Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fcfagundes

Amp. com problemas.

Recommended Posts

Ai galera, Instalei ontem o meu amp. no carro (Booster BA404-4), no player da Pioneer.

 

Ate entao, apos a instalação, mesmo com o chiado chato pra carai, fui dar umas voltas, pra testar.

 

Voltando pra casa, apos um tempo com ele ligado e tocando alto, ele deu o primeiro corte de proteçao, entao abaixei o som, esperei ele voltar e tudo bem(nisso ele ja estava MUITOO QUENTE- normal pois estava forçando ele-).

 

Ai ele voltou, continuei escutando musica, e aumentei o volume denovo. Não deu 1 min. ele desarmou(proteçao contra a temp.). O problema é que ele nao quer voltar(depois de esfriar), ja desconectei tudo, so dexei a alimentaçao e nada.

 

Alguem poderia me ajudar?? E me dizer oq aconteceu ou só me falar que eu estou fudido e estraguei tudo..... uahuah

 

Valeu galera

 

Abraçoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É,parece que fu... tudo.RSRSRSRSRS. Será que você fez o casamento de impedância corretamente?Bom,de qualquer maneira você é o feliz proprietário de um módulo de potência queimado.Mande arrumar o bicho mas antes de instalar verifique se os falantes estão corretamente casados com a saída do módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, provavelmente pifou alguma saida sim, e se queimou é porque provavelmente nao estava trabalhando com a impedancia correta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá, provavelmente pifou alguma saida sim, e se queimou é porque provavelmente nao estava trabalhando com a impedancia correta...

 

 

 

Entao, o problema eh que nao esta funcionando nada sabe, ele fica com a luz vermelha, dizendo q esta em modo de proteção.

 

Mas caso seja o problema de ter pifado, o conserto eh barato e fica bom, ou é mais viavel comprar um novo???

 

Valeu cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for isso... deve ser problema nos capacitores ou na parte dos fusiveis por isso q desarma...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

brother pega um multimetro e teste a fonte depois as saidas. geralmente esses modulos soh estragam isso. tipo uma mixaria pra vc mesmo arrumar, mas qnd leva a um tecnico nego te cobra horrores por nada.

 

se algum irf ou transistor estiver em curto eh soh trocar e pronto...

 

 

 

 

 

Semana passada tava tocando com um minitrio (8X307+SD3000 mais 2X D405PyramidPro 1200 e muito mais coisas) dos meus amigos aqui em casa....dai parou uma pyramid 1200, estava tbm mto quente pq tava no sol, dai soh abri o modulo medi os transitores e vi que era uma saida, como era domingo arrranquei elas de la, e o resto dos canais funfaram.

 

 

mas ai deve ser pouca coisa ai.... teste isso que te falei que verá que soh umas coisinhas podem estar em curto, tipo irf da fonte R$4, saidas R$6, barato....ainda mais se souber fazer as soldas....e usar o multimetro

 

 

boa sorte ai mano...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que tinha de falantes e sub , e estavam ligados como no amp ?

 

 

Realmente a ligação foi o problema.

Os falantes estavam ligados certos a 2 ohm, o problema foi com o sub que estava em paralelo, a 1 ohm, pois era uma ligação antiga e ja estva na caixa e acabei nem refazendo, isso, provavelmente levou o amp a superaquecer onde desarmou.

 

O que eu fiquei surpreso foi que levou mais de uma hora com o som ligado pra ocorrer isso saca. E por isso ainda estou em duvidas no que pode ter acontecido.

 

Abraçoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
brother pega um multimetro e teste a fonte depois as saidas. geralmente esses modulos soh estragam isso. tipo uma mixaria pra vc mesmo arrumar, mas qnd leva a um tecnico nego te cobra horrores por nada.

 

se algum irf ou transistor estiver em curto eh soh trocar e pronto...

 

 

 

 

 

Semana passada tava tocando com um minitrio (8X307+SD3000 mais 2X D405PyramidPro 1200 e muito mais coisas) dos meus amigos aqui em casa....dai parou uma pyramid 1200, estava tbm mto quente pq tava no sol, dai soh abri o modulo medi os transitores e vi que era uma saida, como era domingo arrranquei elas de la, e o resto dos canais funfaram.

 

 

mas ai deve ser pouca coisa ai.... teste isso que te falei que verá que soh umas coisinhas podem estar em curto, tipo irf da fonte R$4, saidas R$6, barato....ainda mais se souber fazer as soldas....e usar o multimetro

 

 

boa sorte ai mano...

 

Entao, eu tenho um camarada meu que tem facilidade com essas coisas, pra me dar uma força.

 

Mas vc me indicaria algum, ou loja, nao sei, onde eu poderia levar o meu amp.?!?!

 

Abraçoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entao, o problema eh que nao esta funcionando nada sabe, ele fica com a luz vermelha, dizendo q esta em modo de proteção.

 

Mas caso seja o problema de ter pifado, o conserto eh barato e fica bom, ou é mais viavel comprar um novo???

 

Valeu cara

cpz cara sem duvida vale a pena arrumar ainda, se tu levar num cara de confiança fica zero denovo, to cansado de consertar amps e nunca tive problemas fica novo denovo! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cpz cara sem duvida vale a pena arrumar ainda, se tu levar num cara de confiança fica zero denovo, to cansado de consertar amps e nunca tive problemas fica novo denovo! :legal:

 

Entao cara, vou ver se concigo achar algum tecnico em eletronica que entanda dessas coisa, e tentar dar um jeito.

Mas só mas uma coisa, to postando a foto dele aki, ai vc poderia me indicar +- onde que ocorreu o problema dele, assim eu posso saber se o cara esta me enganado ou nao saca, só preu ter uma noção das coisas mesmo.

 

 

http://img30.imageshack.us/img30/5271/dsc06078.jpg

 

 

Valeu denovo cara Abraçoss

 

Ps: ate mandaria o meu modulo pra vc arrumar, se vc nao morasse tao longe de mim, uhauha

 

Abraçoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blz marquei na foto os transistores responsaveis por cada canal e também os diodos e fets da fonte, tu vai ver q cada canal usa um par de transistores, como o modulo chega a ligar mas entra em proteção, provavelmente a fonte nao foi... entao, um desses pares que estao marcados como canal deve estar com defeito... soh pra ti fica ligado pois nao recomendo nem um pouco tu mesmo tentar arrumar pois geralmente só piora o quadro, qd tu levar na assistência e ele consertar tu pede o componente velho q ele tirou, ae tu vai ver se ele te passou a perna ou nao! :rolleyes:

Abraço!

 

http://img144.imageshack.us/img144/5271/dsc06078.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
blz marquei na foto os transistores responsaveis por cada canal e também os diodos e fets da fonte, tu vai ver q cada canal usa um par de transistores, como o modulo chega a ligar mas entra em proteção, provavelmente a fonte nao foi... entao, um desses pares que estao marcados como canal deve estar com defeito... soh pra ti fica ligado pois nao recomendo nem um pouco tu mesmo tentar arrumar pois geralmente só piora o quadro, qd tu levar na assistência e ele consertar tu pede o componente velho q ele tirou, ae tu vai ver se ele te passou a perna ou nao! :rolleyes:

Abraço!

 

http://img144.imageshack.us/img144/5271/dsc06078.jpg

 

O cara brigadao denovo.

Mas ja que vc esta me ajudando tanto, deixa eu ver se entendi.

Os transistors, servem pra se passar uma corrente muito alta ou muito baixa, ele ''queimará'' pra nao estragar o resto do modulo certo?!?!

 

Agora pra serve os diodos, e os fets??

Tipo so uma explicaçao assim por cima preu ter uma noçao.

 

Valeu denovo cara, e brigadao.

Qualquer coisa que precisar, e estiver ao meu alcance, eh so me falar ok.

 

Abraçoss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem feito, pra num passar aqui em frente de casa com o som no talo! HAHAHAHAH

 

Achei um videozinho ensinando a testar os mosfets, olha ae:

 

 

Se nao tiver multímetro aí, passa aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O cara brigadao denovo.

Mas ja que vc esta me ajudando tanto, deixa eu ver se entendi.

Os transistors, servem pra se passar uma corrente muito alta ou muito baixa, ele ''queimará'' pra nao estragar o resto do modulo certo?!?!

 

Agora pra serve os diodos, e os fets??

Tipo so uma explicaçao assim por cima preu ter uma noçao.

 

Valeu denovo cara, e brigadao.

Qualquer coisa que precisar, e estiver ao meu alcance, eh so me falar ok.

 

Abraçoss

é a tua teoria nao ta certa nem errada mas ele nao queima pra nao estragar o resto, ele é um componente ativo no amplificador e nao de proteçao, pra se falar a verdade é a peça chave sem ele nao existe amplificação... mosfet é um tipo diferente de transistor seu acionamento é um pouco diferente do comum ( o comum é chamado bipolar, os da saida do amplificador sao bipolares nesse caso) mas realiza a mesma função com algumas características particulares, a grosso modo a função dos transistores é manejar correntes altas requerindo alguns miliampéries (ou poucos ampéries) de controle somente...

se interessar o assunto ta ae alguma coisa:

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/47/37/

 

o diodo é utilizado para retificação da tensao alternada proveniente do transformador, no caso do teu modulo ele tem 2 diodos duplos um desses diodos duplos só deixa passar os picos negativos e o outro diodo duplo deixa passar somente os picos positivos, ae na saida deles tu vai ter uma tensao continua negativa e uma positiva pra alimentar o resto do circuito....

 

 

explicação bem sintetizada pois nao sou muito bom em explicar teorias sei mais é fazer! :)

quando tu consertar posta ae pra agente ver o q deu...

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, aproveitando o tópico, tenho um Booster Ba 404.4 que estava tocando uma caixinha dutada com um Hinor Fire 180W RMS (no bridge). Um dia abri o gás do bicho e comecei a curtir uma musiquinha eletrônica com o grave no máximo, não demorou e o módulo fumaçou. Desliguei o som, aguardei o módulo esfriar e toquei novamente, aí percebi que o som ficou meio rouco. Então, comecei a investigar o porque do meu problema.. descobri que o player só tava mandando uma saída, a outra acho q tava queimada. Então, imagino que tenha forçado e queimado a saída do meu módulo visto que o bridge só tava recebendo o sinal de uma saída. Alguém pode ajudar?? :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera beleza.

Desculpa a demora, mas estava meio ocupado.

Entao, mandei arrumar lá, e foram dois Transistors, de um canal mesmo, so nao lembro o canal, provavelmente foi o q estava tocando o Sub.

Ficou perfeito, o unico problema, eh que quando ele estava tocando a 1ohm, tava MUITO melhor uahuhauha, mas fazer oq neh, to sem grana pra comprar um modulo melhor.

 

Mas posso dizer pelo preço que este modulo esta saindo, compensa demais, pra quem esta procurando um som agradavel, por assim dizer. Da pra fazer ate uma graça com ele.

 

Mas é isso ai galera, valeu pela ajuda.

 

Abraçoss

Alias esqueci de falar, o Preço ficou em 45, mais pela mao de obra.

 

Faloiu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai galera beleza.

Desculpa a demora, mas estava meio ocupado.

Entao, mandei arrumar lá, e foram dois Transistors, de um canal mesmo, so nao lembro o canal, provavelmente foi o q estava tocando o Sub.

Ficou perfeito, o unico problema, eh que quando ele estava tocando a 1ohm, tava MUITO melhor uahuhauha, mas fazer oq neh, to sem grana pra comprar um modulo melhor.

 

Mas posso dizer pelo preço que este modulo esta saindo, compensa demais, pra quem esta procurando um som agradavel, por assim dizer. Da pra fazer ate uma graça com ele.

 

Mas é isso ai galera, valeu pela ajuda.

 

Abraçoss

Alias esqueci de falar, o Preço ficou em 45, mais pela mao de obra.

 

Faloiu

 

Po , o meu deu exatamente o mesmo problema, mas eu abri, medi, achei os transistores em curto e vou compra-los la da republica do libano ( rio de janeiro ) e troca-los.

 

Agora to pensando em trocar os fets tambem por algo melhor, mais potente, e por um cooler nesse modulo. Voce deveria pensar em por um cooler no seu tambem.. se voce for do rio de janeiro, ali no centro vendo cooler de 12v pequeno p/ placa de video.. acho que uns dois coolers em paralelo um entrando e um saindo, ja ajudaria.. e outro detalhe... Poem uma pasta termica nova nos transistores e diodos. Obrigado galera, o post acabou me ajudando tambem. agora vou ver o que posso trocar para melhorar esse 1000w :-)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po , o meu deu exatamente o mesmo problema, mas eu abri, medi, achei os transistores em curto e vou compra-los la da republica do libano ( rio de janeiro ) e troca-los.

 

Agora to pensando em trocar os fets tambem por algo melhor, mais potente, e por um cooler nesse modulo. Voce deveria pensar em por um cooler no seu tambem.. se voce for do rio de janeiro, ali no centro vendo cooler de 12v pequeno p/ placa de video.. acho que uns dois coolers em paralelo um entrando e um saindo, ja ajudaria.. e outro detalhe... Poem uma pasta termica nova nos transistores e diodos. Obrigado galera, o post acabou me ajudando tambem. agora vou ver o que posso trocar para melhorar esse 1000w :-)

 

 

O pessoal tem alguma recomendacao p/ trocar os capacitores, transistores e diodos desse modulo BA 404.4, o mesmo que esta nas fotos aqui.?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...