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gu_mazza

[ajuda] Preparação de leve para melhor consumo

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Boa tarde amigos!

 

Estava conversando com um amigo que adora motores e descobri algumas coisas na preparação que podem ser muito interessantes.

Já havia lido em algum lugar que uma turbinada com um pressão baixa e um ajuste legal no carro, conseguimos um melhor consumo (isso sem exagerar na pisada), meu amigo me confirmou essa teoria tbm.

Outra coisa que discuti com ele, é que já ouvi falar que um carro original gasolina, quando turbinado não ha a necessidade de se mexer nos pistões e cabeçote para que se possa usar álccol, é até recomendado o uso do Etanol ou invés da gasola.

 

Me corrijão se falei alguma besteira até agora.

 

Então juntando essas duas informações tive uma indéia para minha Renozera.

 

Vou abir o motor e fazer uma descarbonização, trocar juntas, se preciso uma retifica de leve e é claro trocar minha sonda lambida, pois tudo indica que é ela a causadora do meu problema. Topico no R19 club

Depois desse ajuste necessário pensei em comprar um kit turbo original do gol (turbina .42), usado mesmo, comprar uma bomba de alta pressão (qualquer uma que tenha um ótimo custo-beneficio), velas para álcool, um módulo MSD básico (só para uma melhora na queima), remapear minha injeção e se precisar um utrasom no meu bico para maior vazão.

 

A pressão na turbina não deve ser muito alta, ela me servirá apenas para uma maior entrada de ar na camara de combustão, para uma melhor injeção de Oxigenio e exaustão dos gases.

O módulo MSD como já disse, é só p/ ter uma maior queima do combustivel.

A bomba não sei se há necessidade mas é bom trocar né, ela já está velhinha...rsrsrrss

Qto ao bico, acho que não há a necessidade de almentar sua vazão pois não procuro potência absurda, apenas uma melhor pegada e tentando melhorar o consumo.

 

Não sou mecânico, apenas um pouco curioso, na verdade meu negócio é dar choque, faço eng. elétrica.... :pirou:

Editado por gu_mazza

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Mexer no bico vc vai ter que mexer se não o carro vai dar falta!

 

Baixa pressão vc diz oq? 0.4kg?

 

Será que vale a pena o investimento?

 

Boa sorte ai!

 

Tbm to montando um vectra 2.0 8v, porém viso potencia mesmo!!

Quero uns 250 cv com 1.2kg

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Isso mesmo, no máximo 0.8 de pressão.

 

Se for ver bem o investimento vale sim, pois se tiver que trocar os pistões, rebaixar cabeçote e tals só para passar a alcool, seria um grande investimento e sem retorno. Nesse meu caso fazendo isso depois é só tirar as peças que coloquei e ai está original de novo.

 

Estava conversando com um pessoal e me disseram que vou ter que colocar carburador, pois o monoponto não é muito bom pra regular qdo se turbina.

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Estive lendo seu post, mesmo que vc rode com 0,5 de pressão vc vai ter que mexer no bico, pelo menos retrabalhar um pouco, com mais pressão talvez vc tenha que colocar um bico extra, eu não sei muito de mono.

Tb td depende de quanto vc quer gastar, pq dá pra pegar um módulo gerenciador para 4 bicos, daí vc troca seu coletor e TBI vai ficar injetado e perfeito o funcionamento, dando pra vc trabalhar mais pressão.

Com o bico original retrabalhado acho dificil conseguir passar de 0,5-0,6 sem prejudicar tanto o consumo e funcionamento do carro... pq daí seu bico ficaria "arrombado"

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Coitado de meu bico, não quero arrombar ele não...srsrsrsrrs

Monkao, se for p/ colocar injeção 4 bicos ai vai ser uma complicação só, pq teria que achar um coletor e não vai ser fácil e barato, fora os bicas que tbm não sai barato, temos tbm que encontra um módulo e refazer o chicote. Não não, ai complica muito.

O esquema seria carburar mesmo, ou arrumar um jeito de colocar um bico extra e tocar meu bico por um do Gol 1.6 96 que é monoponto, ou do Cadette, que tbm é monoponto.

 

Não quero gastar muito e quero alguma coisa que seja fácil de volta-lo ao original novamente. Acredito que essas partes que preciso mecher, como bomba e bico, conserteza temos universais e que cairiam bem, com um custo bom.

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putz entao nem ta tao dificil.

compra o kit, provavelmente vc vai ter que fabricar a maior parte das peças, o coletor e mufla, essas coisinhas.

mas entao se nao me engano esse carro usa bico igual os de kadet, nao me lembro bem mais acho que era sim, o que vc pode fazer é colcar um bico branco de kadet no lugar o original com um dosador pra equilibrar a pressao. e usar o bico original como suplementar.

 

calculando mais ou menos vc vai ter alimentaçao pra perto de 150 a 180 cv com os dois bicos. sempre o mais perto o possivel do original ou em cima mesmo.

so tem mais uma coisa, tente usar uma turbina um pouco maior, ou uma caixa quente maior mesmo com pressao baixa (isso se for usar uma apl de gol 1,6) caso contrario vc pode sofrer com aquecimento.

 

e boa sorte na fabricaçao das peças!

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É então eu acho o que vc teria menas dor de cabeça para voltar ao orignal talvez seria carburar msm.

Pq as peças que vc vai ter que mandar fazer é bem provavel que fique mais caro e dps a venda disso vai ser praticamente inviavel...

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Como ja disse não sou experte em motores, vamos ver no que dá a brincadeira...rrsrsrrs.

 

Meu carro o bico fica bem encima da borboleta do "carburador monoponto" (não sei o nome daquilo), se puder usar ele, a unica coisa que terei que fabricar é uma peça que se encaixe ali em cima e eu possa colocar 2 bicos.

Vou tentar mostrar a idéia por fotos

 

Esse é um motor de R19 1.6 8V. Aquele é uma peça de plastico bem rigida onde entra o duto de captação de ar, acredito que aguente uma turbina com baixa pressão, e embaixo na horizonta, fixado no meio do "carburador" está o grande bico.

110ff03.jpg

 

A idéia seria colocar uma peça parecida com essa e no lugar onde está as bolinhas, colocar os bicos.

apturbo.jpg

 

Será que da certo?

Para dois bicos posso usar a mesma injeção?

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justamente!

entao essa peça que se chama mufla, pode ser comprada em qualquer loja de preparaçao. so tem que ver o tamanho da boca de baixo pq tem diferença entre carburadores. deve te um que encaixe no seu.

 

e os bicos. vc so prescia de mais 1 monoponto. e é so comprar um controlador de bico auxiliar, que nem é tao caro. (digipulse HIS, esses assim.)

e pra colocar ele, ate pode ser ali sim. (nao sei como vc acha melhor, mas pra mim é melhor ou em cima da tampa ou meio que perto da entrada da mufla pra poder misturar melhor com o ar que entra. mais nao sei cada um acha uma posicao melhor.)

 

faz tempo que nao tem mais projetinhos assim por aqui, é bom saber que tem mais gente que tem gosto pela preparaçao.

 

e so mais uma coisa essa foto ai de baixo, essa mufla larus turbo :legal:

tinha uma dessas guardada, é reliquia!!!

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Posso colocar o auxiliar ali na mufla e deixar o outro onde está mesmo?

Se for assim ai fica fácil... :vts

 

O meu problema nessa mufla é essa entrada dela, que no meu teria que ser na vertical e não na horizontal como está ali.

 

Embreagem de cerãmica. Não vou precisar pq meu intuito não é sair cantando pneu por ai, mas dependendo do preço posso ver a possibilidade de colocar uma, já que só vai ajudar.

 

Achei uma no site da Dispatec, só que custa R$525,00.

Será que não acho uma mais barata que sirva em meu carro.

 

Aspecs que tirei do site da Displatec:

Pastilhas -- 4 PST

Carga PT -- ESP.

Obs. -------- seco

Estrias ----- 26

Medida ----- 200mm

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entao o bico vc vai usar a de baixa no local original mesmo com sua injeçao original. e o segundo bico com o suporte soldado na mufla. o que seria interessante tmb seria colocar a valvula de prioridade, ou de espirro nao na tampa, mais sim mais perto da turbina, pra nao correr o risco de jogar o alcool pra fora quando vc tirar o pe do acelerador.

 

e tem mufla com entrada igual a posiçao da tampa do seu "carburador"

agora embreagem, crei eu que nao prescise se vc nao for colocar pressao mesmo.

 

acho que o dificil mesmo vai ser fazer o coletor de escape.

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É isso mesmo que nosso amigo falou, a mufla vc acha do jeito que vc quer, caso vc não ache é uma borracha que liga ali isso com ctz vc arruma facil.

O bico auxiliar é melhor vc comprar uma HIS se sua grana der, pq dai vc tem um controle melhor, já que o alcool, vamos dizer que ele não está sendo injetado no local certo que seria, dentro do coletor como nos injetados, mas já serve.

O coletor é bem provável que tenha que encontrar algum parecido e fazer algumas adpaptações, mas acho que no mais seria isso msm.

Embeagem de ceramica eu acho que é besteira, o máximo vc podia colocar uma embreagem de 2.0 compativel com a sua já ia fica excelente.

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Opa amigos muito obrigado pela ajuda que vcs estão mes dando.

Estou vendo que a brincadeira vai ser mais fácil do que parece..... [¨]

 

Vamos recapitular tudo, vou precisar dos seguintes equips:

 

Kit turbina APL para CHT,

Módulo HIS,

Bico injetor suplementar (do Kadette),

Mufla com adaptador para bico extra,

Coletor de escape (acho que qualquer loja de escapes consiga fazer um) e

Bomba de combustivel universal de maior pressão (para alcool).

 

Completem minha lista ai se faltou alguma coisa.

 

A injeção não vou ter que remapear a minha?

 

Vcs que estão na área, qual o valor médio que vcs acham que vou gastar com tudo?

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No kit já deve estar tudo né dosador, valvula de prioridade, valvula de alivio...

Eu creio que se for novo algo em torno de 2 mil ou mais, o HIS existem do tipo analogico e digital, os dois fazem a mesma coisa, o digital é mais preciso, porém no seu tipo de ajuste acho que o analogico já cumpre bem o papel dele.

Depois vc vai ter que levar num lugar bacana para regular bem isso, na sua injeção original talvez tenha que remapear ela pra alcool, pelo menos nos injetados, nos monopontos eu to meio por fora... e também trocar as velas... Seria interessante colocar um kit de partida a frio senão vai acabar com sua bateria em dias mais frios e o carro não pega...

O escapamento o certo é tirar o catalizador e refazer o scape com cano de 2" e 1/2, se não der pra refazer o scape inteiro pelo menos o catalizador vai ter que sair fora.

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Estou contando que o kit seja copleto mesmo, mas to querendo um usado mesmo. Não vai ser p/ zua com o carro...rsrsrsrs

O escape cara, meu carro os canos não são do tamanho desses de hj, acredito que já sejam de 2" ou 2" 1/2.

 

Verdade vai ter que colocar uma partida a frio mesmo..rsrsrsrs No caso ai seria mais um bico injetor, ou apenas uma bombina e um tubinho entrando na mufla?

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Maravilha, o escape é bem importante tb, o seu sendo de 2" já tá otimo!! Muito melhor que qq original

A partida a frio é uma mangueirinha que injeta dentro da mufla, o rele que fecha a passagem do combustivel tem que ser fechado e só abrir quando vc for injetar, pq o aberto a pressão é muito forte e suga a gasolina.

Tem um furo superior do reservatório que vc vai vedar, daí essa mangueira que sai do rele vai direto na mufla.

 

O meu eu liguei nesse furo superior do reservatorio e dps na mufla não tava direto, a pressão sugou tanto que chegou a murchar o reservátorio... huahuauha... No fim tive que compra outro, mas aprendi :rolleyes:

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solenoide é o nome do "rele" é importante isso, senao seu reservatorio faz bum com pressao.

 

entao mais seu motor por acaso é o CHT?

acho que vc vai ter que comprar as peças separadas, pq especifico pra esse carro acho que nao tem, ve na turbo anhanguera, ou spa, eles tem bastante coisa diferente, que sai um pouco do AP.

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Puta é isso mesmo solenoide não lembrava o nome dessa peça... huhauhauh vlw

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solenoide é o nome do "rele" é importante isso, senao seu reservatorio faz bum com pressao.

 

entao mais seu motor por acaso é o CHT?

acho que vc vai ter que comprar as peças separadas, pq especifico pra esse carro acho que nao tem, ve na turbo anhanguera, ou spa, eles tem bastante coisa diferente, que sai um pouco do AP.

 

Cara não sei dizer se é CHT não, mas já ouvi muita gente falar que é igual, pelo menos o comando é em baixo igual ao CHT.

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é deve ser sim.

entao veja se cabe um coletor de escort pq ai vc econoomiza tempo e dinheiro ao inves de vc mandar fazer tudo especifico pro carro.

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Vc ta falando do coletor de admição ou da aranha do escape?

Pelo que entendi só vou precisar mecher no escape, na parte de admição vai ser tudo original mesmo.

Editado por gu_mazza

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de escape.

a admiçao é tudo assim mesmo, mais o de escape que da trabalho pq é la atras como o do golf.

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