Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danilo.meneses

PA 12 volts para festinhas

Recommended Posts

Boa noite.

Ando sumido do fórum, mas é que tempo anda sendo a cada dia algo mais raro para mim. Os dias parecem cada vez menores.

Mas nunca deixei de lado a paixão por som automotivo.

Acontece, que as oportunidades de ligar o som estão cada vez mais raras, e estávamos pensando em montar um PA para alugar mesmo, e as vezes tocar em nossas festinhas.

Temos alguns equipamentos de iluminação já: strobo; laser; máquina de fumaça; led light. Em algumas oportunidades alugamos.

Mas vamos ao que interessa. Estamos com dúvida no projeto.

Temos:

Bateria de 150A

Boog DPS 2900 (1800 watts RMS full range)

Boss Riot (Não me lembro o modelo)

4 Woofers Khrommus Voicer de 300RMS de 12"

4 Woofers 8PW3 Selenium

Projetos que pensamos:

PROJETO 1

4 Protech Subão de 18" + SD 5.000

4 Woofers Khrommus Voicer 12" + 4 Drivers + 4 ST + 4 de 8 no Boog

1 Bateria de 150

1 Fonte Soundigital 120A

PROJETO 2

8 ProtechTrio de 15" + SD 5.000

4 Woofers Khrommus Voicer 12" + 4 Drivers + 4 ST + 4 de 8 no Boog

1 Bateria de 150

1 Fonte Soundigital 120A

O que acham dos projetos? Queremos um som bacana para alugar as vezes, mas que toque alto também.

Abraços e aguardo opiniões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei mais no projeto 1, mas eu colocaria mais uma bateria de 150 pra alimentar o sistema!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, se é para ligar na energia utilize amplificadores profissionais que vc terá um melhor rendimento e nenhuma dor de cabeça com baterias arriadas, queima de equipamentos e sem riscos do som parar no melhor da festa.

Com 8 de 15 acho que vc terá um melhor resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

gostei dos 2 projetos, mas acho que os protech 15" vão faltar subgrave!

eu montaria algo como:

SD 5000

4x subão 18" em Manifold RETA, falantes cara a cara mesmo, ou em Horn/W-horn caso os parametros sejam propensos a isso

Boog 1800

4x Kromus 12" em HD12 (projeto do sandro de um bom tempo atras... eu fiz umas modificações nele e funcionou mtissimo bem como caixas de Kick, eu chamei de HD212, por ter acoplado 2 falantes na mesma caixa)

4x 8" em cornetada simples

4x Driver

4x ST

PELO MENOS 3 baterias de 150 (de preferencia 3 de 200 ou mais)

Fonte SD 120A

o que vai ser cabuloso é fazer o cross passivo de 4 vias pra tocar o TOP inteiro com o Boog, mas é a forma mais eficiente de se usar o equipamento!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi e obrigado a todos pelas dicas.

Consultei meu amigo e ele vai entrar na brincadeira. Ele tem 4 de 18 (khrommus alpha) em caixas de PA, já prontas. Não me lembro qual caixa, mas vi apenas dois tocando e toca legal. Fica apenas dois woofers por caixa.

Então, definido os 4 de 18".

Quanto a parte do médio, eis a dúvida.

4 Woofers dão conta do recado? Ou seria melhor colocar 8 de 12"?

Acredito que duas baterias de 150 já ficam legal se colocada em uma fonte boa. Amigo meu tem uma fonte boa e vou ver com ele depois se me vende, acho que sim, ela diz dar uns 150A.

Quanto a amplificadores 110/220, não temos muiita intimidade com eles, e todos os PA aqui são assim. Queríamos algo um pouco diferente sabe, e vamos arriscar. Testamos um amplificador de 5.000 rms de um amigo nosso q tem PA para show, no lugar de um SD5000, mas ligamos apenas um lado do amplificador, ou seja 2500 rms, e posso te afirmar, o som com o SD5.000 ficou bem mais forte, e com muito, mas muito mais pegada.

Mas essa foi a opinião nossa, que presenciamos o teste.

Aguardo sugestão para a parte de médios.

Abraços a todos que ajudaram!

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel (acho que esse mesmo seu nome né Subsonic?)

Teria como me passar o projeto dessa caixa? Daí colocaria o Boog somente para tocá-los e compraria outro amplificador para os drivers.

Compartilhar este post

Link para o post

E aê Danilo, quanto tempo hein meu filho, espero que esteja bem, vou acompanhar o tópico e ajudar no que puder.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo

Eu tinha escrito uma resposta bem maior, mas quando "cliquei" no add resposta, dei "zebra" aki, então vou resumir.

Dos projetos acredito que o "2" fique bem mais forte! Pq eu tenho montado um projeto bem parecido aki e fica realmente bem mais forte.

Se eu fosse fazer um partindo do 0, eu montaria 8 de 18" + 4 MBs de 12" + Drivers e Tweeters.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Então, definido os 4 de 18".

Quanto a parte do médio, eis a dúvida.

4 Woofers dão conta do recado? Ou seria melhor colocar 8 de 12"?

Acredito que duas baterias de 150 já ficam legal se colocada em uma fonte boa. Amigo meu tem uma fonte boa e vou ver com ele depois se me vende, acho que sim, ela diz dar uns 150A.

Danilo

Se são apenas 4 de 18", o ideal seria não passar de 4 de 12" para não acabar "escondendo" os graves......

Mesmo com diferença de potência aplicada, a diferença de eficiência entre eles acaba "balanceando" o sistema.

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Rafael, também digitei a resposta e ela não veio. Iremos usar os Khrommus porque já temos, mas não escondemos nossa paixão pelos protech. Falando nisso, fizemos um abadá aqui com uma super propaganda da protech, depois peço para o Ratão te mandar um se ele ainda tiver. Ficou legal.

Estou aqui pensando no projeto da caixa, mas nada concluí ainda. Procuro informações mas não acho. Alguém tem alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post
Alguma dica para caixa Charles?

Pros Khromus se for dutada normal, indico 100L brutos pra cada. Mais voce poderia ir com uma manifold, ou como tem bastante espaço disponível, uma Turbo Bass Dutada, o ruim delas é que são grandes e pesadas, e o grave é meio diretivo, porque só tem força na frente dela, por traz o grave fica bem fraco.

Edit.: E no MG, a HD12 é uma boa, caso venha a usar os woofers de 8" também, se não vá de dutada, com uns 40L no máximo.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Potencia da Studio-R da Serie X vc não vai se arrepender, não vai ter nenhum ampli automotivo que chegue a fazer a mesma coisa. Eu garanto que vc vai ficar mais satisfeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Gente, algum projeto de caixa? Não sei nada de caixa profissional.

danilo! me add no MSN q a noite te mando o projeto da HD12 e HD212!

pra subgrave com 18" eu tenho varios projetos legais! com a HD acho que dá pra jogar até uma bandpass forte! a faixa de trabalho dos 18 vai ficar mais estreita (50-120Hz)!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...