Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

jamaika

caixa para sub JBL GT5 10"

Recommended Posts

Postado em

:legal: ola pessoal!

gostaria de uma ajuda de vcs,

gostaria da opniao de vcs para fazer uma caixa para o sub JBL GT5-10 10" 275 W rms 4 Ohms,

segue os parametros TS do sub:

VOICE-COIL DC RESISTANCE: REVC (OHMS) . . . . . . 4.00

VOICE-COIL INDUCTANCE @ 1KHZ: LEVC (MH) . . . . . . . 2.69

DRIVER RADIATING AREA: SD (IN2) . . . . . . . . . 56.3

SD (M2) . . . . . . . 363.00

MOTOR FORCE FACTOR: BL . . . . . . . . 14.76

COMPLIANCE VOLUME: VAS (FT3). . . . . . . . . 1.11

VAS (LITERS) . . . . . . 31.5

SUSPENSION COMPLIANCE: CMS (μM/N) . . . . 167.30

MOVING MASS, AIR LOAD: MMS (GRAMS). . . . 173.00

MOVING MASS, DIAPHRAGM: MMD (GRAMS) . . . 169.70

FREE-AIR RESONANCE: FS (HZ) . . . . . . . . 30.00

MECHANICAL Q: QMS . . . . . . . . . . . 6.48

ELECTRICAL Q: QES . . . . . . . . . . . 0.54

TOTAL Q: QTS . . . . . . . . . . . . 0.49

MAGNETIC-GAP HEIGHT: HAG (IN). . . . . . . . 0.315

HAG (MM) . . . . . . . . 8.00

VOICE-COIL HEIGHT: HVC (IN) . . . . . . . . . 1.43

HVC (MM) . . . . . . . . 36.4

MAXIMUM EXCURSION: XMAX (IN) . . . . . . . . 0.56

XMAX (MM) . . . . . . . 14.2

conto com a experiencia de vcs!

forum mto show! t+ hand26

Postado em

iae, tudo bem?

Tenho bom domínio sobre softwares para cálculo de caixas, mas além dos parâmetros, preciso saber qual seu carro, sua preferência musical e o que vc espera do seu sistema. Quais serão os outros equipamentos? Até +

Postado em
iae, tudo bem?

Tenho bom domínio sobre softwares para cálculo de caixas, mas além dos parâmetros, preciso saber qual seu carro, sua preferência musical e o que vc espera do seu sistema. Quais serão os outros equipamentos? Até +

obrigado pela atençao,

pois entao, meu carro é um gol bola, vou usar um modulo hurricane 4.120, nao preciso de um sistema que exija tanta potencia, gosto de black , eletronica e tbm ouço uns sertanejao universitario rsrsrsrs.

obs: no manual do falante recomenda uma selada de 21,24 L ou dutada de 35,4 L

=)

Postado em

vamos lá...

Acredito que o parâmetro "revc" possa estar equivocado, pois está idêntico à impedancia, mas geralmente é menor, pode conferir por favor?

Em relação ao tipo de caixa, acredito que o sub funcione bem em ambas, pois o EBP, índice que determina eficiência em dutadas ou seladas, está bem equilibrado. Considerando seu gosto musical, aposto numa caixa dutada com frequência de sintonia intermediaria e forramemto interno com manta acrílica.

Vou fazer algumas simulações e mando os gráficos. Teh +

Postado em
vamos lá...

Acredito que o parâmetro "revc" possa estar equivocado, pois está idêntico à impedancia, mas geralmente é menor, pode conferir por favor?

Em relação ao tipo de caixa, acredito que o sub funcione bem em ambas, pois o EBP, índice que determina eficiência em dutadas ou seladas, está bem equilibrado. Considerando seu gosto musical, aposto numa caixa dutada com frequência de sintonia intermediaria e forramemto interno com manta acrílica.

Vou fazer algumas simulações e mando os gráficos. Teh +

OLA DANIEL!

primeiramente, conferi o valor do Rvec e é mesmo 4. acredito tbm que a dutada eh uma boa, fico no aguardo das simulaçoes entao, mto obrigado. :rever1:

Postado em

Estou com dificuldade de fazer o upload dos graficos, pois mesmo reduzindo bem ainda ficam com mais de 25KB...

mas vou te adiantar o q eu tenho constatado.. depois me passa o e-mail q envio os graficos blz??

1)Caixa Dutada com 35L e Sintonia de 34hz = -3db em 30hz e pico de 3db em 45hz. Esta variação de +/-3db eh excelente. Em relação ao pico estar em 45hz, fique tranquilo, pois dentro do veículo a resposta tende a subir um pouco, tomando força na frequencia das musicas q vc curte.

2)outra opção seria Caixa Dutada com 30L e Sintonia em 32,5hz. Fica ainda mais plana, com -3db em 30hz, porem com pico de 2,3db em 50hz. A vantagem está na economia de espaço!! O pico deslocado não eh problema, uma vez q vc curte musicas com batidas firmes.

3)O gráfico ideal, ou seja mais plano, aparece com 60L e sintonia de 25hz. Na minha opinão, inviável. Nesse volume há risco de superexcursão do cone. ( estou utilizando o WinISD Beta, que não dá grafico da excursão do cone. O Wins ISD Pro nao aceitou os parametros q vc me passou)(por isso ahcei q a Revc tava errada).

Eu ficaria com a caixa 1!!

Postado em
Estou com dificuldade de fazer o upload dos graficos, pois mesmo reduzindo bem ainda ficam com mais de 25KB...

mas vou te adiantar o q eu tenho constatado.. depois me passa o e-mail q envio os graficos blz??

1)Caixa Dutada com 35L e Sintonia de 34hz = -3db em 30hz e pico de 3db em 45hz. Esta variação de +/-3db eh excelente. Em relação ao pico estar em 45hz, fique tranquilo, pois dentro do veículo a resposta tende a subir um pouco, tomando força na frequencia das musicas q vc curte.

2)outra opção seria Caixa Dutada com 30L e Sintonia em 32,5hz. Fica ainda mais plana, com -3db em 30hz, porem com pico de 2,3db em 50hz. A vantagem está na economia de espaço!! O pico deslocado não eh problema, uma vez q vc curte musicas com batidas firmes.

3)O gráfico ideal, ou seja mais plano, aparece com 60L e sintonia de 25hz. Na minha opinão, inviável. Nesse volume há risco de superexcursão do cone. ( estou utilizando o WinISD Beta, que não dá grafico da excursão do cone. O Wins ISD Pro nao aceitou os parametros q vc me passou)(por isso ahcei q a Revc tava errada).

Eu ficaria com a caixa 1!!

boa daniel!!!

entao se eu for fazer a caixa 1, pode ser trapezional? e qual a polegada do duto e comprimento??

vlww pela ajuda !! :rever1:

Postado em
Caixa Trapezoidal, sem problemas....

Duto de 75mm de diâmetro por 25,1cm de comprimento.

novamente lhe agradeço daniel!

vou providenciar a caixa.

abraçao!

t+

:legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...