Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
soneka

Bobina Dupla?

Recommended Posts

E ai pessoal,

o seguinte estou com uma duvida a respeito de bobina dupla..

Eu sei q posso ligar meu falante eh de 4+4ohms e eu sei que posso ligar em serie ou em paralelo pra ter saida de 2ohms ou 8ohms..

A minha duvida eh se eu posso ter duas saidas de 4ohms pra ligar em dois canais no amplificador?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha duvida eh se eu posso ter duas saidas de 4ohms pra ligar em dois canais no amplificador?

Sub com bobinas 4 + 4:

Ligação em série = 8 ohms

Ligação em paralelo = 2 ohms

Respondendo à sua pergunta: Pode sim, ligar cada bobina 4ohms em cada canal do ampli, na maioria desses casos, o bridge 8 ohms fica inviável, e o bridge 2 ohms o amplificador não aceita(aceita apenas 4ohms), logo você, só não pode, como deve, ligar uma bobina em cada canal.

É possivel que os canais não tenham a mesma potência, mas isso será desprezivel, não irá danificar seu sub.

Só não ligue uma bobina em cada bridge, no caso de amplificadores 4 canais, onde se tem 2 bridges, teoricamentes iguais, mas não são, portanto não é aconselhavel :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sub com bobinas 4 + 4:

Ligação em série = 8 ohms

Ligação em paralelo = 2 ohms

Respondendo à sua pergunta: Pode sim, ligar cada bobina 4ohms em cada canal do ampli, na maioria desses casos, o bridge 8 ohms fica inviável, e o bridge 2 ohms o amplificador não aceita(aceita apenas 4ohms), logo você, só não pode, como deve, ligar uma bobina em cada canal.

É possivel que os canais não tenham a mesma potência, mas isso será desprezivel, não irá danificar seu sub.

Só não ligue uma bobina em cada bridge, no caso de amplificadores 4 canais, onde se tem 2 bridges, teoricamentes iguais, mas não são, portanto não é aconselhavel :legal:

Giraia nao entendi nao "Pode sim, ligar cada bobina 4ohms em cada canal do ampli" e depois "Só não ligue uma bobina em cada bridge" qual é a diferenca ali?

Ah eu uso a mais de ano uma bobina ligada em cada bridge, sei que nao é o aconselhavel mas foi o jeito no momento

Compartilhar este post

Link para o post
Giraia nao entendi nao "Pode sim, ligar cada bobina 4ohms em cada canal do ampli" e depois "Só não ligue uma bobina em cada bridge" qual é a diferenca ali?

Ah eu uso a mais de ano uma bobina ligada em cada bridge, sei que nao é o aconselhavel mas foi o jeito no momento

Opa,

Assim:

Amplificador 4 canais = 4 canais ou 2 bridges

Amplificador 2 canais = 2 canais ou 1 bridge

*Bridge = a ponte entre 2 canais, formando único canal.

No primeiro caso, ampli 4 canais, ele deve utlizar apenas dois canais do ampli pra ligar um sub, podendo ligar uma bobina em cada canal, ou fazendo uma ligação em série ou paralelo no subwoofer e ligar em 1 bridge, restando 2 canais ou 1 bridge do ampli em questão.

No ampli de 2 canais, a forma de ligação é a mesma, uma bobina em cada canal, ou as duas em um bridge, mas não restam canais livres, lógico heheheh

Editado por Giraia do bass

Compartilhar este post

Link para o post
Assim:

Amplificador 4 canais = 4 canais ou 2 bridges

Amplificador 2 canais = 2 canais ou 1 bridge

*Bridge = a ponte entre 2 canais, formando único canal.

No primeiro caso, ampli 4 canais, ele deve utlizar apenas dois canais do ampli pra ligar um sub, podendo ligar uma bobina em cada canal, ou fazendo uma ligação em série ou paralelo no subwoofer e ligar em 1 bridge, restando 2 canais ou 1 bridge do ampli em questão.

No ampli de 2 canais, a forma de ligação é a mesma, uma bobina em cada canal, ou as duas em um bridge, mas não restam canais livres, lógico heheheh

ehhee obrigado por detalhar, eu já sabia umas coisas ai mas sempre ajuda os caras que lêem. O que eu fiquei encucado é no primeiro caso, dai vi que foi realmente o que eu tinha entendido, é que ligando uma bobina em cada canal é possível nao ficar tao bom por problemas no sinal (problemas talvez nao seja a palavra correta) mas o sinal que vem do player virá left/right diferentes em cada bobina, caso seja ligado em uma saida traseira do player por exemplo... to errado? Teria que cuidar pra ligar uma sida de sub mesmo do player ou sei la outro tipo de ligacao ne? Sem essa alternancia que ocorre entre right/left

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante a discussão. No caso do sinal do player ser diferente entre direito e esquerdo, como fica ? Uma música, por exemplo, com uma batida em um canal e outra batida no outro canal ?

De modo geral, a maioria dos amplificadores tem potências diferentes nas bridges ?

Comprei um sub 4+4 e estava pensando em utilizar um módulo 4 canais em 2 bridges pra tocar ele.

Alan.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa mas n entendi mt bem..

os esquemas que eu vi foram os seguintes:

1falante44_1.gif

e

1falante44_2.gif

no caso um positivo e um negativo, o que corresponde a um canal certo?

minha duvida seria se eu poderia pegar um positivo e um negativo d cada bobina pra ligar em um amplificador d 2 canais?

afinal se o falante liga em um soh canal ou em 2?

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, Se voce tem um modulo de dois canais de 4 ohms voce pega o + e o - da bobina e liga no + e no - do canal do amplificador, pega a outra bobina e faz o mesmo no outro canal do amplificador. O que não deve fazer é pegar dois canais em bridge e ligar um bridge em cada bobina. mas no caso de ligar uma bobina de 4 ohms num canal de 4 ohms não tem problema.

Mas é aí que está o problema: e se o som de cada canal for diferente ?

Alan.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é aí que está o problema: e se o som de cada canal for diferente ?

A diferença vai ser razoavel, nao chega a danificar o sub, vc pode ainda fazer um Y, se realmente estiver desconfiado do sinal, faça o corte em 80hz pro no canal do sub, ou se tiver, utilize a saída pra subwoofer do player, ai fica show, pois controla tudo pelo player :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
A diferença vai ser razoavel, nao chega a danificar o sub, vc pode ainda fazer um Y, se realmente estiver desconfiado do sinal, faça o corte em 80hz pro no canal do sub, ou se tiver, utilize a saída pra subwoofer do player, ai fica show, pois controla tudo pelo player :legal:

Fala Giraia, meu player não tem saída pra sub, infelizmente.

Ligar as 2 bridges então não é aconselhável ? Achei que as potências de cada uma eram equivalentes.

Editado por Exceller8

Compartilhar este post

Link para o post
Ligar as 2 bridges então não é aconselhável ? Achei que as potências de cada uma eram equivalentes.

Nao sao, até tem como ligar, mas nao aconselho, ligue uma bobina em cada canal, ou ligue-as em apenas 1 bridge do seu modulo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei com uma dúvida: no caso de haver duas saídas do módulo disponíveis pra ligar num sub de bobina dupla, como fica a questão da potência ? Exemplo: se o sub é de 180W (bobina dupla), precisa ter 180W em cada canal ou 90W em cada ?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, e se o módulo for booster (não aceitando bridge), aí dificulta ainda mais, pq teremos que ligar quase que obrigatoriamente uma bobina em cada canal... posso fzr assim mesmo?? O corte eu coloco em 100 ou em 80?

Módulo: Falcon SW 1600T----> 2canais de 200rms em 2ohms

Sub: Hinor HSW12IND4 150+150rms 4+4ohms

Obg pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sao, até tem como ligar, mas nao aconselho, ligue uma bobina em cada canal, ou ligue-as em apenas 1 bridge do seu modulo :legal:

eae viu tava vendo aki tbm to com esse problema

meu sub é bobina dupla e meu aplificador tem duas bridge de 550 rms.

eu posso ligar cada bobina em uma sai bridge

ou eu ligo em uma unica saida.. porque vi por ai, como o cara falou ai em cima que o som nao e o msm em cada saida. ?

ajuda aew vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

COVEIRO

Editado por leksom

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia, eu sou novo nesse forum.

Bom gostaria de saber o seguinte, estou comprando um sub alpine sws 1243d de 300wrms a 4 ohms bobina dupla, e um modulo fosgate 4 canais r300-4.

Minha dúvida é a seguinte, esse modúlo pelas especificações dele em bridge ele terá 2 canal de 150wrms a 4 ohms, eu posso ligar cada canal do amplificador em cada bobina do sub?

Me desculpe pela minha ignorancia mas eu sou leigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal Boa tarde!

Estou montando meu primeiro som e me restam algumas duvida que ainda não consegui esclarecer em outros topicos.

É o seguinte comprei um subwoffer Questo de bobina dupla 2+2 e vou ligar num brigde do audiophonic 800.4,então devo ligar em serie,certo?

Para fazer a ponte entre o positivo e o negativo que sobraram, posso fazer com uma unica via do fio speaker karma ss 10?pois o mesmo tem 2 vias, o positivo e o negativo

Quanto a posição dos conectores do sub,interfere alguma coisa ou tem uma regra a ser seguida?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...