Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

henriqueatila

[AJUDA] Dúvidas importantes

Recommended Posts

Postado em

Olá, boa noite.

Eu nunca fui muito fã de som alto porque meus pais estavam em um hospital e meu pai internado e vire-meche passava alguem com o som estourando perto do hospital, mas com a melhora do meu pai e com o tempo passei a gostar mais de som. Comprei um carro, um gol G4, e coloquei um som só pra fazer um barulho mesmo, 2 cornetas selenium d250x, 2 subwoofers 12 bravox, 2 tweeters hinor e um módulo pyramid 1.600, comprei tudo em uma loja que meu pai já era cliente por instalar alarmes, etc. Porém eu não tenho conhecimento suficiente para montar um som e como trabalho durante o dia todo não tenho muito tempo para estudar sobre som automotivo. Acabei de compra uma montana, gostaria de montar um som para ela, eu ja tenho em meu quarto 10 cornetas D250x, os 2 sub bravox que estava no gol, e o modulo pyramid e os tweeter. Estou querendo compra +2 falantes pra por no carro, mas tenho muita dúvida sobre qualidade, graves, não tenho muito conhecimento como disse, estou em dúvida, entre tornado, batstaka, spyder nitro, eros, ultravox, bicho-papao, eros, tomahawk, qual amplificador comprar etc, vi muitos vídeos. Meu interesse não é entrar em competição de som nem nada, é mais um som FORTE, com GRAVE e BEM alto. Desculpe se postei na area errada, ninguém nasce sabendo. Abraços espero a ajuda de vocês para montar um som para minha montana, ou utilizando o que ja tenho, o que preciso trocar ou adicionar?

Postado em

Hobbit, obrigado pelo interesse em me ajudar. Olha não tenho também noção de preço, sei os valores isolados dos subwoofers e cornetas, mas não tenho previsão de gastos, preciso de algo que seja o preço justo, algo que faça o barulho e um grave bom. Mas quanto ao preço tenho a estimativa de uns 4 mil reais. Ouvi falar muito bem aqui no fórum do EROS 18', quero algo que dê um grave prolongado, me ajudem por favor, as 10 cornetas não vão abafar o grave?

Postado em

Muita corneta amigo. Pra acompanhar isso aí fica dificil. 2 cornetas estao de bom tamanho pra 2 subs e 2 tw. Mais q isso só escutará berro.

[]´s

Leo

Postado em

O léo, valeu por ajudar. Humm, mas queria saber a diferença de woofer e subwoofer, no caso os dois bravox de 12' que tenho seriam os sub-woofes nesse sistema de trio, e os falantes que eu comprar de 15' ou 18' serião woofers? Qual melhor woofer pra compra para dar um grave longo e bom e que faça um barulho bom?

Postado em

Sugiro ler um pouquinho sobre o assunto em www.autosom.net/artigos ---- Lá vc vai entender um pouco mais para poder tirar suas proprias conclusoes.

Eu dizer qual o melhor woofer é a mesma coisa que eu lhe perguntar quem é mais gata: Sheila Melo ou Sheila Carvalho? Isso não ajuda muito. Cada woofer tem sua caracteristica e vc precisa saber o que quer exatamente e depois analisar o que tem no mercado.

[]´s

Leo

Postado em

Em resumo a diferença entre Subwoofer e Woofer.

Woofer: toca em geral a partir de 50, 60Hz dependendo de marca e ETC e consegue subir até 1Khz dependendo da marca modelo e etc. Woofer tende a ser usado para som externo pois o grave dele é jogado para longe se a caixa for bem projetada e etc.

Subwoofer: dependendo do modelo consegue tocar a partir de 15, 20Hz e em geral toca até mais ou menos 350Hz, tudo dependo de modelo e marca. É usado em sistemas de SPL onde o grave fica dentro do carro, fazendo o mesmo excursionar dependo do sistema. Ou seja aquele BUM BUM bem forte dentro do carro.

Aqui um sistema de SPL montando pelo Ernany do forum (=

Postado em

Defaveri, e Leonam. Obrigado novamente por estar me ajudando, eu pedi ajuda a uns colegas da cidade, mas pelo visto eles me privam de muita informação que seria legal eu estar aprendendo para poder comprar o som ideal. Achei muito massa esse som do Ernany, o meu gol tinha um som assim, com aquelas caracteristicas que falei no primeiro topico, 2 bravox de 12, pyramid 1600, 2 cornetas d250x, 2 tweeter hinor, fazia um barulho bom pra dentro do carro, mas eu quero algo que faça um barulho pra fora do carro, ja que o equipamento vai ficar na traseira da montana. Vou ler os artigos enquanto vocês vão me ajudando, mas tenho muita dúvida boba, se puderem ir me ajudando a escolher o falante, se põe, 15' ou 18' essas coisas!

Postado em

Bom kra, eu não sou muito fan de ficar falando marcas e etc, porque cada um tem sua preferencia é igual a gosto.

mas vou te dar uma forcinha passando o que eu compraria se tivesse $$$

2 x 18" Oversound bruthus 1.600. (800Rms)

1 x Soundigital 2500, taramps 2500 ou stetsom 2k6, alem de outra infinidade de amplificadores.

2 x 12" Oversound Stelline 300w12 ou Selenium PW3

4 x Selenium 250X que vc já possui

1 x PowerOne, seu Pyramid usado ou algum modulo similar para tocar o Medio grave, medio e agudo

2 x Bateria 150Ah

1 x Crossover stetsom STX 84 ou algum outro.

o custo disso ficaria na faixa de 3mil reais + ou - somente os equipamentos.

e como vc já possui os subs da bravox vc poderia colocar eles dentro da cabine do carro em caixa selada para ficar com menor 'litragem' e montar um spl pra dentro do carro.

Tudo depende do valor que vc tem pra gastar.

Postado em

Caramba, valeu demais cara, era o que eu estava precisando de alguem que me falasse umas dicas, algo pra me ajudar mesmo ja com marca e um preço bom. Os subs bravox eu ponho dentro do carro certo? Eu não entendi aonde que vou usar o pyramid que ja tenho, e os tweeter são de aluminio da hinor, parecem ser bons, posso utiliza-los? Desculpe te atormentar com meus problemas mas me da uma força ae, mais uma vez obrigado

Postado em
Caramba, valeu demais cara, era o que eu estava precisando de alguem que me falasse umas dicas, algo pra me ajudar mesmo ja com marca e um preço bom. Os subs bravox eu ponho dentro do carro certo? Eu não entendi aonde que vou usar o pyramid que ja tenho, e os tweeter são de aluminio da hinor, parecem ser bons, posso utiliza-los? Desculpe te atormentar com meus problemas mas me da uma força ae, mais uma vez obrigado

Cara os tweeters e drivers vc usa os que vc tem ligados no pyramid e dai os 2 x 10" do médio grave ligados no pyramid.

dai os subs da bravox vc teria que adquirir mais um modulo ou fazer um esquema pra ligar eles no pyramid. dai vc desliga o som externo (trio) e fica so com o SPL e quando quiser desliga o SPL e liga o trio.

Ah e como funciona esse reparo, preciso trocar? O que é?

Esquema de reparo é quando o alto falante queima vc só troca o reparo. mas pra um alto falante queimar o cara tem que ser muito 'barbeiro' e deixar o modulo com falta de bateria, cortes errados, modulo clipando ou caixa errada. se fizer tudo certinho vc tem falante pra vida inteira.

Postado em

Obrigado por me ajudar cara. Interfere eu usar o volume no máximo para queimar um auto falante ou algo assim? No meu gol, quando eu colocava o volume no maximo a bateria durava muito pouco, tive que fazer chupeta nela umas 5 vezes no sitio em que fui.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...