Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

amr06

duvida sobre ligação... T170 x Subwoofer

Recommended Posts

Olá Pessoal!

Estou com um T170.2 em casa guardado e estou pensando em comprar no final de semana um bomber upgrade de 10'. Como ligo o T170.2 nesse sub??? tem que ser de bobina simples ou dupla??? Essa ligação será provisória até comprar um módulo especifico para o sub...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
pega um sub 4+4 ohms e liga uma bonina em cada canal ;)

valeu era o que eu tinha pensado... só que cada canal do t170 tem o som diferente... lado direito e lado esquerdo do estereo... não teria que ser o mesmo som para as duas bobinas??? qual vai ser a potencia total 85 ou 170Wrms?

Compartilhar este post

Link para o post
valeu era o que eu tinha pensado... só que cada canal do t170 tem o som diferente... lado direito e lado esquerdo do estereo... não teria que ser o mesmo som para as duas bobinas??? qual vai ser a potencia total 85 ou 170Wrms?

Não faz isso velho! Pode queimar teu sub... por enquanto liga só um canal do módulo, não vai dar muito som, mas dá pra ouvir até vc comprar o modulo adequado.

flw!

Compartilhar este post

Link para o post
Não faz isso velho! Pode queimar teu sub... por enquanto liga só um canal do módulo, não vai dar muito som, mas dá pra ouvir até vc comprar o modulo adequado.

flw!

porque poderia queimar o sub?

Compartilhar este post

Link para o post

pq cada canal nao tem uma potencia igualzinha, um pode dar mais q o outro ai vai ferra o sub!!!

Compartilhar este post

Link para o post
pq cada canal nao tem uma potencia igualzinha, um pode dar mais q o outro ai vai ferra o sub!!!

vou encher o saco agora rs.... :rolleyes: não é normal ligar canais diferentes em cada bobina do sub?

Compartilhar este post

Link para o post

a maioria liga as bobinas no bridge diferente ,

da pra liga assim mas ainda é mais garantido usa um canal só ou um bridge só!

Compartilhar este post

Link para o post
a maioria liga as bobinas no bridge diferente ,

da pra liga assim mas ainda é mais garantido usa um canal só ou um bridge só!

Pronto, acho que sana suas dúvidas... sub bobina dupla ou vc liga num canal só, ou liga no bridge (o que é mais indicado) desde que case a impedância e a potência do conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se vc leu no manual do módulo esses taramps ñ aceita bridge, vai ferrar com o módulo fera, digo isso pq tenho um

Compartilhar este post

Link para o post

mas doido tu vai ligar no sub, ele vai sair voz tbm.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... Pode ligar tranquilo, não pega nada. E daí que toca diferente? Se alguém me provar que potência diferente aplicado as bobinas queima o subwoofer, eu fico queto.

Liga as duas entradas do T170.2 com um cabo Y, para garantir que o sinal que ele recebe é o mesmo nos dois canais. Com isso, ligue cada canal em uma bobina e aproveite o som...

Para quem vier falar que não funciona, usei meu subwoofer por 6 meses assim, recebendo 160W por bobina. Nunca aqueceu, cherou queimado nem nada.

Parte técnica: A bobina é apenas um fio de cobra enrolado.... Bobina dupla são 2 fios de cobre enrolados. A corrente passando pelo fio gera campo elétrico que interage com o campo magnético do imã. O campo elétrico total é a soma dos campos gerados por ambas as bobinas, se passar corrente diferente, soma do mesmo jeito. A menos que elas estejam em fase oposta (uma cancelaria o efeito da outra) o subwoofer funciona do mesmo jeito, bate do mesmo jeito e tudo mais. A única coisa que não pode é aplicar mais da metade da potência do subwoofer em uma única bobina. Por exemplo, não poderia ligar um amplificador 400W em uma única bobina de um subwoofer de 400W. Pois a corrente que passaria na bobina seria maior do que a mesma suporta, e queimaria. Mas queimaria também se colocasse 800W em um subwoofer de bobina simples.

PS. Eu sei que o responsável pela força é o campo magnético e a corrente. Pois a força depende da velocidade dos elétrons passando no fio, que junto com o campo magnético gera força. O campo elétrico também gera força. Ambos juntos fazem o subwoofer mecher, mas mesmo assim não influi nada colocar cada bobina em um canal.

PS2: Normalmente se liga em Bridge pois garante que tira o máximo proveito do seu equipamento. Muitos amplificadores são, por exemplo, 40W rms a 2 ohms e 120W em bridge a 4 ohms... Fora que qualquer defasagem entre os canais promove a redução de potência. Ligando 80W por canal, não é garantido ter um total de 160W. Pode ser 140, pode ser 160W.

PS3: O único jeito de queimar o subwoofer neste caso seria pela má ventilação da bobina, o que não deve ocorrer, pois o subwoofer irá funcionar do mesmo jeito e com menos potência do que ele suporta, portanto não deve aquecer o suficiente para dar problema.

Ligue e seja feliz. Bridge é sempre melhor, mas não é obrigatório.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...