Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

browser

Duto em cima de duto pode?

Recommended Posts

Postado em

Estava conversando com um amigo meu e resolvi mudar a sintonia da caixa dos meus extremes 12". Eles estao hoje com sintonia em 46hz :pirou: (60 L com 2 dutos de 4" x 30cm)

Entao eu resolvi mudar para 35hz, colocar 2 dutos de 3" x 30cm.

E quero colocar ele fora do alcance da bateria que tenho na mala, pois usarei os dutos com 15cm pra dentro da caixa e 15cm pra fora, pois ai eu tenho controle da sintonia, quando quiser som pra fora eu tiro os 15cm ali.

Porem, hoje fui no cara que faz as caixas para mim, e pedi pra ele mudar a tampa da caixa, pra tirar os dutos de 4" e colocar de 3", só que eu pedi pra ele colocar um em cima do outro (ilustrado na imagem mal feita do paint o-o- ). Aí ele me diz que dutos assim nao prestam, que isso muda totalmente o som da caixa, ele até tentou me explicar la mas nao entendi nada. Ele disse que ja testou isso na pratica em uma caixa com 2 matadores. Ele colocou 2 dutos para cada e um em cima do outro e disse que ficou horrivel, ligou pro cara da selenium e o mesmo disse que era por causa desse duto que fica em cima, mas que esses problemas só dao em caixas trapezoidais.

Achei isso muito estranho, pois ja que os meus dutos vao ficar com apenas 15cm eles vao ficar longe do fundo da caixa (mais de 10cm).

Ele entao me sujeriu apenas 1 duto de 4", mas estive verificando no winisd e o vent mach com apenas 1 duto de 4" fica em 0,12 e achei esse valor muito alto.

Agora vem o dilema, realmente esses dutos 1 em cima do outro estraga mesmo o som da caixa? Ou o projeto dele que ele fez com esses 2 dutos só ficaram ruim pois estavam mal calculados, ja que ele disse que depois que tapou 1 duto o som ficou bem melhor?

Aguardo resposta aí, pois nessa semana que vem ou na outra ja quero mudar a sintonia da caixa e quero colocar o meu som denovo, pq ja estou sem som a mais de 4 meses e estou ficando louco!

Segue imagem de como eu queria colocar os dutos para que nao fiquem na frente da bateria e eu poder add uns cm quando eu quiser

post-14073-1241882552_thumb.jpg

Ps: nao sei se me expressei bem, mas espero que entendam.

obrigado

Postado em
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

uashuashuashuashuashusahasuhasuhsauhasu

rachei agr

kkkkkkkkkkkkkkkkkk'

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:+1

O problema do browser é que a bateria fica em frente a caixa quase encostado no duto esquerdo.

Browser.. uma coisa que esqueci de sujerir, já que vai mudar a parte da frente da caixa não seria uma boa por os dutos um cada lado mas na parte superior? Acho até que fica mais bonito. :legal:

Postado em

Poiseh, eu tbm nao vi problemas ali, nao tem PQ isso dar problemas. Mas como falei, o instalador teve essa opiniao por causa do cara da selenium que falou aquilo...

Postado em
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:+1

O problema do browser é que a bateria fica em frente a caixa quase encostado no duto esquerdo.

Browser.. uma coisa que esqueci de sujerir, já que vai mudar a parte da frente da caixa não seria uma boa por os dutos um cada lado mas na parte superior? Acho até que fica mais bonito. :legal:

Entao cara, até seria uma opçao. Mas acho que nao da por causa que a parte de cima da caixa chega nos 25cm (por fora) se eu por 15cm pra dentro vai quase pegar no fundo da caixa. E pelo que li em outro topico nao é mt recomendado colocar o duto mt perto do final da caixa.

Entao, creio que vou fazer do tipo que desenhei ali, depois eu vou ter noçao, se tem ou nao perda. Se tiver eu arranco a frente da caixa denovo e faço outra :rolleyes:

Valeu

Postado em

Amigo browser, pq não usa dutos retangulares ou triangulares?

Eu acho bem mais fácil de colocar na caixa e fora que isso pode render um pouquinho mais, devido a vibração inferior proporcionada da madeira em relação ao plástico.

Abraços!

Postado em
Amigo browser, pq não usa dutos retangulares ou triangulares?

Eu acho bem mais fácil de colocar na caixa e fora que isso pode render um pouquinho mais, devido a vibração inferior proporcionada da madeira em relação ao plástico.

Abraços!

Eu até tinha pensado, mas nao da. Pois quero ter controle da sintonia da caixa. 2 dutos de 3" por 30cm consigo deixar ela em 35hz, e 2 dutos de 3" por 15cm deixo ela em 46hz, sendo que uso esses 46hz quando eu quizer utilizar o som pra fora. Dutos retangulares ou triangulares eu nao teria como ter esse controle da sintonia tao facil.

Abraço e obrigado pelas respostas!

Postado em

Tu nao pode colocar o duto na parte de cima da caixa com uma curva pra baixo nao? Já que nao cabe por causa da profundidade da caixa faz tipo o Diego fez na dele.

dsc00960z.jpg

Fecharia o furo atual com pedaco de madeira e fazia o novo dessa maneira, já q espaço é seu problema. Agora, 2 dutos assim como desenhou vai ficar apenas estranho mesmo.

[]´s

Leo

Postado em
Tu nao pode colocar o duto na parte de cima da caixa com uma curva pra baixo nao? Já que nao cabe por causa da profundidade da caixa faz tipo o Diego fez na dele.

dsc00960z.jpg

Fecharia o furo atual com pedaco de madeira e fazia o novo dessa maneira, já q espaço é seu problema. Agora, 2 dutos assim como desenhou vai ficar apenas estranho mesmo.

[]´s

Leo

Huuuuuum, realmente é ideia é bem legal! mas aí eu precisaria de um comprimento maior no duto, sendo que eu quero pra dentro da caixa apenas 15cm, e os outros 15cm pra fora da caixa.

Mas agora eu realmente fiquei realmente pensando nessa nova ideia. Eu vou falar com o cara que faz a caixaria pra mim, vou ver como que fica esses dutos do jeito que eu queria e desse jeito aí. Daí decido na hora e depois passo aqui pra mostrar pra vcs e dizer.

Estou só esperando a minha compra do modulo pra tocar os extremes para mandar fazer essa caixa denovo e um novo tampao pra colocar os modulos.

Nao vejo a hora de comprar esse modulo, mas ainda to precisando decidir qual comprar.

Obrigado pela ajuda galera!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...