Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kelvisson

Ajuda com esquema de amplificador

Recommended Posts

Eai galera

É o seguinte:

Eu estava procurando algum esquema de amplificadores e no HT forum encontrei esse esquema de um amplificador de 800W.

amplificadorrselectronijb4.gif

w1200.png

Eu vi aqui no HT forum q os 2SC5200 e 2SA1943 podem ser substituidos pelos TIP36C e TIP35C, isso é verdade ? (tenho uns 10 TIP36C aqui, por isso dessa substituiçao. )

No site postado abaixo diz q esse amplificador tem um crossover low-pass com corte de 50 a 250hz, mas não consegui identifica-lo no esquema, alguem poderia me mostrar onde é ?

Eu tbm encontrei o esquema da fonte utilizado por esse amplificador:

fontechaveadaestabilizatx1.gif

w1200.png

Porem o SG3525, está igual perna de cobra para encontrar aqui, será q ele pode ser substituido pelo TL494 ?

Desde já agradeço.

Kelvisson

PS: O site q mencionei é esse : http://renzzoscalon.multiply.com/photos/al...bras_de_Arte#31

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

kelvisson ja vi essa afirmaçao aqui no forum..mas os tip 36 35 nao sao substitutos dos

c5200 e a1943...bem diferente corrente e tensao e beta tb..esse amp do esquema tem grande

chance de oscilar,falta o capacitor miller entre base e coletor do transistor do vas e o dito crossover nao ta included nesse esquema..quanto ao c.i 3525 ele nao e compativel pino a pino com o 494 e essa fonte tb ta bem fraquinha prum esquema dessa potencia.. :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar o TIP, se a tenão da fonte for compatível, e as necessidades de potência também. Talvez, pra chegar nos 800W, vc precise de mais TIPs.

Quanto ao TL494, vc teria que mudar o esquema de fonte. Pega o datasheet do TL494 e usa o esquema do fabricante, pra substituir o SG pelo TL nesse esquema.

Compartilhar este post

Link para o post
:rever1: nao pode usar devido uma serie de caracteristicas entre os tip e os 2sc....sobre o crossover ele nao esta no circuito,mas na parte de entrada onde vc ve uns resistores com transistores pode ate ser feito um corte....mas nao rola nao pq ja fiz e nao presta....essa fonte ai e com o irmao disse , ta muito fraquinha!!!!esquece isso ai e faz outra.....

Compartilhar este post

Link para o post

tip35 e 2sc5200 nao sao equivalentes diretos, tem que mudar as polarizaçoes pra poder usar os tip. sg3525 e tl494 nao sao equivalentes, tb tem que mudar o esquema pra substituir um pelo outro.

a fonte parece que tem potencia pra alimentar o amp (10 irf e 4 diodos), mas nao tem nenhuma proteçao mais inteligente que o fusivel. :banghead e nem um controle de regulacao das simetrias das fontes. só montando pra saber se funciona. [^]

Compartilhar este post

Link para o post

ae galera tenho um diagrama de um anpli.q usa saidas 2n3055 será q eu posso trocalo por outro tipo de transisto com mas potencia e outro tipo de encapsulemento para melhora o desenpenho

Compartilhar este post

Link para o post

se vc aumentar a tensao de alimentaçao, ate que vale a pena trocar por outro mais potente,so que nem sempre isso vale o trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
ae galera tenho um diagrama de um anpli.q usa saidas 2n3055 será q eu posso trocalo por outro tipo de transisto com mas potencia e outro tipo de encapsulemento para melhora o desenpenho

Olá!!!

Vc pode substituí-los pelo famoso "2SC5200", cada transistor desse rende 150W max. e 100W eficás...

para obter mais potência some o número de transistores e multiplique pela potência de cada um.

Ex.: 5 transistores x 100 Watts = 500 Watts

Procure um transformador que lhe renda uns 1000 Watts(dobro da potência dos transistores) à 110 Volts

alternado no secundário (110 Volts pela derivação 55+55) depois de retificado e filtrado vc vai ter uma

fonte simétrica de ums 63+63 Volts contínuos (tenção suficiente para os 2SC5200 render os "500 Watts").

Abraços.

Arley Som.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...