Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabio.mfp

Conversao de Duto: Redondo para Retangular

Recommended Posts

Pessoal, me ajudae!

To querendo pegar um sub Bravox Premium 2 Export 10" e no site da Bravox diz pra usar um duto de 4" x 20cm numa caixa de 40L, eu nao queria usar duto redondo...

Como faço pra converter para duto feito na propria caixa ?!

Vejam se estou certo, basta eu calcular as areas de entrada e saida de ar e o volume do duto redondo, e fazer o duto retangular na caixa com as mesma areas de entrada e saida de ar e o mesmo volume do duto redondo, eh isso ?!!!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calcule a área do duto redondo em total e depois faça o retangular com a mesma área.

Compartilhar este post

Link para o post
Calcule a área do duto redondo em total e depois faça o retangular com a mesma área.

Vc quer dizer o volume ?!

Pelo q vc disse, nao importa area da abertura do duto, soh importa o volume total dele, eh isso ?!

Se nao me expressei direito, exemplo:

Duto 1) duto cilindrico de 4" x 20cm tem area de entrada/saida igual a 81,07cm² e volume de 1,62 litros.

Duto 2) duto cilindrico de 3" x 35,5cm tem area de entrada/saida igual a 45,60cm² e volume de 1,62 litros.

Ambos os dutos tem mesmo volume apesar dos diametros diferentes (area de entrada/saida de ar diferentes), eles tem o mesmo comportamento numa caixa ???

Compartilhar este post

Link para o post
Vc quer dizer o volume ?!

Pelo q vc disse, nao importa area da abertura do duto, soh importa o volume total dele, eh isso ?!

Se nao me expressei direito, exemplo:

Duto 1) duto cilindrico de 4" x 20cm tem area de entrada/saida igual a 81,07cm² e volume de 1,62 litros.

Duto 2) duto cilindrico de 3" x 35,5cm tem area de entrada/saida igual a 45,60cm² e volume de 1,62 litros.

Ambos os dutos tem mesmo volume apesar dos diametros diferentes (area de entrada/saida de ar diferentes), eles tem o mesmo comportamento numa caixa ???

Nao sei se minha pergunta eh muito boba ou muito dificil, eu soh perguntei pq nao consigo baixar/instalar nenhum dos programas disponiveis aki no site pra tirar minha duvida.

Ajudae galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Nao, voce calcula a area da secção transversal, converte do quadrado pro redondo e usa o mesmo comprimento. Se as areas forem equivalentes e o comprimento tambem o volume será o mesmo.

Procura no google por formula da area da circunferencia.

Compartilhar este post

Link para o post
Nao, voce calcula a area da secção transversal, converte do quadrado pro redondo e usa o mesmo comprimento. Se as areas forem equivalentes e o comprimento tambem o volume será o mesmo.

Procura no google por formula da area da circunferencia.

Valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos facilitar né? Calculando aqui a área equivalente, obtive um duto retangular de 15 x 5,4 x 20cm (medidas internas)... simples né?

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos facilitar né? Calculando aqui a área equivalente, obtive um duto retangular de 15 x 5,4 x 20cm (medidas internas)... simples né?

Valeu mermao!

Agora jah peguei a manha, rsrs!

Compartilhar este post

Link para o post

o raio do duto nao influencia em nada? o que muda somente é o volume do duto?

eu acho que nao ein galera..

Compartilhar este post

Link para o post
o raio do duto nao influencia em nada? o que muda somente é o volume do duto?

eu acho que nao ein galera..

O raio do duto influencia sim... se for muito pequeno, dá sopro, se for muito grande, pode causar sobre-excursão, mas p/ conversão, basta calcular um retângulo com área equivalente ao círculo (seção transversal) do duto, mantendo o comprimento

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que u já perguntei por aqui, posso dizer que:

A área do duto redondo, digamos igual a 50cm², deve ser igual no duto retangular, que deve ter seus 50cm² também...

Um duto de 50cm² poderia ser de 10X5, por exemplo, mantendo o mesmo comprimento do duto cilindrico....

Tem gente que usa o duto rettangular, do tamnaho da caixa, ai já não sei mais se esta certo ou errado, pela lógica; errado, mas....

Compartilhar este post

Link para o post

Ha aproveitando o topico.. ajudem eu... to com uma caixa pra fazer.... 3 arlen de 10", duto de 3" por 23cm, e ai.. como faria um duto retangular.... qnt ele mediria?

O esquema abaixo ficaria bom ou nao com os redondos.... teria distorção ou prejudicaria a frequencia?...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...