Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiagomnk

Dúvidas na regulagem de ganho

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde pessoal,

Por favor, preciso da ajuda de vocês para a regulagem de ganho dos meus módulos.

Atualmente estou com:

Player Pioneer DEH 6080

3 saídas pré-amplificadas RCA de alta voltagem (4V) (frontal + traseira + subwoofer)

Taramps T170

Ajuste de ganho de entrada (de 360mV a 4,5V)

Taramps T400

Sensibilidade de entrada: 370mV a 1V

Bom, o instalador primeiramente deixou os ganhos dos dois módulos no máximo.

Achei estranho e pedi para regular novamente (em outro lugar).

Então atualmente, o T170 está regulado com o ganho na metade e o T400 permanece com o ganho no máximo.

Como eu devo realizar a regulagem correta, visando obter o máximo dos falantes sem correr o risco de danificá-los?

Valeu galera.

Postado em

O certo é na proporção 1:1..

Colocar o T170 em 4V, idem para o T400..

Nunca peguei um Taramp's na mão para te informar como que é o potenciômetro, se tem escala ou não.. Ou você deixa no mínimo, coloca o player em uns 80%, e vai aumentando até notar distorção (um amp por vez).. Dai baixa um pouco ganho, e era isto..

Postado em

Cara, preparado para a resposta?

O certo, conforme diz a cartilha,c deveria ajustar seu Taramps T170 quase no mínimo (o mínimo será 4,5V e o máximo 0,36V - então se for uma escala de 0 a 10 deverá ficar um pouquinho acima do 1).

E quanto a seu Taramps T400 (coforme diz a "cartilha") NÃO serve para seu projeto, onde o correto seria troca-lo por outro que tivesse uma sensibilidade de entrada dentro dos 4V. Como nem sempre isso é possível, deixe no mínimo (se for de 0 a 10 deixe no 0). Ou vc tambem teria a opção de trocar seu player por um que tivese nos Pre outs no máximo 1V, o que eu realmente não recomendaria (o meu tem saídas de 5V - e não o troco por nada).

As vezes parece que com a regulagem correta estamos perdendo potencia, mas na verdade não. Assim vc pode aumentar seu player sem medo, quase até o maximo.

Se vc quiser vc pode regular os ganhos para a potencia maxima do sistema ser atingida quando, por exemplo, seu player estiver a 80%. è só vc procurar no forum que vc encontrará explicações para fazer isso.

Quanto a sugestão do nosso colega acima, ela é valida, mas toma cuidado que nem sempre se consegue, com nossos ouvidos (destreinados), identificar as ditorções, só quando elas estão acima de 10%, e nisso vc pode danificar algum equipamento seu.

Espero ter ajudado,

[]s.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...