Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Band-Pass de 4ª ordem isobarica push-pull com 4 sub-woofers

Recommended Posts

Estou montando uma Band-Pass de 4ª ordem Isobarica com 4 sub-woofers de 12" na configuracao push-pull...

Alguem ja testou algo do tipo?

Os alto-falantes sao 4 Kicker Comp-VR de 12" BD 4Ohms.

Graficamente a resposta eh um sonho.

Sao 21,5Hz com apenas 3dB de atenuacao.

A caixa mantem-se plana ate 57,5hz.

Sao 120 litros totais. Duto de 6" sintonizado em 32Hz.

Usarei o corte em 50Hz com atenuacao de 12dB/8ª...

Respondendo algumas provaveis perguntas:

- Porque uma Band-Pass? Porque meu carro eh sedan.

- Porque de 4ª ordem? Por ser mais musical e facil de construir.

- Porque Isobarica? Para diminuir a vazao dos alto-falante, diminuindo assim o tamanho da caixa.

- Porque 4 sub-woofer? Pois na configura isobarica temos uma grande perda de SPL, logo 4 alto-falantes terao, teoricamente, o mesmo SPL de apenas 2.

- Porque o Kicker Comp-VR? Seus parametros aliados a sua FS de 23Hz fazem um casamento perfeito com uma Band-Pass.

- Vai tocar bem? Nao tenho ideia! pasmafaute

Entao, alguem ja viu algo parecido? Funciona!?

Abracos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abreu... posta o gráfico se possível... posta os parâmetros tb.

Pois bem, vc disse que sua caixa tá tocando plana entre 21 e 57Hz... e é isto que me preocupa... sua banda passante anda muito pequena (pouco mais de 1 oitava), vc tem mais SPL, mas fica com um sub basicamente mononota. Mesmo que seu corte seja baixo (60Hz) o ideal é trabalhar com banda passante maior.

E tô achando 160 litros MUITA coisa pra uma configuração isobárica. Sério risco do sub ficar totalmente sem controle, embolando forte em passagens rápidas. Nem sempre uma BOA caixa tem uma curva bonita... o ideal é se concentrar no tamanho (a câmara selada vai ficar mais ou menos com o tamanho da selada para apenas um sub!), e na largura de banda. Trabalhe com o máximo de dutos possível (tente usar uns 4 dutos de 4") e aposte num bom acoplamento pra compensar um baixo SPL na simulação. E não deixe o sub ter tendência a sobreexcursionar, pois é um grande indício de caixa com baixo amortecimento.

Uma boa banda passante, no seu caso, pode ser entre 30Hz e 120Hz. Tentar cair muito pra casa dos 20Hz é meio traiçoeiro, vai te jogar numa faixa de erro muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberlpa, vc digitou certo? ou eu entendi errado? pq ele escreveu 120L e vc digitou 160L...

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi errado. Ainda assim, acho muito. Creio que uma selada pra um par isobárico deva ficar na faixa dos 15-20L. Ou seja, 40 totais. Aí sobram 80L pra câmara frontal... os números me parecem meio altos, mesmo sem simular.

Compartilhar este post

Link para o post

exato, uma camara selada (da BP) para isobarica pra mim não passaria dos 20L.

Na boa? Já usei isobarica (em casa) com 4 Street de 15', eu ADORAVA aquele grave, fundo, macio e plano. Todo mundo falava que isso pro dia a dia do trio era perca de tempo e etc (ja começa pelos -3dBs da isobarica e a necessidade do dobro de potencia, afinal se tem o dobro de falantes, alem de ser dificil conseguir jogar longe o subgrave...).

Você falando do seu projeto me fez lembrar que alguns dias atras eu estava pensando em algo parecido, para um futuro setup em um carro hatch, montar 4 subs baratinhos (estilo protech) 12' em isobarica (faria 2 dutadinhas de uns 20~30L +/-, apenas chutando volume...) e caprixaria no SPL e subgrave. O melhor seria o comentario da galera de "poo, uma caixinha minuscula dessa rendendo um grave macio assim?!", ninguem ia acreditar que eram 4 falantes hehe

Minha idéia era fazer +/- assim, com os falantes nas laterais da caixa dependendo da mala do carro...

caixal.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Então Kleber, meu medo é exatamente a musicalidade dessa caixa...

Eu refiz o projeto agora com 108 litros...

O problema é que isso gera um pico em toda a faixa util da caixa, mas não sei se isso pode prejudicar sua musicalidade, pois é um pico linear em toda sua faixa util...

Segue o projeto:

Em azul a Band-Pass com 108 litros.

Para controle, em rosa uma dutada de 56L com 1 JL-Audio 12W1V2 e em laranja uma dutada de 46L com 1 NAR 10SW2.

http://img4.imageshack.us/my.php?image=bpkicker.jpg

O delay ficou bem controlado para uma band-pass.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

eu penso que um pico em "toda" a faixa de resposta de uma band pass seja normal, afina a caixa já faz seu "corte de frequencia", e algumas são bem curtas por sinal. Então, eu penso ser normal ver a curva de resposta acima do 0dBs na simulação.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...