Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

°º°º° ))) S.Q. GA.audio. ((( °º°º°

Recommended Posts

rsrsrs agora vai virar moda rsrsrs

antes era a Turbo Bass , agora é essa rsrsrs !

estamos evoluindo rs !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Usei 59 litros totais para cada falante, sem desconto de duto e volume do falante, a camara do meio ficou com 62l pros dois falantes e a distância entre falantes ficou em 28cm, sintonizei em 60hz, e a caixa ficou com 181L totais.

Fiz pensando numa BP6, mas sem a madeira do meio, kkkkkkkkk, agora o controle de cone ficou muito melhor nela.

Seguiu muito bem a teoria amigo, sua caixa deve estar de acordo com a formúla do Subsonic, sintonizada em uns 60hz na parte da frente, soma isso com os 60hz do Vb traseiro, com certeza deve tá com o pico bem alto por volta dessa faixa, e no forró tá rendendo bem? Tá tocando o bumbo da bateria mais forte que a dutada, ou tá com o contrabaixo querendo se sobressair como está ocorrendo com minhas TB dutada?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Seguiu muito bem a teoria amigo, sua caixa deve estar de acordo com a formúla do Subsonic, sintonizada em uns 60hz na parte da frente, soma isso com os 60hz do Vb traseiro, com certeza deve tá com o pico bem alto por volta dessa faixa, e no forró tá rendendo bem? Tá tocando o bumbo da bateria mais forte que a dutada, ou tá com o contrabaixo querendo se sobressair como está ocorrendo com minhas TB dutada?

Abraços

Charles Rafael

me diz uma coisa ??? como é que vc sabe que a camara central tá sintonizada em 60hz ??? foi isso que eu entendi que vc disse rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post
me diz uma coisa ??? como é que vc sabe que a camara central tá sintonizada em 60hz ??? foi isso que eu entendi que vc disse rsrsrs

Calcula pela fórmula que o Subsonic postou na página anterior guto, aí divide por 2, o que no final das contas vai dar +ou- em 60hz. Mais isso é relativo, talvez esse parte de dividir por 2 não se aplique no caso dele em questão, isso só o amigo Subsonic pra responder.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Usei 59 litros totais para cada falante, sem desconto de duto e volume do falante, a camara do meio ficou com 62l pros dois falantes e a distância entre falantes ficou em 28cm, sintonizei em 60hz, e a caixa ficou com 181L totais.

Fiz pensando numa BP6, mas sem a madeira do meio, kkkkkkkkk, agora o controle de cone ficou muito melhor nela.

Que bom, essa marvada deve ta tocando forte mesmo, legal que agora pode começar a aparecer varios projetos com 15" 12" e que até subzinho de 10"

podia posta um vídeo dela tocando quando fica pronta,

Compartilhar este post

Link para o post

se eu tivese com espaço e grana, ia fazer uma era pros meus MTX, quem sabe assim, controlando melhor o Cone, aplicando 3xa potencia nominal e com uma sintonia baixa, acho que dava pra descer ate as profundezas!

isso funciona bem mesmo pra subs pra frequencias abaixo de 50HZ, tipo pra quem intende, na teoria, fica bom?

um dia eu ainda testo!

Compartilhar este post

Link para o post

post-1936-1244229122_thumb.png

Guto concordo contigo se simular como uma BP6 vai ficar uma porcaria LP super alto. Porém, olha essa fotinho aí do manual do Bass Box seria uma Band pass 4th com 3 cameras para 2 falantes. Extendendo o conceito para a tua manifold por exemplo... se fecharmos (reduzirmos) até que se tenha uma sintonia digamos 95~100hz fazendo o duto com profundidade conforme necesário. mantendo a distância de 2/3 do diâmetro será que não teriamos uma BP6 "mais forte ainda" uma vez que naquela camera central a pressão é bem maior? Bem que tu poderia testar na tua caixa aí o efeito de fechar e sintonizar =). Considerando que as frequências que levam vantagem pelo manifold fiquem dentro da banda passante. Será que iria surgir problema de "unloading" nas cameras traseiras de cada um dos falantes?

Compartilhar este post

Link para o post

é uma ótima opção , e já simulei assim =) !!! Mas não me agradou muito comparado com 2 dutadas bem feitas (claro que ae vem o lance de pratica x teoria , mas não me animou muito não viu !!!).

o que quero mesmo fazer é RE sintonizar as camaras dos falantes , acho que ali dá pra brincar mais ... mas e a preguiça ??? rsrsrs Agora cai na bestera de brincar com LT (linha de transmissão) , e tá me comendo todo o tempo que me resta rsrsrsrs

mas valew pela dica , vou tentar testar ela com certeza !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tiver um tempinho faz ela aí então Guto :legal: afinal o trabalho pesado mesmo já foi feito. Ah, e eu não me referia a fechar os dutos que já tem na caixa... apenas fazer a sintonia do vb dianteiro que é comum a ambas as caixas. Tornando a tua caixa em uma legítima BP6 "Tripple-Chamber", não BP4 como a da fotinho que eu postei.

é uma ótima opção , e já simulei assim =) !!! Mas não me agradou muito comparado com 2 dutadas bem feitas (claro que ae vem o lance de pratica x teoria , mas não me animou muito não viu !!!).

o que quero mesmo fazer é RE sintonizar as camaras dos falantes , acho que ali dá pra brincar mais ... mas e a preguiça ??? rsrsrs Agora cai na bestera de brincar com LT (linha de transmissão) , e tá me comendo todo o tempo que me resta rsrsrsrs

mas valew pela dica , vou tentar testar ela com certeza !!!

EDIT: "fechar o teu duto" não ficou exatamente bom rssrsrssrrs

Compartilhar este post

Link para o post

rsrsrs ... Não falei nada de fechar Meu duto não ... falei de fechar o da caixa !!! rs

mas EU quero fechar o VB Traseiro , pois ae eu consigo re-sintonizar e testar novas sonorizades da caixa ...

quanto a fazer o esquema de fechar a caixa , vou pensar no assunto ... pois vai dar trabalho sim rsrsrs , por mais que vc ache que não rsrsrs

Mas valew a dica =) !

Compartilhar este post

Link para o post

poo, fazia tempo que não aparecia um tópico com uma discução tão boa de se ler :)

ontem de madrugada varri todas as paginas do tópico, fiquei de comentar pq tava pregado do sono, eu estou tentando acertar uma manifold pra mim tmb, apesar de parecer bem simples como já foi dito, eu ainda tenho alguams duvidas referente a camara central.

Ela precisa ser quadrada? Pode ser retangular (a altura maior que a largura). A sintonia dessa camara precisa ser a mesma sintonia das outras?

Se poder dar uma bizolhada la: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=130996

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns Guto, tá muito bacana...

assim, to fazendo uma nesse estilo ai também, já tinha o projeto quase pronto e acrescentei as várias informações importantes que tem nesse tópico

cxmanifold.jpg

69 Litros brutos pra cada falante (+ - 60 L livres)camara trapezoidal, camara central com 47 L (retangular), sintonia 63hz ou 55 hz, so testanto pra saber... é pra tocar forró maior parte do tempo. amanha ta tocando!

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
parabéns Guto, tá muito bacana...

assim, to fazendo uma nesse estilo ai também, já tinha o projeto quase pronto e acrescentei as várias informações importantes que tem nesse tópico

cxmanifold.jpg

69 Litros brutos pra cada falante (+ - 60 L livres)camara trapezoidal, camara central com 47 L (retangular), sintonia 63hz ou 55 hz, so testanto pra saber... é pra tocar forró maior parte do tempo. amanha ta tocando!

vlw

fala ae mano ... show de bola seu projetinhu Bicho !!! GOSTEI !

vc Fez uma coisa que eu tava afimd e fazer na minha caixa , que é tirar as quinas Vivas de uma caixa quadrada , no caso vc fez o trapézio ... Show de bola !!!

Eu acho que vou socar a serra de disco na minha caixa LOGO LOGO rsrsrsrs !!!

Boa sorte no projeto !

Compartilhar este post

Link para o post

Projeto terminado, ficou bastante agradavel o som dessa caixa, pra todo tipo de musica(ate forro).

O grave ficou seco para dentro do carro(mas bastante forte), fora do carro ficou muito gostoso o grave (muito melhor que a dutada), com menas potencia aplicada consigo tirar um spl maior.

som1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
fala ae mano ... show de bola seu projetinhu Bicho !!! GOSTEI !

vc Fez uma coisa que eu tava afimd e fazer na minha caixa , que é tirar as quinas Vivas de uma caixa quadrada , no caso vc fez o trapézio ... Show de bola !!!

Eu acho que vou socar a serra de disco na minha caixa LOGO LOGO rsrsrsrs !!!

Boa sorte no projeto !

Blz Guto!!

olha a dita cuja:

imag012e.jpg

nesse vão coube o amp das cornetas e stw certinho, com as abas parafusadas na inclinação

imag015.jpg

imag016f.jpg

no set são 2 st 302 e 2 D300 na bridge de um power system A400 e 2 Jabs super trio em 1 T2.5... depois vem 2 10pw3 e um cross stx 84

sintonia ta em 63hz, a que dizem ser ideal pro forró, mas curiosamente essa cx tocou muuuuito melhor black e psy, tocando boom boom pow de mala aberta alarme disparava fácil, e pra dentro era insuportável com volume alto, dava dor no peito mesmo. no forró axei que ficou pouca coisa melhor que uma dutada... mas ainda vou testar uma sintonia mais baixa e ver como fica

vlw []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Blz Guto!!

olha a dita cuja:

imag012e.jpg

nesse vão coube o amp das cornetas e stw certinho, com as abas parafusadas na inclinação

imag015.jpg

imag016f.jpg

no set são 2 st 302 e 2 D300 na bridge de um power system A400 e 2 Jabs super trio em 1 T2.5... depois vem 2 10pw3 e um cross stx 84

sintonia ta em 63hz, a que dizem ser ideal pro forró, mas curiosamente essa cx tocou muuuuito melhor black e psy, tocando boom boom pow de mala aberta alarme disparava fácil, e pra dentro era insuportável com volume alto, dava dor no peito mesmo. no forró axei que ficou pouca coisa melhor que uma dutada... mas ainda vou testar uma sintonia mais baixa e ver como fica

vlw []-[]

rsrsrs , vc viu meu video né ???

Viu o estrago que estava fazendo ??? com BLACK PESADO ??? rsrsrs

pois é ... essa caixa é o capeta em sub grave cara !

Compartilhar este post

Link para o post

Vi os videos sim hehehe

gostei tanto dessa cx que ja to ate pensando em fazer uma com subs 10" de 800 wrms :rolleyes:, sintonia lá nos 35 hz...

será que toca? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Impressionante esse tipo de trio é que eu gosto de postar pois está dentro da minha faixa de alcance rsrsrsrsr excelente custo benefício PARABÊNS PELO PROJETO, é de dicas assim que o fórum precisa evitando desperdícios desnecessários como ja vi por ai como 40 D405...... rsrsr um forte abraço a todos !!

Compartilhar este post

Link para o post
Vi os videos sim hehehe

gostei tanto dessa cx que ja to ate pensando em fazer uma com subs 10" de 800 wrms :rolleyes:, sintonia lá nos 35 hz...

ae o Buraco é mais embaixo cara ... mas dá sim cara ...

EU queria ter 2 sub iguais aqui pra brincar !!! juro que pensei nisso já !

Compartilhar este post

Link para o post
Vi os videos sim hehehe

Amigo, se der faça o teste de sintonia pra ver se melhora tocando forró, porque tô fazendo a minha hoje mais tô em dúvida com relação a sintonia pra tocar forró com força.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, se der faça o teste de sintonia pra ver se melhora tocando forró, porque tô fazendo a minha hoje mais tô em dúvida com relação a sintonia pra tocar forró com força.

Abraços

Charles Rafael

testa VC pra gente Charles :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vontade de testar com sub tambem, so me falta uma coisa importante, que é o dinheiro para comprar um par de subs.

Será que num renderia melhor no sub grave externo que um woofer?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tivesse onde colocar essa caixa, testaria com um par de sub de 10"....

Mas não tenho =.=" Próxima vez eu lembro de comprar um carro com porta malas....

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...