Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tomasello

Ajuda c/ Hornresp (caixa corneta)

Recommended Posts

Pessoal eu comecei a me interessar por caixas cornetas e LTs.....

Com programas que achei na internet para simular tais caixas, obtives resultados diria otimos!

Porem queria saber se sao resultados confiaveis, ak vou flar da caixa corneta que projetei pelo HornResp, projetada com parametros do Excursion 15", fikou um resultado inacreditavel, com uma linearidade absurda desde os 20 hzem questao de SPL...mas ate uns 30hz uma excursao de cone mto grande!

Porem a "corneta" meio estranha, ela seria uma caixa somente na frente do flante, nenhum recipente para o falante (na verdade quem conhece o programa, eu coloquei volume 0 aonda tem o espaço para se colocar o espaço do volume da caixa onde fik o falante).

a caixa fikou com uma abertura final de 2250 cm², e com apenas 36L (mais um motivo pra eu nao acreditar no resultado...)

http://img293.imageshack.us/my.php?image=32721633.jpg

http://img293.imageshack.us/my.php?image=32721633.jpg

http://img120.imageshack.us/my.php?image=54063000.jpg

http://img11.imageshack.us/my.php?image=93935390.jpg

Bom à galera que entende dessas caixas da um olhada nessa simulaçao por favor.....

Otra hr posto resultados com Caixa LTs.....

Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ixi ninguem com informaçoes sobre essas caixas?!

qnd eu tiver tempo flo sobre o resultado das caixas LTs...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, caixas cornetadas (FLH e BLH) tem uma boa teoria que é bom saber antes de fechar um projeto... por exemplo, tolerâncias nas medidas, áreas de boca e garganta, exponenciais versus seção constante... tennho um link em casa que explica um pouco, chegando eu posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo topico em outro sub forum já respondi no spl pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber PORRRRR favor heehhe se tiver ese link EXPLCIATIVO por favor me manda, tou louc atraz dessas coisas (CAIXAS) hehe

Souza eu vi no outro topico, eh que eu nao sbaia se colocava em SPL ou Geral mesmo hehe desculpa ai galera do forum...

E se tiver algum material por faovr

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte cara, eu demorei um bom tempo para aprender a usar o HornResp, realmente não é um software para leigos, mas com um pouco de prática tudo se torna mais fácil.

Bom, no canto de cima na esquerda, temos a opção de colocarmos em que qual corte espacial vc quer q a caixa seja simulada (0,5xpi, 1xpi, 2xpi e 4xpi), estes valores vão desde espaço aberto - free space - até um quarto de espaço (corner).

Os softwares que simulam caixas acústicas, (ex: bassbox, leap, etc) simulam sempre em free space, ou seja, em 4xpi.

o cara alí em cima se espantou com a simulação por causa disso, ele simulou em 0,5xpi, o que é errado se formos comparar com as simulações feitas com outros softwares.... ;D

Logo abaixo na tela do hornresp vc pode colocar a tua corneta separada em ''pedaços'' condizentes... S1 e L1, e etc...

sendo sempre a área da ''boca'' do podeço anterior igual à árear da ''garganta'' do pedaço subsequente.

Esta opção do hornresp é muito importante no projeto de caixas do tipo horn, principalmente do tipo rear horn, onde é muito difícil seguir a expansão desejada de forma correta, seja ela conica, exponencial ou hiperbólica. Aliás, já alertando! se for fazer alguma horn, faça-a com expansão exponencial ou hiperbólica, nunca cônica! o rendimento é beeem menor!!

Bom, no campo Vrc, coloca-se o volume da caixa traseira, em litros;

No campo Lrc, coloca-se o comprimento da caixa traseira (profundidade, em cm);

No campo Fr e Tal, geralmente eu coloco como zero, pois não temos acesso à esse tipo de dado, e pode-se notar que os mesmos não influenciam na resposta de forma significativa)

No campo Vtc vc coloca o volume da Chamber Throat em mililitros (ex: 45L=45000mL), que nada mais é do que o volume que fica entre o cone do alto-falante e o começo efetivo da horn, que é a garganta da corneta (throat).

No campo Atc vc coloca a área da secção tranversal do volume da caixa da garganta, lembrando que só terá efeito se esta for no mínimo 2 vezes maior que a área da garganta, e tendo distância de no mínimo 10cm do cone do alto-falante.

se vc for simular uma Rear Horn, vc coloca zero no campo Vrc e Lrc, e clica em calculate. depois vai em ''tools'' e após em ''combineted response'', e digita a distancia relativa entre o cone do alto falante e a boca da horn. obviamente em 99% dos casos esta distância é zero para rear horns...

Quando for comparar as simulações do hornresp com outros softwares, muito cuidado! veja que o hornresp te dá a possibilidade do colocar o valor da resistencia thevenin do amplificador. coloque-a sempre igual a zero quando for comparar com o Bassbox, por exemplo.(Rg=0).

No Bassbox vc pode dar um duplo clique onde aparece a caixa para ser inserido a potência e coloque o mesmo valor em volts colocado no Hornresp.

Ainda em tempo, se vc naum tem acesso à alguns dados do alto-falante (tipo MMD), apenas complete com os dados que vc tem em mãos e depois dê um duplo clique em cima do MMD que o Hornresp calcula pra vc! =D

Eu já simulei tdo o tipo de caixa e já executei algumas... Eu fiz recentemente duas Rear Exponential Horns pra dois Extreme de 15'' e postei no meu orkut.... Procurem por Marcos José Jacoboski lá e me adicionem...

qqer dúvida, me procurem por lá, por aqui eu só passeio....=D

Abraços a todos....

Editado por chlobao

Compartilhar este post

Link para o post

coveiro mode ON

:legal:

PS: quem puder rechear esse topico sobre hornresp

como utilizar ficarei grato

Editado por kruik

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...