, de 50 Hz até 10 KHz, desligue os falantes de grave e coloque o cd pra tocar... os drivers deverão começar a tocar somente as frequencias acima de uns 700 Hz porem bem atenuados, aumentando aos poucos normalizando por volta de uns 1200 Hz.

É o melhor teste pra vc saber quais frequencias seus falantes estão produzindo. Sugiro até msm depois ligar todos os falantes e deixar rolar o cd com todas as faixas de frequencia, pra ver onde pode existir algum buraco no seu som, e talvez procurar um jeito de tapa-lo.

Abs.

Postado em

Nos artigos Autosom.net!

=P

Mas joga no google corte de frequência segunda ordem que deve aparecer algo.... Se coloca um capacitor em série e um indutor em paralelo com as bobinas, ae faz o corte 12dB/oitava.... Que é um bom corte.

Postado em

Se fosse um amp booster seria obrigatório o uso de cross passivo, de preferencia 2ª ordem com capacitor e indutor, mas pra quem gastou com um T400 que inclui no preço um cross 2ª ordem embutido no amp não é pra ser necessário...

Eu faria o teste, e se constatar problemas no cross pediria garantia... mas pra isso tenha certeza que o amp esteja msm com defeito, e q não seja apenas um erro de ajuste do cross do amp.

Mas caso queira o esquema do cross passivo, de uma olhada neste artigo:

http://autosom.net/artigo.asp?cod=26

:legal:

Postado em
grave um Cd com faixas de frequencias fixas, de 50 Hz até 10 KHz, desligue os falantes de grave e coloque o cd pra tocar... os drivers deverão começar a tocar somente as frequencias acima de uns 700 Hz porem bem atenuados, aumentando aos poucos normalizando por volta de uns 1200 Hz.

É o melhor teste pra vc saber quais frequencias seus falantes estão produzindo. Sugiro até msm depois ligar todos os falantes e deixar rolar o cd com todas as faixas de frequencia, pra ver onde pode existir algum buraco no seu som, e talvez procurar um jeito de tapa-lo.

Abs.

Valew vou fazer isso esse fds e posto aqui o resultado.

Postado em
Nos artigos Autosom.net!

=P

Mas joga no google corte de frequência segunda ordem que deve aparecer algo.... Se coloca um capacitor em série e um indutor em paralelo com as bobinas, ae faz o corte 12dB/oitava.... Que é um bom corte.

Ok vou ver o que consigo e irei fazer um teste esse fds e posto aqui o resultado.

Postado em
Se fosse um amp booster seria obrigatório o uso de cross passivo, de preferencia 2ª ordem com capacitor e indutor, mas pra quem gastou com um T400 que inclui no preço um cross 2ª ordem embutido no amp não é pra ser necessário...

Eu faria o teste, e se constatar problemas no cross pediria garantia... mas pra isso tenha certeza que o amp esteja msm com defeito, e q não seja apenas um erro de ajuste do cross do amp.

Mas caso queira o esquema do cross passivo, de uma olhada neste artigo:

http://autosom.net/artigo.asp?cod=26

:legal:

Vou fazer todos os testes certinho e posto aqui o resultado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...