Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

papadock69

[DUVIDA] Caixa Dutada ou Selada

Recommended Posts

Galera, estou montando uma nova caixa para meu som.

Gostaria de saber qual a litragem da caixa para os dois sub ?

Quantos e as medidas do "duto" para minha caixa dutada?

Caixa Dutada para: 02 - SubWoofer Bicho Papão Evolution 15" 650rms BDupla 4+4

Grato pela Atenção :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, estou montando uma nova caixa para meu som.

Gostaria de saber qual a litragem da caixa para os dois...... quantos e as medidas do "duto" para minha caixa dutada?

Caixa Dutada para: 02 - SubWoofer Bicho Papão Evolution 15" 650rms BDupla 4+4

Grato pela Atenção :legal:

Qual a finalidade do sistema? Som interno, porta masla aberto ou misto?

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa Dutada: Versátil em qualquer tipo de projetos, trio, misto, interno, com alto rendimento em SPL, mas dependendo do projeto da caixa, como volume, duto e sintonia, fica restrito a certos tipos de músicas.

Caixa Selada: Versátil apenas para som interno, toca todos os estilos musicais, bom rendimento em SPL, esse tipo de caixa funciona como suspensão acústica controlando a excursão do cone do subwoofer. Essa caixa reproduz com melhor definição as batidas que o sub reproduz.

Compartilhar este post

Link para o post

faça uma caix caixa com camaras separadas, com 1 duto de 3'' com 20cm de coprimento

abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente agradeço a atenção de todos :rever1:

Qual a finalidade do sistema? Som interno, porta masla aberto ou misto?

Eu escuto muito Hip-Hop Americano e Funk.

Meu som:

04 - Corneta D250X

02 - SuperTweeter

02 - BP Evolution 650w rms

02 - Pyramid PB 780 (01 é turbinada e a outra é Original)

Quero uma caixa dutada para som Misto(interno+externo), somete grave, pois pra agudo tenho as cornetas.

Caixa projetada só pra fora, quanto utilizada para interno fica ruim?

Escuto som, quando saio(portalama fechado), final de semana, festa e talz (portama Aberto).

Tabela do Fabricante:

tabelafabricantefp5.jpg

Qual é a melhor caixa? O fabricante realmente tem razão?

A litragem do SUB esta correta? Qual das duas propostas pelo fabricante melhor me atenderia?

Mais uma Pergunta: Qual bitola(diametro) do cabo de energia para ligar os 2 modulos na Bateria? Qual Fusivel ?

[""] SubWoofer BP Evolution 650w rms

imgProduto_8_principal.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
UP... :legal:

Usar a caixa recomendada pelo fabricante sempre é boa pedida quando se tem duvidas do q montar fora dessas medidas. Muitos fabricantes usam calculos especificos para esses valores e procuram o melhor rendimento na menor caixa possivel. Alguns utilizam até mesmo testes em camaras anecoicas para definir os valores. Mas nada impede que possa alterar seu volume ou dutos para respostas mais agressivas, ou mais retumbantes.

Quanto maior a caixa (dentro de um limite), mais plana sera a resposta, ou seja, melhor qualidade de som sera reproduzida, mas isso talvez nao seja o que vc quer. Chega de bla bla bla!

Eu recomendo que faça a caixa q o fabricante recomenda, usando material bom, MDF ou compensado maritimo a partir de 15mm, e com dutos dentro da especificação, que sao muito importantes. Pode-se simular online também no site autosom.net, seçao projetos, o volume que te dê a resposta mais proxima do que vc precisa em termos de picos em frequencias, como graves mais secos ou mais "macios", tudo visto atraves de um simples grafico. Vc poderá calcular inclusive os dutos.. tudo de posse dos parametros Thielle Small do sub. Existem outros softwares especificos para isso tb!

Complicado ne?

Mas como não sou expert em mudanças de volume nas caixas vc pode aguardar algum forista responder melhor sobre os volumes alterados. Temos muitos experts nisso por aki.

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiramente agradeço a atenção de todos :rever1:

Eu escuto muito Hip-Hop Americano e Funk.

Meu som:

04 - Corneta D250X

02 - SuperTweeter

02 - BP Evolution 650w rms

02 - Pyramid PB 780 (01 é turbinada e a outra é Original)

Quero uma caixa dutada para som Misto(interno+externo), somete grave, pois pra agudo tenho as cornetas.

Caixa projetada só pra fora, quanto utilizada para interno fica ruim?Escuto som, quando saio(portalama fechado), final de semana, festa e talz (portama Aberto).

Tabela do Fabricante:

tabelafabricantefp5.jpg

Qual é a melhor caixa? O fabricante realmente tem razão?

A litragem do SUB esta correta? Qual das duas propostas pelo fabricante melhor me atenderia?

Mais uma Pergunta: Qual bitola(diametro) do cabo de energia para ligar os 2 modulos na Bateria? Qual Fusivel ?

[""] SubWoofer BP Evolution 650w rms

imgProduto_8_principal.jpg

Sim, pois vc só vai sentir os pancadões reproduzidas pelo subwoofer, perdendo a naturalidade das músicas tocadas, foi como eu disse, esse tipo de caixa vai ficar restrita para a maioria das músicas, uma delas é para ouvir Hip-Hop, pois esses tipos de músicas tocam mais subgraves, numa caixa picuda, esses tipos de músicas não vai ficar legal tocadas nessa caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, o fabricante, na maioria das vezes indica o melhor. Mas a Bomber indicou 2 tipos de caixas dutadas :pirou: .

Eu gostaria de saber qual das caixas da tabela acima, é melhor para SPL, e se esta correto, o diametro dos dutos e o comprimento.

Aguardo respostas.

Grato pela Atenção !!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Claro, o fabricante, na maioria das vezes indica o melhor. Mas a Bomber indicou 2 tipos de caixas dutadas :pirou: .

Eu gostaria de saber qual das caixas da tabela acima, é melhor para SPL, e se esta correto, o diametro dos dutos e o comprimento.

Aguardo respostas.

Grato pela Atenção !!!!!!

aqui no meu trampo as imagens são bloqueadas.

Compartilhar este post

Link para o post
aqui no meu trampo as imagens são bloqueadas.

Indicação do fabricante:

Caixa 01:

Litros: 40

+dB SPL: 7

FP (HZ): 70

FB (HZ): 45

FM (HZ): 33

F3 (HZ): 48

Quant. de Dutos: 2

Diametro dos dutos: 7,5

Comprimento: 36

Caixa 02:

Litros: 60

+dB SPL: 4

FP (HZ): 55

FB (HZ): 37

FM (HZ): 24

F3 (HZ): 38

Comprimento: 20

Qual delas ?

Compartilhar este post

Link para o post
Indicação do fabricante:

Caixa 01:

Litros: 40

+dB SPL: 7

FP (HZ): 70

FB (HZ): 45

FM (HZ): 33

F3 (HZ): 48

Comprimento: 36

Caixa 02:

Litros: 60

+dB SPL: 4

FP (HZ): 55

FB (HZ): 37

FM (HZ): 24

F3 (HZ): 38

Comprimento: 20

Qual delas ?

A 1a. tem mais SPL e a 2a mais qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
A 1a. tem mais SPL e a 2a mais qualidade.

Quanto ao diametro dos dutos e o comprimento esta correto?

Olha esses dutos:

caixafabnf7.th.jpg

Estão no site do fabricante, repara o duto com uma curvatura vertical... que isso ? sera que as medidias fornecedias são para esse tipo de duto ? ou é pro duto reto tb ?

Compartilhar este post

Link para o post

pegando carona no tópico do colega... alguem já ouviu um upgrade de 12" em selada?! to pensando em mudar de caixa...

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao diametro dos dutos e o comprimento esta correto?

Olha esses dutos:

caixafabnf7.th.jpg

Estão no site do fabricante, repara o duto com uma curvatura vertical... que isso ? sera que as medidias fornecedias são para esse tipo de duto ? ou é pro duto reto tb ?

O duto tem uma curva pois o comprimento é acima da profundidade da caixa. Isto é correto e normal. Os valores tb estão corretos, pois como disse anteriormente, os dados do fabricante são pré calculados para cada sub. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
O duto tem uma curva pois o comprimento é acima da profundidade da caixa. Isto é correto e normal. Os valores tb estão corretos, pois como disse anteriormente, os dados do fabricante são pré calculados para cada sub. :legal:

:rever1:

Valew :legal: !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...