Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

supremohenrique

SUBGRAVE na frente

Recommended Posts

Postado em

Foristas, depois de muito pensar e ler sobre a possibilidade de um (1) subgrave na frente, resolvi instalar um JL 6W3V3.

Caixa selada em fibra (quase concreto de dura) com litragem indicada pelo fabricante JL AUDIO.

Como fizemos:

Cortamos o assoalho do lado direito até chegar na lata do C4 VTR (contive os choros em cortar o bichinho...);

Moldamos uma caixa em fibra que coloca o sub de 6' em cima, virado para o passageiro, bem embaixo do painel;

O painel do C4 VTR é grande em baixo, tanto que não atrapalhou a esticada de pernas quando no assento de passageiro.

Agora tenho grave na frente!

Além disso, "mantamos" duplamente as duas portas do carro, fazendo uma "caixona" para os mids FOCAL 5K3 POLYKEVLAR, que mostraram seu verdadeiro desempenho.

No porta-malas mantive, por enquanto, um (1) JL AUDIO 10W1V2, mas que está sendo colocado em nova caixa lateral sendo feita em fibra (o carro fica pronto na quinta-feira próxima); os amplif ficarão acondicionados do outro lado, deixando livre caixa feita para retirada do estepe.

O trabalho está sendo feito pelo Rogério (ex-Leandrini, ex-Danfer), que agora trabalha em loja própria "TRIPPIZ", localizada na Av. dos Bandeirantes, na Capital/SP.

Também estamos refazendo a moldura do DVD 2 DIN, pois empenou em face da constante mudança de temperatura, poisa moldura encorpora a saída do ar-condicionado.

Também mudamos a instalação dos tw TN-52 FOCAL, pois antes em local original, sem direcionamento, não brilhavam no sistema.

No caso dos tw, foram feitos par de peças em cima da grade original dos tw, de tal forma que estão levemente (30graus) direcionados para o centro do painel e em direção aos ocupantes do veículo. O material apenas contornou os copinhos e foi pintado com tinta automotiva na cor do carro (ficou como capa de retrovisor, BLACK PIANO, bem bacana!).

A moldura do DVD 2 DIN também será pintada com tinta automotiva preta na cor do carro = BLACK PIANO.

Abs.

Henrique

Postado em

QUANTO AO SISTEMA JÁ COMENTADO, SURGE DÚVIDA:

QUAL FREQUÊNCIA UTILIZAR COM SUB DE CONE DE 6', PARA QUE SE HARMINIZE COM SUB DE 10' NO PORTA-MALAS?

O SISTEMA FUNCIONA ASSIM:

HU ALPINE + FIBRA ÓTICA + MRAD550 ALPINE, que envia por meio de RCA sinal mono para o amplif HEX 4 canais (100x4, classe A/B).

1 breeding para o JL 10W1V2, outro breeding para o JL 6W3V3.

No processador MRAD550 ALPINE fiz corte = 28Hz até 110Hz.

JL 10W1V2 corte em 28 Hz até 70Hz; JL 6W3V3 corte em 28Hz até 110Hz.

Ou seja, 10' frequências mais baixas, 6' frequências não tão baixas.

Cone maior movimentos mais lentos; cone menor movimentos mais rápidos.

ESTÁ CERTO? ESTOU ERRADO?

ME AJUDEM PARA QUE O INVESTIMENTO SEJA BEM APROVEITADO.

ABS. HENRIQUE

90534638.jpg

87485077.jpg

47861334.jpg

48011954.jpg

c4vtrfocaltn525.jpg

2323m.jpg

c4vtr2007henrique2.jpg

Postado em

Deixe o 6" sem corte inferior, respondendo a partir de onde ele der conta. O sub da mala vc vai subido o corte até "fechar" com o da frente, não esquecendo de um rigoroso ajuste do TA. O corte do de trás, creio eu, vá ficar lá pelos 30Hz.

Se a caixa do sub de 6" for selada, pode usar um slope de 6dB/8a pro LP do sub da mala. Se for dutada, use slope de 12dB/8a. O traseiro apenas irá complementar a resposta, por isto deve-se tomar cuidado com picos que possam resultar dessa combinação.

Postado em
Deixe o 6" sem corte inferior, respondendo a partir de onde ele der conta. O sub da mala vc vai subido o corte até "fechar" com o da frente, não esquecendo de um rigoroso ajuste do TA. O corte do de trás, creio eu, vá ficar lá pelos 30Hz.

Se a caixa do sub de 6" for selada, pode usar um slope de 6dB/8a pro LP do sub da mala. Se for dutada, use slope de 12dB/8a. O traseiro apenas irá complementar a resposta, por isto deve-se tomar cuidado com picos que possam resultar dessa combinação.

Então... o amplf HEX (DIAMOND) quando em low, não te dá opção de corte mínimo, só o máximo...

No ALPINE MRA-D550 (amplif+process), quanto ao SLOPE te dá as opções de 24dB/8a, 18dB/8a, 12dB/8a, 6dB/8a e full.

tem a opção de mínimo e máximo nos cortes de Hz, mas somente para um canal de mono, daí a necessidade de fazer corte padrão para os dois subs (30Hz até 110Hz, talvez), e controlar o corte máximo dos subs pelo HEX, que talvez seria 50Hz e na frente 100Hz?

Kleber tem razão quanto ao perigo do casamento dos dois subs de cones diferentes, e posicionamentos diferentes!!!!!

Vamos tentar...

ABS. HENRIQUE

Postado em

Tenho alguma experiencia com este tipo de montagem,

para sistemas com sub na frente,ou você assume o dianteiro como sub,

ou o assume como um complemento ,com frequencias mais altas para melhorar a dinamica .

para usalos em conjunto ,também lhe recomendo um processador de multi canais que permita criar cortes

band pass em separado .

Postado em
Tenho alguma experiencia com este tipo de montagem,

para sistemas com sub na frente,ou você assume o dianteiro como sub,

ou o assume como um complemento ,com frequencias mais altas para melhorar a dinamica .

para usalos em conjunto ,também lhe recomendo um processador de multi canais que permita criar cortes

band pass em separado .

Em verdade, desde o início, a intenção foi como vc comentou: sub dianteiro como complemento, seria um tipo de 3 way na frente.

Sendo assim, frequencias muito baixas no porta-malas, frequancias baixas até 80Hz ou 100Hz na frente.

Talvez de 28Hz a 50Hz na traseira; e 28Hz a 80Hz ou 100Hz na frente.

Impressionante como o JL 6W3V3 deu volume ao ar na frente.

Infelizmente o sistema não ficou pronto para o encontro de hj...

Abs. HENRIQUE

Postado em
Em verdade, desde o início, a intenção foi como vc comentou: sub dianteiro como complemento, seria um tipo de 3 way na frente.

Sendo assim, frequencias muito baixas no porta-malas, frequancias baixas até 80Hz ou 100Hz na frente.

Talvez de 28Hz a 50Hz na traseira; e 28Hz a 80Hz ou 100Hz na frente.

Impressionante como o JL 6W3V3 deu volume ao ar na frente.

Infelizmente o sistema não ficou pronto para o encontro de hj...

Abs. HENRIQUE

IMPORTANTE: ainda teremos que usar o TA para buscar a homogeneidade....

Postado em
IMPORTANTE: ainda teremos que usar o TA para buscar a homogeneidade....

Em visita ao site da JL, as especificações são:

JL 10W1V2 = Free Air Resonance (Fs): 25.24 Hz 300W

JL 6W3V3 = Free Air Resonance (Fs): 41.80 Hz 150W

Esses números seriam o corte mínimo????

Postado em

Legal

Te recomendaria usar um corte para frente um pouco mais alto ,talvez de 63 a 100

e de onde seu amp responder até 90 a 100Hz no traseiro.

Assim terá um sistema mais homogenio,

mas tenha cuidado com o corte do seu med e tw,

talvez não necessite de TA e obtenha um audio mais natural

Postado em

Fizeram algum teste antes?

Testei com um falante de 8" no meu carro e o que percebi é que em frequências abaixo de 50Hz (mais ou menos) o falante perde força em relação ao porta-malas. Mesmo fato que ocorria quando usava pezinhos, parecia que morriam por volta desta frequência também.

Para chegar num nível de pressão sonora satisfatória era preciso mandar lenha no EQ, mas como esperado soava muito artificial.

Postado em

É coisa de acoplamento acústico mesmo. Estamos acostumados a enfiar qualquer tranqueina no porta-malas e obter um bom nível de pressão sonora, que quando exigimos que o falante toque de forma "não convencional" deparamos com a "real" curva de resposta dele.

O Panther em si que eu testei tem fs=30Hz. Os mids do Paulo Ramos que eu usava tb ficavam nesta casa.

Postado em

ENTÃO... neste final de semana mudamos o projeto quanto ao amplificador dos 2 (dois) subs = 10W1V2 e 6W3V3.

Tiramos o HEX/DIAMOND e colocamos um (1) FOCAL SOLID 1 = 1 X 470 WATTS RMS, MONO CLASSE D, em 2ohm.

No HU ALPINE + MRA-D550 (processador+amplif) fizemos cortes que vão de 28Hz a 80Hz.

No amplif FOCAL SOLID 1 deixamos 70% de ganho + corte máximo em 80Hz.

O FOCAL é um (1) canal, motivo pelo qual ligamos os dois subs em paralelo, baixando impedÂncia deles para 2ohm, fato que divide os 417 watts rms por dois = 208,5 watts rms para cada subwoofer.

Ou seja, os dois estão funcionando na mesma frequência.

FICOU FANTÁSTICO!!!! Grave de muita qualidade, nada embolado, nada de extensões inexistentes nos dados de áudio.

Não que com o HEX estava ruim, mas é que é classe A/B, seu uso é indicado para estéreo, não como eu estava usando = MONO.

Estou muito contente com o resultado do sub na frente, ficou discreto e alcançou as expectativas.

Apostei no FOCAL SOLID 1 e acertei.

A instalação do Rogério da TRIPPIZ é de primeira!!!!

Quem quiser ver fotos do trabalho me enviei e-mail que retorno.

Quem quiser ver o carro, é só combinar.

HENRIQUE (11)7888-3039

Postado em

Disponibilizo o telefone da TRIPPIZ:

(11)3044-6042

Rogério (11)7851-8552, ID NEXTEL 15*33992

Trabalha com as melhores marcas em equipamento para AUDIO CAR (FOCAL, MOREL, DLS, ALPINE, CLARION etc.).

A qualidade das construções das caixas em fibra fazem com que o valor delas seja risível.

O trabalho feito no acabamento dos tw FOCAL TN-52 dão banho em tudo o que já vi dentro na mesma proposta.

Abs.

HENRIQUE

Postado em
Por que não coloca fotos pro pessoal ver esse acabamento?

Ianaconi, não sei publi´cá-las aqui........

Posso passar pra vc e publica?

Seria interessante verem como foram feitas as torres do tw.

Abs. HENRIQUE

Postado em

Ok.

diogo_ianaconi@hotmail.com

Pode mandar as fotos do sistema que posto aqui.

O jeito certo é apenas hospedar as imagens no imageshack ou photobucket por exemplo e colocar aqui.

Postado em

Deixa eu postar as fotos que o Henrique enviou.

90534638.jpg

87485077.jpg

47861334.jpg

48011954.jpg

c4vtrfocaltn525.jpg

2323m.jpg

c4vtr2007henrique2.jpg

Parabéns pelo acabamento! De muito bom gasto.

Preferiu o direcionamento cruzado nos tw em vez de on axis?

Com esse posicionamento deles não perdeu mto em largura de palco?

Como sugestão, acho que ficaria bom pintar o console central inteiro de preto brilhante.

Postado em

Então... o painel do C4 é enorme, a frente do carro, seja por dentro, seja por fora, é de grande dimensão, daí acredito não ter diminuído o palco.

Encomendei mid range de domo da MOREL (2 1/2 polegadas), que será instalado no meio do painel = CDM-54

http://www.woofersetc.com/p4842/CDM54--Mor...me-Midrange.htm

Para uso quando de DVD gravado em DTS e DOLBY 5.1.

Usando CD's, em uso normal, uso dois canais dianteiros + sub dianteiro + sub traseiro.

Abs.

HENRIQUE

Postado em

Quanto aos amps Solid, não sei se foram construidos especialmente para a linha de falantes Utopia da Focal, porque é o amplificador modelo de entrada da Focal.

Abs

Postado em
Quanto ao novo amplificador MONO para os dois subs (JL 10W1V2 e 6W3V3), é um FOCAL SOLID 1:

http://www.woofersetc.com/p6760/Solid1--Fo...r-Amplifier.htm

A nova linha SOLID da FOCAL é HI-FI em definitivo, poi elaborados para alimentar linha UTOPIA.

Abs. HENRIQUE

O amplif FOCAL SOLID 1 está escondido atrás do ALPINE MRA-D550, para não poluir o visual do porta-malas.

Mas ainda estamos na dúvida se devemos ou não fazê-lo surgir... seria instalado em acabamento atrás do banco traseiro.

Será?

Abs. HENRIQUE

Postado em
Quanto aos amps Solid, não sei se foram construidos especialmente para a linha de falantes Utopia da Focal, porque é o amplificador modelo de entrada da Focal.

Abs

DIEGO, POSTE FOTOS DO PORTA-MALAS.

ABS. HENRIQUE

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...