Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vxice

[Projeto de baixo Custo] Subgraves fortes com boa musicalidade

Recommended Posts

Postado em

Depois de brincar muitos com esses subs tao bem falados. Resolvi elevar o nivel do subgrave de baixo custo, usando uma caixa isobarica bem acertada.

Pelas simulaçoes com 1 fosgate P3 em dutada e 2 Upgrade 12" em isobarica, percebi que:

- F3 do upgrade fica 2Hz acima do p3 em dutada (28hz)

- o pico em 42Hz fica 1Db a menos. 3Db com o p3 e 2Db com os upgrade.

Sei que nao terei o mesmo SPL de um P3, porem o objetivo eh Subgrave e boa musicalidade usando subs de 120,00.

A resposta ficou assim:

60L liquidos, 1 duto de 4" por 37cm, sintonia em 29hz, f3 em 28hz e pico de 2Db em 42hz.

A caixa sera a mesma que eu usaria pra 1 p3... por isso a comparaçao. E ja que estou os 1 par de subs parados aqui... vamos brincar.

Dentre todos os subs da bomber, o unico que tem como falar que toca com o minimo de qualidade... eh o upgrade.

Gosto muito desse sub, e o melhor eh que paguei 250,00 no par de subs NOVOS, porem da linha antiga (250rms que sao mais agradaveis)... E estao parados aqui em casa.

Amanha a construçao ja começa...

Provisoriamente vou usando um stetsom 4k2d pra alimentar a isobarica... Isso com o ganho bem moderado pra nao matar os bichinhos.

Estou querendo opinioes da galera que meche a mais tempo com isso...

Abraços

Postado em

pode ficar tranquilo. Vou regular ele usando um multimetro, nao deixando passar mais de 1000 rms.

Ate uns 40v rms na saida esta legal pra elimenta-los. Lembrand que vai ficar so a bateria original.

Postado em

Marcelo, pintinho no seu tobinha cara.. iuhiuhiuh

Gostei da idéia hein, isso pode mudar muita coisa para quem quer buscar um bom subgrave.... deposi de amaciados eu quero só ver o que vai dar.

OFF: ontem estive com adenilson, os proximos eventos só tem a crescer pelo que ele me disse hein!!

Postado em

Eita laia hahaha....interessante seu ponto de vista sobre os upgrades, ja vi um par desses fazer um estrago legal, + nem tanto em subgrave, era spl puro...

+ ae...nao entendi uma coisa, esses 60l é pros dois ou pra cada um??

Abs, acompanhando o topico...

[off] Falando em regular com multimetro, tem como me tirar uma duvida??

To c. um P3D412 aqui e um 2k5d 2ohms...

Minha duvida é, se seria bom ligar o P3 no 2k5d em 8ohms pra nao correr riscos ou liga em 2 ohms mesmo?? Por em quanto estou com alimentação original do celta (bateria de 42a + alternador de 90a). Regulando com o multimetro, em qto devo deixar o ganho?

Postado em

Nao tem como saber "onde" deixar o ganho, so com um multimetro e frequencia pura mesmo... Eu ligaria a 8ohms.

2 ohms com so essa alimentaçao nao seria muito legal nao.

Sao 60L pros 2, ja que a caixa eh isobarica. push pull.

Postado em

Puts pode cre....nao lembrei do detalhe de ser push-pull hehehe

é essa aqui?

sub4vz5.gif

+ entao...ligando em 8ohms, regulando la c. o multimetro e aplicando a formula

Potência = Tensão² / Impedância

inversamente teria que fazer assim:

Wrms | Impedância | Total | Raiz Quadrada de 8000 |

1000_X_____8_____=8000___89.44271909999159_______portanto deixaria a tensão em +/- 88V, 89V?

Postado em
Puts pode cre....nao lembrei do detalhe de ser push-pull hehehe

é essa aqui?

sub4vz5.gif

+ entao...ligando em 8ohms, regulando la c. o multimetro e aplicando a formula

Potência = Tensão² / Impedância

inversamente teria que fazer assim:

Wrms | Impedância | Total | Raiz Quadrada de 8000 |

1000_X_____8_____=8000___89.44271909999159_______portanto deixaria a tensão em +/- 88V, 89V?

E minha eh uma isobarica bem basica. No estilo tradicional mesmo. Eh uma dutada com um sub fixado normal na caixa, e outro ficado com o cone na caixa e ima pra fora.

OU.

A unica diferença que tem pra essa da foto, eh que a minha nao tem essa camara selada.

Quanto a formula, eh essa mesmo. Esta certissimo sim.

Postado em
E minha eh uma isobarica bem basica. No estilo tradicional mesmo. Eh uma dutada com um sub fixado normal na caixa, e outro ficado com o cone na caixa e ima pra fora.

OU.

A unica diferença que tem pra essa da foto, eh que a minha nao tem essa camara selada.

Quanto a formula, eh essa mesmo. Esta certissimo sim.

Vxice

Este projeto é bem maneiro!!! Acompanhando!!

É possivel postar fotos desta caixa?

Abraços!

Postado em

essa foto que o sakith postou as bordas não iriam bater uma na outra ? não tem que ter um espaço entre eles não ? achei estranho..

bem interessante a ideia do tópico.. tb quero subgraves com pouco investimento quando for fazer up no meu som..

Postado em

JungleKid - Sim, vou postar fotos da construçao da caixa sim.

Sakith- Sim, um deve ficar invertido sim.

nao Guimao. As bordas nao vao bater uma na outra, porque vou usar um arco de mdf forrado com EVA (emborrachado).

E outra que eu acho que nao tem problema de bater as suspençoes uma na outra... mais tambem nunca deixei encostar pra saber. rsrs

Caixas isobarias fazer o sub descer BEM mais, usando volumes bem reduzidos. Em contra partida nao pode-se tirar muito spl de uma caixa dessas. Eh uma caixa mais musical, embola pouco nos graves, tem bom controle de cone e uma resposta bem plana.

E este eh um projeto de baixo custo e otima qualidade nos graves.

Abraços

Postado em
essa foto que o sakith postou as bordas não iriam bater uma na outra ? não tem que ter um espaço entre eles não ? achei estranho..

bem interessante a ideia do tópico.. tb quero subgraves com pouco investimento quando for fazer up no meu som..

Então, na montagem de push-pull normalmente se coloca um anel separador p/ os falantes de mais ou menos 1/2" em MDF, e os subs são ligados um em polaridade normal e um em polaridade invertida, ambos trabalham no mesmo sentido e na mesma direção, não tem perigo de um bater no outro não... hehehe

Mas bem legal a idéia! Acho que o resultado pode ser interessante sim hein...

Postado em
boa iniciativa, depois vamos fazer um comparativo com os meus 2 de 8.

a bichinha...Comparar os 8w0 com uma isobarica de menos de 300,00. Essa eu quero ver. ehehheh

Abraçao.

Postado em
JungleKid - Sim, vou postar fotos da construçao da caixa sim.

Sakith- Sim, um deve ficar invertido sim.

nao Guimao. As bordas nao vao bater uma na outra, porque vou usar um arco de mdf forrado com EVA (emborrachado).

E outra que eu acho que nao tem problema de bater as suspençoes uma na outra... mais tambem nunca deixei encostar pra saber. rsrs

Caixas isobarias fazer o sub descer BEM mais, usando volumes bem reduzidos. Em contra partida nao pode-se tirar muito spl de uma caixa dessas. Eh uma caixa mais musical, embola pouco nos graves, tem bom controle de cone e uma resposta bem plana.

E este eh um projeto de baixo custo e otima qualidade nos graves.

Abraços

Cada vez que eu vejo nos classificados aqueles dois 12w0 em isobárica do sergiomontanha me coça a mão de vontade comprar... imagina a qualidade que deve ser o subgrave daquilo...

Acho que tua idéia vai vingar sim viu hehe... boa sorte!

Postado em

A "ideia" dessa caixa é o sub que está pra fora por estar batendo pro mesmo sentido que o de dentro, tem a função digamos ajudar a empurrar mais o sub de dentro? fazendo com que tenha resposta melhor em freq mais baixas gerando assim mais subgrave? O pensamento está certo?

Postado em

é.. eu sei que a polaridade de um dos subs é invertida, fazendo com que trabalhe do lado oposto que o "normal".. mas é que na foto eles estão literalmente grudados.. hehehe dai achei estranho.. vai postando fotos da montagem da caixa se possível, que ai ninguém mais vai ter dúvidas.. :legal:

Postado em

o spl seria menor que dois upgrade em caixa dutada normal? sendo que com mais sub grave? nestes tipos de caixa tem que se aplicar muito mais potencia pra ter um rendimento bom? pergunto isso tudo pois tenho um power one aqui e tava pensando em ligar dois up grades dela ou dois pioneers 308

Postado em

Sim. O spl eh menor que 2 em dutada sim. A diferença ehq ue desce muito mais e responde bem mais plano e musical.

nao precisa aplicar muito mais potencia nao...

Entre os Upgrade e os 307 eu ligaria os 307 no seu P one.

Postado em

Nao esta bem pronta nao.

peguei um dutada de 55L com 1 duto de 4" por 23cm e coloquei os 2 pra brincar.

Liguei no 4k2 e pronto... tava pronto.

Musicalidade: 7,5 nao embola

Subgrave: 8,5 desce MUITO com força. Em caixa mais bem construida pode descer mais.

Spl: 6 Por ser isobarica tem pouco SPL mesmo... Mais eh satisfatoria ra um sqpl ou sq.

Bimbre : bem agradavel.

Depois posto amis. Agora vou almoçar

Abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...