Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Recommended Posts

bom dia Galera,

Gostaria de saber qual ordem de Band Pass é a melhor pro Extreme??

e fica muito melhor do que uma caixa Dutada?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende muito do tipo de projeto que vc queira montar. É projeto para som interno ou externo?

Dizem que para som interno tocando apenas de mala fechada, a melhor caixa é a BP de 4ª ordem. Para som externo a de 6ª ordem fica melhor.

Se a caixa BP for bem construida, ela é superior a uma dutada, gerando até ganhos de +6dB.

Compartilhar este post

Link para o post
Depende muito do tipo de projeto que vc queira montar. É projeto para som interno ou externo?

Dizem que para som interno tocando apenas de mala fechada, a melhor caixa é a BP de 4ª ordem. Para som externo a de 6ª ordem fica melhor.

Se a caixa BP for bem construida, ela é superior a uma dutada, gerando até ganhos de +6dB.

Olha só o senhor Dudu...soh nas dicas da BP pro Extreme hein ?!!?? vai mexerrr!!!

AuAHuAHUAHUAHUAHUAHUA :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Dudu, cada dia vc ta com uma foto diferente! ta com medo de alguem?? que saco isso!

shaushaus

Compartilhar este post

Link para o post

entao eu quero pra som interno mesmo!!!

quais seria as medidas, eu vi uma caixa aqui no forum e achei muito louca!!!

nesse forum http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=123777

quero bastante grave pra dentro.....

sera que uma BP na litragem cabe dentro de um Palio G1 com dois subs heheheh

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

cara se for pra fazer uma band passa como a que vc viu no topico ae, esqueçe, a litragem é mt alta!

se o projeto estiver correto, deve tocar absurdos, mas a litragem fica bem alta!

agora se vc quiser uma BP, pensa que um bom projeto de BP pode ganhar ate 6Db sobre as dutadas normais, ou seja 1 sub sozinho em uma Bp, pode tocar mais que dois subs em uma dutada!

Compartilhar este post

Link para o post

Um sub que pode ser feito bandpass pequena é o e2k, fiz umas 3 diferentes pra testar quando tinha ele, a ultima que fiz tinha 50l totais, e tocava de 45 a 90hz, chegando a 119db com 800wrms.

Tocava bem internamente.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu extreme é de 12'

entao se eu fizer uma boa caixa com um extreme só numa litragem alta, ele vai tocar mais do que se eu ficar uma BP de outra ordem ou de litragemmais baixa?

exemplo: se eu fizer uma caixa igual daquele topico com um extreme, ele vai poder tocar mais do que se eu ficar uma BP com dois extremes mais só q uma caixa menor?

Compartilhar este post

Link para o post
Olha só o senhor Dudu...soh nas dicas da BP pro Extreme hein ?!!?? vai mexerrr!!!

AuAHuAHUAHUAHUAHUAHUA :rolleyes:

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Dudu, cada dia vc ta com uma foto diferente! ta com medo de alguem?? que saco isso!

shaushaus

É não, é que aqui no meu trampo esses sites como imageshack ou hostingimage foram bloqueados e alguns avatares daqui do site estão bloqueados tbm devido ao firewall que tá bloqueando, aí eu fico mudando de avatar direto pra ver se algum funciona :banghead

hj de manhã os avatares do stforum estavam de boa.

Compartilhar este post

Link para o post
o meu extreme é de 12'

entao se eu fizer uma boa caixa com um extreme só numa litragem alta, ele vai tocar mais do que se eu ficar uma BP de outra ordem ou de litragemmais baixa?

exemplo: se eu fizer uma caixa igual daquele topico com um extreme, ele vai poder tocar mais do que se eu ficar uma BP com dois extremes mais só q uma caixa menor?

Não entendi!

Pq não parte para uma Push-Pull? Um sub instalado na caixa e o outro sub por fora da caixa com a face na face do outro sub.

Esse tipo de caixa vai precisar da metade do volume normal que esse sub pede, vc vai ter mais SPL com metade do VAS dos subs.

Compartilhar este post

Link para o post

nunca ouvi falar de Push-Pull

nao manjo muito de som´, mas eu quero um grave bem forte dentro do carro!! ai vo na ideia de vcs que entendem mais!!

é que pelo o que eu estava lendo hj, uma BP toca bem forte

o que vcs me sujerem?

abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

O extreme de 12 também utiliza "pouco" volume, com uma camara selada de 30l e outra dutada de 25l (sem contar os dutos e o falante), fica com resposta entre 35 e 85hz, lembrando que se diminuir o volume, você consegue aumentar a resposta da caixa so que perde em db, e se trabalhar com caixa menor e o mesmo spl, vai trabalhar com frequências mais altas.

Outra simulação com selada de 20l e dutada de 18l, responde de 40 a 103hz. Mas só os dutos pra esta caixa ocupam 10l mais o falante, a dutada vai ficar em torno de 30l.

Todas estas estão sem ganho em db, se quizer tirar uns db a mais tem como simular, só que perde em resposta e aumenta a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

fala amigo blz?

seguinte, se vc puder simular uma caixa BP que de bastante grave pra dentro e me passar as medidas pra eu mandar fazer a caixa eu agradeço :rever1:

e obrigado pela ajuda ai!! abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Push Pull pra SPL alto é garantia de decepção ...

Faça uma dutada bem planejada e tudo vai ficar certo, e seu falante correrá menos riscos. Mas sim, BP (se for bem feita), vai dar mais SPL que "dutada".

Saca só .... bom pra ler

http://autosom.net/artigos/carbox.htm

Compartilhar este post

Link para o post
fala amigo blz?

seguinte, se vc puder simular uma caixa BP que de bastante grave pra dentro e me passar as medidas pra eu mandar fazer a caixa eu agradeço :rever1:

e obrigado pela ajuda ai!! abraço :legal:

Ola

Eu simulei pra 3db de ganho, ficou com 20l e 28l dutada, mais os 3 dutos de 4" x 62 e o falante, ficou com resposta de 45 a 90, só que esta resposta voce consegue com uma dutada de 35l e 2 dutos de 4"x70cm, a unica vantagem da BP neste caso é que o falante nao excursiona acima do limite nas frequencias abaixo de 32hz, como ocorre na dutada.

Outra opção é BP6, so que fica com duas camaras de 30l livres, a trazeira com 2 dutos de 4" x 125 e a dianteira com 3 de 4" por 46, fica gigante, so que voce ganha 5db e resposta de 45 a 90hz. O filtro subsonico tem que ser usado em 25hz no mínimo. Vale lembrar que dependendo do tipo de música que voce escuto, nao fica bom com resposta acima de 45hz.

A bandpass que fiz pro e2k de 12, tinha esta resposta, tocava bem, mas músicas que desciam muito era perceptivel que faltava alguma "coisa". Eu particularmente estou tentando montar uma caixa com resposta no mínimo a partir dos 35hz.

t+

Compartilhar este post

Link para o post
Ola

Eu simulei pra 3db de ganho, ficou com 20l e 28l dutada, mais os 3 dutos de 4" x 62 e o falante, ficou com resposta de 45 a 90, só que esta resposta voce consegue com uma dutada de 35l e 2 dutos de 4"x70cm, a unica vantagem da BP neste caso é que o falante nao excursiona acima do limite nas frequencias abaixo de 32hz, como ocorre na dutada.

Outra opção é BP6, so que fica com duas camaras de 30l livres, a trazeira com 2 dutos de 4" x 125 e a dianteira com 3 de 4" por 46, fica gigante, so que voce ganha 5db e resposta de 45 a 90hz. O filtro subsonico tem que ser usado em 25hz no mínimo. Vale lembrar que dependendo do tipo de música que voce escuto, nao fica bom com resposta acima de 45hz.

A bandpass que fiz pro e2k de 12, tinha esta resposta, tocava bem, mas músicas que desciam muito era perceptivel que faltava alguma "coisa". Eu particularmente estou tentando montar uma caixa com resposta no mínimo a partir dos 35hz.

t+

entao eu tenho uma caixa dutada de 120L fechada no meio, 60L cada lado, com um duto de 4' cada lado de 27cm...ta uma bosta meu som heheheheh

sera que se eu fizer uma dutada melhor na litragem certa, vai ficar melhor do que se eu fizer uma "Outra opção é BP6, so que fica com duas camaras de 30l livres, a trazeira com 2 dutos de 4" x 125 e a dianteira com 3 de 4" por 46, fica gigante, so que voce ganha 5db e resposta de 45 a 90hz. O filtro subsonico tem que ser usado em 25hz no mínimo. Vale lembrar que dependendo do tipo de música que voce escuto, nao fica bom com resposta acima de 45hz" ?

abraço :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
entao eu tenho uma caixa dutada de 120L fechada no meio, 60L cada lado, com um duto de 4' cada lado de 27cm...ta uma bosta meu som heheheheh

sera que se eu fizer uma dutada melhor na litragem certa, vai ficar melhor do que se eu fizer uma "Outra opção é BP6, so que fica com duas camaras de 30l livres, a trazeira com 2 dutos de 4" x 125 e a dianteira com 3 de 4" por 46, fica gigante, so que voce ganha 5db e resposta de 45 a 90hz. O filtro subsonico tem que ser usado em 25hz no mínimo. Vale lembrar que dependendo do tipo de música que voce escuto, nao fica bom com resposta acima de 45hz" ?

abraço :rolleyes:

Você esta utilizando filtro subsônico em qual frequencia?

Se tiver em 30hz, com a potência máxima ja elimina o problema de excursão do sub.

Esta sua caixa esta descendo bem, com o filtro em 30hz ainda toca a partir de 35hz.

Você tá procurando um grave pouco mais forte, tipo perto dos 80hz?

Compartilhar este post

Link para o post
Você esta utilizando filtro subsônico em qual frequencia?

Se tiver em 30hz, com a potência máxima ja elimina o problema de excursão do sub.

Esta sua caixa esta descendo bem, com o filtro em 30hz ainda toca a partir de 35hz.

Você tá procurando um grave pouco mais forte, tipo perto dos 80hz?

eu nao sei como esta la no meu carro, assim que eu ver la eu posto pra vc....mais nao entendo muito de HZ, vou posta tudo como esta no meu carro...hehehehe

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

e ai IvanRW, blz?

entao cara fui assaltado nesse fds entao nem deu pra eu responder antes, foi mal ae...

mas entao no SD1800 ta HP 20hz LP80hz e level ta metade da metade, do player..sub -10 com 80hz, bass 0 e HPZ 125hz

espero ter ajudado!!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
e ai IvanRW, blz?

entao cara fui assaltado nesse fds entao nem deu pra eu responder antes, foi mal ae...

mas entao no SD1800 ta HP 20hz LP80hz e level ta metade da metade, do player..sub -10 com 80hz, bass 0 e HPZ 125hz

espero ter ajudado!!

abraço

Tenta aumentar o HP no sd pra 30hz, pela simulação vai eliminar o problema de excurção do sub. Se tiver como desativar um dos crossover em 80hz, tanto faz no player ou no sd, se tiver como desativa um deles e verifica como fica.

t+

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...