Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Klebão

Ajuda com carregador fonte PC

Recommended Posts

ola galera... sou novo no forum e tenho muitas duvidas!!! vamo lá...

estou montando um carreg. com uma fonte pc, igual do forum, e a duvida seria: é possivel controlar a corrente de carga de modo a carregar em carga lenta, 10% de capacidade da bateria? ex:

bateria de carro de 60Ah carregando com corrente de 6 A de carga.

bateria de moto de 7Ah carregando com corrente de 0,7 A de carga.

Valeu galera!! belo forum com ótimos topicos... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ter tem... mas não é simples. Basicamente vc precisa de um shunt (uma resistênccia baixa em série com a carga), e a tensão medida nesse shunt realimenta a referência de tensão da fonte. Assim ela vai diminuir a tensão de saída até o ponto onde a bateria consuma apenas a corrrente determinada, e vá aumentando à medida que a bateria vá se carregando. O problema é que implementar isto numa fonte chaveada já pronta é muito complicado.

Compartilhar este post

Link para o post
Ter tem... mas não é simples. Basicamente vc precisa de um shunt (uma resistênccia baixa em série com a carga), e a tensão medida nesse shunt realimenta a referência de tensão da fonte. Assim ela vai diminuir a tensão de saída até o ponto onde a bateria consuma apenas a corrrente determinada, e vá aumentando à medida que a bateria vá se carregando. O problema é que implementar isto numa fonte chaveada já pronta é muito complicado.

Brother, acho q vc pode me ajudar... tenho uma fonte ATX Advanced 400W, já tentei fazer a gambi com o zener + o diodo p/ obter 13,8V, mas quando abri o jump da linha dos 5V ela entra em proteção.. o pwm dela é o WT7514L, o datasheet eh fácil de econtrar na net.. será q vc pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Entra em proteção porquê deve ter proteção de sobretensão. Vc removeu o jumper, mas o ligou ao zener?

Vc tem que procurar se há algo mais ligado ao secundário do transformador, além do filtro e dos capacitores... provavelmente tem... neste caso, vc terá que usar a mesma lógica do zener para subtrair a diferença de tensão. No caso, de 13,8V pra 12, vc precisa reduzir 1,8V. Vc pode usar 3 diodos 1N4148 em série pra reduzir essa tensão, e enganar a fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu aê brother pela orientação... vou pesquisar alguma coisa nesse sentido. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal só uma informação... a fonte utilizada é uma generica marca FAN HUNG P4 de 450 watts.

vlw..

Compartilhar este post

Link para o post
Entra em proteção porquê deve ter proteção de sobretensão. Vc removeu o jumper, mas o ligou ao zener?

Vc tem que procurar se há algo mais ligado ao secundário do transformador, além do filtro e dos capacitores... provavelmente tem... neste caso, vc terá que usar a mesma lógica do zener para subtrair a diferença de tensão. No caso, de 13,8V pra 12, vc precisa reduzir 1,8V. Vc pode usar 3 diodos 1N4148 em série pra reduzir essa tensão, e enganar a fonte.

Como é esse esquema dos 3 diodos? Remove o jump da linha dos 5v e liga os 3 diodos dos 5V aos 12V?

Comecei pelo esquema (do artigo) de retirar o jump dos 5V, acrescentei o zener + 1N4007 + capacitor 100 uF 16V, não rodou... quando ligo na tomada, a ventoinha dá uma rodada e pára... retirei a gambi e testei, descobri que só o fato de retirar o jump ela desarma... ressoldei o jump e tentei outro esquema (acho que esse é mais confiável): identifiquei o pino de referência de tensão do pwm (pino 16) e usei um resistor 2k2 + potenciômetro 10k ligando o pino 16 ao terra... novamente desarmou. O que posso fazer agora? De preferência, com o segundo esquema..

Compartilhar este post

Link para o post

Juriti tenta colocar o resistor de 2K2 + o potenciometro ligando pino 16 a linha de 5V, porque do jeito q vc fez o controlador de pwm ficou sem referencia... pode ser q dessa maneira de certo.

Qual é o ci controlador de pwm de sua fonte...

Compartilhar este post

Link para o post
Juriti tenta colocar o resistor de 2K2 + o potenciometro ligando pino 16 a linha de 5V, porque do jeito q vc fez o controlador de pwm ficou sem referencia... pode ser q dessa maneira de certo.

Qual é o ci controlador de pwm de sua fonte...

Blza!! Meu pwm é o WT7514L (o datasheet é facil de encontrar no google..) mas faço esse esquema sem cortar a trilha dos 5V ou corto a mesma??

Compartilhar este post

Link para o post

É só vc cortar a trilha dos 5V e soldar o fiozinho do equema direto no pino 16 do pwm..

vlw...

Compartilhar este post

Link para o post
É só vc cortar a trilha dos 5V e soldar o fiozinho do equema direto no pino 16 do pwm..

vlw...

Feito. Cortei a trilha dos 5V e liguei o pino Ajuste de tensão ao pino dos 5V e entrou em proteção... desgraçada...mas, consegui uma outra fonte (com o TL494), fiz o esquema e funfou... ajustei a tensão em 13,9V... mas vou continuar tentando com a outra que tem o WT7514L.. mas alguma sugestão pro esquema rodar??

Compartilhar este post

Link para o post

vlw...

Klebão, quero usar a fonte pra carregar a bateria... uma que eu fiz, no começo eu ligava ela na bateria e carregava de boa, mas depois de algumas cargas ela começou a desarmar... tem algo que eu possa fazer, tipo colocar um diodo na saída da fonte?? Qual a referência??

Compartilhar este post

Link para o post
Klebão, quero usar a fonte pra carregar a bateria... uma que eu fiz, no começo eu ligava ela na bateria e carregava de boa, mas depois de algumas cargas ela começou a desarmar... tem algo que eu possa fazer, tipo colocar um diodo na saída da fonte?? Qual a referência??

Juriti meu brother desculpa a demora, pelo jeito o problema deve estar nos diodos de potencia, que são aqueles parecidos com os transistor tip 31, paraf. no dicipador de calor, eles devem estar abrindo em carga.

tenta testa-los ou substituí-los.

vlw :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais fácil ligar uma resistência em paralelo com a bateria fazendo assim um divisor de corrente?

Quanto a ligar fonte de pc p/ carregar bateria de carro.. é possível fazer isso mesmo? não dá problemas? mesmo se a fonte estiver sem fazer esse esquema de 13,8? na hora de botar p/ carregar ficaria positivo com positovo e negativo com negativo? Muito interessante isso..

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post

Link para o post
Não seria mais fácil ligar uma resistência em paralelo com a bateria fazendo assim um divisor de corrente?

Quanto a ligar fonte de pc p/ carregar bateria de carro.. é possível fazer isso mesmo? não dá problemas? mesmo se a fonte estiver sem fazer esse esquema de 13,8? na hora de botar p/ carregar ficaria positivo com positovo e negativo com negativo? Muito interessante isso..

Abraço,

Ciso.

Quanto a carregar a bateria, funfa legal, eu fiz a alteração com umas fontes aqui e a que funciona mesmo é a que tem o TL494, fiz com outros PWM mas entrava em proteção direto... já com o TL494, uma que eu fiz funfou bacana, carregou a minha bateria 100% algumas vezes, mas depois que eu desci o sarrafo nela direto no som, com o gás aberto e ela desarmou, nunca mais foi a mesma, acho que alterou os diodos de potência, de modo que até toca o som legal, mas se eu boto pra recarregar a bateria ela entra em proteção e eu tô meio sem tempo pra procurar o pro... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto a carregar a bateria, funfa legal, eu fiz a alteração com umas fontes aqui e a que funciona mesmo é a que tem o TL494, fiz com outros PWM mas entrava em proteção direto... já com o TL494, uma que eu fiz funfou bacana, carregou a minha bateria 100% algumas vezes, mas depois que eu desci o sarrafo nela direto no som, com o gás aberto e ela desarmou, nunca mais foi a mesma, acho que alterou os diodos de potência, de modo que até toca o som legal, mas se eu boto pra recarregar a bateria ela entra em proteção e eu tô meio sem tempo pra procurar o pro... :banghead

sim, então p/ usar p/ carregar tem que fazer a modificação pro 13.8 né? e pode usar o "carregador" na tomada como o carro todo ligado na bateria ao mesmo tempo? n dá problema na injeção nem nada? valeeeeu

Tô aqui me segurando p/ fazer uma dssas p/ mim.. n aguento mais isso de n conseguir ligar o carro por causa do som.. :banghead

auhuaHuAHuhUHuHa

=\\

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post

Link para o post
sim, então p/ usar p/ carregar tem que fazer a modificação pro 13.8 né? e pode usar o "carregador" na tomada como o carro todo ligado na bateria ao mesmo tempo? n dá problema na injeção nem nada? valeeeeu

Tô aqui me segurando p/ fazer uma dssas p/ mim.. n aguento mais isso de n conseguir ligar o carro por causa do som.. :banghead

auhuaHuAHuhUHuHa

=\\

Abraço,

Ciso.

Pra recarregar tem q ajustar a tensão para 13,8V (em carga, pode ser uma lâmpada de farol); Ajstada a tensão, vc conecta ela na bateria e pronto. Dependendo do seu set (se ele consumir algo em torno de 15A ou 20A) você pode deixá-la na tomada e ligada no carro ao mesmo tempo que sua bateria não descarrega... não dá problema na instalação do carro pq é nessa tensão que ela opera quando o motor está ligado...

Flw!!

Compartilhar este post

Link para o post
Pra recarregar tem q ajustar a tensão para 13,8V (em carga, pode ser uma lâmpada de farol); ... Dependendo do seu set (se ele consumir algo em torno de 15A ou 20A) você pode deixá-la na tomada e ligada no carro ao mesmo tempo que sua bateria não descarrega... ...

Não entendi isso da lâmpada de farol..

Meu set deve consumir em torno de 45A.. São 2 módulos stetsom, um consome 15 e o outro 20, mais o player. Será que se eu usar umas 3 ou 4 fontes genéricas de 400w cada, todas em paralelo, consegue segurar o set sem descarregar? isso não danifica a bateria não? e o cabo p/ ligas as fontes na bateria.. aqueles fiozinhos das fontes não são muito finos não?? tenho medo de derreter tudo.. aUhuAHuHAUHuHAUh

Vlw pela ajuda aí cara!!

Abraço,

Ciso.

Compartilhar este post

Link para o post
Não entendi isso da lâmpada de farol..

Meu set deve consumir em torno de 45A.. São 2 módulos stetsom, um consome 15 e o outro 20, mais o player. Será que se eu usar umas 3 ou 4 fontes genéricas de 400w cada, todas em paralelo, consegue segurar o set sem descarregar? isso não danifica a bateria não? e o cabo p/ ligas as fontes na bateria.. aqueles fiozinhos das fontes não são muito finos não?? tenho medo de derreter tudo.. aUhuAHuHAUHuHAUh

Vlw pela ajuda aí cara!!

Abraço,

Ciso.

Ah, a lâmpada de farol é pra você simular uma carga e ajustar a tensão no nível desejado (13,8V) visto que a tensão cai quando uma carga é aplicada na fonte. Se vc conseguir alterar a tensão de todas as fontes (será mais fácil se todas tiverem o TL494 ou seus similares) e associá-las em paralelo, aí sim, seu set vai funfar! Quanto À bateria, não se preocupe, desde que sua gambi não exceda 14V... pra dar um acabamento melhor, vc dá um jeito de unir as três ou quatro (fixa com parafusos ou qualquer coisa do tipo...) corta o rabicho perto da placa e solda um fio paralelo com uma bitola em torno de 2,5mm e pronto!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...