Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dropskt

Impedancia x Frequencia

Recommended Posts

Entao pessoal, pesquisando aqui no forum, vi umas coisas que nao sabia

Queria saber se e real mesmo, por exemplo

1 driver 8ohms

1 tweeter 8ohms

Quando ligados juntos no canal do amplificador, a impedancia cairia para 4ohms, ate essa parte eu entendi

Mas para a qualidade ficar satisfatoria eu colocaria um crossover bandpass no driver, e um crossover bandpass no tweeter, assim cada um ira reproduzir somente a sua faixa de frequencia, ai entra a minha duvida, pelo que andei lendo essa ligaçao resultaria em 8ohms, mesmo estando ligados juntos, por causa da faixa de atuaçao diferente de cada falante

So queria me que esclarecessem isso, nao quero debater sobre modelos de crossovers, drivers... Somente quero saber sobre a teoria da coisa rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

'dropskt'

1 driver 8ohms

1 tweeter 8ohms

Quando ligados juntos no canal do amplificador, a impedancia cairia para 4ohms, ate essa parte eu entendi

Mas para a qualidade ficar satisfatoria eu colocaria um crossover bandpass no driver, e um crossover bandpass no tweeter, assim cada um ira reproduzir somente a sua faixa de frequencia, ai entra a minha duvida, pelo que andei lendo essa ligaçao resultaria em 8ohms, mesmo estando ligados juntos, por causa da faixa de atuaçao diferente de cada falante

So queria me que esclarecessem isso, nao quero debater sobre modelos de crossovers, drivers... Somente quero saber sobre a teoria da coisa rsrsrs

Ex.:

Você tem um Voxer 4.8 4x150Wrms @ 2ohms ou 2 Bridge 300Wrms @ 4ohms !!!

Vai instalar 4 Drivers e 2 Super Tweeters !!!

Você coloca em paralelo 2 Drivers e 1 Super Tweeter em cada Bridge e para ficar Estereo você vai alimentar o Bridge 1 com o Left do RCD e o Bridge 2 com o Right do RCA e como Crossover os Cartões do banda cortando em 500Hz 12dB/8ª !!!

A ligação vai ficar a menos que 4 ohms ???

Na teoria vai porém ... se você usar capacitor nos Super Tweeters o Bridge em 4ohms vai ser suficiente e não vai armar a proteção por aquecimento !!!

Agora se você encomendar dois Crossovers Passivos 18dB/8ª (pode ser da Alkemy Way) fazendo o HPF em 5000Hz e coloca-los nos Super Tweeters ai o Bridge 4ohms já não serve mais ... o Amplificador vai ficar entrando em proteção !!!

Agora usar Band Pass nos Drivers pode até ser ficaria de 500Hz à 5000Hz 12dB/8ª mas Band Pass nos Super Tweeters não precisa pois cortar eles em cima mesmo que nos 23000Hz anularia os armônicos seria melhor um Hi Pass de 5000Hz pra cima !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
  JOAO DA BANDA disse:
'dropskt'

1 driver 8ohms

1 tweeter 8ohms

Ex.:

Você coloca em paralelo 2 Drivers e 1 Super Tweeter em cada Bridge e para ficar Estereo você vai alimentar o Bridge 1 com o Left do RCD e o Bridge 2 com o Right do RCA e como Crossover os Cartões do banda cortando em 500Hz 12dB/8ª !!!

Na teoria vai porém ... se você usar capacitor nos Super Tweeters o Bridge em 4ohms vai ser suficiente e não vai armar a proteção por aquecimento !!!

Agora se você encomendar dois Crossovers Passivos 18dB/8ª (pode ser da Alkemy Way) fazendo o HPF em 5000Hz e coloca-los nos Super Tweeters ai o Bridge 4ohms já não serve mais ... o Amplificador vai ficar entrando em proteção !!!

Agora usar Band Pass nos Drivers pode até ser ficaria de 500Hz à 5000Hz 12dB/8ª mas Band Pass nos Super Tweeters não precisa pois cortar eles em cima mesmo que nos 23000Hz anularia os armônicos seria melhor um Hi Pass de 5000Hz pra cima !!!

Abraço !!!

João Otávio

Tinha que ter um Banda no meio né "Jão"...rsrs... :rever1:

mas ficou explicadinho... :legal:

abração

Meirelles

Compartilhar este post

Link para o post

até onde eu entendo, utilizando um crossover como por exemplo um com duas vias (drive e tw) com cortes 900/5KHz a impedância final se mantém (8Ohns), porque assim estariamos dividindo a frequencia para cada falante e não apenas colocando-os em paralelo.

O mesmo acontece para um crossover 3 vias (woofer, drive, tw) ou 2 vias (woofer, ti).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Vamos pra teoria.

O que é um filtro passa-alta/passa-baixa?

Podemos enchergar esses filtros, como um circuito cuja resistencia varia de acordo com a frequencia que nele passa.

Se temos um driver, com um filtro passa-baixa em 8khz, e um tweeter com filtro passa-alta em 8khz,

veremos que acima de 8khz, a impedancia do driver+filtro vai subir, e a do tweeter+filtro vai cair, e abaixo de 8khz

acontece o contrario.

Deste modo, o ponto onde teremos menor impedancia será no ponto de corte, no caso 8khz.

Mas no resto da faixa, a impedancia vai estar apenas um pouco abaixo de 8 ohms, mas nada

que afete seu amplificador.

Mas para isso temos que ter filtro passa alta e passa baixa, separando as bandas.

Existia vida antes dos crossovers ativos. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Muuuuuuuuuuuito obrigado, entendi legal a teoria da bagaça :vts

Entao eu posso coloca no meu carro 2 d200 e 2 st200 ligadas no bridge da t200d que vai fica na medida

Compartilhar este post

Link para o post
  JOAO DA BANDA disse:
'dropskt'

1 driver 8ohms

1 tweeter 8ohms

Ex.:

Abraço !!!

João Otávio

Esse cara é uma enciclopédia!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...