Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PHPU88

Idade de Capacitores

Recommended Posts

Opa blz galera?

Me surgiu uma oportunidade de comprar capacitores de 68000uF Nitsuka. Só que tem um porém, faz uns 8 anos que estão parados.

Dae queria saber se capacitores ficarem muito tempo parados perdem desempenho ou até estragam? E se ainda compensa adquirir esses capacitores para filtragem de uma fonte para um amplificador DIY?

O modelo deles é PWK2A. Eles servem para esse tipo de aplicação?

O que vcs acham?

Obrigado, Pedro Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa blz galera?

Me surgiu uma oportunidade de comprar capacitores de 68000uF Nitsuka. Só que tem um porém, faz uns 8 anos que estão parados.

Dae queria saber se capacitores ficarem muito tempo parados perdem desempenho ou até estragam? E se ainda compensa adquirir esses capacitores para filtragem de uma fonte para um amplificador DIY?

O modelo deles é PWK2A. Eles servem para esse tipo de aplicação?

O que vcs acham?

Obrigado, Pedro Henrique

Capacitores eletrolíticos estragam sim com o passar dos anos. Eletroliticos com 10, 20 anos já nao tem o mesmo desempenho de eletroliticos novos.

Capacitores de poliester, styroflex, e outros materiais plásticos ou ceramicos já não sofrem tanto com esse problema, e duram significativamente bem mais.

Agora se vai funcionar ou não em sua aplicaçao... não sei. Eu não compraria, prefiria eletroliticos mais novos. Provavelmente esses velhos vão funcionar, mas a vida util deles já foi quase pro saco.

Compartilhar este post

Link para o post

30 anos em média dura um eletrolítico. 8 anos não é muito tempo assim, dá pra usar numa boa. Agora, se quiser o máximo de confiabilidade, há um método relativamente simples de rejuvenescer capacitores. Dá uma procurada no google que vc acha.

Compartilhar este post

Link para o post
30 anos em média dura um eletrolítico. 8 anos não é muito tempo assim, dá pra usar numa boa. Agora, se quiser o máximo de confiabilidade, há um método relativamente simples de rejuvenescer capacitores. Dá uma procurada no google que vc acha.

O problema é que sem usá-los eles vão embora muito mais rápido. Sem usar ocorrem a formaçao de cristais e outras coisas indesejáveis dentro do eletrolítico, tanto é assim que existe um procedimento (recomendável mas pouco usado) para ligar aparelhos antigos a muito tempo desligados, justamente para evitar que os eletroliticos da fonte pifem de vez.

E rejuvenescer um eletrolitico é só em ultimo caso, onde vc não encontra mais um igual pra comprar e precisa de um igual para manter a estética (ex: eletrolitico de um rádio de 1950). Não queira "rejuvenescer" um eletrolitico de fonte atual, ou os eletroliticos estufados de uma placa-mae, pq não vai ser algo bom...

http://www.vcomp.co.uk/tech_tips/reform_caps/reform_caps.htm

http://www.earlytelevision.org/electrolytic.html

Melhor gastar uns trocados a mais, esse tipo de capacitor nem é absurdamente caro, e fique com algo mais confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, mas se o preço for bom, valke a pena sim, pois o processo é exatamente pra revertar a cristalização do eletrólito, e costuma levar 1 hora pra cada 1 ano parado. Ou seja, em pouco tempo dá pra fazer o investimento valer a pena. Vai do preço.

Compartilhar este post

Link para o post
Então, mas se o preço for bom, valke a pena sim, pois o processo é exatamente pra revertar a cristalização do eletrólito, e costuma levar 1 hora pra cada 1 ano parado. Ou seja, em pouco tempo dá pra fazer o investimento valer a pena. Vai do preço.

Eh, só se o preço for realmente muuuuuuuito bom, pois é aquelas né, algo recuperado nunca é igual um "novo". E eletrolitico de fonte costumam ser justamente os mais exigidos de um circuito amplificador, não dá pra usar qualquer coisa... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda ae galera.

Mas acho que vou comprar uns capacitores novos msm. Por ser mais confiável. Além disso me falaram que não precisaria de toda essa capacitância para minha aplicação. Mas deixa eu perguntar pra vcs tambem.

Estou querendo montar um sistema 2.1 baseado em ci's LM3886. Seria 2 para o stereo (um pra cada canal) e 3 para o sub em paralelo.

O que vcs acham? 68.000uF em cada linha da fonte seria muito? Qnt vcs me recomendariam?

Uns 30.000uF pra cada linha está bom?

Obrigado, Pedro Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...