Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tilima

Set QUASE pronto...

Recommended Posts

cara se o cabo inteiro for 21mm, vc ja tem muito menos resistencia interna, entao por mais que a ponta que entre no modulo tenha torno de 16mm, no cabo inteiro vc tera uma perca muito menor de energia!

e se nao quiser enrolar os filetes de cobre e passar fita isolante, separe os que ñ vao entrar no modulo e va cortando eles, eu fiz isso, e depois de acomodar os cabos td sertinha, ainda passei uma fita isolante, pois os cabos ficaram meio dobrados!, passei onde ele ficou meio aberto, pra nao correr risco.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1) Quais cabos utilizar? (tipos diferentes de cabos para aplicações diferentes, ou um tipo só já dá?)

No Minimo 21 ..... ao contrario do que disseram da uma grande diferença sou prova viva disso !!!!

2) Devo usar capacitores?

Nao tem necessidade

3) Colocar ou não os coaxiais atraz (ou até mesmo mid-bass)?

eu tenho instalado mais so uso quando tem gente atras ... como ando a maor parte do tempo sozinho eles ficam mais desligado do que ligado !!!!

4) No site da Keybass diz que a caixa selada pro Panther de 8" é de 18lts, mas na simulação que fiz pelo próprio AutoSom (http://www.autosom.net/artigos/box_design.htm) diz que a caixa selada melhor seria de 14,68lts, qual devo seguir?

Boa pergunta .... o ideal é testar ... porem eu iria nas Specs do fabricante

5) Bazooka para melhor distribuir o espaço seria uma boa?

eu nao iria .... uma caixa de 20 litros é bem pequena !!!! da pra acomodar legal

6) Posso colocar o amp em um MDF e fixá-lo a caixa por velcro?

o ideal é travar para a mesma nunca se movimentar ou vibrar !!!!

7) Onde posso instalar aqui em Sampa que seja de confiança (de preferência na região do Paraíso)?

Nao saberei reponder

abraço

É, acho que vou por isso mesmo, geral tá dizendo a mesma coisa =) hehehe...

Valeu Thiagocaverna!

Compartilhar este post

Link para o post
cara se o cabo inteiro for 21mm, vc ja tem muito menos resistencia interna, entao por mais que a ponta que entre no modulo tenha torno de 16mm, no cabo inteiro vc tera uma perca muito menor de energia!

e se nao quiser enrolar os filetes de cobre e passar fita isolante, separe os que ñ vao entrar no modulo e va cortando eles, eu fiz isso, e depois de acomodar os cabos td sertinha, ainda passei uma fita isolante, pois os cabos ficaram meio dobrados!, passei onde ele ficou meio aberto, pra nao correr risco.

Uma saída interessante, acho que vou adotar isso mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

quais suas duvidas no momento??

e o que ja esta decidido montar?

é que achei que tudo erstivese resolvido ja!

a uma duvida minha, qual a litragem que esse sub pede em caixa dutada??

Compartilhar este post

Link para o post
quais suas duvidas no momento??

e o que ja esta decidido montar?

é que achei que tudo erstivese resolvido ja!

a uma duvida minha, qual a litragem que esse sub pede em caixa dutada??

asneto_3, no site da Keybass tá escrito 18 para selada e 20 pra dutada, mas o Guto de Almeida disse que ele toca melhor com 25lts, fiquei na dúvida...

O set já tá decidido des de o começo, já tá tudo comprado!

Agora vamos as minhas dúvidas que persistem:

1) Minha namorada me deu um Player Sony MEX-BT2507X. O que dá pra fazer com esse player? (Não dá pra vender se não dá desquite, tem que usar ele mesmo... Pelo que ví, nem RCA tem...)

2) Eu não queria furar o banco, sabe como é, carro original des de 2003 (era da minha mãe e passou pra mim), queria manter sem grandes modificações... Como posso fixar o módulo?

3) Quando o fabricante diz que a caixa precisa de 20lts na dutada, eu preciso calcular com 20lts + o volume ocupado pelo sub + o volume ocupado pelo duto? Se sim, como calculo o volume do duto (Diâmetro do duto 75mm, Comprimento do duto 350mm, frequëncia de corte 39Hz)? Como "deixo" a caixa dutada em uma freqüência (no caso, a keybass diz que é 39Hz)? - Desculpa o termo se tiver errado...

4) O duto pode ser colocado em qualquer lugar da caixa ou precisa ficar na mesma face do sub? É que eu penso em fazer uma caixa com altura maior que as outras medidas... Como o duto precisa ter 350mm pensei em colocar ele na parte "de cima" da caixa...

5) Qual uma medida (mm ou cm, sei lá) pra deixar livre em volta do módulo pra ele não fritar? (já que não boto mt fé em dissipar o calor só por cima mesmo, pela carcaça...)

6) Deixe-me ver se eu consigo explicar minha idéia... Retirar o fundo que tá no carro hoje, fazer um fundo novo onde eu coloco o módulo "embutido" e um "corte" para o estepe (tipo, o estepe vai ficar coberto, mas pra não precisar tirar todo o fundo que eu fiz se furar um pneu, sai só a parte que cobre certinho o estepe)... É possível isso?

7) Se eu quiser fazer uma caixa lateral no porta-malas, como calculo a litragem, já que é irregular? Quando eu souber fazer isso, será que dá pra fazer o seguinte: Uma chapa de compensado fina (calma, deixa eu terminar), assim eu tenho "malealidade" (é isso mesmo? vem de "maleável"...), posso fazer a "casca" da caixa que arredonda certinho. Ai eu vou cortando pedaços de MDF mais grosso (de 15 a 20mm) e fazendo essa "volta" e reforçando o que o compenado fez. As frestas que obviamente vão ficar entre um pedaço e outro de MDF eu cubro com massa ou algo do tipo "vedacit"... Será que funiona? (já que fibra não tem muitos adeptos por aqui e eu acho que sei trabalhar melhor com madeira que com fibra)

8) Lindo, já tenho os falantes, os módulos, o player, já sei os cabos que vou usar... O que falta ainda? Caixa de fusível, fusível, o que mais?

Bom, é isso... vamos indo =)

Valew!

Compartilhar este post

Link para o post
asneto_3, no site da Keybass tá escrito 18 para selada e 20 pra dutada, mas o Guto de Almeida disse que ele toca melhor com 25lts, fiquei na dúvida...

1) Minha namorada me deu um Player Sony MEX-BT2507X. O que dá pra fazer com esse player? (Não dá pra vender se não dá desquite, tem que usar ele mesmo... Pelo que ví, nem RCA tem...)

2) Eu não queria furar o banco, sabe como é, carro original des de 2003 (era da minha mãe e passou pra mim), queria manter sem grandes modificações... Como posso fixar o módulo?

3) Quando o fabricante diz que a caixa precisa de 20lts na dutada, eu preciso calcular com 20lts + o volume ocupado pelo sub + o volume ocupado pelo duto? Se sim, como calculo o volume do duto (Diâmetro do duto 75mm, Comprimento do duto 350mm, frequëncia de corte 39Hz)? Como "deixo" a caixa dutada em uma freqüência (no caso, a keybass diz que é 39Hz)? - Desculpa o termo se tiver errado...

4) O duto pode ser colocado em qualquer lugar da caixa ou precisa ficar na mesma face do sub? É que eu penso em fazer uma caixa com altura maior que as outras medidas... Como o duto precisa ter 350mm pensei em colocar ele na parte "de cima" da caixa...

5) Qual uma medida (mm ou cm, sei lá) pra deixar livre em volta do módulo pra ele não fritar? (já que não boto mt fé em dissipar o calor só por cima mesmo, pela carcaça...)

6) Deixe-me ver se eu consigo explicar minha idéia... Retirar o fundo que tá no carro hoje, fazer um fundo novo onde eu coloco o módulo "embutido" e um "corte" para o estepe (tipo, o estepe vai ficar coberto, mas pra não precisar tirar todo o fundo que eu fiz se furar um pneu, sai só a parte que cobre certinho o estepe)... É possível isso?

7) Se eu quiser fazer uma caixa lateral no porta-malas, como calculo a litragem, já que é irregular? Quando eu souber fazer isso, será que dá pra fazer o seguinte: Uma chapa de compensado fina (calma, deixa eu terminar), assim eu tenho "malealidade" (é isso mesmo? vem de "maleável"...), posso fazer a "casca" da caixa que arredonda certinho. Ai eu vou cortando pedaços de MDF mais grosso (de 15 a 20mm) e fazendo essa "volta" e reforçando o que o compenado fez. As frestas que obviamente vão ficar entre um pedaço e outro de MDF eu cubro com massa ou algo do tipo "vedacit"... Será que funiona? (já que fibra não tem muitos adeptos por aqui e eu acho que sei trabalhar melhor com madeira que com fibra)

8) Lindo, já tenho os falantes, os módulos, o player, já sei os cabos que vou usar... O que falta ainda? Caixa de fusível, fusível, o que mais?

Valew!

Quanto ao player, se não tem RCA, simule um roubo, venda e compre outro... Assim você consegue o que quer mantendo o relacionamento.... :P

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao player, se não tem RCA, simule um roubo, venda e compre outro... Assim você consegue o que quer mantendo o relacionamento.... :P

[]'s

Crawling Chaos

Boa !!!!!

ou entao pergunte a ela se ela gostou do Player .... se responder que sim instale no carro dela !!!!! rsrsrsr agora se nada disse resolver deixa ela separar ... mulher tem varias ....... rsrsrrsrsr

brincadeira !!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Boa !!!!!

ou entao pergunte a ela se ela gostou do Player .... se responder que sim instale no carro dela !!!!! rsrsrsr agora se nada disse resolver deixa ela separar ... mulher tem varias ....... rsrsrrsrsr

brincadeira !!!!!!!!!!!!!

Ela é mais veha que eu e nem carta tem, quanto mais carro... huahuahua...

Num dá pra simular roubo, ela tá sempre comigo, se fosse roubado ela saberia! huahauhaua...

Separar naum dá não, a família dela é de Alagoas, eles mandam os lampião atraz de mim aqui em Sampa rapaiz... c tá loco!

Compartilhar este post

Link para o post
Ela é mais veha que eu e nem carta tem, quanto mais carro... huahuahua...

Num dá pra simular roubo, ela tá sempre comigo, se fosse roubado ela saberia! huahauhaua...

Separar naum dá não, a família dela é de Alagoas, eles mandam os lampião atraz de mim aqui em Sampa rapaiz... c tá loco!

RS ... entao deixa esse no local original e coloca um DRZ no porta luvas !!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
RS ... entao deixa esse no local original e coloca um DRZ no porta luvas !!!! :legal:

Wow... mais gastos? huahaua... Num tem como arrumar isso de outro jeito, sei lá... pré-amp, adaptador... sei lá...

EDIT: http://autosom.net/artigo.asp?cod=37 -> Lindo, mas sou muito visual, alguem tem isso com fotos? No mais, qual adaptador vendido no mercado presta de verdade?

E sobre as outras questões einh?

Compartilhar este post

Link para o post

Valew!

1) A dúvida continua...

2) Resolvido!

3) A dúvida continua... e o termo correto é sintonizar e não "deixar"..

4) A dúvida continua... mas a questão do tamanho do duto foi dolucionada lendo esse artigo: http://autosom.net/artigos/dutos.htm

5) A dúvida continua... tem um usuário no fórum que tem a mesma dúvida e tb não tem respostas...

6) Isso eu me viro depois, ví um DIY que o cara fazia isso, então impossível não é =)

7) Fui pegar a mochila da minha namorada no porta-malas e cheguei a conclusão que não vale a pena usar a lateral, carro hatch não tem muito espaço na lateral mesmo...

8) A dúvida continua... (eu sei que é trivial, mas é meu primeiro SET e tudo que leio só fala do SET, no máximo cabos RCA e de Falantes...

Agradeço quem pude ajudar!

abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
No caso o conversor seria esse:

Audiobank Conversor RCA (Para rádio sem saídas RCA) 4 canais

audiobank_4c(2).jpg

Entrada Alta e converte para RCA

Especialmente projetado para equipamentos sem saída RCA

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=436

Cara esses adaptadores nao ficam mto bons nao, um amigo meu usou num sony+pyramid e fica um zumbido meio bizarro em baixos volumes, mas eu nao sei a marca e nao acompanhei a instalacao, mas diz ele q os rca estao no meio e forca na esquerda. Eu soh ouvi a arte pronta hehehehehe

Abracos!

Emerson.

Compartilhar este post

Link para o post

é uma saida esse converçor, eu nunca vi instalado, mas vejo varios relatos de pessoas que usam!

deve ter como regular ele de modo a nao pegar as distorçoes dos canais!..

nao sei!...

mas de qualquer modo isso ai sempre esta meio longe de um SQ.

mas pode usar ele por enquanto e mais pra frente trocar o player!

o resto das suas duvidas amanha tento ajudar, estou cançado hj,

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
é uma saida esse converçor, eu nunca vi instalado, mas vejo varios relatos de pessoas que usam!

deve ter como regular ele de modo a nao pegar as distorçoes dos canais!..

nao sei!...

mas de qualquer modo isso ai sempre esta meio longe de um SQ.

mas pode usar ele por enquanto e mais pra frente trocar o player!

o resto das suas duvidas amanha tento ajudar, estou cançado hj,

abraços

Opa, tô esperando então asneto_3, mais uma vez vlw por me ajudar...

Se mais alguém quiser me ajudar tá mais que convidado! hauhaua...

Vlw, abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, tô esperando então asneto_3, mais uma vez vlw por me ajudar...

Se mais alguém quiser me ajudar tá mais que convidado! hauhaua...

Vlw, abraços!

Se mais alguém quiser me ajudar tá mais que convidado! :+1

Compartilhar este post

Link para o post

De longe eu não sou o cara para te ajudar, mas vou tentar =P

Eu mesmo instalei o som no meu carro, e na minha opinião ficou muito bom!

Usa ele ué! perfeito não fica, mas e dai? Você não está com o melhor set do mundo mesmo... Relaxa, Sony faz ótimos players, tem gente que diz serem até melhores que Pioneer! Esse peca pela falta de saída RCA, mas tendo adaptadores no mercado, tente usar... Meu módulo tem entradas High Level originais, e te digo que não senti diferença nenhuma de usar elas ou os cabos RCA (que comprei depois...). Infelizmente seu amplificador não tem essas entradas, mas tente comprar um bom conversor e paciencia... Em teoria não é dificil converter os "fiozinhos que vão para os auto falantes" (High Level) em RCA, fazendo o resto da instalação certinha e usando algum adaptador bom, isso não deve ser o maior problema...

Eu sei que ta resolvido, mas no meu caso o módulo está preso em uma bandeija, que fica parafusada na caixa do subwoofer. Ninguem recomenda, nem mesmo o manual de nenhum dos dois, mas meu subwoofer toca em caixa selada com 300W rms e até hoje não deu problema, caso não ache outra solução, coloque uma base com uns pezinhos de borracha e vá fundo... Mas fixe muito bem, afinal ele pode dar barulho... Fazendo uma caixa bem forte, ela não deveria vibrar...

Não sei ajudar, mas para calcular o volume do duto é só usar uma formulinha básica... Pi*r²*altura, em outras palavras, 3,14*37,5*37,5*350 = 404 432 mm³, isso da 0,404432 Litros... Pouca coisa... Depois confere os calculos, mas 1 litro = 1 dm³ = 1000 cm³ = 1000 000 mm³....

Não sei se é indicado, mas eu vi uma montana com o duto para cima uma vez... Foi em um DIY no corsaclube se não me engano, o sub ficava atrás do banco apontado para o banco e o duto para cima... Então, funcionar funciona.. Provavelmente não é o ideal, afinal a grande maioria faz do outro jeito...

Eu não conheço esse módulo, mas aquela lateral dele (as laterais que não entram cabos) me parecem dissipadores de calor... Confirme isso com alguem, ou mesmo ligue o modulo e deixe tocando provisóriamente por algumas horas para ver se esquenta... Se esquentarem, você saberá a resposta. Ou aguarde ajuda...

Possível sempre é, mas vai dar um trabalho descomunal, além de provavelmente o acabamento não ficar bem feito, a minha idéia, caso você mesmo faça, seria fazer a caixa do módulo e prender ela com velcro (procure velcros grossos, aqueles são resistentes e coloque apenas o (acredito ser) macho colado com COLA DE SAPATEIRO na caixa do módulo, o velcro prende muito bem no carpete, caso o seu carpete não esteja gasto (o que não deve tar, pois pelo o que você falou o carro é bem cuidado, e não é velho)

Não acredito que funcione a idéia do vedacit, pois a principal intenção da caixa é que aguente forças tentando faze-la vibrar... Como um aspirante a engenheiro, não acredito recomendável, pois cola, silicone e vedacit são muito mais flexíveis que a madeira, podendo fazer a caixa se deformar enquanto o subwoofer bate... Precisaria ser um trabalho muito bem feito, o que você pode fazer (foi feito na minha montana, para acompanhar a parte de trás que é bastante irregular) é tentar APROXIMAR a superficie com chapas de compensado, você aproveitaria um pouco menos de espaço, mas ficaria um trabalho melhor, e tente fazer as madeiras encaixarem o melhor possível, para evitar tampar frestas com massa.

Outra coisa, que madeira você pensa? oO não conheço nenhuma madeira que se curve tão bem assim para ser moldada em um porta malas...

Falta paciencia, determinação, horas de trabalho....

De material... Fusível seria interessante, BEM do lado da bateria. No meu caso, por economia porca, usei um Disjuntor de 70A, afinal não achei nenhum fusível + porta fusível por um preço acessível, e o disjuntor fica fácil ligar e desligar todo o equipamento de som. Meu som nunca deu "pau" para precisar da proteção, e eu esqueci de induzir um curto para testar o disjuntor... Mas em teoria funciona perfeitamente, pois ele desarma com corrente e não com voltagem...

Lembro que minhas respostas são de um curioso no assunto, que leu muito, e passou por uma situação parecida com a sua.... No meu caso, tenho uma montana, queria um som SQ, mas acabei me bandiando para um misto entre SQ e SPL... Mais voltado para SPL devido aos equipamentos...

EDIT

Aff... dei uma de coveiro linda... desculpa ae gente... Não sei por que, mas eu achava que ainda estavamos no mes 2 =X quando vi a data 5/2/09 não hesitei...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...