Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

junior k

Relação fusível x bateria

Recommended Posts

E aí pessoal, tudo tranquilo ?

Galera é o seguinte, estou com um probleminha, fiz instalação de um som para meu primo, cabeamento 25mm entre baterias (moura de 75ah as duas) entre elas nao tem reles nem nada, apenas fusiveis de proteçao, que nocaso sao os de vidro e talz,

o problema é que estão abrindo muito facilmente, são dois de 70Ah,

Somando-se as duas baterias temos 150 Ah fora alternador, eles abrem com o som tocando a volumne baixo (amplf. RS1200D@ 0,5ohm) impedancia abaixo do nominal consome mais, sim sei mas nem tanto, os fusiveis abrem principalmente quando o compartimento do motor

esta bem quente....

Gostaria de saber se tem alguma diferença na relaçao de fusiveis em serie, qual seria o real valor dos fusiveis nesse meu caso??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí pessoal, tudo tranquilo ?

Galera é o seguinte, estou com um probleminha, fiz instalação de um som para meu primo, cabeamento 25mm entre baterias (moura de 75ah as duas) entre elas nao tem reles nem nada, apenas fusiveis de proteçao, que nocaso sao os de vidro e talz,

o problema é que estão abrindo muito facilmente, são dois de 70Ah,

Somando-se as duas baterias temos 150 Ah fora alternador, eles abrem com o som tocando a volumne baixo (amplf. RS1200D@ 0,5ohm) impedancia abaixo do nominal consome mais, sim sei mas nem tanto, os fusiveis abrem principalmente quando o compartimento do motor

esta bem quente....

Gostaria de saber se tem alguma diferença na relaçao de fusiveis em serie, qual seria o real valor dos fusiveis nesse meu caso??

Vc colocar 2 fusiveis de 70 em serie, nao significa q terá um de 140A. Continuará tendo proteção de 70A. Se vc colocar em paralelo sim, vc teria um fusível de "140A" porém fica mais lento pq quando um abrir ainda terá o tempo do outro abrir tb, q parece ser rápido, porem bem mais lento do q um fusivel ultrarapido de 140A. Vc deverá calcular a corrente de consumo do seu sistema para poder colocar u fusivel adequado, que neste caso protege seu sistema e sua fiação, em caso de curto-circuito.

Outra coisa é a impedancia 0,5 Ohms. Vc caindo a impedancia pela metade, vc simplesmente praticamente dobra a corrente de saída nos fets e poderá queimá-los quando o volume for mais alto.

O alternador nao tem haver no que questiona. Não se soma a corrente do alternador com as baterias no caso de proteção.

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Verifique qual o consumo maximo (ah) do seu amplificador. É desse valor q vc deve colocar o fusivel de proteção.

Se ele consumir maximo d 100Ah , fusivel d 100Ah.

Nao leve em conta a amperagem das baterias nesse caso.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fuse de vidro acima de 60A eu nunca achei um que prestasse!

Experimente usar de 60A, embora o ideal mesmo seja usar fusível do mesmo valor do consumo do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava tendo problemas com fusíveis de vidro, porque como não tava conseguindo um que tivesse bom contato, um até derreteu o porta-fusivel. Acho que você pode também pensar em usar disjuntor no lugar dos fuse. E realmente conseguir um fuse de 100, de vidro, que preste, não vai ser tão fácil...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso disjuntor curva C, pois acho mais confiaveis do que fusiveis. Vale lembrar que não precisa ser automotivo ok? vc pode comprar um disjuntor industrial que funfa igual. O q vale é o visual..

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso disjuntor curva C, pois acho mais confiaveis do que fusiveis. Vale lembrar que não precisa ser automotivo ok? vc pode comprar um disjuntor industrial que funfa igual. O q vale é o visual..

Obrigado pelas respostas... foram muito validas!

Quanto ao contato dos porta fuse e fuse, tenho aqui na minha cidade uma empresa que fabrica maquinas para setor moveleiro, consigo varios tipo de terminais e cabeamento a preços legais (termianais tubo, eles tem para cabo de até 25mm, que foi o que utilizei para o RS1200D@0,5ohm), então quanto a contato coloco o terminal tubo na ponta do cabo com um soldador que tenho na loja encosto na ponta dele deretendo uma quantidade de estanho... após feito isso pego esse terminal (com o cabo e tudo) faço um furinho no terminal que vai no porta fuse, para o parafuso do porta fusível entre dentro apertando de ótima forma e podendo rosquear a parte plástica protetora. Testei fusíveis de ate 80 Ah e todos foram fácil pro saco, resultado ontem fizemos um paralelo de porta fusíveis daqueles normais digamos assim.... com 2 fuse de 50 Ah, ja que fusível de vidro nao consegui e nem vi maior que 80Ah.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...