Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Baraldi

Som Residencial com itens automotivos

Recommended Posts

E ae pessoal,

bom estava eu voltando da faculdade e pra variar pensando em algum projeto de som novo..... eis que me surgiu uma grande dúvida que resolvi compartilhar com vocês!!

Meu amigo estava dizendo que tinha um home theater da Sony de 1000wRMS 7.1 top mesmo em um shopping aqui por 2499,00. Foi aí que pensei... putz que esta grana dá pra montar um som residencial fortinho com itens automotivos!

Mas até que ponto seria viável??

A primeira questão a ser analizada por mim seria a parte de alimentação que realmente é o que mais complica utilizando sistemas automotivos fora do carro!

A segunda questão seria utilizar o que como vias? Pensei nas opções:

1 ou 2 x Sub 10' ou 1 x 12' de potência em torno de 300 a 500wRMS em uma caixa bem projetada ainda a definir o tipo. Esta seria a caixa central de subgrave! Atuação de 30~120Hz.

Os itens abaixo formariam duas torres sendo uma de cada lado do rack da sala.

2 x woofer 8' ou 10' de potência média em torno de 180 a 300wRMS cada com caixa ainda a definir. Atuação de 100~1000Hz

2 x midrange 6' em caixa selada com 2 miniST. Atuação de 900~6000Hz e de 5000~FLAT respectivamente.

Não sei ainda como dividir estas frequências, mas são só idéias de corte pra termos noção mesmo. Acredito que teremos que fabricar alguns divisores passivos mesmo como sendo melhor opção!!

Pensei na seguinte alimentação:

1 x Fonte em torno de 100A

2 x Amplificadores em torno de 400wRMS cada. Seria um pra via de subgraves e outro pra via de médio grave.

1 x Amplificador em torno de 200wRMS. Seria para a via de médio agudo juntos.

Fiz um calculo aqui meio por cima do custo da parte de alimentação sem querer entrar muito com relação a marcas e cheguei em um valor algo em torno de 1500,00.

Quanto ao investimento na parte de falantes, algo em torno de 700,00. Caixas + cabeamento vamos colocar mais 300,00.

Total: R$ 2500,00. Os mesmos que custaria o home theater da Sony com potência similar (Não estou discutindo qual teria mais qualidade).

Estava até pensando em investir em um equalizador para complementar o sistema. Mas por enquanto estou deixando fora do orçamento a primeira instância!

A análise que gostaria de chegar é que com este som, aonde vc levar e tiver força vc pode ligar. Tipo um churrasco com os amigos, uma festa fechada particular ou até mesmo no próprio carro sem força! Fazendo um esquema interno no veículo de alimentação com + e - provindos de uma tomada embutida na via de graves junto com os amp. Além de entrada RCA de áudio provinda neste caso do toca CD! Ou seja, isto poderia se tornar se bem projetado um sistema de áudio de multi-uso!

O investimento se torna aparentemente caro, mas isto se dá principalmente pela fonte! Porém quando esta sistema passa a também poder ter utilidade fora da sala de casa, acredito que possa ser um caso realmente de se pensar muito!!

O que me dizem??

Abçx

OBS: Postei aqui no geral porque envolve mais um sistema automotivo do que residencial, já que os itens a serem utilizados são provindos da mesma categoria!

Editado por Baraldi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho viável se você tiver como alimentar. Se forem classe D ou outro com rendimento bom vai, se o os amps forem AB fica mais complicado com 100A de fonte.

É bom porque você tem a flexibilidade de usar em casa e se quiser um dia usar no carro. Bons receivers e amplificadores residenciais costumam custar bem mais caro que isto. Acho os receivers bons pelo controle e funções, entrada óptica e tudo mais.

Particularmente acho melhor, por exemplo, fazer um conjunto kit 2 ou 3 vias + subwoofer, do que muita potência para residencial, se for para fazer um som ambiente/sala de audição/som para pc. Embora acho que dá conta de um churras tranquilamente.

Temos um HT simples na faixa de 400Wrms, se ligar alto, sem ser no talo, já da pra ouvir na casa inteira, e tem 800m de terreno. Cuidado com muita pressão sonora também. O Lucas Mazer (que desapareceu do fórum) ligou um sub e estourou um cano do banheiro com SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Queria ter presenciado isso: Cuidado com muita pressão sonora também. O Lucas Mazer (que desapareceu do fórum) ligou um sub e estourou um cano do banheiro com SPL. AshAshahshhs... bom, acho que uma opção de alimentação seriam as famigeradas fontes ATX... hehehe... custo/benefício baixíssimo!! Eu uso e recomendo! Heheheh... boa sorte aê cara!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa iria ficar um puta H.T !

mais isso aí dá pra baratiar MUITO ainda.

Se fosse p/ eu construir um seria pelo 'baixo' investimento mesmo =)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Com certeza isso ficaria muito bom. Eu vou casar o ano que vem e vou mudar para um novo apartamento, e o meu HT será todo com sistema automotivo.

O unico problema que vejo nisso seria ligar todos os equipamentos neste HT (TV, DVD, aparelho TV a Cabo, Video Game e etc...), talvez ainda precisasse de um reicever, para depois amplificar o sinal e leva-los até as caixas.

E quanto ao seu projeto, eu usaria um bom kit duas vias (ou até tres vias) para as frontais, tres coaxiais (1 central - pode ser tambem mid range - 2 surround), pois acho que para ambientes internos um woofer + subwoofer iria carregar demais as baixas frequencias, alem do que a utilização dos 2 vias é muito mais simples, minimizando assim os possiveis erros.

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

Então pessoal!

Eu pensei mesmo em utilizar amplificadores do tipo digital Full range mesmo pelo baixo consumo e bom custo! Com relação ao uso de kit duas ou três vias, pensei no último item mas fazendo o kit tres vias com falantes separados pra baratear..... geralmente o kit tres vias é composto por um midrange um woofer e um miniST né?

Pensei no woofer de 8 fazendo um papel legal nos médio graves e um midrange de 6 só no médio e por fim o miniST nos agudos! Será que carregaria mesmo assim nas baixas??

Com relação a chegada do sinal de áudio, pensei em utilizar a saída de sinal RCA da TV já que ela centraliza tudo a chegada do áudio tanto do DVD, quanto do PS3......

Será que o sinal de saída dela seria fraco? Um equalizador seria o ideal não pra receber e emitir o sinal mais reforçado e balanceado pros amplificadores não??

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pensando nos produtos a utilizar! Com o set é custo benefício estou dando preferência pras seguintes marcas:

Parte de falantes: Protech (kit duas vias está pra sair e acredito que saia também por encomenda alguns falantinhos com o Rafael - o midrange que o Board produziu também pode ser uma boa opção)

Parte de amplificadores: Taramps ou SD

Parte de Fonte: SD ou DbSound

Ficaria assim:

1 Light 10' + T400 ou SD400

2 x woofer 8' + T400 ou SD500AB junto com a via abaixo dividido por canais

2 x midrange 6' + 2 miniST + T170 ou SD500AB junto com a via acima dividida por canais

Alguma outra sujestão ou idéia?

Abçx

Editado por Baraldi

Compartilhar este post

Link para o post
Estou pensando nos produtos a utilizar! Com o set é custo benefício estou dando preferência pras seguintes marcas:

Parte de falantes: Protech (kit duas vias está pra sair e acredito que saia também por encomenda alguns falantinhos com o Rafael - o midrange que o Board produziu também pode ser uma boa opção)

Ficaria assim:

2 x midrange 6' + 2 miniST + T170 ou SD500AB junto com a via acima dividida por canais

Abçx

Grande Biraldi !

Cara já tive essa idéia e esses dias mesmo estava falando com o praias sobre amplificadores automotivos em casa pra monta um sonzin hehe pra ver filmes e pra joga um game quem sabe né hehe, minha idéia foi a principio sd 1000 AB e FT120 , mais um light de 12, e um kit duas vias acho que já da pra tirar leite de pedra de um sistema desses para casa, não seja mão de vaca compre um ampli residencial, se eu fosse como tu tirava mão do bolso e colocava no... kkkk

Brincadeira mais ae acompanhando pra ver o resultado tenho vontade de monta um treco desses aqui também !

Compartilhar este post

Link para o post

Ficaria assim:

Abçx

Amigo, este foi um sonho que sempre tive e como eu tinha alguns equipamentos automotivos sobrando em casa, resolvi partir p/ o DIY.

O amplificador que eu tenho é um dois canais, 2x100WRMS (teóricos, 2ohms) com possibilidade de se ligar o stereo mais o mono em brigde, um Sony XM222.

Comprei/mandei fazer 03 cross passivos, um p/ o sub cortando em 120Hz, e um p/ cada caixa do stereo, cortando em 120 e 3KHz (se eu não me engano).

Utilizei p/ stereo um midbass antigo, guardado, Hinor Star e tweeter vintage da Philips que consegui reparo p/ eles e ficaram novos, maravilhosos.

P/ o Sub de baixa potência, comprei dois de 10", 120WRMS cada, bobina dupla 2x4, p/ fechar os dois subs em 4 ohms e liguei no cross e na bridge do amplificador. Não que os subs foram superdimensionados e estariam "passando fome", mas foram os menores que achei e como eu queria dois..

P/ alimentar o módulo, optei na fonte ATX e funcionou perfeitamente. O único incoveniente era que sempre que ligava vc houvia o cooler da fonte. Mas quando se aumenta o som, não se houve o cooler mais.

Funcionou bem. Mas o graves e agudos somente da televisão não conseguiam regular o suficiente p/ qualquer ouvido mais exigente.

Comprei um mini equalizador da Behringer FBQ800 e consegui realmente montar algo que achei muito bom. Como o amplificador suporte 2ohms em cada canal do stereo, ainda ficou com gas p/ outra caixinha de médio-graves a agudos.., mas não montei, mesmo por que não teria um surround mesmo, somente stereo.

Tive um grande prazer com o som. Montei sem referências, não sabia se ia dar certo, mas meu ego foi as alturas. Quando mostrava p/ o pessoal o que eu fiz, como que fiz, aí que eu ficava mais inchado com o resultado. Mas o lado negativo foi que compra aqui, gasta mais um pouco acolá.., fica bem mais caro do que se pretendia inicialmente.

Depois ainda fiz um pequeno up-grade nos midbass e comprei dois da Keybass que também obteve melhoria.

O que aprendi com isso?

1 - Posso estar engando mas não é necessário potências extraordinárias p/ preencher bem uma sala, diferente de um carro.

2 - Ter 50W em cada tw, 50W em cada mid, mais 200W nos subs não significa ter 400WRMS no seu sistema de som. O amplificador consegue gerar apenas 200W!! A fonte, somente 20A (teóricos). Muitos HTs (fabricantes poucos sérios) são vendidos somando o áudio de cada falante e não é bem assim. Não se faz mágica. Vc pode ter um único amplificador e distribuir as frequências corretamente. Graças a este forum aprendi isto e por aqui este conceito esta mais entendido.

3 - O problema é o vírus do up-grade. Vc acaba começando a estudar o assunto e investindo em algo melhor, mais caro.., aí todo o aspecto anterior, de economia, de tirar leite de pedra, acaba se perdendo. Eu acabei comprando um receiver em uma oportunidade, tirei o amplificador, adaptei os falantes p/ 8ohms.., e estou esperando passar a raiva da patroa p/ comprar o conjunto de caixas.

Mas ainda pretendo montar outro sonzinho com a mesma idéia inicial, mesmo que seja p/ levar p/ o sítio de vez em quando ou algum outro hobby, ligar no PC, etc.

É isso aí. Espero ter ajudado em algo.

Abraços.

Leon Vinícius

Compartilhar este post

Link para o post

Leon! Primeiramente Parabéns pela iniciativa, afinal é botando a mão na massa que se aprende muito mais do que ficar com a bunda na cadeira não?? rsrs

Amigo na realidade sei que nem precisa de muita potência pra fazer um belo estrago na sala de casa rsrs. Mas a questão inicial mesmo seria o uso também em veículo pra algumas oportunidades extraordinárias e mais ainda pra churrasquinho com os amigos..... por isto pensei em aplicar estes teóricos 1000wRMS de amplificadores e colocar falantes de médio porte para render mais ainda nestes casos!!

O que me diz??

Pessoal parece que é meio parado aqui no Geral!! Vamos participar galera.... se a idéia amadurecer como espero já vou começar a botar a mão na massa!! rsrs

O que me dizem sobre os equipamentos que sujeri??

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

vo acompanha o negocio mais dificil do som residencial é com o que alimenta os amplificadores!

da uma olha no meu DIY :na ass.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...