Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Crawling Chaos

Problemas com servidor de arquivos

Recommended Posts

Olá pessoal

Recentemente um servidor de arquivos que tenho em casa pifou. O HD e o gravador de DVD não eram mais reconhecidos pela placa mãe. Fiquei um bocado assustado pois tinha alguns arquivos importantes nessa máquina. Não podia testar o HD dela no meu desktop pois meu velho PC não suporta HDs SATA. Levei então o HD para Belzonti nas férias e testei no PC do meu primo e voilà! O HD funfou. No meu retorno para BSB desmontei o micro todo e percebi que vários capacitores da fonte estavam vazando. Uma vez que essa fonte é praticamente impossível de ser encontrada no Brasil, pois trata-se de fonte de gabinete mini-ITX, precisava consertá-la. Quando retire a fonte do gabinete verifiquei que sob a placa da mesma existiam diversas marcas d'água pasmafaute. Foi então que lembrei de um episódio que ocorreu aqui em casa que entrou chuva pela janela esquecida aberta e alagou a mesa do computador. Nessa brincadeira perdi também um teclado sem fio Logitech :banghead .

Bem, depois de conversar com o kleberlpa resolvi que amanhã vou ver se acho os capacitores estourados para comprar. Vou lavar a placa com álcool isopropílico e trocar os caps. Espero que isso resolva.

Servidor desmontado:

server001oi6.jpg

Capacitores vazando:

server002yz2.jpg

Gabinete mini-ITX (dá uma vontade enorme de fazer um carPC com isso.... [¨] ):

server003eg7.jpg

server004ff6.jpg

Marcas d'água na placa fonte:

server005nj2.jpg

server006gj5.jpg

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado pra não tomar um tranco nos caps de 200V. Descarregue-os dando um curto com chave de fenda.

De resto, é bem simples de consertar, mas é bom ter um sugador de solda, facilita muito a vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Cuidado pra não tomar um tranco nos caps de 200V. Descarregue-os dando um curto com chave de fenda.

De resto, é bem simples de consertar, mas é bom ter um sugador de solda, facilita muito a vida.

Essa fonte só tem caps de 10, 16 e 25 volts. :P

Quanto ao sugador de solda, está à postos já.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente não são só os caps =/

Pra eles estufarem assim, deve haver algo mal, sobretensão ou algo do tipo.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte!

A princípio também achei isso, mas aí eu ví as manchas d'água. Espero que tenha sido um curto causado pela água que ocasionou a sobretensão.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, hoje comprei os capacitores para consertar a fonte. Só achei capacitores maiores (no tamanho, não na capacitância) e de 85°C ao invés de 105°C como os originais. Quando estava esquentando o ferro de solda para soltar os capacitores estourados da placa, bateu aquele desespero: percebi que alguns dos capacitores estourados tinham as duas perninhas ligadas na mesma trilha da placa. Será que esse diacho dessa placa é multicamadas?? E agora, coo resolvo isso. Aí está uma foto para ilustrar o problema. Os terminais dos capacitores a serem trocados estão circulados em vermelho:

server007iz0.jpg

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Já troquei caps de placas multicamadas e não tive problemas. Mas creio que não seja o caso. APARENTEMENTE os terminais estão na mesma trilha, mas deve haver algum espaço entre a ilha e a trilha. Veja com lupa.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte!

Nem é. Vivo consertando aparelhos aqui na minha loja (que é de consertar aparelhos, rsrsrs) e muitos capacitores, inclusive os que possuem uma folga na voltagem, acabam estufando, e isso ocorre em fontes chaveadas. É só trocar o capacitor que volta ao normal, e mesmo medindo, vc vai ter a voltagem esperada. É um defeito bastante legal de arrumar em aparelhos de DVD, Televisão e Placas-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
Já troquei caps de placas multicamadas e não tive problemas. Mas creio que não seja o caso. APARENTEMENTE os terminais estão na mesma trilha, mas deve haver algum espaço entre a ilha e a trilha. Veja com lupa.

Não tenho lupa aqui, Kleber. Posso ver se consigo usar uma lupa de bancada em um dos laboratórios lá do serviço, mas não garanto que consiga.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Nem é. Vivo consertando aparelhos aqui na minha loja (que é de consertar aparelhos, rsrsrs) e muitos capacitores, inclusive os que possuem uma folga na voltagem, acabam estufando, e isso ocorre em fontes chaveadas. É só trocar o capacitor que volta ao normal, e mesmo medindo, vc vai ter a voltagem esperada. É um defeito bastante legal de arrumar em aparelhos de DVD, Televisão e Placas-mãe.

Ufa, fiquei mais tranqüilo (salvem os tremas) agora.... Valeu!!

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Cap de fonte chaveada é fo**... alta frequência faz eles esquentarem, se o lote tá com problema, ou os caps são vagabundos, estouram mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, agora vamos à solução:

server008nc5.jpg

Capacitores que vazaram foram retirados.

server009pw1.jpg

Novos capacitores no lugar com as perninhas compridas ainda.

server010fi4.jpg

Preparando para testar..... ôh ansiedade, sô....

server011pr1.jpg

Uma luz no fim do túnel..... bom.....

server012qi4.jpg

Outra luz no fim do túnel......muito bom......

server013ya3.jpg

POST. Que alívio!!! Funfou!!!

server014cf1.jpg

Testando a tensão na saída 5 volts.

server015vi1.jpg

Booooommmmm......

continua.....

Compartilhar este post

Link para o post

.......continuação.

server016xc3.jpg

Testando a saída 12 volts.

server017jh6.jpg

Muito booooommmmm.......

server018bv4.jpg

Esses capacitores novos são bem maiores que os anteriores.

server019az3.jpg

Comparanto um capacitor antigo com o novo.

server020vg2.jpg

Colocando a fonte no suporte.

server021as3.jpg

Vista do outro lado.

server022uh6.jpg

Começando a remontar o computador. Placa mãe no lugar.

server023ca1.jpg

Remontando. Cabos.

server024ad5.jpg

Remontando. Drives.

server025xy9.jpg

Vista posterior. Gabinete já fechado.

continua.......

Compartilhar este post

Link para o post

.......continuação.

server026ye6.jpg

Vista frontal. Essa foto ficou com um efeito engraçado por causa do flash. O gravador de DVD parece ser de outra cor. Mas sob iluminação natural é bem homogêneo com o gabinete.

server027xl9.jpg

Inicializando o sistema operaional. Ufa.

server028hd8.jpg

Já instalado no lugar dele. Fica aí sem telcado, sem mouse. Só o acesso por SSH, samba ou NX. Geralmente ficava ligado 24/7. Mas depois desse pane fou ser mais comedido com ele.

Aos que me ajudaram, muito obrigado. O susto foi grande mas tudo correu bem.

[]'s

Crawling Chaos

Edit: erro de digitação.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...