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pablocorks

Bateria estacionária como auxiliar.

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Opa pessoal, beleza??

 

Entao, andei lendo alguns topicos sobre baterias estacionárias aqui no forum mas nao consegui sanar minha duvida, a verdade é que pouca gente conheçe este tipo de bateria, suas aplicações e caracteristicas.

 

Vou rezar pra um bendito que saiba do que tá falando responder esse topico!! :rolleyes:

 

Tenho uma ajax 65a no meu palio, estou querendo colocar uma bateria auxiliar, e estou com uma oportunidade de comprar uma estacionária 60a, a duvida é: posso ligar as 2 juntas sem complicações?? como o meu alternador vai se comportar ao carregar as duas? há uma pré-disposição do alternador carregar uma das duas diferente? a resistencia interna das duas são diferentes?

 

a minha antiga 65a é um pouco velha, há possibilidade dela "roubar" carga da estacionária? e se isso acontecer, é uma complicação?

 

 

muitas duvidas, agradeço demais quem souber algo prame ajudar.

 

Abraço.

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Bom, não sou o bendito que saiba TUDO que estou falando...

 

Mas dou meus palpites.

 

Vamos lá...

 

Resistência interna? Com certeza é diferente sim, mas não alteraria muita coisa, mesmo sendo diferente... Alteraria apenas a velocidade de carga delas, e o uso. Pois mesmo com resistência diferente, o máximo que ocorre (pelo menos que eu consiga pensar) seria uma voltagem diferente entre elas, coisa pequena, e em um circuito isso se anularia.

 

Pode ligar as duas sem complicação, são baterias da mesma forma. A diferença é simples, uma bateria de arranque fornece uma amperagem de pico muito alta, para aplicações como dar partida no seu carro, por exemplo. Mas a carga dura pouco, tem pouca energia de reserva. Exatamente o oposto da estacionária, que não tem alta corrente de pico, mas tem grande carga reserva. Ela não serve para dar partida em um motor, mas toca um som por horas... Como irá combinar as duas (como eu fiz, normal de 55 Ah, estacionária de 110 Ah), não irá ter problemas com partida de motor, nem com durabilidade da carga.

 

Como o alternador vai se comportar? Bom... Cada um diz uma coisa, de verdade. Na minha doce ilusão, de estudante de engenharia, e curioso profissional, não interfere em nada, pois ele mantém a voltagem alta, e a diferença de voltagem entre ele e as baterias vai fazer com que a corrente flua para as baterias, e carregue as mesmas. Pelo menos eu penso assim, e não tive problema ainda com alternador ou com carga. Outros dizem que um alternador de 90a (por exemplo) nunca vai conseguir carregar uma bateria com mais de 90a, pois não fornece energia suficiente, e o relé interno dele vai ficar sempre aberto, mandando sempre carga, e nunca carregando. Outros dizem ainda que o alternador vai pro saco rapidinho, pois ele vai ter que trabalhar dobrado, triplicado, ou mesmo mais... Que vai carregar, mas vai ficar funcionando 24 horas, mesmo com as baterias cheias, e vai queimar dentro de pouco tempo.

 

O alternador vai carregá-las de forma diferente sim, mas nada de especial.... Provavelmente ele vai mandar mais corrente para uma delas, e menos para a outra. Mas no geral, as duas vão ficar 90% carregadas. A diferença é que 90% carregada, significa coisas diferentes entre as baterias...

 

Bom, o que eu disse parte da lógica, pesquisa, estudo, e conhecimentos prévios. Mas tentei apresentar tudo que ja li/ouvi sobre o assunto... Eu uso uma configuração parecida, e nunca descarregou ou deu problema no alternador, e de quebra ainda melhorou meu som interno, pois as luzes do carro pararam de piscar com os graves :vts

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olha eu tenho instalado no meu carro duas baterias estacionárias da marca Fiamm de 300 Amp cada de 6v cada uma ligadas em série... e para carregalas um alternador de 90 Amp.... ja esta com 4 anos nunca tive problemas na parte eletrica e nunca tive q emprurra o carro para dar partida por falta de energia, é apenas as duas baterias pro carro todo, partida, luz etc.... pra falar a verdade nunca precisei de dar carga lenta nelas, pois as bateiras supri e sobra... e meu sistema tem uma taramps 8.5 e um midas de 4 canais de 2000w ..... :legal:

 

segue o link das q tenho em PDF....

http://www.fiamm.com/img/Product/doc/PMF_E...64200720530.pdf

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obrigado ae pelas respostas, entao creio que nao terei problemas, vou comprar a bateria!

 

valeu.

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