Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Fernando

Palco Sonoro e Ajuste de graves

Recommended Posts

Postado em

Preciso dicas de ajuste para melhorar a qualidade e palco sonoro e ajustar graves do som que instalei recentemente no meu carro.

A questão é a seguinte, possuo um CD Player Pioneer DEH-2850 que possui somente um par RCA de saída auxiliar, ligado no Amplificador Hurricane H4.120. Da saída do Amp., são ligados dois Triaxiais Hurricane 6" 60W Rms em paralelo com 2 Pentaxiais Selenium 6x9" 80W Rms, em Brigde, estou tocando um Bomber Upgrade de 250W Rms, em uma caixa selada (veículo é um Gol G4).

Os altofalantes que estão ligados frontais, de 6", estão com capacitor e tem menos sensibilidade (88db) pois estão tocando menos que os pentaxiais (90db), puxando o palco sonoro pra trás do carro.

Pergunta 1) Qual deve ser o valor de resistor que deve ser ligado em série com os altofalantes traseiros para atenuar um pouco o sinal, puxando de volta o palco sonoro para a frente?

Pergunta 2) Estou com dificuldade para ajuste dos graves, pois para algumas músicas preciso de um grave mais forte e de outras mais fraco. Ando sempre com o "Loud" do som ligado em "High", estava pensando então em deixar em "Low" e assim regular o módulo com uma música que tenha graves mais fortes, e na necessidade de aumentar os graves em outra música, só passo o "Loud" para "High" novamente. O ajuste disto no Modulo amplif. é feito em "Bass Boost" ou em "Level"?

Grato pelas atenções!

Postado em

existe a possibilidade de trocar de player? o DEH-P4080UB sai por 260 reais, toca USB, tem 3 saidas rca c nao me engano, HPF, LPF, completissimo o player...garanto q vai te dar mto mais opções de ajustes e sem necessidade de ficar colocando resistores para atenuar falantes.

falows

Postado em

Os altofalantes que estão ligados frontais, de 6", estão com capacitor e tem menos sensibilidade (88db) pois estão tocando menos que os pentaxiais (90db), puxando o palco sonoro pra trás do carro.

Palco com pentaxiais só se usar frequencia de corte, deixando-os somente com o médio grave. :legal:

Postado em
existe a possibilidade de trocar de player? o DEH-P4080UB sai por 260 reais, toca USB, tem 3 saidas rca c nao me engano, HPF, LPF, completissimo o player...garanto q vai te dar mto mais opções de ajustes e sem necessidade de ficar colocando resistores para atenuar falantes.

falows

Olá!

Até posso trocar o player, mas ainda assim, como meu amplif. tem só 4 canais e 2 são para o SUB, fico sem ajuste de fader.

Antes disso não seria melhor procurar um triaxial/kit 2 vias com mais sensibilidade?

Valeu!

Postado em

Palco com pentaxiais só se usar frequencia de corte, deixando-os somente com o médio grave. :legal:

Olá!

Recomenda alguma alteração ou ajuste?

Valeu!

Postado em
Olá!

Recomenda alguma alteração ou ajuste?

Valeu!

Setup basico, kit duas vias com pezinho na dianteira, coaxials na traseira.

se não quiser mudar por querer um negocinho mais forte pra fora...

Deixa dois pentaxial só com função de médio grave, e nos outros dois poe um l-pad, atenuando a sua sensibildiade com relação aos dianteiros, assim, vai dar sensação de mais voz na dianteira puxando o palco.

Outra coisa, se rolar de fazer o pezinho... Outra coisa cara...

Segue dois artigos aqui do autosom que podem te dar uma força.

Qualidade

http://autosom.net/artigos/comomelhorar.htm

Lpad

http://autosom.net/artigos/lpad.htm

Postado em

Cara, a melhor coisa que vc faria para ter um palco sonoro seria trocar esses 6x9 e triaxiais por "apenas" um bom kit duas vias.

Assim vc utilizaria 2 canais para o kit e um bridge para o sub.

E se puder siga o conselho do colega acima...troque o player para obter algumas funçoes adicionais que já será muito mais fácil o ajuste.

Não sei qual seu orçamento, mais poderia ir atras de um kit bravox csd60, ou um kit nar....já teria uma diferença brutal no palco.

Abraço

Postado em

Amigão, realmente esse seu player é bem básico e nao lhe oferece recursos para quase nada. O certo mesmo é ter um player com 3 saidas RCA e 1 ampli 4 canais pros medios e 1 ampli pro sub separado. Assim com um player melhor e com recursos, poderia fazer todos os ajustes independentes.

Referente aos falantes eu concordo com a dica acima. Trocaria esses falantes aí por um bom kit 2 vias inicialmente.

Vc vai ter que escolher entre o som atual com poucos recursos ou o que realmente quer, alterando bem seu projeto.

Só como uma referencia, eu tenho 2 amplificadores. 1 alimenta meus subs e o outro o meu kit + mid-bass traseiros. O meu CD é bem completo e tem varios ajustes de HPF e LPF separados, podendo ajustar da maneira q eu achar melhor. Tudo separado mesmo! Isso seria muito interessante pro que vc quer. Mas claro depende do orçamento.

Mas acho melhor começar trocando seu player mesmo. Depois 1 kit 2 vias começaria te dar bons resultados.

[]´s

Leo

Postado em

Atualizando: resolvido o problema do palco sonoro com a instalação de um kit componente 2 vias Bravox CS 60d. Mantive o par de 6x9 no tampão traseiro pois eles estão me dando uma complementação interessante no som.

Marcos

Postado em
Olá!

Até posso trocar o player, mas ainda assim, como meu amplif. tem só 4 canais e 2 são para o SUB, fico sem ajuste de fader.

Antes disso não seria melhor procurar um triaxial/kit 2 vias com mais sensibilidade?

Valeu!

seguinte. pode fazer oq fiz no carro de uma miago meu q tinha triaxial na frrete e 6x9 atras...

troque o player esse pionner q foi sugerido a esse preço é um baita negocio.

procedimento.

amplifique apenas o kit duas vias ligue o 6x9 direto no player. com isso vc vai usar os 2ch para o kit e o bridge para o sub. o som vai ficar mais forte na frente e vc volta a ter todas as regulagens (fader etc...), assim por si só vc ja faz a atenuação dos 6x9. ai se quiser ainda tem 3 opções manter os 6x9, passar o falantes dianteiros antigos para tras ou deixar sem nada atras!

abraço.s

Postado em
Atualizando: resolvido o problema do palco sonoro com a instalação de um kit componente 2 vias Bravox CS 60d. Mantive o par de 6x9 no tampão traseiro pois eles estão me dando uma complementação interessante no som.

Marcos

Cara desculpa me intrometer mais a intenção é ajudar ....

Se quer palco sonoro seu problema não esta resolvido não ....

Sim a aquisição do Kit melhorou mais as 6x9 estao atrs do carro ou seja alem de estar "sujando o som" pois no quesito qualidade eles são ruins, e alem disso os 6x9 vao falar muito mais alto que o kit .... sua função é mais TRIO entende ....

o Palco sonoro é o som que vem da frente do veiculo, ( a grosso modo) ou seja é como vc estive em um concerto assistindo a um show ... o som vem da frente ....

Se realmente quer palco sonoro pense na possibilidade de eliminar a 6x9 e colocar um subzinho caso nao tenha !!!

abraço e nao me leve a mal ... so quero ajudar .....

Postado em
Cara desculpa me intrometer mais a intenção é ajudar ....

Se quer palco sonoro seu problema não esta resolvido não ....

Sim a aquisição do Kit melhorou mais as 6x9 estao atrs do carro ou seja alem de estar "sujando o som" pois no quesito qualidade eles são ruins, e alem disso os 6x9 vao falar muito mais alto que o kit .... sua função é mais TRIO entende ....

o Palco sonoro é o som que vem da frente do veiculo, ( a grosso modo) ou seja é como vc estive em um concerto assistindo a um show ... o som vem da frente ....

Se realmente quer palco sonoro pense na possibilidade de eliminar a 6x9 e colocar um subzinho caso nao tenha !!!

abraço e nao me leve a mal ... so quero ajudar .....

Thiagocaverna,

A intenção do meu último post foi atualizar o tópico para poder ajudar outras pessoas que tenham problema parecido com o meu. Eu tinha um problema muito sério de palco e agora realmente melhorou e muito com o kit componente CS60d, to super satisfeito. O som tá vindo da frente sim, e passando por cima do som que vem de trás do carro, que ainda assim, tá complementando bem algumas frequencias, no meu ponto de vista, sem tirar o palco. Tenho sub instalado já!

Abraços!

Postado em
Thiagocaverna,

A intenção do meu último post foi atualizar o tópico para poder ajudar outras pessoas que tenham problema parecido com o meu. Eu tinha um problema muito sério de palco e agora realmente melhorou e muito com o kit componente CS60d, to super satisfeito. O som tá vindo da frente sim, e passando por cima do som que vem de trás do carro, que ainda assim, tá complementando bem algumas frequencias, no meu ponto de vista, sem tirar o palco. Tenho sub instalado já!

Abraços!

Acho que a questao aqui foi mais conceitual do que sonora. Palco por assim dizer é a sensação de presença da banda tocando em suas devidas posições e é realmente difícil de se obter, alias nos ultimos dias tenho curtido um palco divino(para os meus parametros).

O que melhorou no seu som provavelmente deve ter sido o front, os canais da frente, mas o que o caverna quiz dizer é que palco no sentido conceitual muito dificil estar bom.

MAS, como sempre se diz, o importante é estar satisfeito com o som.

Vlw

Postado em
MAS, como sempre se diz, o importante é estar satisfeito com o som.

Pra mim isso é o mais importante em qq tipo de estilo de som... seja trio, spl, hifi, sqpl, sq, e afins...

abraço.s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...