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TIA0

Duvida com bateria extra

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Boa tarde,

 

 

Estou refazendo a elétrica toda do meu carro, para evitar sujem e emporcalhem o carro eu resolvi fazer tudo agora que o carro está só na lata! Para facilitar as coisas resolvi adiantar a parte do som, deixando os RCA's e Alimentação pronta. Como não gosto de descaracterizar muito o carro e pelo medo de ficar sem bateria eu resolvi colocar uma bateria extra. Eu sei que colocando uma bateria maior na frente resolve, mas eu não gosto nem de pensar na remota idéia de ficar sem bateria, sem contar que é chato ter que ficar ligando o carro de vez em quando para carregar um pouco a bateria.

 

Como eu sou chato e futuramente penso em aumentar o som, optei por um cabo de 35mm, assim não precisarei mudar nada em hipótese alguma em relação a fiação! Segundo meus planos a bateria extra ficará dentro do porta-malas e a dianteira continuará sendo a de 60amp!

 

 

[1] - Eu devo puxar um fio do terminal positivo da Bateria Dianteira, ligar no terminal positivo da bateria traseira, aterrar o negativo da bateria na lataria e dessa bateria puxar os fios positivo/negativo para os módulos?

 

[2] - Eu devo puxar os fios dos terminais positivo e negativo, ligar nos terminais da bateria traseira e dessa bateria eu puxar os fios positivo/negativo para os módulos?

 

[3] - Eu devo puxar um fio do terminal positivo do Alternador, ligar no terminal positivo da bateria traseira, aterrar o negativo da bateria na lataria e dessa bateria eu puxar os fios positivo/negativo para os módulos?

 

 

Um Alternador de 60ah carrega sim uma Bateria de 120ah, mas demorará o dobro do tempo! É claro que isso acaba com a vida útil do Alternador, então o certo é trocar por um Alternador mais forte, com isso já pulamos a discussão sobre um Alternador trabalhar com uma potência acima da sua! A minha duvida se resume então sobre o funcionamento do Alternador com duas Baterias, pois não sei como a Bateria de menor amperagem se comportará! Imagino eu que a Bateria de 60ah pararia de carregar quando ficase completa e o Alternador continuaria a carregar a de maior amperagem. O problema é que penso também na hipótese do Alternador continuar carregando a Bateria de 60ah até que a de 120ah fique completa e com isso a de 60ah venha a estragar/explodir ou algo do gênero!

 

 

Alguém pode me ajudar!?

 

 

abraços

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Rapaz é o seguinte:

 

Todas as três hipoteses q vc mencionou dão no mesmo, poerm o correto mesmo é vc ligar um cabo do positivo e outro cabo do negativo da bateria do cofre para a auxilixar e da bateria auxiliar puxar os cabos para os amplificadores.

 

Sobre o alternador ser de 60A para carregar 180A de bateria com certeza demora muito porem não estraga o alternador (aqui em casa tem uma camionete q a bateria é de 150A e o alternador é de 35A e nunca deu problemas)

 

Outra coisa sobre a carga das baterias , me disseram q funciona desse modo: (perguntei para um eletricista)

 

Já q as baterias vão ser ligadas em paralelo, as duas ficarão como sendo uma só então carregaria as duas simultaneamente, quando uma descarregasse a outra ficaria dividindo a carga com ela.

 

Vamos ver se aparece algum entendido no assunto BATERIAS.

 

Valeu

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Ai que o kelvisson falow, está certo!

 

O ideal, neste caso, seria um alternador maior... de 90A + - ... ai ficaria de boa...

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Boa noite,

 

 

A idéia de interligar a Bateria da frente com a de trás utilizando um fio para cada Terminal continua não me agradando, muito menos fazendo sentido!

 

Exemplo de Circuito:

 

Circuito em Série - O Terminal Positivo do primeiro dispositivo é ligado com o Terminal Negativo do dispositivo seguinte e assim por diante;

Circuito em Paralelo - Os Terminais Positivos são agrupados assim como os Terminais Negativo.

 

O Circuito indicado e utilizado por pessoas que querem interligar as Baterias é o Circuito em Paralelo. Assim ocorrendo à interligação/agrupamento dos Terminais Positivos, assim como nos Terminais Negativos!

 

Ps.: Eu nunca vi Bateria de Carro ligada em Série e tenho até medo de ver isso!

 

Com base nessa teoria, imagine que o Terminal Positivo da Bateria da frente já esteja interligado/agrupado com o Terminal Positivo da Bateria de trás. Agora com ambas as Baterias aterradas, imaginem a lataria do carro como um fio interligando/agrupando os Terminais Negativos, pronto o Circuito em Paralelo está feito! Ambas as Baterias funcionarão como uma só unitizando as suas cargas, assim o consumo e a recarga serão efetuados em ambas simultaneamente.

 

No geral o Terminal Negativo da Bateria serve somente para ser aterrado, tudo que necessita ser aterrado/negativado é ligado na lataria, assim fechando o circuito! O Módulo é um dos raros casos que se pede para puxar o negativo direto da Bateria, o motivo ao certo eu não sei informar, mas isso não é problema, pois haverá também uma Bateria atrás e devidamente aterrada como a Bateria da frente.

 

 

Voltando um pouco no assunto da ligação:

 

[1] - Eu devo puxar um fio do Terminal Positivo da Bateria Dianteira, ligar no Terminal Positivo da Bateria Traseira, aterrar o negativo da Bateria na lataria e dessa bateria puxar os fios Positivo/Negativo para os módulos?

[2] - Eu devo puxar os fios dos Terminais Positivo e Negativo, ligar nos Terminais da Bateria Traseira e dessa Bateria puxar os fios Positivo/Negativo para os Módulos?

 

Estas duas opções têm total sentido com o que você falou e com o que citei agora, as duas Baterias funcionariam como uma só unitizando as cargas! O problema é que eu estou correndo exatamente disto, pois assim dá no mesmo que ter uma bateria só na frente! Eu quero a independência da Bateria do Carro, quero ter uma Bateria só para o Som e uma Só para o Carro, assim evitando qualquer possibilidade de arriar a Bateria do Carro!

 

[3] - Eu devo puxar um fio do Terminal Positivo do Alternador, ligar no Terminal Positivo da Bateria Traseira, aterrar o negativo da Bateria na lataria e dessa Bateria puxar os fios Positivo/Negativo para os Módulos?

 

Já com essa opção as Baterias ficariam totalmente independentes uma da outra e eu não teria a necessidade de puxar negativo nenhum. O problema seria no comportamento do Alternador, não sei como funcionaria para carregar as duas! Como disse antes, tenho medo que a menor fique carregando sempre e estrague/exploda!

 

Outro motivo para não querer utilizar um fio para cada Terminal e efetuar o Circuito em Paralelo, é o diâmetro do Duto. A entrada do Duto é visível e bem dimensionada, mas a saída não é visível e não tem fácil acesso. O Duto do meu carro é o seguinte, ele sobe pela coluna, passa no teto, desce e sai perto do pára-lama. Para ser sincero, até o de 21mm está difícil de crer que passe, imagina o fio de 35mm! Agora imagina isso tudo com a economia de 8M de fio 21mm!

 

 

 

abraços

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Olha tiao é o seguinte:

 

E aconselho vc ligar dois cabos (um positivo e o outro negativo) da bateria no cofre para a bateria extra pra evitar problemas de aterramento futuramente.

 

OUtra coisa o circuito q mencionei é o de ligação das baterias em paralelo mesmo, pq se ligar em serie ficaria 24V e então precisaria mudar as fiações do carro todo e outras coisas, portanto ligação de baterias em serie só para caminhões e carretas. kkk

 

Agora entendi q vc quer....

Vc quer q a bateria do cofre não fiquei arriada com o som, isso é simples, basta colocar um disjuntor residencial da siemens (um branco) no cabo positivo e pronto, quando for ligar o som basta desligar o disjuntor q a bateria extra estara separada da bateria do cofre, e quando for carregar a bateria é só ligar o disjuntor denovo. Simples e pratico. hehehe

 

Valeu

 

Aqui vai o esquema de ligação

projetooia.th.jpg

 

O disjuntor serve tanto para proteção quanto para desligar uma bateria da outra, aí vc vê o consumo dos amplificadores e coloca o disjuntor e os fuziveis de acordo com o consumo.

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Boa noite,

 

 

Poww.. a ideia é boa, quase igual a que tive, mas sem o problema com chaves/botões! Eu sempre esqueço de acionar essas coisas extras, para você ter ideia, a minha luz de ré é ativada por um botão. Até no dia da vistoria eu esqueço de aperta o botão pra acender ela ahhuahuahuahuahuhuahuahua

 

Devido a esse meu problema de "memória" eu estava pensando em algo automatico, junto com um companheiro de outro Forum cheguei a um esquema diferente! Agora quero conversar com um eletrecista sobre possiveis riscos!

 

O esquema é bem basico, um relé duplo da conta de tudo!

 

bergson2.th.jpg

bergson1.th.jpgbergson2.th.jpg

 

 

1ª Entrada - Bateria do Carro

1ª Saida - Pós-Chave

 

2ª Entrada - Bateria do Som

2ª Saida - Positivo da Antena (Puxar um "Y" do chicote do rádio)

 

Entrada Lateral - Positivo do Alternador

 

 

Funcionamento: O Altenador ficará trabalhando normalmente, quando o Rádio for ligado o sinal Positivo da Antena fará que a Bateria do Som funcione junto da Bateria do Carro, assim as duas são carregadas como uma só, do mesmo jeito que é feito quando as duas Baterias são ligadas em Paralelo. A diferença é que quando o carro estiver desligado a bateria do carro não funcionará.

 

 

As duvidas quanto ao sistema são:

 

* O esquema funcionará ou tem alguma coisa errada ou que possa dar problemas

* Devido o fato de não haver Fusível Lamina do tipo Comum de 70/.../120A. Se eu teria que por um fusível independente antes de cada componente e cada fusível adequado a potência.

* Possibilidades de curto-cicuitos

 

 

Sobre Alternadores, eu achei um Alternador de Opala de 100A, navegando pelo forum do Opala.com eu vi dois usuários falando do tal Alternador. Lendo mais um pouco um usuário disse que eles sómente trocam algumas peças, assim transformando ele para 100A, mas pelo preço acho mais viavel pegar um de Astra/Omega!

 

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=14206

http://www.fastcommerce.com.br/sistema/Lis...Produto=1678888

 

 

 

abraços

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Uma duvida kelvisson, esse Disjuntor é o mesmo Disjuntor Monofasico que usa em bomba de puxar água em poço!?

 

disjuntor.th.jpg

 

Será que eles aguentam um cabo de 35mm, pois pretendo colocar uma bateria de 120 ou 180 e para isso o cabo de 21mm eu acho que não aguenta!

 

Supondo que meu carro utilize uma Bateria de 60A para as funções vitais e uma de 120A para o Som! Esses fusíveis que você colocou antes e depois do Disjuntor, quais seriam os valores?

 

* O primeiro seria de 60A (Referente a a potência da Bateria do Carro) e o segundo de 120A (Referente a potência da Bateria do Som)?

* O primeiro de 120A (Potência da maior Bateria) e o segundo referente a maior potência dos módulos?

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Uma duvida kelvisson, esse Disjuntor é o mesmo Disjuntor Monofasico que usa em bomba de puxar água em poço!?

 

disjuntor.th.jpg

 

Será que eles aguentam um cabo de 35mm, pois pretendo colocar uma bateria de 120 ou 180 e para isso o cabo de 21mm eu acho que não aguenta!

 

Supondo que meu carro utilize uma Bateria de 60A para as funções vitais e uma de 120A para o Som! Esses fusíveis que você colocou antes e depois do Disjuntor, quais seriam os valores?

 

* O primeiro seria de 60A (Referente a a potência da Bateria do Carro) e o segundo de 120A (Referente a potência da Bateria do Som)?

* O primeiro de 120A (Potência da maior Bateria) e o segundo referente a maior potência dos módulos?

 

E ai cara...

não sei se consigo te ajudar, mas coloca o disjuntor Monofásico Siemens Classe C.. aquele branquinho.

Eles não aguenta o cabo de 35mm.. tem que desbastar um pouco o cabo na entrada e estanhar ele..

Abraço

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E ai cara...

não sei se consigo te ajudar, mas coloca o disjuntor Monofásico Siemens Classe C.. aquele branquinho.

Eles não aguenta o cabo de 35mm.. tem que desbastar um pouco o cabo na entrada e estanhar ele..

Abraço

 

Uso este Siemens e pra entrar cabo de 35, precisou só dar uma "descabelada" de leve no cabo.

Abraço

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Boa noite,

 

 

Gente, fiquei confuso agora! Uns falam que eu tenho que usar o cabo de 35mm para ligar as baterias e outro falam que isso é exagero. Que um cabo de 25mm resolve o meu problema! Qual é a conta que faço para determinar a bitola do cabo?

 

O cabo de 25mm 750V está R$4,84 o metro e o de 35mm 750V está R$6,72. A diferença é consideravel se calcularmos os 8 metros necessários! Por esse motivo eu quero a conta para verificar a real necessidade!

 

Entre a bateria de 60A e a de 120A eu tenho que por um fusível, qual é o valor desse fusível?

 

 

Jogo rapido! Prentendo comprar o cabo hoje (09/05/09) e deixar na auto-elétrica para passarem junto com o novo chicote traseiro!

 

 

abraços

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Boa noite,

 

 

A história do relé duplo estava muit grande e complicada, resolvi simplificar e acrescentei o disjuntor!

 

dni1.th.jpgdni2.th.jpg

dni01221.th.jpg

 

A idéia é simples! Quando o pós-chave for ativado o relé ativa a ligação entre as baterias. O disjuntor funciona como uma chave geral e tambem como um fusível, caso passe da potencia ele desarma.

 

O relé a ser utilizado é o DNI-0122, 70A, 12V. Eu acho que aguenta, deve esquentar um pouco, mas ele é mais barato e mais facil de trocar que o relé duplo! Acima do DNI-0122 somente o DNI-8121, com 80A. Caso aguem saiba algum relé melhor nos informe!

 

O disjuntor a ser utilizado é um monofasico, o valor teria que ser tirado de acordo como o som (Potencia RMS do Som, dividido pela Amperagem da Bateria). Lembrando do pico de 15% quando o carro está como o som alto e/ou o carro está ligado.

 

Claro que os módulos teriam seus fusíveis, mas ai já é outro assunto, por hora a discução é a ligação da bateria extra!

 

 

Alguem vê algum problema? Tem alguma idéia? Tem alguma opnião...

 

 

abraços

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