Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

EMILIO_RF

Tem como testar se o aterramento esta bom?

Recommended Posts

e ai galera blz?

bom esses dias eu fiquei com essa duvida...

se da pra testar o aterramento

ja vi alguns players queimando o negativo dos RCA

por falta de aterramento dos amplis...

seri legal poder testar antes de instalar o player né?

dei uma pesquisada e nao achei nada sobre isso

nao sei como posso fazer esse teste

se puderem me ajudar fico muito grato...

té+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, acredito que se por um amperímetro em um outro fio ligado do negativo até o ponto de aterramento e passar corrente elevada o aterramento está insuficiênte (é uma suposição, caso alguém que realmente tenha conhecimento de um método melhor se pronuncie)

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, acredito que se por um amperímetro em um outro fio ligado do negativo até o ponto de aterramento e passar corrente elevada o aterramento está insuficiênte (é uma suposição, caso alguém que realmente tenha conhecimento de um método melhor se pronuncie)

cara desculpe a ignorancia mas nao entendi muito bem oq vc explicou...

: :(

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim... bem simples, aliás...

Pega um multímetro, escala DCV baixa, tipo 10V (ou menor, se tiver). Uma ponta vai no borne do negativo do amplificador (no borne, não no ponto de aterramento!). O outro, vai até o negativo da bateria (puxe um fio até lá... qualquer fio de 1mm já dá pro gasto). Certifique-se que as ligações foram bem feitas, e ligue o som em máxima potência. O IDEAL é que fique sempre em 0 volts. Qualquer coisa acima disto já merece atenção, pois, em caso de diferença de potencial com o player (que fatalmene irá acontecer) ocorrerá um loop de terra, e quem paga é o player.

Agora, o problema MESMO de aterramento, é que há uma defasagem técnica entre o mundo automotivo e o residencial... Star ground deveria ser obrigatório... ou seja, player aterrado no mesmo ponto do amplificador. Eu faço assim há 4 anos, e não custa mais que 4 reais pra puxar um fio de 1,5mm.

Compartilhar este post

Link para o post

hum legal kleber...

eu nao tenho como fazer o teste agora pois nao to com o som isntalado ainda

to tentando montar o projeto .

intereçante oq vc falou sobre aterrar o player no msm ponto do ampli...

eu tinha essa duvida tb...

eu vou fazer a distribuiçao na mala com brramento de cobre..

ai eu posso pegar uma cabo,aterrar no parafuso de cinto e ligar esse cabo numa barra de cobre...

e ligar os terras dos amplis,do player ou até um rele q sera usado (talvez)?

tem algum proplema nisso?

e se tiver uma bateria aux. posso aterrar ela nessa msm barra de cobre juntao os terrras dos amplis e player?

esse aterramento do player junto o amplificador vai tirar qualquer chance de estragar o terra dos rca do player?

vlw galera

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiver bateria auxiliar, sim, aterre no barramento de cobre. Esse barramento vc pode aterrar em 2 ou mais pontos do chassi, neste caso não tem problemas. O problema é aterrar cada componente num ponto do chassi.

E, sim... aterrando tudo no mesmo ponto não tem risco, a não ser que seu player tenha outro aterramento (chassi, por exemplo... em painéis de plástico não tem esse problema), pois o amplificador não tem onde "buscar o terra" que está faltando.

Compartilhar este post

Link para o post
Se tiver bateria auxiliar, sim, aterre no barramento de cobre. Esse barramento vc pode aterrar em 2 ou mais pontos do chassi, neste caso não tem problemas. O problema é aterrar cada componente num ponto do chassi.

E, sim... aterrando tudo no mesmo ponto não tem risco, a não ser que seu player tenha outro aterramento (chassi, por exemplo... em painéis de plástico não tem esse problema), pois o amplificador não tem onde "buscar o terra" que está faltando.

hum entendi...

cara valeu ai pelas dicas hehehe...

eu sempre fiz o aterramento normal e nunk tive proplemas (só vi aparelhos q keimaram em outros carros)

mas é q agora t comprando um player novo (caro (pelo menos pra mim) q sou pobre kkkkkkkk) e keria saber tudo certinho nao nao ter a minima chanse de dar caca hehehehe

lixanbdo bem a lata e tal acho q nao vai ter plroplemas mas vou providenciar de fazer esse teste com o

multimetro quanto for instalar o som...

vlw kleber té+

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...