Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rui

Corte de frequencia

Recommended Posts

Postado em

Tenho uma dúvida.

Gostaria de saber o que acontece quando se usa dois cortes de frequencia.

Por exemplo: Tenho no meu carro um kit duas vias que seu crossover já faz os devidos cortes para tweeter e mid, e tenho também a CD que faz cortes para saida front. Se eu abilitar o corte do HPF do CD em 100 hz (sendo que o crossover HPF do kit já corta em, por exemplo, 120 hz), o que acontece? Por um acaso os cortes seriam somados (ou qualquer outra coisa - subtraidos, divididos e etc.)? Existe uma regra para isso?

[]s

RUI.

Postado em

No seu exemplo, a frequencia iria ser cortada em 120Hz pelo Crossover do Kit 2 vias. Pois o Radio iria cortar em 100Hz, mas logo após será cortado em 120Hz.

Postado em

Galera,

Gostaria de saber se, por exemplo, os cortes se somam, tipo um corte de HPF em 100 hz no CD(12db/oitv) e outro HPF em 120 hz no modulo (12db/oitv) resultaria num corte mais acentuado, tipo 18db/oitv ou 24db/oitv?

Não sei se consegui explicar minha dúvida, mas se tiver alguem pra me ajudar....

Muito Obrigado,

RUI.

Postado em

Acho que sempre o corte mais baixo sera validado, se o seu corte for de 100hz no player e 120hz no modulo, o player nao vai permitir a reproducao de um nivel acima de 100hz, bypassando o modulo.

Postado em

Bom, na prática deve mudar pouco. Imagino eu que a única diferença seria que, cortando pelo player em 100hz, nesse caso, a queda ABAIXO dos 100hz seria mais acentuada do que sem o corte no player, pois se somariam as quedas do crossover e do player. Entre 100 e 120hz, e acima de 120hz, a situação não muda, correto?

Acho que sempre o corte mais baixo sera validado, se o seu corte for de 100hz no player e 120hz no modulo, o player nao vai permitir a reproducao de um nivel acima de 100hz, bypassando o modulo.

Mas é que ele tá falando de HPF, né...

Postado em

O Praia ja explicou....

Ambos vão fazer os cortes. Você vai ter uma resposta linear (ou não, prefiro dizer normal apenas) até os 120 Hz, ae vai cortar em 8 dB/ 8ª (por exemplo) e vem com esse corte até 100 Hz, ae adiciona o corte do player, se for de 8 dB/ 8ª também o gráfico ficaria mais ou menos assim: até 120 Hz normal, de 120 a 100 com 8 dB, de 100 para baixo com 16 dB....

[]'s

Postado em
O Praia ja explicou....

Ambos vão fazer os cortes. Você vai ter uma resposta linear (ou não, prefiro dizer normal apenas) até os 120 Hz, ae vai cortar em 8 dB/ 8ª (por exemplo) e vem com esse corte até 100 Hz, ae adiciona o corte do player, se for de 8 dB/ 8ª também o gráfico ficaria mais ou menos assim: até 120 Hz normal, de 120 a 100 com 8 dB, de 100 para baixo com 16 dB....

[]'s

João,

Então os cortes se somam, certo?

Obrigado,

RUI

Postado em

Sim, a atenuação deles (segundo o Praia, e faz sentido) se soma.

Desculpe não ter entendido a sua pergunta antes, estava com sono e não reparei em "somar".

Mas eles se somam apenas na parte em comum, claro =D

[]'s

Postado em
Sim, a atenuação deles (segundo o Praia, e faz sentido) se soma.

Desculpe não ter entendido a sua pergunta antes, estava com sono e não reparei em "somar".

Mas eles se somam apenas na parte em comum, claro =D

[]'s

Aí João, valew pela dica. Também acho, pela lógica, que nas partes comuns, os cortes se somam (as atenuações), só queria tirar a dúvida.

Obrigado.

[]s

RUI.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...