Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Morel Tempo vs. Focal Access

Recommended Posts

All, hoje chegou o Morel Tempo de 6" e botamos ele no lugar do Focal, como um possivel primeiro up-grade para o som do Civic.

Optei pelo Morel pois todos falam muito bem do kit, e tambem tinha ouvido no carro do Artur e gostado muito, principalmente do tweeter.

Foi instalado na porta, que foi totalmente tratada com manta asfaltica. A porta é praticamente uma caixa selada, travada, sem vibrações e etc.

O amplificador é uma Alpine PDX-4.100, com 4 canais de 100w RMS 4Ohms.

Infelizmente o mid-bass do Morel não agradou.

A respota de frequencia a partir de 45Hz informada pela Morel não é verdadeira e o mid-bass desce muito menos que o Focal, que desce a 60Hz (segundo o fabricante).

O grave é "preso", sem força. Deve ser culpa do baixo Xmax do alto-falante. Mas voz é limpa e bem definida.

A principio achamos que tinha alguma coisa errada, ligação invertida ou mesmo o amplificador com HP ligado em frequencia alta.

Mas quando descobrimos que estava tudo correto, foi bastante decepcionante, pois a Morel informa que o kit responde a partir de 45Hz...

Em contra partida, o tweeter é um show a parte.

Muito bom! Agradável, detalhado, ótimo timbre. Tem ótima resposta desde frequencias bem baixas.

Mas o crossover poderia ser mais trabalhado.

O corte de apenas 6dB/8ª deixa passar algumas frequencias indesejadas. Em volumes mais altos é possivel ouvir os tweeters distorcendo um pouco, problema que deixa de existir quando o tweeter é ligado no crossover do kit Focal, que corta a 12dB/8ª.

Falando no kit Focal, este tem mid-bass excelente.

Eles descem muito, tocam muito bem na porta. A voz é muito definida, sem distorções, mesmo com o cone excursionando bastante.

Infelizmente o Focal peca no tweeter. Eu não gosto do timbre e ele perde muito em detalhamento quando comparado ao Morel.

Resumo do teste:

- Kit Focal Access 165A1: Ótimo custo/beneficio, toca muito bem em portas tratadas, tem um ótimo crossover, mas poderia ter um tweeter melhor.

- Kit Morel Tempo 6": Tem um tweeter maravilhoso mas o crossover e o mid-bass poderiam ser melhores. É um kit bom, mas perde em custo/beneficio para o Focal.

Estas são opniões minha e podem divergir de pessoa para pessoa.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas adições após 2 dias de uso:

Algumas pessoas não entederam bem meu review e vou explica-lo melhor:

Optei pelo teste do Kit Morel por 2 razões:

- Primeiramente pelo tweeter, por ser domo de seda (soft dome), que me agrada mais que os tweeter com hard dome.

- Segundo pela sua resposta de frequencia declarada, a partir de 45Hz o que traria um ganho sobre o Focal.

No primeiro quesito, o tweeter, o kit Morel superou todas as espectativas. O tweeter é MARAVILHOSO!

No segundo quesito é que ele deixou a desejar. Infelizmente sua respota em baixa frequencia ficou abaixo do esperado, abaixo do kit Focal.

Para quem vai usar apenas 1 kit 2 vias, fica a dúvida:

- Ficar com o Morel e abrir mão da resposta em baixa frequencia melhor do Focal

- Ficar com o Focal e abrir mão do ótimo tweeter do Morel

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais um relato entrando no 3º dia de testes:

O tweeter do Morel continua impressionando. Todo mundo que ouve logo pergunta: "nossa, que tweeter é esse?".

A definição dele é maravilhosa! O som é muito agradável, as musicas ganharam vida nova em comparação ao tweeter do kit Focal.

Os mid-bass tem ótima voz, timbre muito bom, mas insistem em não descer a frequencias mais baixas.

Como eu uso 4 mid-bass, o Audiophile no pezinho supre bem a falta de baixas frequencias do Morel.

Perdi um pouco de pressão sonora na baixa frequencia, quando comparado ao kit Focal, mas no meu caso, acho que valeu a pena, pois ganhei muito na parte de voz.

Por em quanto o Morel Tempo vai ficando!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria necessário um tempo de uso para o mid Morel tocar bem??

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta fazer caixinhas pros mids, só para testar... quem sabe ?

Compartilhar este post

Link para o post
Não seria necessário um tempo de uso para o mid Morel tocar bem??

Um periodo de amaciamento?

Sim, com algum tempo com certeza alguns parametros dele vão mudar.

Mas isto é uma mudança muito sutil não notada pela maioria dos usuário, e acontece principalmente no timbre do alto-falante.

O timbre não é o problema dele. Mas sim sua resposta de frequencia.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Experimenta fazer caixinhas pros mids, só para testar... quem sabe ?

Eu tenho pezinhos no carro.

Mas infelizmente não vou teste-lo no pezinho por 2 motivos:

Primeiramente por pura preguiça! =D

O segundo motivo é que uso nos pezinho o Fosgate Audiophile e dificilmente algo nesse mundo vai tocar melhor do que eles em pezinhos selados de 4,5 litros.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeita esta sua análise, na hora da compra fiquei em duvida entre os dois kits Focal Acess e Morel Tempo, ambos com o mesmo valor, acabei optando pelo Tempo posso dizer que o Tweeter é sensacional o melhor que já ouvi, mais os mids achei que ficaram a desejar, não pude fazer nenhum teste, mais ainda sim prefiro o Tempo ao Acess, pois escutei o Acess no carro de um amigo e o tweeter morel com certeza é melhor... agora estou na duvida de qual coaxial comprar para a porta traseira , também estou querendo o coaxia Morel tempo vc já teve a oportunidade de escuta-lo ou fazer algum teste, ou me recomendaria alguma outra coisa.. a

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, queria saber um pouco mais sobre esse Fosgate aí... se importaria em falar dele (por mp, msn, num outro tópico, sei lá).

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

tava quase me arrependendo de ter pego um MB Quart PCE-216 ao invez do Morel Tempo... pelo visto nao irei me arrepender nao =)

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Boa comparação... sanou a duvida de mtos! :)

Agora... vc querer que o mid desça a 45 em porta, acho dificil eim

Compartilhar este post

Link para o post
Abreu, queria saber um pouco mais sobre esse Fosgate aí... se importaria em falar dele (por mp, msn, num outro tópico, sei lá).

Valeu!

Sim Potato...

Os Fosgate sao os Audiophile RFA-64, fabricados a partir de 1995...

Sao ideais para pezinhos de baixo volume, coisa de 4 litros, sem pico algum na sua resposta.

Tem FS em 39Hz...

Nao tocam absolutamente nada quando instalados nas portas, mesmo que tratadas.

Sao projetados unicamente para caixas seladas ou dutadas.

O conjunto magnetico eh enorme.

Um so mid-bass desses pesa mais que os 2 mid-bass do kit Focal juntos!

Em pezinhos, nada que eu ja tenha ouvido ate hoje consegue se aproximar da pressao sonora que geram esses mid-bass.

Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Compre o kit tempo de 5" ( ainda não instalei ) e estou contando as horas para instala-lo ... Espero que os mesmos descam em pezinhos selados.

Estou jogando no escuro, pois nunca ouvi um Morel tocando, pensei que tocasse baixo ( conforme o manual ) .

Deixa a preguiça de lado(rsrs) e testa nos pezinhos , de repente terás uma surpresa boa , já que comprou o kit mesmo.

Qual o corte que voce usa no fosgate ? Ele é de 6"correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Compre o kit tempo de 5" ( ainda não instalei ) e estou contando as horas para instala-lo ... Espero que os mesmos descam em pezinhos selados.

Estou jogando no escuro, pois nunca ouvi um Morel tocando, pensei que tocasse baixo ( conforme o manual ) .

Deixa a preguiça de lado(rsrs) e testa nos pezinhos , de repente terás uma surpresa boa , já que comprou o kit mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe, deixo nada... Preguiça é uma dadiva divida! =D

Quanto ao corte, varia de nenhum a 50Hz.

Para 99% das musicas não utilizo corte algum.

Para musicas eletronicas e volumes mais altos utilizo HP em 50Hz tanto para o pezinho quanto para as portas.

Nos pezinhos o propio volume deles se encarrega de não deixar o mid-bass descer demais.

Nas portas, até certo volume elas tocam muito bem sem corte HP, a partir de certo volume elas necessitam do HP em 50Hz.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu, muito bom o seu comparativo, Carlinhos comentou comigo essa semana sobre o teste que vocês fizeram, ele me disse que o midbass do Morel Tempo era ruim, que não descia nada comparado ao Focal, mas a questão do tweeter era totalmente o inverso como eu já esperava, ele me disse que o tweeter do Morel era exatamente o que você procurava.

Ainda não ouvi o seu carro, mas Sábado tive a oportunidade de ouvir o Fiesta de Thiago e gostei muito do som do carro dele, fizemos também um comparativo entre o Focal Access e o Focal Polyglass, e o tweeter do Polyglass da um banho no tweeter do Access.

Não vejo a hora de colocar meu player e o amplificador no meu kit e começar a curtir o som hehe..

Compartilhar este post

Link para o post

mto bom o comparativo... mas sinceramente (me corrijam se estiver errado) não vejo pq desce tanto um mid, SE vc tem sub... se não tem blz... mas se tem pq essa necessidade de descer tanto, no meu gosto dou preferencia para TW pq o resto o sub faz...

***Pedrão acho q dá rpa deixar melhor ainda esse kit heim... tem o Tw do Polyglass vendendo no classificados num preço legal.

abraço.s

Compartilhar este post

Link para o post
mto bom o comparativo... mas sinceramente (me corrijam se estiver errado) não vejo pq desce tanto um mid, SE vc tem sub... se não tem blz... mas se tem pq essa necessidade de descer tanto, no meu gosto dou preferencia para TW pq o resto o sub faz...

***Pedrão acho q dá rpa deixar melhor ainda esse kit heim... tem o Tw do Polyglass vendendo no classificados num preço legal.

abraço.s

Talvez eu não tenha me expressado bem, mas meu kit já é o Polyglass. :D

Compartilhar este post

Link para o post

pois eh... eu comprei um tempo 5"... ta pra chegar hj... hehehe

vou deixar o hpf em 100 abaixo de 100hz soh o sub...

vamos ver como fica....

Compartilhar este post

Link para o post
Talvez eu não tenha me expressado bem, mas meu kit já é o Polyglass. :D

:banghead, verdade isso pq tava vendo seu set ontem.. ô menino burro....

Compartilhar este post

Link para o post

vamos ver como fica....

é tbm tenho o tempo só q de 6" é por ai q eu tava estudando cortar.. vc vai colocar na porta? tratada? qual carro?

abraço.s

Compartilhar este post

Link para o post
é tbm tenho o tempo só q de 6" é por ai q eu tava estudando cortar.. vc vai colocar na porta? tratada? qual carro?

abraço.s

vou colocar na porta de um corsa classic(6")... comprei o tempo 5" pq o seis acho que nao ia dar profundidade, entao vou tentar adaptar o tempo de 5" na porta de 6". acho que nao vai ter galho.

inicialmente nao vou tratar a porta, mas daqui umas 2 semanas vou colocar umas duas camadas de manta auto-adesiva(aquela de 1mm)...

vou mais na tentativa e erro.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
vou colocar na porta de um corsa classic(6")... comprei o tempo 5" pq o seis acho que nao ia dar profundidade, entao vou tentar adaptar o tempo de 5" na porta de 6". acho que nao vai ter galho.

inicialmente nao vou tratar a porta, mas daqui umas 2 semanas vou colocar umas duas camadas de manta auto-adesiva(aquela de 1mm)...

vou mais na tentativa e erro.. hehehe

entendi.. o meu tbm vai na porta tratada com SELADIN... vamos, depois q montar posto minha impressão.

abraço.s

Compartilhar este post

Link para o post
Abreu, muito bom o seu comparativo, Carlinhos comentou comigo essa semana sobre o teste que vocês fizeram, ele me disse que o midbass do Morel Tempo era ruim, que não descia nada comparado ao Focal, mas a questão do tweeter era totalmente o inverso como eu já esperava, ele me disse que o tweeter do Morel era exatamente o que você procurava.

Ainda não ouvi o seu carro, mas Sábado tive a oportunidade de ouvir o Fiesta de Thiago e gostei muito do som do carro dele, fizemos também um comparativo entre o Focal Access e o Focal Polyglass, e o tweeter do Polyglass da um banho no tweeter do Access.

Não vejo a hora de colocar meu player e o amplificador no meu kit e começar a curtir o som hehe..

Gostei muito do comparativo, parabéns, é sempre bom ouvirmos as opiniões de outros foristas, aproveitando gostaria de perguntar ao Pedro, sobre a comparação do mid do polyglass x access, por relatos eu já imaginava a diferença entre os tweeters, mas gostaria de saber dos mids.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei muito do comparativo, parabéns, é sempre bom ouvirmos as opiniões de outros foristas, aproveitando gostaria de perguntar ao Pedro, sobre a comparação do mid do polyglass x access, por relatos eu já imaginava a diferença entre os tweeters, mas gostaria de saber dos mids.

Abraços

Douglas eu não notei muita diferença em relação aos midbass não, não me recordo se as portas do Fiesta eram tratadas ou não, talvez se elas não fossem por isso não percebi tanta diferença, mas a diferença em relação ao tweeter foi grande mesmo, colocamos os dois tweeters (um de cada lado do carro) pra tocar ao mesmo tempo e dava pra perceber a diferença grotesca em relação a eles.

No meu carro eu uso o Focal Polyglass com portas tratadas, porém o kit não está amplificado, por isso rende pouco, mas esse kit é muito bom, como não ouvi muitos kits até hoje, dos que eu ouvi ele é concerteza um dos melhores. Achei inclusive que o midbass desce mais que o anunciado pela Focal, na caixa do meu diz 80Hz, mas ele bate muito e em músicas de R&B por exemplo tem um subgrave muito legal nas portas.

Compartilhar este post

Link para o post

vamos ver como fica....

Eu acho um corte altíssimo...

Para mim um sub-woofer não deve passar dos 50Hz...

Se passar, no máximo a 63Hz, que é o corte que tem a maioria dos Pioneer...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

abraço.s

simples ! com um kit que desça bem você consegue um efeito de palco melhor ! Com um kit que não desça muito voce vai ter que fazer que o sub responda frequencias mais altas(70Hz ~90Hz)e acaba ouvindo o grave nitidamente vindo do porta malas do carro, com um kit que desça bem (50Hz) te da a sençassão de que os graves vem da frente ! O ouvido humano não ouve bem baixas frequencias !

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...