Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ednoxx

MDF de 15mm

Recommended Posts

Fala galera

Queria uma ajuda rápida dos mais experientes que eu.

Estou fazendo uma caixa pro Sub P307

projetocaixa.jpg

Essa caixa ficará no porta malas de um corsa Hatch. Por questões de espaço, se eu utilizasse MDF de 20 ou 25mm, eu teria que aumentar a profundidade pra chegar a uma litragem adequada. Mas ai eu não conseguiria tirar o STEP.

A solução pra chegar aos 42l (mais próximo possível de 45l que era o meu objetivo) foi utilizar MDF de 15mm, caso contrário a litragem ficaria muito pequena.

minha dúvida é: Quais as influências de usar madeira fina? o que estou perdendo em termos de qualidade e rendimento?

Abraço à todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que pode acontecer é ocorrer vibração na caixa, logo perda de rendimento e talvez qualidade (se vibrar muito, o que não irá acontecer) faz um bom travamento que ajuda muito.

Compartilhar este post

Link para o post
O que pode acontecer é ocorrer vibração na caixa, logo perda de rendimento e talvez qualidade (se vibrar muito, o que não irá acontecer) faz um bom travamento que ajuda muito.

A caixa foi projetada para entrar justa na mala, e ficará bem presa nas laterais. Se necessário fixo com velcro no banco. Se este for meu maior problema até fico aliviado.

Obrigado pela resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
A caixa foi projetada para entrar justa na mala, e ficará bem presa nas laterais. Se necessário fixo com velcro no banco. Se este for meu maior problema até fico aliviado.

Obrigado pela resposta.

O travamento no caso que eu falei, são aquelas "ripas" de mdf paralelas na vertical.

Compartilhar este post

Link para o post
O travamento no caso que eu falei, são aquelas "ripas" de mdf paralelas na vertical.

ahhh

entendi, nesse caso faria uns reforços internos.

Compartilhar este post

Link para o post

eu pegaria o de 18mm pra ter certeza mas se for pega o de 15mm vai ter que reforça bem pra nao vibra muito...

Compartilhar este post

Link para o post

15mm é mais que suficiente p/ um 307.

de qqr forma, é bom reforçar ele por dentro, se a caixa for bem feita não vai ter problemas por causa da espessura do MDF não.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post

Minha maior dificuldade é que estou esticando no máximo que puder a litragem. Muitos reforços me traria novamente o problema de a caixa ficar pequena internamente pro sub.

estimo que até 40l ainda fica aceitável, levando em consideração que o sub ficará invertido não ocupando espaço dentro da caixa.

edit: quote

Compartilhar este post

Link para o post

O volume da caixa tá meio pequeno, tenta subir isso um pouco.. ou pode n ter o resultado que espera..

Vale mais a pena perder um pouquinho de espaço e ter uma boa resposta do que investir tempo e dinheiro e não chegar ao som que esperava..

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

uso mdf de 15mm pros meus 3 pioneer 407 em selada. nao vibra NADA.

unica coisa q eu fiz foi "resinar" ela toda por dentro com resina que se usa pra laminar fibra de vidro. e forrei com feltro betumado tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

n vejo problema, madeira 15mm pra 307 ta otemooooo....

claro q bem feitinha e bem travada,.....

mais ta bom sim,,,, soh q como falaram perca um poco mais de porta malas e faca uma caixa com volume pooco maior

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma caixa pra 4 307 só ficou grande demais! aheuaheuae

Ficou ruim pq ficou com mais de 200l pros 4, não me agradou! pasmafaute

MASSSS...

Fiz ela toda com mdf de 15mm e NÃO VIBRA NADA! Pode colocar parafusos ou algo tipo em cima dela com som tocando forte que eles se mexem pouca coisa :rolleyes:

08-05-09_2054.jpg

16-05-09_1931.jpg

19-06-09_2209.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
tesao de caixa ,mas pq nao agradou!??

Cara ela tá com um SPL fudi** só que não tá tocando abaixo de 30hz e eu gosto que toque pelo menos 25hz!

Eu tenho uma caixa, que alias é que tá em uso no carro, com 100L e duto de 4" por 30cm e tá PERFEITO pro meu gosto, toca de 25hz até 70hz muito bem, abaixo de 25 só treme o sub e sopra o duto... hehe tbm né :vts

Essa é a minha caixa:caixa2de122.jpg

Agora eu quero fazer 2 dessas e usar 2 caixas separadas, ai fica os 4 subs em camaras separadas e as 2 caixas muitoooo bem travadas não vibra nada :rolleyes:

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

se tem as medidas dessa caixa axo q ficaria bom pra 2 excursion!

quero um subgrave phoda e se falo q responde a 25hz ta exelente !!

Compartilhar este post

Link para o post

é gostei dessa caixa ae, mas é normal os 307 que é um sub misto nao tocar muito abaixo dos 25hz...

Compartilhar este post

Link para o post

então galera

ficou nos 40~41L mesmo.

imagem0303.jpg

O travamento que fiz

imagem0304.jpg

imagem0306.jpg

quanto ao rendimento, acho que pra 1 sub esta ótimo. Dá pra sentir o grave com a mala aberta. Talvez pudesse ter ficado melhor numa caixa 45~50L mas tirar leite de pedra não é fácil. Perderia a mala por causa de 1 Sub.

Vou postar mais fotos no meu DIY. ja posto o link pra que quiser acompanhar

Abraço e obrigado pela ajuda.

edit: pra quem quiser acompanhar o DIY completo

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...=0#entry1857462

Compartilhar este post

Link para o post
se tem as medidas dessa caixa axo q ficaria bom pra 2 excursion!

quero um subgrave phoda e se falo q responde a 25hz ta exelente !!

Cara foi mal não tinha visto mais o tópico e não vi a pergunta... :P

Então minha caixa pra 2 subs tem: 90 de largura, 40 de altura, 30 de profundidade menor, 43 de profundidade maior e 1,8 de espessura(mdf de 18mm)

:)

E ednoxx sua caixa ficou boa? curtiu ela?

Ficou bonita e qual duto vc colocou ali esses 2?

abraçoo

Compartilhar este post

Link para o post

valew aee

desculpa mas vo copia tua caixa pq axo q vai encaixa bem nos meus excursion! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
E ednoxx sua caixa ficou boa? curtiu ela?

Ficou bonita e qual duto vc colocou ali esses 2?

abraçoo

curti sim, gostei do resultado. Eu usei dois dutos de 2" por estética. O correto seria 1 duto de 4"

bacana, gostei dessa caixa, deve ta tocando bem sem ocupar muito espaço...

Exato. Ficou compacta ocupando o vão do banco traseiro. Ainda não testei o grave externo, mas o interno tá muuuuuuuuito macio, e forte claro.

dá uma olhada lá no meu DIY que vc vê as fotos do porta malas finalizado.

Abraço a todos.

edit: uma palhinha

67245635.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
valew aee

desculpa mas vo copia tua caixa pq axo q vai encaixa bem nos meus excursion! :vts

Que isso brother vlw, pode copiar sim! Essa caixa é meio que universal, muitos fazem nessa medida, pq serve pra maioria dos subs de 12" :)

abraço

curti sim, gostei do resultado. Eu usei dois dutos de 2" por estética. O correto seria 1 duto de 4"

Eu vih que era um duto pequeno, mas se te agradou tanto no espaço ocupado quanto no som que tá dando é oque importa!

parabens o porta malas do corsinha ficou show!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...