Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

raphael moreira

Como montar o set

Recommended Posts

Fala galera preciso de ajuda em montar meu som:

amplificador audiophonic 550 rms 4ohms a 14,4 v vo utilizar um cabo positivo de 21mm de 5m

amplificador fosgate p200.2 85rms x2 a 4ohms a 14,4v tbm vou utilizar um cabo positivo de 21mm de 5m

minha duvida é eu posso usar 1 cabo positivo para cada amplificador.... ou seria melhor 1 cabo positivo so pros 2.... um distribuidor com 2 saidas resolveria o problema.... pelo calculos q eu fiz o audiophonic consome 91,66 amperes e o fosgate consome 20 amperes.... o tamanho dos cabos esta correta.... A galera q entende ae da uma luz.... valeu abss

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto faz, de verdade!

Os dois amplificadores somados gastam menos amperagem que um cabo 21mm consegue fornecer, então não tem problema ligar os dois no mesmo cabo.

Se quiser passar 2 cabos, ou um cabo 25mm² ou mesmo maior, também não existe problema, além do valor financeiro e a facilidade de passar os cabos.

EEEUUU se fosse você passaria 2 cabos, pois assim, em um futuro, caso queira dar um upgrade no som, ou adicionar outra bateria atrás, os cabos ja estariam passados. Isso se conseguir passar os cabos pelo carro, tem carro que não dá para ficar passando muitos cabos...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

ah valeu amigo era isso exatamente oq eu precisava agora pra ligar na bateria extra eu eria que usar um distribuidor com uma entrada de 35mm e duas saidas de 21mm pois o cabo que interligara as baterias vo usar um de 35mm sera q da certo isso ou é cabo demais valeu pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

Cabo "de mais" não existe....

Mas um de 25mm² já estaria suficiente, a mais que isso é lucro, terá menos perdas. Pode usar a MAIS tranquilamente, o problema é cabo de menos...

Se você vai colocar bateria extra, use cabos grossos (tanto quanto a sua ignorancia mandar, eu usei 25mm², mas 35 será melhor ainda) e ligue os amplificadores na maior bateria. Tente usar a menor quantidade de cabo possível, a formula da resistividade de cabos considera a área e o comprimento, um cabo de 21mm² é o suficiente, se tiver 5 metros. Se tiver 20, se torna fino. Por isso "economizar" no comprimento de cabos, as vezes é uma boa pedida.... No diametro, use o quando conseguir passar/comprar ou o quanto entrar nos conectores... NO MINIMO 21mm² entre as baterias, e 16mm² para os amplificadores...

Por sinal, esse kit 2 vias que você vai comprar é otimo... Eu uso um igual =P

Compartilhar este post

Link para o post

é amigo, como todos os cabos de 21mm estao comprados so faltando o de 34 mm é melhor sobrar do que faltar, o de 34 mm vai fazer a ligaçao entre a bateria original do veiculo para a extra e da extra é que vai o distribuidor para os 2 positivos pros amplificadores como vao ficar na mala axo q 3m de cada cabo é o suficiente... quanto ao kit é melhor custo q axei e como to montando um set com o sub e o coaxial dessa marca nada mais justo q o kit seja igual valeu mesmo amigo pela ajuda absss

Compartilhar este post

Link para o post
Tanto faz, de verdade!

Os dois amplificadores somados gastam menos amperagem que um cabo 21mm consegue fornecer, então não tem problema ligar os dois no mesmo cabo.

Se quiser passar 2 cabos, ou um cabo 25mm² ou mesmo maior, também não existe problema, além do valor financeiro e a facilidade de passar os cabos.

EEEUUU se fosse você passaria 2 cabos, pois assim, em um futuro, caso queira dar um upgrade no som, ou adicionar outra bateria atrás, os cabos ja estariam passados. Isso se conseguir passar os cabos pelo carro, tem carro que não dá para ficar passando muitos cabos...

[]'s

Então se eu quiser ligar 2 módulos que consomem 15A a 20A cada com apenas um cabo 21mm² não tem problema né? E se for um cabo 16mm²?? Mas quanto exatamente de corrente um cabo desses de 21mm² "aguenta" ??

Vlw

Abraço,

Tarcísio.

Compartilhar este post

Link para o post

tem uma tabela no site mas se nao me engano 21mm ate 4m de comprimentro aquenta ate 100 amperes de consumo passou disso ja é 33mm

Compartilhar este post

Link para o post
Então se eu quiser ligar 2 módulos que consomem 15A a 20A cada com apenas um cabo 21mm² não tem problema né? E se for um cabo 16mm²?? Mas quanto exatamente de corrente um cabo desses de 21mm² "aguenta" ??

Vlw

Abraço,

Tarcísio.

Existem diversas tabelas, e cada uma apresenta um valor diferente. Pois dependem exatamente do comprimento.

Eu uso como padrão esta aqui, para consulta: http://www.areaseg.com/awg.html Adiciono um fator segurança de 20%, e uso. Até por que nenhum amplificador utiliza a corrente máxima 100% do tempo. Ao contrario de interligar 2 baterias, que podem sim utilizar 100% da capacidade o tempo todo.

MEU amplificador, que consome 80A de máximo, recomenda utilizar 16mm². Ou, 4 AWG como ele faz referencia, para instalações de até 4m. (a minha tem 3 (vts).

No seu caso 16mm² está bom. Não precisa de mais que isso.

Compartilhar este post

Link para o post
é amigo, como todos os cabos de 21mm estao comprados so faltando o de 34 mm é melhor sobrar do que faltar, o de 34 mm vai fazer a ligaçao entre a bateria original do veiculo para a extra e da extra é que vai o distribuidor para os 2 positivos pros amplificadores como vao ficar na mala axo q 3m de cada cabo é o suficiente... quanto ao kit é melhor custo q axei e como to montando um set com o sub e o coaxial dessa marca nada mais justo q o kit seja igual valeu mesmo amigo pela ajuda absss

E o fusivel onde fica nessa historia? na frente ou atrás?

Compartilhar este post

Link para o post
E o fusivel onde fica nessa historia? na frente ou atrás?

Fusível sempre perto da bateria, para proteger a instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...