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The Best Sound

O que realmente é de fato

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Bom, aqui vou eu em mais um topico depois de muito tempo sem postar nada.

O intuito deste topico que estou abrindo é nada mais nada menos do que sair um pouco das teorias mas sem esquece-las é claro, pois foram delas que aprendi muita coisa.

Então vamos lá.

Gostaria que o pessoal diga entre suas experiencias no mundo do som oque realmente que você aprendeu na teoria aplicou na pratica e deu certo.

Algumas coisa me frustram muito como:

1 - Caixa digas para um de 12" o melhor mesmo é o MDF 18mm, a melhor madeira é o MDF e naun o compensado

sinceramente tenho vontade de fazer 2 caixas, uma com mdf de 18 e outra com compensado de 10 por exeplo e ver o resultado, sendo ambas mantendo os mesmo criterios para montagem das mesmas

2 - Outra coisa que me deixou bastante intrigado

Montei um som no meu carro que é o seguinte: 1 bixo papão de 12pol de 550 rms, com um bos chaos dakeles prata dakels grandão mesmo, liguei cada bobina numa bridge do modulo pois ele e 4 canais, os cabos está um de 20mm no positivo e um de "acreditem de 10mm no negativo" e ainda pra completar um fusivel do tipo lamina la perto da bateria de 30 amperes, isso mesmo 30A, acredita que não queimou o fusivel ate hoj, o cabo neg que ta fino eu sei disso naun eskenta e esta dando um grave da po***

 

Bom acho que deu pra entender o intuito aki do meu topico, no decorrer vou pastar mais alguma coisa.

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Cara, só não deu mer** na sua instalação porque você deve estar usando muito pouca bateria. Daí não esquenta mesmo, nem queima. 'Dar um grave da p****' é muito relativo. Sei lá, eu não me gabaria de usar uma instalção mal feita, afinal, se pegar fogo no carro o prejuízo é enorme. Ou qualquer curto circuito já pode danificar algo e gerar dor-de-cabeça.

 

Pode fazer uma caixa que 'vibra' e outra mais rígida, a diferença é percebida facilmente. Eu já fiz isso, só pra ver o que dava. E em certos casos vale mais a pena fazer com madeira ruim mesmo, tipo compensado de 15mm de móvel que foi descartado (custo: só dos parafusos, cola e revestimento). Mas uma bem feitinha em MDF, fixada com parafusos e bem vedada é sempre superior.

 

Boa sorte aí!

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hummmm, quanto aos cabos, minha bateria e de 80A, porque o fusivel não queimou????????????

quanto a caixa então tubo bem, ja sanou minhas duvidas

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Pode ser por causa do fio de 10 no negativo... Se ele só passar 30A, o amplificador só vai puxar 30A da bateria, e não vai queimar. Tente colocar um fio mais grosso para ver se queima.

 

Podem ser os ganhos também, o seu fusivel pode ser mal calculado, e dizer 30A mas ter muito mais, pode estar em curto a instalação do fusivel, dando contato por fora dele. A bateria pode estar no fim da vida.

 

É díficil falar sem ver, mas existem muitas possibilidades.... Inclusive a do amplificador não estar funcionando 100% e puxando menos bateria doq deveria....

 

Edit: Mas o fato principal é, sem perdas nenhuma no sistema, e o amplificador tendo eficiencia de 100%, com esse fusível não é possivel atingir mais de 400W rms. Com perdas, amplificador não tendo eficiencia tão elevada, não deve atingir nem 250W se passar realmente os 30A.

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Que tipo de música você anda ouvindo?

 

creio que, levando em conta o fator de crista da música, e o cabo de bitola baixa, e até mesmo ajustes e o volume

é muito provável que seu amplificador não consuma 30A por tempo suficiente para queimar o fusível

 

tente ouvir uma senoide de 60Hz, no volume máximo, quem sabe com um negativo mais grosso ... provavelmente o fusível vai embora rapidinho

 

edit: supondo que um C1000 forneça, em seu consumo máximo, 700 rms

isso, somando a eficiência teórica de 50%, seriam quase 120 amperes

 

seguindo a tabelinha do prof. Homero Sette

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

 

se tivessemos uma musica com fator de crista alto, como por exemplo, o rock pesado

de 700w, teríamos uma potência média de 87,5 a 140 watts

isso nos traria uma faixa de consumo de 14,6 a 23 amperes

 

sendo assim, se a música gerar até uns 26w a cada 100w do amplificador, e você estiver ouvindo o som no talo, com todas as regulagens certas, teremos um consumo médio de 30 amperes, e o fusível não vai queimar

 

e creio eu que a maioria das músicas não ultrapasse essa faixa de fator de crista

 

então acho que isso explica o caso :legal:

 

:unsure:

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Show Hoogle. Bem explicado.

 

Está bem claro que utilizar amplificadores mais potentes que os falantes o resultado sempre será melhor, desde que não se tenha distorção grande e nem baixa crista. O problema é que a maioria gera a distorção da senoide com maus ajustes e acaba queimando o falante. O ceifamento é a principal causa da queima de subs, mesmo aplicando-se potência menor que o suportado.

Vai explicar isso pra certos "estaladores"! Conheço uns caras que se vc falar algo parecido com isso, ele vai falar que vc é um babaca marrento e que quer tirar onda com a cara dele..

 

"estalo som há anos, nunca tive pobrema!"

 

[]´s

Leo

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Que tipo de música você anda ouvindo?

 

creio que, levando em conta o fator de crista da música, e o cabo de bitola baixa, e até mesmo ajustes e o volume

é muito provável que seu amplificador não consuma 30A por tempo suficiente para queimar o fusível

 

tente ouvir uma senoide de 60Hz, no volume máximo, quem sabe com um negativo mais grosso ... provavelmente o fusível vai embora rapidinho

 

edit: supondo que um C1000 forneça, em seu consumo máximo, 700 rms

isso, somando a eficiência teórica de 50%, seriam quase 120 amperes

 

seguindo a tabelinha do prof. Homero Sette

http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

 

se tivessemos uma musica com fator de crista alto, como por exemplo, o rock pesado

de 700w, teríamos uma potência média de 87,5 a 140 watts

isso nos traria uma faixa de consumo de 14,6 a 23 amperes

 

sendo assim, se a música gerar até uns 26w a cada 100w do amplificador, e você estiver ouvindo o som no talo, com todas as regulagens certas, teremos um consumo médio de 30 amperes, e o fusível não vai queimar

 

e creio eu que a maioria das músicas não ultrapasse essa faixa de fator de crista

 

então acho que isso explica o caso :legal:

 

:unsure:

Interessante, ótima explicação.

Vai explicar isso pra certos "estaladores"! Conheço uns caras que se vc falar algo parecido com isso, ele vai falar que vc é um babaca marrento e que quer tirar onda com a cara dele..

 

"estalo som há anos, nunca tive pobrema!"

 

[]´s

Leo

Eu evito conversar com 'estaladores' e pessoas que não me conhecem. Para a maioria, se pendurar os equipamentos ali no porta-malas, ligar positivo com positivo e negativo com negativo e a 'parada' fizer barulho: ficou perfeito. Então eu nem discuto mais, o problema não é meu mesmo heheheh

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bom, quero deixar claro que sou totalmente aberto a opniões.

então, vou realmente fazer o teste trocando a espessura do cabo negativo pra ver se o fusivel queima e verificar se há algo errado com o fusivel

e ai posto pra vocês oque aconteceu. Obrigado a todos

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aposto um fusivel novo que o fusivel nao queima.. nao por causa do fio, mas por causa do boss

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um outro fator a considerar e que uma caixa com espessura digamos fina para um determinado falante terá sua vida util diminuida consideravelmente pois a propria vibração de suas paredes irá deteriorar sua integridade que já não e adequada e fora uma leve perda de spl em relação a uma outra caixa feita para suportar tal potencia e deslocamento de ar.

 

sendo que uma caixa bem feita com espessura adequada dura anos sem ter sua integridade comprometida gerando o mesmo spl ao decorrer de sua utilização , já uma feita nas coxas agradará no início e piorando seu desempenho com o passar do tempo.

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Tbm tenho duvida ate hoje sobre fusiveis, qual ultilizar, ate pq depende da classe do modulo, e por exeplo existem modulos digitais melhores que outros com a mesma potencia, so que um consome menos que o outro, então acho meio dificil saber realmente o que é o certo.

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Tbm tenho duvida ate hoje sobre fusiveis, qual ultilizar, ate pq depende da classe do modulo, e por exeplo existem modulos digitais melhores que outros com a mesma potencia, so que um consome menos que o outro, então acho meio dificil saber realmente o que é o certo.

 

Meu jovem, vamos lá.

 

É bem simples, veja:

 

Primeiro usa-se esta fórmula,

 

I= 100 * Psaída

......... ef * V

 

onde,

 

I = Corrente total de consumo

Psaída = Potencia RMS total do amplificador

ef = Eficiencia (classe AB - 50% --- classe D - 90%)

V = Tensão de alimentação

100 = constante para a fórmula

 

Um exemplo:

 

Um amplificador AB com 500W RMS teria corrente total de:

 

I = 100 * 500

.........50 * 12

 

I= 50000

....... 600

 

I = 83,33 A

 

Essa seria a corrente maxima de consumo a 12 Volts. Com base nesse valor, sabe-se que precisará de um fusivel ou disjuntor de aproximadamente 90A, pois deve ser maior que a corrente normal de consumo, e os cabos devem suportar no mínimo os mesmos 90A, para que caso haja algum problema o disjuntor ou fusível desarmem protegendo os cabos e o circuito do seu carro. Os fusíveis devem ser ultra-rápidos e disjuntores curva C.

 

Para saber o cabo, consulte esta tabela aki http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm

 

No nosso caso o cabo ideal para o amplificador acima seria 13.30mm² se até 3 metros.

 

Pronto, agora vc já sabe qual cabo correto e seu respectivo fusível ou disjuntor para protegê-lo. De quebra sabe como calcular isto para qualquer sistema que precisar.

 

Espero que tenha ajudado.

 

[]´s

Leo

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