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decoboss

[Falha elétrica] Celta turbo com problemas

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Seguinte, instalei o turbo a pouco tempo(janeiro) e toda vez que eu ligo o farol, o hallmeter zera e para de marcar(fica travado no primeiro led vermelho)

 

Já fiz e refiz toda a ligação do hallmeter, do gerenciador Fireplus, do relogim do turbo, etc...

 

E mesmo desligando o hallmeter, gerenciador, etc... quando eu ligo o farol ou o som do carro... sinto o carro pipocar em baixa e quando pego subida ele fica muito manco!

 

oq será que está acontecendo?

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hj no almoço fui em duas auto-elétricas... instalaram um aparelho na bateria para medir a voltagem, foi efetuado o teste com o motor ligado e deu 14 V... depois com o motor ligado, foi acionado o farol alto+ventilador no max+hallmeter+gerenciador... onde ficou oscilando a voltangem entre 12,8 e 13,3! isso eh normal ou anormal?

 

nas duas auto-elétricas o técnico afirmou que o alternador está com problemas, mas não garantiu 100% que isso vai solucionar o problema! Foi cobrado 50 reais para desmontar o alternador e foi sugerido um valor de 150 reais para uma reforma completo do alternador... será que vale a pena arriscar?

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Cara, é quase certo de ser problema de aterramento. Tem que ver se o negativo da bateria não tá com zinabre, se o cabo não tá frouxo...

 

Arranja um multímetro e mede a tensão em algum ponto do carro, como o acendedor de cigarros, com o farol ligado. Creio que a tensão vá cair bastante. O ideal é dar uma boa revisada, ou mesmo fazer um upgrade na parte elétrica, usando um cabo de 10mm (pode ser esses pra som) entre o corpo do alternador e um ponto do chassi, e entre esse ponto do chassi e o terminal negativo da bateria, mantendo isto em paralelo com o sistema original. Vc vai gastar menos de 20 reais em cabos pra fazer isto.

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minha sonda é de um fio... fiz agora o aterramento no bloco do motor, melhorou bastante com o som, farol, etc.. desligados! Mas quando ligo o farol, som, ventilador, notei que o hallmeter não está mais zerando(no primeiro led vermelho) e parece estar marcando corretamente... o motor ainda está engasopando(amarrando)... quando isso acontece o hallmeter mostra quase todos os leds verdes(mistura rica) acesos, dando excesso no motor e fazendo com que o carro fique amarrado e sem força! To achando que com farol aceso os bicos do golf estão injetando combust em dobro.

 

Eu to achando que o problema não é no alternador, deve ser nos bicos do golf... pois estão jorrando muito combustível ao acelerar, dando excesso! Mas isso só acontece quando o farol tá ligado ou som, ventilador, etc... ateh quando eu piso no freio ele pulsa os bicos em marcha lenta... por isso que ela fica oscilando!

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Cara, se melhorou, é pq vc tá no caminho! Experimenta medir a tensão como eu te falei, é quase certo ser isto. Como os bicos trabalham pulsados, tanto faz se tem 12V ou menos, eles vão injetar da mesma forma. O que pode estar acontecendo é algum erro na centralina da sua injeção quando a tensão cai.

 

Estranho sua sonda ser de um fio apenas... o corsa deixou de usar sonda de 1 fio logo quando ganhou injeção multiponto, e esse mesmo motor foi pro celta. Será que não tem gambiarra aí não????

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Cara, se melhorou, é pq vc tá no caminho! Experimenta medir a tensão como eu te falei, é quase certo ser isto. Como os bicos trabalham pulsados, tanto faz se tem 12V ou menos, eles vão injetar da mesma forma. O que pode estar acontecendo é algum erro na centralina da sua injeção quando a tensão cai.

 

Estranho sua sonda ser de um fio apenas... o corsa deixou de usar sonda de 1 fio logo quando ganhou injeção multiponto, e esse mesmo motor foi pro celta. Será que não tem gambiarra aí não????

 

Klebão eu acho que você se equivocou um bucado ai mano...

 

Celta, Corsa, Picku-up Corsa, todos sonda apenas 1 fio...

 

Temos 1 Corsa Wagon 1.6, uma Pick-up Corsa 1.6 e 2 Celta 1.0 TURBOS aqui na oficina, e todos são com SONDA de apenas 1 fio...

 

Corsa ano 97

Pickup ano 97

Celta 2001

Celta 2004

 

Esses são os anos dos mancos, todos com 1 fio na sonda...

 

No caso citado pelo nosso amigo, pode ser problema no alternador ou nas ligações eletricas, seria bom revisar todas os esquemas eletricos...

 

Você usa bicos de Golf no celta, com um genreciador Fireplus???

Porque não optou por usar os bicos do Stilo 1.8 ou Corsa 1.8? a Injeção original do carro controla eles numa boa... e eles dão conta do recado ate 0,6bar...

 

Abraço

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Problema resolvido:

 

Seguinte, tive que puxar um cabo de 21mm do negativo da bateria para o bloco do motor, depois puxei um fio 9mm do bloco do motor para a central do carro e finalmente puxei um fio de 5 mm (preso entre a rosca da sonda e a rosca do escape) até o bloco do motor. O carro parou de falhar em acelerações fortes, o hallmeter está lendo normal e até agora não oscilou nenhuma vez a marcha lenta! Agradeço a todos pelas dicas... vlw!

 

Conclusão: não sei se estou certo, mas creio eu que para economizar na fabricação do celta a GM colocou uma bitola muito fina do negativo da bateria na lata e por isso não alimentava direito a central do carro e quando ligava tudo ao mesmo tempo(farol, ventilador, som, hallmeter, etc...) faltava faísca nas velas e por isso não ocorria uma queima total do combustível no motor, dando assim excesso e o carro amarrava e não tinha potência! E com essa falta de energia na cental... a marcha lenta oscilava.

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Essas falhas de terra são muito comuns, por isto que insisti com vc pra ver essa parte. Já vi inúmeros casos, até casos em que o mecânico teve que isolar o módulo de injeção da lataria onde ficava parafusado, pq tava dando loop de terra, o que gerava interferências no módulo.

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