Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

virleialberto

Crossover x impedância full range

Recommended Posts

Gostaria de saber se posso ligar um full range desses Samsung branquinhos de 2,5 pol que tem impedância de 8 ohms e 20rms num crossover passivo de um kit de 3 vias que trabalha em 4 ohms? Ele vai cortar de 500hz até 4,5khz.

Corro risco de danificar o crossover ou o full em função dessa diferença de impedância?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Virlei, os componentes de um cross são determinados pela frequência de corte, e para calcular tal frequência, é usada a impedância do falante; se o seu cross foi projetado para trabalhar com falantes de 4 ohms e você usar um falahte de 8 ohms, a frequência de corte real será diferente daquela para a qual o cross foi projetado.

Associe uns resistores em paralelo com o Samsung para que o cross "enxergue-o" como se fosse um falante de 4 ohms (procure um resistor com valor mais próximo a 8 ohms e ligue em paralelo com os fulls - 8 ohms você dificilmente vai encontrar, pois não é padrão comercial, mas pode associar resistores em série/paralelo pra resultar 8 ohms ou próximo disso).

Dá uma olhada aqui também:

http://autosom.net/artigos/crossovers.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Analisando esse meu caso pelo artigo sugerido concluo que meu crossover faz um corte hipass em 500hz em 4ohm, e para um alto falante de 8ohms esse corte cairia para algo próximo de 200hz, fazendo com que eu tenha uma sobreposição nessa faixa.

É mais ou menos por aí?

Difícil vai ser eu achar resistor aqui nesse interiorzão. Tem algum especificação mínima para essa potência de 20 rms?

Compartilhar este post

Link para o post
Analisando esse meu caso pelo artigo sugerido concluo que meu crossover faz um corte hipass em 500hz em 4ohm, e para um alto falante de 8ohms esse corte cairia para algo próximo de 200hz, fazendo com que eu tenha uma sobreposição nessa faixa.

É mais ou menos por aí?

Difícil vai ser eu achar resistor aqui nesse interiorzão. Tem algum especificação mínima para essa potência de 20 rms?

Se o cross for de 1a. ordem (6dB/oitava - ou seja, só um capacitor, no caso do hipass), é mais ou menos isso mesmo. Especificação mínima pros resistores é só a potência, nesse caso, resistores de 10W será suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...