Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cristian Akio Uemura

Pyramid PB800GX (turbinada) com problemas!!! Com corte de

Recommended Posts

Fala galera, beleza? Novo aqui no forum e preciso da ajuda de voces, pois vejo que são bons nisso. :rever1:

Comprei uma pyramid ja turbinada...vi que o rapaz trocou um integrado, trocou 8 transistors e adicionou uma peça azul quadriculada( naao sei o nome ) na entrada branca do RCA.

Meu probleema é que agora só esta funcionando duas saídas do módulo. :blink:

Gostaria de saber se tem como vocês qual seria o possível problema...do nada as outras saidas pararam...

Outra coisa... eu vi em alguns módulos que eles fazem uns esquemas para uma determinada peça. Eles cortam o grave para Cortenas e twiter. Mas queria saber como eu faço para cortar o médio e o agudo.

Vlw pela compreençao!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala galera, beleza? Novo aqui no forum e preciso da ajuda de voces, pois vejo que são bons nisso. :rever1:

Comprei uma pyramid ja turbinada...vi que o rapaz trocou um integrado, trocou 8 transistors e adicionou uma peça azul quadriculada( naao sei o nome ) na entrada branca do RCA.

Meu probleema é que agora só esta funcionando duas saídas do módulo. :blink:

Gostaria de saber se tem como vocês qual seria o possível problema...do nada as outras saidas pararam...

Outra coisa... eu vi em alguns módulos que eles fazem uns esquemas para uma determinada peça. Eles cortam o grave para Cortenas e twiter. Mas queria saber como eu faço para cortar o médio e o agudo.

Vlw pela compreençao!

Essa peça azul quadriculada pode ser um capacitor, estando aí já para efetuar o corte, mas a frequencia vai depender do valor dele. Agora em relação aos canais, quais estão funcionando e quais não estão?

Compartilhar este post

Link para o post
Essa peça azul quadriculada pode ser um capacitor, estando aí já para efetuar o corte, mas a frequencia vai depender do valor dele. Agora em relação aos canais, quais estão funcionando e quais não estão?

Então, os dois primeiros (Ch1 e Ch2). Com relação ao descobrimento do problema, gostaria que, se possível, voces me falassem que parte do módulo poderia causar isso e como testar as peças de tal para ver qual devo trocar... pois tenho as ferramentas, mas nao sei usufrui-las 100%... hahaha

Agradeço a atenção! =]

Compartilhar este post

Link para o post

Então, os dois primeiros (Ch1 e Ch2). Com relação ao descobrimento do problema, gostaria que, se possível, voces me falassem que parte do módulo poderia causar isso e como testar as peças de tal para ver qual devo trocar... pois tenho as ferramentas, mas nao sei usufrui-las 100%... hahaha

Agradeço a atenção! =]

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço a atenção! =]

Bom, no caso da Pyramid, pra ter parado os canais 1 e 2, o problema provavelmente é na fonte dela. Faz o seguinte: Cada canal tem 2 transistores. Ligue a pyramid, com ela aberta e de cabeça pra baixo. PEgue a perna do meio de cada transistor, teste 1 por vez, e veja a voltagem entre essa perna e o terra, pode ser a prória "lata" da Pyramid. Vc deve encontar algo em torno de +40 e -40 volts, uma dessas voltagens em cada transistor. Multímetro em escala DC 200 V. Ou coloque uma ponta em um pino do meio de um, e a outra ponta no pino do meio de outro, daí deve ter algo em torno de 70~80V. Se não tiver, é defeito na fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, no caso da Pyramid, pra ter parado os canais 1 e 2, o problema provavelmente é na fonte dela. Faz o seguinte: Cada canal tem 2 transistores. Ligue a pyramid, com ela aberta e de cabeça pra baixo. PEgue a perna do meio de cada transistor, teste 1 por vez, e veja a voltagem entre essa perna e o terra, pode ser a prória "lata" da Pyramid. Vc deve encontar algo em torno de +40 e -40 volts, uma dessas voltagens em cada transistor. Multímetro em escala DC 200 V. Ou coloque uma ponta em um pino do meio de um, e a outra ponta no pino do meio de outro, daí deve ter algo em torno de 70~80V. Se não tiver, é defeito na fonte.

Vlwww, agora estou montando as fontes para liga-lo, amanha de tarde vou olhar ela...

Té amanha, abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a demora! É porque entro um virus aqui no pc e nao deu pra entrar na net...

mas enfim, eu testei todos... Só que apenas 1 deu 39 +/--! tem dois que nao dao nada... tem um que da negativo.Oo Os outros dão a voltagem de entrada e 5V. O que faço???

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpa a demora! É porque entro um virus aqui no pc e nao deu pra entrar na net...

mas enfim, eu testei todos... Só que apenas 1 deu 39 +/--! tem dois que nao dao nada... tem um que da negativo.Oo Os outros dão a voltagem de entrada e 5V. O que faço???

Tem um desenho bem tosco aqui que espero que te ajude um pouco. Voce vai nedir as voltagens nos transistores usando a ponta vermelha, e a ponta preta no terra, ou mesmo na própria lata da pyramid. O desenho é uma simplificação de como é a Pyramid por dentro, com um pouco de atenção você vai entender. Espero ajudar.

pyramidmn4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Tem um desenho bem tosco aqui que espero que te ajude um pouco. Voce vai nedir as voltagens nos transistores usando a ponta vermelha, e a ponta preta no terra, ou mesmo na própria lata da pyramid. O desenho é uma simplificação de como é a Pyramid por dentro, com um pouco de atenção você vai entender. Espero ajudar.

pyramidmn4.jpg

Vlw! Compreendi... mas com eu disse, não deu em nenhum essa voltagem.Oo Apenas em um transistor chegou aos 39 e teve um que deu negativo! Duas fontes AT minha queimaram agora apoco. Amanha de tarde vou medi-los novamente e posto os resultados!

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é seguinte. 4 dão voltagem positiva e 4 dão voltagem negativa. Todas por volta de +39 e -39. Pra funcionar 2 canais, pelo menos 4 transistores aí têm q ter voltagem. A Pyramid tem uma fonte q funciona de forma "direta", tipo, o lado onde estão os transistores do canal 1 e 2, são alimentados pela parte da fonte que está do mesmo lado, e vice-versa. É só dividir ela ao meio, que vc vai entender. A partir daí, se não funciona o canal 1 e 2, meça a voltagem nesses transistores, e se não tiver, é só partir pra fonte. Já pegay uma que estava com a trilha do terra dos Fet's da fonte rompida.

Tenta aí e posta aqui. Flw

Compartilhar este post

Link para o post

bom, olhei novamente e vi que apenas 1 da voltagem de 39 e otro do lado de -39. Todos os outros, exeto os da frente que dão as voltagens citadas (que nao dao nada), dao voltagem de entrada e de +/- 5V. Olhe a foto ...

O vermelho é o que não da nada, nenhuma voltagem.

O branco é que da +39 e -39

E os verdes são os que dao a voltagem de entrada e 5V +/-,...

O que acontece??

dsc00541bw2.jpg

w2592.png

Compartilhar este post

Link para o post

Agora piorou a coisa... apenas um canal ta funcionando e com muuita distorção quando auemnta o volume... vi que as vezes os trinsistores nao dao voltagens. Vi também que a saída que nao funfa mais ta saindo voltagem nela (39V). Um detalhe que nao falei antes tambem: Testando os transistores da saída, vi que um par deles se 'comporta' de modo estranho em relação ao teste dos demais... o o que faço???

Me ajude por favor....

Compartilhar este post

Link para o post
Agora piorou a coisa... apenas um canal ta funcionando e com muuita distorção quando auemnta o volume... vi que as vezes os trinsistores nao dao voltagens. Vi também que a saída que nao funfa mais ta saindo voltagem nela (39V). Um detalhe que nao falei antes tambem: Testando os transistores da saída, vi que um par deles se 'comporta' de modo estranho em relação ao teste dos demais... o o que faço???

Me ajude por favor....

Vou mandar outra para você entender. Você tem que medir a voltagem na perna do meio dos transistores de saída. Onde tá vermelho é pra ter +39 e onde tá roxo é pra ter -39, isso na área circulada de amarelo. Se um desses lados não tiver voltagem nenhuma, pode partir pra área circulada de vermelho. Note que no círculo vermelho de cima eu coloquei uma seta, onde dá pra ver claramente uma área chamuscada. Se for a parte de cima que não tem voltagem, pode partir direto pra lá amigo! Os diodos, a área circulada de preto, dificilmente dá defeito. Dificilmente digo que já arrumei uma penca dessas e nunca me apareceu uma com defeito nesses diodos. Transistor "estranho" em relação aos outros já é motivo de troca. Existem na saída, 4 NPN e 4 PNP. Os NPN's na Pyramid são os de "fora" e os PNP's são os de "dentro", na área da saída. O pino da esquerda é a base. A base do NPN vai a ponta vermelha do multímetro, e a base do PNP vai a preta. Daí meça cada um de base para coletor (centro) e base para emissor (direita). Todos, em escala de diodo (continuidade) têm que dar por volta de 480 a 650 (multímetro digital). Só isso. Estando algum deles em curto, troque e vá direto para a fonte (circulados de vermelho), para o lado respectivo, e meça, geralmente eles quando estragam estouram. Algumas vezes quando não estouram, ficam em curto! Mais um detalhe, se transistor de saída na hora de medir der 300, 200, 100...tá ruim!

dsc00541bw2rg6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw! Testei eles ai:

O transistores circulados em vermelho, são os que não dão voltagem, e dão na escala de diodo em x1 entre 10 e 20

Os que estão circulados em azul, são os que dão voltagem, mas na escala de diodo em x1 dão entre 5 e 10 . (acende o led vermelho do multímetro analógico)

Em relação à voltagem:

O diodo circulado de preto não dá nenhuma voltagem,

O circulado de branco, a perna do meio dá 36 volts e ao lado dá -36 indicado pela setinha. Qual é o próximo passo?

89411551uo6.jpg

70863140zy6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

KKKKKKKKKK!!!! Amigo, levei quase meia hora pra encontrar os círculos nas fotos!! Estão muito "finos", kkk. Mas vamos lá. O primeiro passo vai ser retirar a placa da sua Pyramid. Tire todos os parafusos que seguram a placa, as chapinhas de cima dos transistores e as que seguram a lateral de ferro onde voce encaixa os fios da alimentação. A partir daí, dê uma olhada nos transistores que estão circulados de azul, na foto em que eu circulei, e veja se há alguma trilha rompida por perto deles. Esses circulados de azul estão do mesmo lado dos que voce circulou de vermelho e que não possuem voltagem alguma. Não havendo nenhuma trilha rompida, vá para os transistores de saída. Você vai ter que retirá-los da placa para medir. Coloque o multímetro em escala X1, e meça da forma que ensinei mais acima, para NPN e PNP. Como é analógico, o NPN com a ponta vermelha na base, e a preta no coletor, o led acende, e com a preta no emissor, o led acende tbm. Só que em nenhuma outra posição que você colocar as pontas o led pode acender. O PNP é a mesma coisa, só invertendo a ponta da base. Essa Pyramid está queimando fusível? (acredito que não, pois ela possui 2 que são ligados em paralelo, e se um queimar o outro tbm vai). Ah, tem um resistor tbm (uma daquelas peças retangulares brancas grandes, perto dos transistores de saída) que tá meio detonado lá. Meça ele, tem q acender o led. O ponteiro tem que subir todo em X1. Os circulados de azul duvido que estejam queimados, pq eles queimam o fisível, e na maioria das vezes fazem fumaça e "pipocam" todo. Deve ser uma trilha. Vê aí e me fala depois. Flw hand26

dsc00541bw2hw6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
KKKKKKKKKK!!!! Amigo, levei quase meia hora pra encontrar os círculos nas fotos!! Estão muito "finos", kkk. Mas vamos lá. O primeiro passo vai ser retirar a placa da sua Pyramid. Tire todos os parafusos que seguram a placa, as chapinhas de cima dos transistores e as que seguram a lateral de ferro onde voce encaixa os fios da alimentação. A partir daí, dê uma olhada nos transistores que estão circulados de azul, na foto em que eu circulei, e veja se há alguma trilha rompida por perto deles. Esses circulados de azul estão do mesmo lado dos que voce circulou de vermelho e que não possuem voltagem alguma. Não havendo nenhuma trilha rompida, vá para os transistores de saída. Você vai ter que retirá-los da placa para medir. Coloque o multímetro em escala X1, e meça da forma que ensinei mais acima, para NPN e PNP. Como é analógico, o NPN com a ponta vermelha na base, e a preta no coletor, o led acende, e com a preta no emissor, o led acende tbm. Só que em nenhuma outra posição que você colocar as pontas o led pode acender. O PNP é a mesma coisa, só invertendo a ponta da base. Essa Pyramid está queimando fusível? (acredito que não, pois ela possui 2 que são ligados em paralelo, e se um queimar o outro tbm vai). Ah, tem um resistor tbm (uma daquelas peças retangulares brancas grandes, perto dos transistores de saída) que tá meio detonado lá. Meça ele, tem q acender o led. O ponteiro tem que subir todo em X1. Os circulados de azul duvido que estejam queimados, pq eles queimam o fisível, e na maioria das vezes fazem fumaça e "pipocam" todo. Deve ser uma trilha. Vê aí e me fala depois. Flw hand26

dsc00541bw2hw6.jpg

Foi malz! Ainda imaginei isso, mas nao corrigi...=[

Então, testei todos os da saída. Nenhum com alguma anormalidade. Pude notar que quando ligo o F, do transistor da saída, com o B, do mesmo, ele da corrente, tanto PN como NP. Apenas um deles nao da corrente nos dois modos( PN e NP).

Quanto as trilhas, nao achei nenhuma! O resistor ta 'normal' em relação aos outros.

Mas quando fui desmontar, para minha surpresa um transistor da fonte tava quebrado!( o chamuscado da foto). Estraanho que nao é do lado em que nao ha voltagem...

Estive pensando em aumentar o 'turbo' dela.. ou seja, trocar todas as peças (as que incluem possiveis queimas) por mais fortes, podendo resolver o problema e aumentar sua potencia! O que acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentar a potencia dela com a troca de componentes apenas voce não vai consegui. Engloba mais coisas além disso. O primeiro passo é mecher lá. Pra ele etar quebrado e chamuscado, com certeza queimou. Troque ele e o outro que fica logo ao lado, pois eles trabalham em par e veja se não há nenhum outro assim, ou com alguma pequena rachadura em cima. São os primeiros passos. Ou se voce pretende trocar todos eles, pode trocar, é mais garantido, mas é uma faca de dois "legumes", pq fica mais caro tbm.

Flw

Compartilhar este post

Link para o post
Aumentar a potencia dela com a troca de componentes apenas voce não vai consegui. Engloba mais coisas além disso. O primeiro passo é mecher lá. Pra ele etar quebrado e chamuscado, com certeza queimou. Troque ele e o outro que fica logo ao lado, pois eles trabalham em par e veja se não há nenhum outro assim, ou com alguma pequena rachadura em cima. São os primeiros passos. Ou se voce pretende trocar todos eles, pode trocar, é mais garantido, mas é uma faca de dois "legumes", pq fica mais caro tbm.

Flw

Certoo certo...eu olhei, e vou olhar dinovo. Mas pelo que parece apenas aquele ta com essa caracteristica.

Mas uma perguntinha fundamental: por qual eu vou trocar, sendo que o que tem la, seus valores estao riscados! Oo

Após ter trocado, qual é o proximo passo?

Obs.: O teste dos transistores da fonte é o mesmo do da saída?

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post
Certoo certo...eu olhei, e vou olhar dinovo. Mas pelo que parece apenas aquele ta com essa caracteristica.

Mas uma perguntinha fundamental: por qual eu vou trocar, sendo que o que tem la, seus valores estao riscados! Oo

Após ter trocado, qual é o proximo passo?

Obs.: O teste dos transistores da fonte é o mesmo do da saída?

Vlw!

Cara, pelo que me parece ela tá bem "original", não parece que o transformador foi alterado o enrolamento primário. Tendo isso em vista, os IRFZ 48 já dão aí no lugar, com folga. Caso você queira algo mais forte, pode colocar o IFR 3205, mas é quase certeza que o IRFZ 48 dê aí, pq o trafo tá muito "original". Pensa em 2 caras carregando no limite uma mesa. Se um cara cair, o outro não segura sozinho não. É a mesma coisa com esses transistores, eles trabalham em par. Na maioria, quando queima um o outro tbm fica avariado. Pra medir os transistores da fonte (DETALHE: SEMPRE USO E SEMPRE USEI MULTÍMETRO DIGITAL, ENTÃO NESSE PASSO, NÃO TENHO TANTA CERTEZA QUANTO AOS VALORES , VOU EXPLICAR E VOCE TENTA, E VE SE DÁ CERTO): Coloque em 10X. Coloque a ponta preta no pino do meio. Coloque a ponta vermelha no pino da direita. Nã vai dar nada (isso se não estiver "ligado"). Deixe a ponta preta onde está, e coloque a vermelha no pino da esquerda. Agora volte a ponta vermelha para o pino da direita (isso vai "ligar", vai dar algo em torno de 100~200). Agora deixe a ponta vermelha onde está. Coloque a preta no pino da esquerda (isso vai "desligar"). Volte a ponta preta para o pino do meio. Tem que dar NADA.

Deu para entender? Qqr coisa posta aew.....FLW..... hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, pelo que me parece ela tá bem "original", não parece que o transformador foi alterado o enrolamento primário. Tendo isso em vista, os IRFZ 48 já dão aí no lugar, com folga. Caso você queira algo mais forte, pode colocar o IFR 3205, mas é quase certeza que o IRFZ 48 dê aí, pq o trafo tá muito "original". Pensa em 2 caras carregando no limite uma mesa. Se um cara cair, o outro não segura sozinho não. É a mesma coisa com esses transistores, eles trabalham em par. Na maioria, quando queima um o outro tbm fica avariado. Pra medir os transistores da fonte (DETALHE: SEMPRE USO E SEMPRE USEI MULTÍMETRO DIGITAL, ENTÃO NESSE PASSO, NÃO TENHO TANTA CERTEZA QUANTO AOS VALORES , VOU EXPLICAR E VOCE TENTA, E VE SE DÁ CERTO): Coloque em 10X. Coloque a ponta preta no pino do meio. Coloque a ponta vermelha no pino da direita. Nã vai dar nada (isso se não estiver "ligado"). Deixe a ponta preta onde está, e coloque a vermelha no pino da esquerda. Agora volte a ponta vermelha para o pino da direita (isso vai "ligar", vai dar algo em torno de 100~200). Agora deixe a ponta vermelha onde está. Coloque a preta no pino da esquerda (isso vai "desligar"). Volte a ponta preta para o pino do meio. Tem que dar NADA.

Deu para entender? Qqr coisa posta aew.....FLW..... hand26

Compreendi!Mas voce nao trocou as pontas? Estou fazendos os testes! Tirando minha duvida, o modulo ja deu outras vezes problemas, nao sei qual, mas sei que fui umas 2 a 3 vezes! Seria este problema o mesmo do que os outros?

Obs.: os transformadores foram retirados e modificados, pois a cola nao esta junto ao transformador e parece que 'sobro' dois pinos embaixo da placa...sendo que se foi alterado, o transistor precisa ser mais forte, certo?

Vlw!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acabei de testar todos os 8! Vi que todos dao continuidade em tordo de +/-5 com a perna vermelha no meio e com a preta no pino da direita! Todos foram retirados fora do módulo....

Então os 8 estao queimados?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, hoje eu peguei um IRFZ 44 la na loja onde foi turbinado. O dono ( que descobriu aki na cidade como durbinava modulo) falo que precisava ser um mais forte, mas um contratado por ele falo que o 44 dava... nao sei se da, vc acha que é melhor o 44?

Comparei ele (transistor novo) com os do modulo, mas sem estarem na placa. Aparentemente dão as mesmas coisas, com as mesmas características! O que eu tenho que testar então e como?

Obs: Tive falando com o dono la, ele falo que podia ser um CI ( que esta riscado na foto) que nao ta bem, vc acha que é ele? Se sim como testa-lo? Ou para testar os resistores da fonte eles precisam estar na placa??

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...